A ração que dou à cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lena1
Membro
Mensagens: 197
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

sábado nov 07, 2009 9:26 pm

Só um à parte, "dar graxa" não é usado no Brasil, mas sim "puxa-saco." 8)


Em relação aos óleos, a veterinária do meu cão disse que o de girassol era muito bom. O melhor de todos?! Nem ela deve saber qual é. :)
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

sábado nov 07, 2009 10:23 pm

Oh Fjord tem razão, hoje não estou mesmo na melhor, mas também não me ralo. Cereais ou coisa vai tudo dar na mesma, só os humanos têm nacionalidade.

E também tem razão, graxa é para sapatos, fato é para vestir e x-ato é um laço prós cabelos. :lol:

Quanto ao arrazoado e à razão do óleo de girassol ser o melhor para juntar à ração, a glória não me pertence, limitei-me a passar a palavra....

.....que até pode ser apenas uma corrente de opinião. E embora à superfície me pareça que tem toda a lógica e fundamento por outras razões que não apenas os omega, a Fjord tem muito mais bagagem do que eu para discuti-la a fundo.

Até porque depois temos os transgênicos, que trazem valores diferentes conforme o... blá blá blá (aqui desisto que fico com dor de cabeça).

Portanto, e limitando a questão aos omega-3 e omega-6, dou a mão à palmatória. O ideal é o óleo de linhaça.

Mas para os meus cães, entre uma e outras venha o diabo e escolha, porque eles detestam óleo na ração seja ele qual for (embora não recusem uma boa fatia de salmão 8) ).
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

domingo nov 08, 2009 9:14 am

Chatice, desistiu :? E eu que ia perguntar se a Musky não estaria equivocada no Fórum, para estar tão preocupada com ácidos gordos saturados/insaturados (e, pela pagineta que consultou, a diferença entre o óleo de girassol e o de soja mesmo aqui é de uns míseros 6% ...). É que cão não é lá muito atreito a artérias entupidas e ataques de coração, ao contrário do homem e dos ratos, que são o objecto de estudo da esmagadora maioria dos estudos de nutrição ...

Ao autor do tópico, mude é de ração. A ração que está a usar não só é pobre em gordura, como em proteína, e como em muitas outras coisas, pelo que estar a juntar óleo para corrigir a gordura, carne para corrigir a proteína, e "n" suplementos para corrigir "n" outras coisas sai muitíssimo mais caro e o resultado fica sempre aquém do expectável com uma boa ração.
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

domingo nov 08, 2009 12:49 pm

Fjord Escreveu:Ao autor do tópico, mude é de ração. A ração que está a usar não só é pobre em gordura, como em proteína, e como em muitas outras coisas, pelo que estar a juntar óleo para corrigir a gordura, carne para corrigir a proteína, e "n" suplementos para corrigir "n" outras coisas sai muitíssimo mais caro e o resultado fica sempre aquém do expectável com uma boa ração.
Ora nem mais, e é o que eu faço.

Quanto ao resto ... oh Fjord, claro que desisti! :) já me devia conhecer um pouco melhor e saber que eu até posso trocar umas palavras teológicas com o vigário, mas nem sequer tento ensinar-lhe o padre nosso. 8)

(apesar de continuar a achar a soja e a colza boas para o bio-diesel :lol: , o milho bom para as galinhas, o girassol dá umas fotos giras e o coco um belo bronzeado... sem falar que o linho dá um trabalhão para passar a ferro :twisted: )
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 08, 2009 4:02 pm

Fjord Escreveu: E, melhor que óleo de colza (vende-se por cá?),
InterMarche (é assim que se escreve?), embalagens azuis e amarelas ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda nov 09, 2009 10:35 am

...A ração que está a usar não só é pobre em gordura, como em proteína, e como em muitas outras coisas, pelo que estar a juntar óleo para corrigir a gordura, carne para corrigir a proteína, e "n" suplementos para corrigir "n" outras coisas sai muitíssimo mais caro e o resultado fica sempre aquém do expectável com uma boa ração.

Mas então atrevo-me a pedir quais as quantidades correctas (mais ou menos, claro) que uma ração deve conter.

Não é necessário sugerir marcas, porque entrar-se-á num outro debate sem se chegar a um consenso, até porque depende do animal.

Eu tentarei encontrar uma ração melhor equilibrada.

Dir-me-ão a ração ideal para a rafeira seria do tipo:
- proteina - entre x e y
- gordura - nunca inferior a z...
....
....


Porque para o futuro cão de guarda (cane corso ou bullmastiff, ou ...) seguirei as indicações do criador.

