Vets e € - O que é o preço justo...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda nov 09, 2009 12:58 pm

Bom dia,

Agora que o meu pequenito já está melhor, queria partilhar convosco algumas inquietações face à politica de preços praticada por algumas clínicas veterinárias.

No caso do Osky, ele começou a ser acompanhado por um vet que não costuma cobrar consultas ou pequenos tratamentos. Mesmo vacinas e outros meios complementares de diagnóstico costumam ter valores bastante reduzidos.

Não pondo em causa o seu profissionalismo, a única questão é que saíamos de lá sempre com muitas dúvidas. Havia pouca comunicação e os esclarecimentos eram vagos. Posto isto, com a esterilização a aproximar-se decidimos procurar mais informação e optámos por levá-lo a uma clínica com excelentes equipamentos, uma equipa médica com um vasto CV, várias especialidades e de facto, obtivemos acompanhamento e os esclarecimentos devidos.

O que se passa é que quando pesquisámos condições e preços para a castração nesta 2ª clínica, foi-nos dado o valor de 45€. Na consulta pré-operatória, foi-nos referido que não eram 45€ e sim 55€…Quando o levámos para a cirurgia, apresentaram-nos uma caução de 100€ e explicaram que nunca fazem cirurgias sem hemograma (18€) e que poderíamos aproveitar e fazer já a bioquímica (+ aprox 30€). Acresceu ainda o valor do antibiótico injectável com duração para 14 dias (22€) e o colar isabelino.Feitas as contas, ficámos com um orçamento de cerca de 125€…

Quando o fomos buscar, o valor a pagar foi de 174€, já que decidiram também tratar uma zona no pescoço que tem uma feridita. Concordei que tinha que ser tratada mas, tal como sugeriram as análises e a decisão foi nossa, gostaria que me tivessem avisado antes de tomarem qualquer iniciativa…

Infelizmente, no pós-operatório ele começou a vomitar como reacção à anestesia e tivémos que o levar a uma consulta de urgência, pagando no final uma consulta de acompanhamento e uma taxa de urgência de 30€ + as injecções de tratamento para os vómitos.

Resumindo… Com tudo isto já lá vão cerca de 300€… :| :evil: Outra coisa que reparei foi o facto de haver sempre motivo de marcação de próxima consulta para breve… Claro que ele terá que ser visto por causa da cirurgia mas como houve apenas uma análise bioquímica com um valor alterado, querem que ele repita todo o painel – aprox. 50€ - e claro que teremos de lá ir saber resultados da análise ao pêlo e isso implicará nova consulta, seguida de tratamentos, pomadas (por exemplo, o Conofite, o qual abriram e lhe colocaram se me avisarem previamente custou 22,40€…)

Se ele precisa, precisa e se nós podemos assumir, ele terá o que for necessário… Acho é que esta política de +isto, + aquilo e +o outro é excessiva…Também achei excessivo, o facto de se pagar consulta para as vacinas mas…

Parece-me que passámos do 8 ao 80, quando no fundo apenas pretendemos um justo meio termo, sendo este: Tratamentos com qualidade e empenho por parte do profissional que o siga, com uma política de preços clara e justa.

Não queria estar a sujeitá-lo a mudar de vet novamente… Mas com esta polítca, acho que ainda não é desta que acertámos :| O pior é que não temos quaisquer referências sobre vets na zona e ir por tentativas não está a resultar…

E vocês, o que acham disto tudo? Se quiserem partilhar opiniões sobre esta questão dos vets e dos €, agradeço.

Nota: Este tópico não de destina a comentar o profissionalismo dos médicos em causa.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda nov 09, 2009 3:07 pm

300€ por 1 castração?! Credo Nita77 :o
No meu vet pago 50€ por castração.
Os gatos só fazem o antibiótico injectável para 2 dias e não trazem funil.
Aliás, as femeas fazem antibiótico apenas para 10 dias.

Na minha modesta opinião foste assaltada :!:
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda nov 09, 2009 3:09 pm

Comprei para o meu Sagui Pinguço na passada 6ª. feira uma embalagem de Conofite que me custou...13,5€ :?
Nita77
Membro Veterano

segunda nov 09, 2009 3:21 pm

13,5€? :o :evil:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 09, 2009 6:09 pm

:o Credo Nita!!!!! Nem vou comentar...

