cadelas que comem as fezes dos filhotes, é normal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ZAZOR
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:25 am

sábado nov 07, 2009 1:35 pm

Desculpem, já pesquisei e não encontrei resposta à minha dùvida, pela primeira vez, pois sempre encontro alguma informação daquilo que procuro saber aqui na arca...
É normal as cadelas "comerem" as fezes dos filhotes? Ou será algum problema?
"O melhor cão do mundo é o cão de cada um"
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado nov 07, 2009 2:07 pm

ZAZOR Escreveu:Desculpem, já pesquisei e não encontrei resposta à minha dùvida, pela primeira vez, pois sempre encontro alguma informação daquilo que procuro saber aqui na arca...
É normalissimo, se for nas primeiras semanas. Aliás, as mães fazem mais do que isso, são elas que estimulam os cachorros a defecarem lambendo a zona do anus. Sem esse estimulo os cachorros nem conseguem defecar.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sábado nov 07, 2009 2:19 pm

Olá ZAZOR!

Encontrei isto num artigo da Arca:
Existem várias teorias que tentam explicar o que leva a progenitora a ingerir as fezes da sua ninhada.

Uma das mais populares defende que a progenitora comporta-se desta forma para eliminar vestígios dos seus cachorros. Ao eliminar as fezes, está a evitar que os predadores descubram sinais da existência da ninhada.

A limpeza da toca é outra das causas avançadas. Confinados a um local pequeno, a mãe ingere as fezes da ninhada para manter o local limpo.

Existe ainda uma outra explicação: a de que a mãe pretende compensar uma dieta insuficiente com a ingestão das fezes dos filhos.
Mas dá uma leitura ao artigo na integra, tem situações importantes. Como por ex. o facto de as fezes conterem ou não parasitas.
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/coprofa ... _fezes/422

Jocas :wink:
ZAZOR
Membro

sábado nov 07, 2009 2:25 pm

PauloC1 Escreveu:
ZAZOR Escreveu:Desculpem, já pesquisei e não encontrei resposta à minha dùvida, pela primeira vez, pois sempre encontro alguma informação daquilo que procuro saber aqui na arca...
É normalissimo, se for nas primeiras semanas. Aliás, as mães fazem mais do que isso, são elas que estimulam os cachorros a defecarem lambendo a zona do anus. Sem esse estimulo os cachorros nem conseguem defecar.
sim, eu sabia disso, o problema é que passou das primeiras semanas, aliás ela deixou de estimular depois das primeiras semanas e continuou a limpar... por isso achei estranho, obrigada!
ZAZOR
Membro

sábado nov 07, 2009 2:36 pm

Fitinhas Escreveu:Olá ZAZOR!

Encontrei isto num artigo da Arca:
Existem várias teorias que tentam explicar o que leva a progenitora a ingerir as fezes da sua ninhada.

Uma das mais populares defende que a progenitora comporta-se desta forma para eliminar vestígios dos seus cachorros. Ao eliminar as fezes, está a evitar que os predadores descubram sinais da existência da ninhada.

A limpeza da toca é outra das causas avançadas. Confinados a um local pequeno, a mãe ingere as fezes da ninhada para manter o local limpo.

Existe ainda uma outra explicação: a de que a mãe pretende compensar uma dieta insuficiente com a ingestão das fezes dos filhos.
Mas dá uma leitura ao artigo na integra, tem situações importantes. Como por ex. o facto de as fezes conterem ou não parasitas.

Jocas :wink:
Fitinhas, obrigada, não tinha lido o artigo :oops: mas deve ter haver com o facto de ela ter vivido no mato até há poucos meses atrás, tenta apagar os vestigios dos cachorrinhos dos predadores... só pode!
Fitinhas
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 2:50 pm

:roll: Membro novo?
ZAZOR
Membro

sábado nov 07, 2009 3:04 pm

Fitinhas Escreveu::roll: Membro novo?
Não muito novo, mas talvez ignorante :oops: :D
Muitos anos em África...
De qualquer maneira eu acho que as perguntas tolas são aquelas que não se fazem! :D
Já estou exclarecida, valeu a pena!
Fitinhas
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 3:09 pm

ZAZOR Escreveu:
Muitos anos em África...
De qualquer maneira eu acho que as perguntas tolas são aquelas que não se fazem! :D
:lol: :lol: :lol: Zazor eu sei que n és membro novo, afinal estás na minha lista de amigos!
Referia me á cadela! :lol: :lol:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 07, 2009 3:17 pm

ZAZOR Escreveu:...deve ter haver com o facto de ela ter vivido no mato até há poucos meses atrás, tenta apagar os vestigios dos cachorrinhos dos predadores... só pode!
Como disse o PauloC1, todas as cadelas fazem isso, quer vivam no mato, quer vivam num palácio coberto de ouro.