OS meus agradecimentos.
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

segunda nov 09, 2009 11:10 am

Deve saber que não interessa só a análise mas, e sobretudo os ingredientes. De qualquer forma, pelo que tenho visto, rações com menos de 14% de gordura acabam sempre por se reflectir no pêlo, tal como está a constatar.
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
BlackAdder
Membro
Mensagens: 59
Registado: sábado nov 14, 2009 12:04 am

sábado nov 14, 2009 12:50 am

A gordura acima de tudo tem de ser identificada na sua origem. 14% de gordura animal, não é o mesmo que 14% gordura vegetal. Acima de tudo são os ingredientes que definem a ração mais equilibrada ao objectivo que procuramos. Os ómega-3 e ómega-6 têm de ser em quantidade equilibrada estando a sua média preferível de 7 para 1 (ómega-6 para omega-3). A sua origem depende tanto num como noutro.

Quando aos óleos que tanto para aqui falam para "aditivar" seria melhor primeiro procurar um suplemento para pele e para o pêlo. Existem alguns muito bons no mercado. Basta procurarem.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta nov 18, 2009 10:10 am

Ando a ler os tópicos existentes sobre rações.

Ontem comprei um saquito de uma marca conhecida e por aqui muito referida. Esta tem:

- proteina bruta 25%
- gordura bruta 12%
- cinza total 7%
- fibra bruta 2,5%
- calcio 1,2%
- fosforo 0,9%

Tem descrição dos ingredientes o que é uma vantagem em relação à minha.

Mas a % de gordura é a mesma, tem é mais 3% de proteina, mas a minha tem mais calcio, mais fosforo, ....

Como leigo nesta matéria não sei o significado de cinza bruta.

Mas esta que ontem comprei custa 3 vezes mais.

Mas vou continuar as pesquisas até encontrar uma melhor ração.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta nov 18, 2009 12:19 pm

Já agora outro esclarecimento que peço:

Para um cão de guarda, adulto, sem grande esforço físico e com pouca actividade e gastos de energia (só acorre ao muro quando passa alguém, mas aqui com grandes piques), em alguma circunstância a % de gordura deve ser superior à % da proteina?

Pelo que já por aqui li, o minimo seria uma relação proteina/gordura tipo 26/16, embora haja quem defenda 42/20 ou 40/16.
Mas também há quem sugira uma relação 26/35.

Não pretendo alimentar polémicas entre marcas de rações.

Pretendo apenas ficar esclarecido sobre que dosagens ou percentagens e ingredientes devo ter presente para escolher uma ração que devo dar a um cão adulto de guarda.

Vou em breve ter outro problema porque vou tentar arranjar outro cão de guarda, mas aí devo seguir as indicações do criador, pelo menos enquanto for pequeno.

Obrigado pelas ajudas.
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta nov 18, 2009 2:05 pm

dolphy Escreveu:Mas também há quem sugira uma relação 26/35.
Essa confesso que nunca li... Eu sou adepto de uma relação na ordem dos 25/15 e acho 42/20 ou 40/16, no mínimo, um desperdício de proteína.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta nov 18, 2009 3:35 pm

Tudo bem, aceito essa relação como boa.

Mas além dessas proporções, é preciso saber:
- dos componentes
- da qualidade dos mesmos.

E aí é que... surge a minha grande dúvida.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça nov 24, 2009 12:29 pm

E entre estas 2:

A)
Ingredients:
Cereals (min. 14% rice)
Meat and meat by-products (min. 26% poultry)
Oils and fats (min. 1.25% salmon oil)
Vegetable by-products
Fish and fish by-products
Yeast
Egg and egg products
Minerals
Extract of hydrolysed molluscs and shellfish
Extract of hydrolysed cartilage
Analyse:
Crude protein - 26 %
Crude fat - 16 %
Crude ash - 6.6 %
Crude fibre - 2.4%
Moisture - 10 %
Calcium (Ca) - 15 gr/kg
Phosphorus (P) -11 gr/kg
Sodium (Na) - 3.0 gr/kg

B)
Ingredients:
Meat and meat by-products
Cereals
Vegetable by-products
Oils and fats (min. 1.25% salmon oil)
Fish/fish by-products (min. 4% fish)
Yeast
Seads
Egg and egg derivatives
Minerals
Minerals
Extract of hydrolysed molluscs and shellfish
Extract of hydrolysed cartilage Chicken liver
Analyse:
Crude protein - 30.5%
Crude fat - 20%
Crude ash - 8.1 %
Crude fibre - 3,4 %
Moisture - 10%
Calcium (Ca) - 19.5 gr/kg
Phosphorus (P) - 13 gr/kg
Sodium (Na) - 3.5 gr/kg

O preço é o mesmo.

Agradeço que se pronunciem.

A minha cadela é activa e guarda o meu espaço à volta da casa.
Responder

Voltar para “Cães”