Quer dizer, só uma coisinha, essa consulta paga após castração é roubo mesmo. Essa consulta deveria ser gratuita.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nita77
Membro Veterano

segunda nov 09, 2009 6:56 pm

Pois :evil: ... Pagámos consulta de acompanhamento + 30€ de taxa de urgência + tratamentos...

Vai lá voltar na 4ª Feira para ser visto mas já me informaram que essa consulta não será paga.

Depois... Partiremos então à procura do tal meio termo...

Estou a ver que este meio é pior que a Máfia e para quem procura um vet pela 1ª vez, sem indicações, é como procurar uma agulha num palheiro!

O meu Leo, sempre foi assistido no Hosp. Vet do Restelo e como teve alguns problemas, tinha noção de que os tratamentos eram caros. Como na altura eram os meus pais a assumir estes pagamentos... Não tinha noção exacta de valores :oops: Se não morásse a mais de 30kms da vet que sempre assistiu o Leo, era lá que ía, sem dúvida!

Realmente estranhei, em 2 consultas e uma castração já lá vão mais de 300€... E já se estão a lançar ao plano de vacinação... 27,50€ pela vacina + 18€ por uma consulta de acompanhamento, a ser repetido para o reforço... Mais o resultado do teste ao pêlo... Tratamentos, repetição do painel de análises... Bem... Podia contar com mais 300€ nos próximos dias, prefazendo um lindo total de 600€ em menos de um mês num gato aparentemente saudável e que apenas devia ter sido castrado :evil:

Era bonito, era... Definitivamente, o meu € não é para desaparecer nas mãos daqueles "profissionais".

Definitivamente vamos à procura de outro vet e se ainda não fôr desta e se fôr necessário, passa a fazer 30 kms para cá + 30 kms para lá só para ir ao vet mas pelo menos aí sei com o que conto...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 09, 2009 8:47 pm

300 euros por uma castração? livra, antes burro a pão de ló :roll:
eu paguei 200 euros quando a alice esteve doente. e se foi complicado. tinha hepatite e pancreatite. esteve mais de 8 dias internada, o que ficou a custo zero. tudo isto faz a diferença. o animal esteve à morte. se comparar esta vet com o do burgo que levou 30 euros /dia quando o isaias esteve doente. o animal veio a tresandar em xixi e a infecção urinária manteve-se.
hoje, prefiro fazer 80 kms para os levar ao vet do que me ficar pelo burgo a encher a barriga de incompetentes e inergumenos
anjjazul
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda nov 09, 2009 9:13 pm

Nita 77, se tivesse dito que não queria as análises que lhe foram sugeridas, a castração seria exactamente os tais 55 euros, certo ?

Acho que não se deve dizer que foram 300 euros a castração,porque de facto, não foi... o problema é que as pessoas estão habituadas ao "corta os tintins "e pronto. Parece-me que a nita77 estava mal habituada e não digo isso no mau sentido...não acho normal um veteriinário que não cobre consultas nem tratamentos e que as vacinas e MCD sejam tuta e meia...ou é rico e não precisa de trabalhar, ou então nem comento...com ecógrafos a custar 30.000 euros e aaparelhos de radiologia pelo mesmo valor, sem falar no material de cirurgia..é estranho.

Verdade, verdadeira é que de facto a medicina é cara, seja humana ou veterinaria. Estamos habituados ao sistema nacional de saude que temos, que é digno de uma país rico...experimentem ir aos EUA e vão ver como a vaca tosse...

No meu entender apresentaram-lhe o que cada vez mais será habitual em saúde animal. Tem duas alternativas... faz assim que é barato com riscos a e b ou faz assim que é mais caro mas os riscos são X e Y. Voce escolheu a alternativa mais cara...mas podia ter seguido a mais barata.Não é ? Sem segundas intenções...