Muitas outras espécies de animais selvagens o fazem, e muitas outras espécies de animais selvagens não o fazem. As tentativas de explicação para esse facto não passam disso mesmo, tentativas de explicação para uma coisa que nos intriga.

Eu prefiro acreditar que, para além de os ajudarem a eliminar urina e fezes por não estarem ainda preparados para o fazerem por si, é também para manterem o ninho e os filhotes limpos, e assim evitarem doenças.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ZAZOR
Membro

sábado nov 07, 2009 3:18 pm

Fitinhas Escreveu:
ZAZOR Escreveu:
Muitos anos em África...
:lol: :lol: :lol: Zazor eu sei que n és membro novo, afinal estás na minha lista de amigos!
Referia me á cadela! :lol: :lol:
AHHH! estava a pensar que não me tinhas reconhecido! :lol: Bem, os meus canitos são tantos que nem todos têm petsite, desisti, ficaram só os mais velhitos! :D
"O melhor c&atilde;o do mundo &eacute; o c&atilde;o de cada um"
ZAZOR
Membro

sábado nov 07, 2009 3:25 pm

LuluB Escreveu:
ZAZOR Escreveu:...deve ter haver com o facto de ela ter vivido no mato até há poucos meses atrás, tenta apagar os vestigios dos cachorrinhos dos predadores... só pode!
Como disse o PauloC1, todas as cadelas fazem isso, quer vivam no mato, quer vivam num palácio coberto de ouro.

Muitas outras espécies de animais selvagens o fazem, e muitas outras espécies de animais selvagens não o fazem. As tentativas de explicação para esse facto não passam disso mesmo, tentativas de explicação para uma coisa que nos intriga.

Eu prefiro acreditar que, para além de os ajudarem a eliminar urina e fezes por não estarem ainda preparados para o fazerem por si, é também para manterem o ninho e os filhotes limpos, e assim evitarem doenças.
Exactamente LuluB! Para mais é um grande descanso para quem faz as limpezas! :lol: Mas como ainda tenho alguns problemas de adaptação com esta menina, pois ela é bem diferente dos outros canitos...queria ter a certeza que estou no caminho certo...
Ben000
Membro
Registado: quinta set 10, 2009 6:25 pm

segunda nov 09, 2009 9:10 pm

Já agora aproveitando o tópico...Desde que a hillo foi mordida, passou a comer o coco :o ...Pensei que se devesse ao stress, no entanto ja passou algum tempo e ela continua a comer o coco..
Começou a ir a rua ha algumas semanas, ja faz xixi na rua (apesar de por vezes n fazer e depois chega a casa e... :twisted: ) no entanto acho que ela esquece-se de fazer, ou seja, a novidade é tanta, a correria é tanta, q so depois de chegar a casa é que se lembra de ir ao jornal. No entanto isto do coco anda a preocupar-me, pq come-o literalmente todo..
O que faço?
Nunca ralhei com ela por fazer as necessidades no local errado, quanto as fezes só fez uma vez (e uma apenas) no jornal,o xixi tem dias...
Será q com o tempo irá passar? Que tipo de atitude devo ter com a hillo?
<p>a mimar a hillo</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda nov 09, 2009 9:26 pm

Os cachorros passam por fases dessas, que depois passam. No entanto, as cadelas parecem ter grande queda para esses pitéus. :D

Fale com o veterinário, isso tanto se pode dever a alguma carência (falta de vitaminas, falta de ezimas hepáticas, etc.), como ser um mau hábito que surgiu agora, não forçosamente relacionado com a má experiência que teve há semanas.

E enquanto não fala com o vet, vá ficando atenta e distraia-a sempre que a apanhar a comer porcaria.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 09, 2009 9:28 pm

Este artigo, afinal, já tinha sido indicado pela forista Fitinhas...sorry.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ZAZOR
Membro

sábado nov 14, 2009 1:14 pm

O artigo da arca é excelente! vale a pena a publicidade duplicada :D

Mas já agora, acham que não devemos mostrar aos canitos que comem as fezes de outros, ou deles próprios, etc..., que não estão a fazer o certo, quando no exacto momento deparamos com esta situação?
Quando não gosto de qualquer coisa da parte dos meus canitos, digo sempre: NÂO! ou AIAI! ou ainda: O QUE É ISTO???? Eles entendem...nunca tive problemas..eles percebem o meu tom de voz além da mensagem....
Neste caso, nunca disse nada, pois não sabia qual o real problema...
Está resolvido da minha parte, a Tequinha deixou de comer as fezes dos filhotes agora aos 3 meses, nunca mais vi tal coisa... vamos ver se não volta a mania!
Responder

Voltar para “Cães”