Lutas de cães no Estoril

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aradia
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 7:32 pm

quarta set 17, 2003 7:25 pm

Olá. Venho procurar a vossa ajuda porque já não sei o k fazer. A situação é a seguinte: diariamente a minha mãe costuma ir dar comida a uma série de cães de rua perto de São João do Estoril, no Bairro do fim do mundo. Ora sucede que ultimamente tem reparado que há alguns k desaparecem e, ou não voltam a aparecer ou aparecem um ou dois dias mais tarde todos dilacerados e feridos. Claro k ela e algumas vizinhas k tb gostam de cães, levam-nos logo aos veterinários, mas passados dias tudo se repete. Só agora tiveram conhecimento de k esses pobres animais são apanhados por rapazes e homens k os amarram e levam para serem usados em treinos para lutas de cães. É claro que aqueles cães k são extremamente pacíficos e meigos quando confrontados com outros são completamente desfeitos. Já cheguei a ir algumas vezes com a minha mãe e tentámos (sem sucesso), descobrir alguma coisa, mas ela já chegou a ser seguida até casa e chegaram a ameaçá-la (claro k ela não consegue identificar a pessoa). Por favor ajudem-me, o k é k pudemos fazer, isto não pode continuar! Bjs.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta set 17, 2003 9:55 pm

Olá!

Faça uma participação à LPDA. Tem que ser por escrito e assinado por duas testemunhas maiores de idade.

Tente falar com a Polícia da zona. Se tiver relatórios veterinários que comprovem o estado dos cães em como eles terão sido feridos em lutas, tanto melhor.

Não sei se irá adiantar grande coisa, mas pelo menos fica com a sensação que tentou fazer algo...

É que infelizmente, as autoridades policiais deste país, por vezes preocupam-se mais em fazer "caça à multa" do que resolver problemas de fundo que sabem perfeitamente que existem e onde existem, só que não estão para arriscar a pele. Eu até compreendo que assim seja, pois com o que eles ganham...Eu também provavelmente não arriscaria! Mas não deixa de ser triste...

Cumps,
Susana
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 18, 2003 1:05 pm

Olá,
Quanto às ameaças feitas à sua Mãe, aconselho-a a reportá-las de imediato à policia local. Não sei por que via as ameaças foram feitas! Presumo que não foram feitas pessoalmente, uma vez que diz que não pode indentificar a pessoa. De qualquer forma, deverá levar todos os elementos possíveis sobre o assunto para que possa ser investigado.
Quanto aos cães, não sendo você proprietária dos mesmos não me parece que a queixa seja muito eficaz. O que poderá acontecer de imediato é esses cães serem recolhidos e levados para abate no canil Municipal da sua zona ( não sei se será melhor ou pior).
No entanto, tal como a aconselharam, experimente contactar a LPDA para reportar a situação e pedir aconselhamento.

Boa sorte
Paulo C.
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quinta set 18, 2003 1:23 pm

Cara Aradia,
compreendo o sentimento de impotência que deve sentir por nada poder fazer para salvar os bicharocos indefesos, vitima da estupidez/ignorância de alguns humanos!! :cry:
Todavia, e não querendo ser pessimista, disseram-me uma vez que na nossa Lei, é considerado dono todo aquele que alimenta um animal, independentemente do local onde se encontra, logo responsável pelos actos do mesmo. Claro está que no seu caso se trata acima de tudo de um acto de humanidade, mas...pode apresentar queixa e não sabe nome do individuo ou morada,portanto...ainda que a policia saiba ou desconfie, garanto-lhe que não o vão buscar pois a nossa Lei também confere direitos aos marginais/ameaça à paz social!!
O ideal, será contactar associações e a LPDA e apresentar queixa conforme já foi mencionado, claro está que não existe no nosso país associação, canil ou liga que não esteja a abarrotar de 'inquilinos'...mas tente, tente que estou certo que vai conseguir, ainda por cima se tem mais vizinhas solidárias com a sua causa força, não desista, pelo animais!!!
Talvez, neste caso, ainda que incorram sob o exterminio, não sei se o que espera esses animais será melhor...uma morte lenta sob a ignorância humana ou se algo repentino...muito triste acima de tudo :cry:

As autoridades estão descreditadas pela sociedade, o seu poder é inexistente quando confrontados com um bom advogado...lamentável!!

Tente conseguir a recolha dos animais, acho (por mais que me custe admitir...)que nada poderá ser pior que continuarem como estão...

Em Loures esse ninos também existem e tenho tido problemas, acha que alguma vez as autoridades interferiram?? Bem-vinda ao nosso Portugal, onde tudo o que é corrupto e negligente está obrigatoriamente protegigo pela Lei...
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta set 19, 2003 4:17 am

ola
tem de se fazer algo, isso de praticas de lutas é criminoso
aonde tem lutas tem dinheiro e tem gente que defende esse dinheiro
as pessoas que frequentam as lutas são marginais ou pessoas com historias de violencia ou filhos de um so pai....
infelizmente estamos em face a grupos de marginais o que torna dificil lutar quando a policia é ineficaz.
tente pedir ajuda a alguem
desejo que consiga fazer algo contra esses roubos
não esquecer que os cães dos marginais são as primeiras vitimas deles

abraço

nelson
Aradia
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 7:32 pm

segunda set 22, 2003 11:27 pm

:) Muito obrigado pelas vossas dicas. Vou tentar a LPDA nunca se sabe, pode ser k resulte, uma coisa é certa: estas situações não podem continuar, é totalmente revoltante! Beijocas.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça set 23, 2003 2:06 pm

Imagino o teu desespero!!
Não tens muitas alternativas...a mim apetecia-me comprar uma caçadeira e matar essa gente! Pedir ajuda ás associaçoes de defesa de animais vai ser frustrante, porque nunca fazem nada, "não podem ir contra a lei", etc. Para eles só há uma causa: dos touros!!!
Passam a vida na TV, a falar do mesmo...
o resto dos animais, sejam eles quais forem, que morram praí, negligenciados pelos humanoides. Já me irrita tanta passividade. Quem tiver alguma ideia, de justiça por conta propria, que me fale, que eu alinho.
Tenho dito!
Responder

Voltar para “Cães”