Quanto à reacção alergica..pode acontecer, só não acontece a quem não faz... Terem cobrado consulta essa noite ? Isso é de cada um e não conhecendo essa clinica nem que lá trabalha, não teço comentários sobre terceiros que desconheço...

Habituem-se pois de futuro meus amigos estão a acabar os tempos da borla...cada vez mais é mais caro ter clinicas abertas, investimentos enormes, mentalidade diferentes em que já não se faz nada em cima do joelho... a culpa é também dos utentes que vão eles mesmos ao hospital de medicina humana e fazem analises e exames complementares pagando uma bagatela e pensam que esse é o valor real, quando na verdade a parte de leão desses custos é paga pelos nossos impostos, o que esconde os custos reais..
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 10, 2009 12:13 am

Boas.

Estive a ler numa de "uma vista de olhos" e o que li deu bem para compreender a "indignação"...pois quer alguém queira, quer não, há SIM e efectivamente o "puxar a brasa à sua sardinha" no que respeita algumas Clínicas Veterinárias.
Obviamente que quanto mais "pomposa" for, mais se paga. Alguém tem que pagar os "luxos"; e sim refiro-me a luxos e não a equipamento especial de diagnóstico complementar, que muitas Clínicas têm. E, quando me refiro a "luxo", refiro-me a "N" recepcionistas, quase uma por cada cliente, acompanhante a cada sala de examinação, e quase tipo "vai um cházinho ou um cafézinho?".
Depois, bem, depois, há que saber fazer as contas logo à partida. Pois se uma castração tem um valor de 50€ e pedem 100 de sinal, logo dá para desconfiar e poder-se até perguntar: - "mas, então, no final da cirurgia, devolvem-me os restantes 50€?"
Penso que logo aí, teriam que começar a desmbuchar o que estava a começar ser óbvio...! Mas, como a "ingenuidade, timidez e boa fé" de algumas pessoas, dá para não questionar na hora certa, claro que saem da Clínica "VIP" com uma conta tão volumosa que nem precisa de lupa...!

E, SIM, é esta a realidade e nesta realidade, cada vez mais haverão mais "Clínicas VIP" e cada vez mais haverão mais animais abandonados ou a padecerem sem serem tratados porque este tipo de situações começam a ser demasiado óbvias e abusivas! Muitas delas, espremem o cliente até à medula e, se o cliente vai nessa "vanessa", fica a ser tratado também como VIP. Se não vai nessa "Vanessa" é olhado de esgueira mas nunca sem tentarem arranjar outra "doencinha" para completar o pacote antes do cliente raciocinar a 100% e antes de dar de frosques!

Qualquer plano de vacinação inclui a consulta e ponto final! Fora isto, é sim explorar o cliente!
Qualquer examinação, após pagamento da respectiva consulta, as seguintes são "follow-ups" o que se traduz por um seguimento e que representa uma consulta de menor valor ou até como em muitas Clínicas, sem custo! A menos que hajam medicações aplicadas ou pensos efectuados!

Sem mais de momento, abri a boca em desabono sim das que exploram ao máximo e despeço-me de polémicas já que não tenho nem tempo nem paciência para possíveis recalcamentos, doa a quem doer.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 2:26 am

em que localidade procuras vet? em leiria posso aconselhar-te. Depois de ter passado por 2 em menos de um ano, tive de procurar um 3º e claro que me preocupavam as finanças... gosto muito da equipa que trata os meus bichos. Sou "freguesa" há mais de 12 anos, sem razões de queixa. Gosto da "política" de fidelização, que consiste em respeitar e tratar bem os animais e os seus donos. Fazem desconto para "famílias numerosas", e consta na tabela de preços; neste momento já estou abrangida pelos 20%, o que sabe bem quando se trata de muitos. Uma consulta normal custa 25 €, uma urgente 40 € (urgências são fora do horário de funcionamento da clínica e ao Domingo). Até hoje, paguei duas consultas: a primeira, para observação da minha cadela, que estava muito doente por incompetência de outra médica em 1997, e em Setembro deste ano, uma consulta de urgência, que me foi cobrada como consulta normal, quando o médico teve de se deslocar e abrir a clínica às 11 da noite. Também já lá fui a um Domingo para observação de uma ninhada de gatinhos de 3 semanas e não me levaram nem um cêntimo. Mesmo antes de ser considerada "VIP" 8) (no bom sentido, claro - em tanto tempo criam-se laços fortes e a confiança é recíproca), NUNCA paguei consultas destinadas a vacinação ou de acompanhamento de castrações/esterilizações. A castração de um gato custa 55 € (sem o desconto "Família Feliz" :lol:) e inclui TUDO. Antibiótico, pensos, seguimento, ... tudo. A vacina custa 40 € e também inclui a consulta, com o gatinho a ser vasculhado de alto a baixo. Recentemente esterilizei uma cadela de rua, prenha, teve de lá ficar 24 horas por não ter onde a colocar; cobraram 150 euros e ofereceram o internamento. Nunca me aconselharam a fazer nada desnecessário, pelo contrário, sempre fui alertada para gastos inúteis. Sempre me responderam a todas as perguntas, tanto verbais como as que fazemos com os olhos, e puseram-me à vontade para esclarecer dúvidas. Sei que são seres humanos falíveis, mas deposito a vida e a morte dos animais da minha vida nas suas mãos. Nunca me foi negada ajuda e confio em todos os médicos, enfermeira e auxiliares. Embora nunca tenha aceite por não ser necessário, sempre me foi oferecida a possibilidade de pagar faseadamente. São também voluntários de uma associação, fazendo muito trabalho gratuito e muito além dos seus deveres profissionais. Gosto deles, porque são bons humanos e bons profissionais. Penso que a postura dos médicos também depende da atitude dos clientes. Um médico, ou qualquer profissional que contacte com pessoas, tem de ter sensibilidade e ser bom observador. Tem de ser capaz de avaliar o paciente e o cliente. O veterinário tem um papel muito importante na vida do dono do animal, já que é um "medium". Tem de ser um "tradutor"e ensinar os donos. Tem de saber entender pessoas e animais, tem de eutanasiar e lidar com a dor dos donos e saber consolá-los. A empatia também é essencial para que a relação médico/cliente funcione. Afinal, o paciente não é o cliente, têm de relacionar-se com ambos da forma correcta.

Agora... eu não sei como procedem com outros clientes. Conheço algumas pessoas que mudaram porque noutras clínicas são mais atenciosos com os donos. Eu não tenho razão de queixa, nem pretendo que sejam atenciosos comigo; só exijo que me respeitem e tratem bem os meus animais.

Como a Leonilde observa, a caução de 100 euros daria para arregalar o olho, mas no momento estranhamos... mas não entranhamos e passa. Se me apresentassem essa conta, ficaria roxa e pagava... mas bufava. Como quem diz, protestava; e pagaria apenas os serviços que tivessem sido prestados com meu consentimento e daí não arredava pé. E se insistissem, usaria o livro de reclamações.

Se achas que são bons profissionais e confias neles, esclarece as questões que aqui puseste com eles. Se não confias e não pretendes lá voltar, também poderás comunicar-lhes a tua insatisfação, para que tenham oportunidade de corrigir os seus erros. A conversar é que as pessoas se entendem, e talvez possam chegar a um bom acordo entre as partes. :wink:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Nita77
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 10:15 am

Bom dia,

Em relação à caução, de facto estranhei e quis saber valores parcelados... Em meias palavras, foi corrigido e sim, deram-me a alternativa de fazer antibiótico injectável para 14 dias (22€) ou se dermos nós a dar o comprimido em casa durantes os mesmos 12 dias. Preferimos a 1ª opção.

O Hemograma era obrigatório e o custo a acrescer ao da castração. Concordámos em aproveitar e fazer já a bioquímica. Ou seja, estes valores foram acordados com o nosso consentimento e, enquanto donos conscientes, quisémos que a cirurgia fosse feita com as precauções necessárias e não apenas "cortar os tintins e pronto" (para isso tinhamos ficado pelo 1º vet).

Reclamei face à análise e tratamento da ferida na zona do pescoço, já que este não estava acordado. Percebo que necessita de tratamento claro, mas não acho que seja por 3 ou 4 dias de recuperação com um colar em cima da zona ferida, que vai melhorar substancialmente. A ideia era tratar desta questão assim que se retirásse o colar e não antes. Aliás, este timing foi discutido com a médica que lhe fez a consulta pré-operatória. Como que o operou foi o cirurgião da clínica, este decidiu tratar... Para além da reclamação, alterei a consulta de seguimento, que estava marcada com ele, para a médica que o viu inicialmente.

Não se pode efectivamente generalizar! Os 300€ não foram apenas pela castração. Há serviços adicionais autorizados por nós, incluídos nesse valor. Acho é estranho o valor das consultas + vacinas, o valor das análises, o facto de uma bioquímica ter um valor alterado e do hemograma estar ok, me dizerem que tem que se repetir o painel todo (cerca de 50€+conulta- 27,50€+ alguma pomadinha ou trapalhada, lá ficam mais 100€)... O facto de me ser cobrada "meia-consulta" + taxa de urgência no dia a seguir à cirurgia (apesar de ser Domingo), porque era óbvio que os vómitos eram consequência da anestesia... Não digo que não hajam pagamentos... Mas é como diz a Leo... Parece-me que estão a puxar a brasa à sua sardinha, arranjando mais e mais consultas, tratamentos, etc...

Gostei do serviço médico prestado pela 1ª médica... Não gosto é dos preços praticados e quanto a isso, estando estes tabelados não me parece que haja muito a fazer... Claro que se pode e deve reclamar quando algo não está correcto... E esta atitude mais "crente" resultou da inexperiência, preocupação por causa da cirurgia e tentativa de ter o máximo de garantias... Por todas estas razões expus a questão aqui no fórum, na tentativa de apurar opiniões e saber outras experiências para que possa avalliar.

Já decidimos que o vamos levar lá à consulta de seguimento (a qual não será cobrada segundo informação que me deram). Não vamos permitir qualquer tratamento adicional, pois se necessário será feito noutro lado e após essa consulta, iremos então em busca do tal meio termo, pois se há situações que eu começo a questionar, para mim isso já é motivo para procurar outra opção.

Chamarrita: Enviei-te pm sobre a zona ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça nov 10, 2009 1:10 pm

Continuo a achar os preços abusivos bem como outras pequenas questões.

Querem amortizar/rentabilizar a Clinica, fidelizem clientes, não os explorem. Além disso o que não falta no mercado são Clínicas com décadas de existência que não têm necessidade de praticar esses preços absurdos.

Além disso para que serve um cafézinho na sala de espera? Há quem vá a uma Clinica Veterinária para ser bajulado e cuidado? Para isso vou a um SPA.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 10, 2009 3:38 pm

LuMaria Escreveu:Continuo a achar os preços abusivos bem como outras pequenas questões.

Querem amortizar/rentabilizar a Clinica, fidelizem clientes, não os explorem. Além disso o que não falta no mercado são Clínicas com décadas de existência que não têm necessidade de praticar esses preços absurdos.

Além disso para que serve um cafézinho na sala de espera? Há quem vá a uma Clinica Veterinária para ser bajulado e cuidado? Para isso vou a um SPA.
Eu não o diria melhor :wink:

Quanto ao cafézinho....nunca ouviu dizer que: "com papas e bolos se enganam tolos"? :P :twisted: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça nov 10, 2009 3:52 pm

A forista foi roubada até dizer chega.
Eles só tinham de se limitar a tratar o que tinha sido pedido. Caso contrário o máximo que podiam ter feito era pegar no telefone e dizer o que o gato precisava e se autorizava a fazer mais alguma coisa ou se esperava para depois.
Imaginem que tinha montes de coisas, tratavam de tudo ao mesmo tempo e depois passa para cá x.
Não me admiro nada de quando lá voltar, chegar ao fim da consulta e dizer é tanto por isto ou por aquilo sim porque vão arranjar mais um pormenor aqui, outro ali, uma nova ida á consulta, etc...
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Nita77
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 6:18 pm

Não Peleve, não vão... :wink:

À primeira cai o tolo, à segunda cairá ou não... :twisted:
Responder

Voltar para “Gatos”