Bengalim pode criar Pardais normais?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

domingo nov 08, 2009 6:51 pm

Sempre tive um certo fascínio pelos pardais(Passer domesticus) e já por varias vezes apanhei e voltei a colocar no ninho pardais juvenis! E recentemente tenho ponderado em arranjar uns para casal doméstico| E tenho estado a ponderar se colocar ovos de pardais nos bengalins se estes iriam criar bem os adoptados!
Alguém tem experiência quanto há criação de Pardais?
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo nov 08, 2009 7:03 pm

Silvius Escreveu: E recentemente tenho ponderado em arranjar uns para casal doméstico| E tenho estado a ponderar se colocar ovos de pardais nos bengalins se estes iriam criar bem os adoptados!
Alguém tem experiência quanto há criação de Pardais?
:arrow: É Ilegal manter essas aves em Cativeiro, se as arranjar o mais provável é o SEPNA ir bater-lhe à Porta :wink:

Ps: Não tenho a certeza se esta espécie é ilegal mas acho que é, depois o forista Fang que é experiente nessa matéria depois diz se é!

Cumprimentos,
Ricardo
Silvius
Membro

domingo nov 08, 2009 11:15 pm

Estou também a verificar isso da legalização!
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

segunda nov 09, 2009 10:30 am

appp vao la saber que ele tem pardais em casa.. mas concordo que quando essas aves podiam ter a possibilidade de crescer livres.. e um crime quase, retirar.lhes essa liberdade.. aqui no Funchal vejo algumas pessoas com melros pretos.. alveolas.. piscos e pintassilgos.. mas na sua maioria foram aves que se feriram dalguma maneira.. e deram uma oportunidade..
Silvius
Membro

terça nov 10, 2009 6:00 pm

Actualmente o Pardal é considerado uma praga em Portugal! Os seus números são tão grandes que algumas cidades, eu já vi colocarem veneno para tentarem diminuir os números! E já agora corrige me se estiver errado! Todos os animais que temos agora domésticos não vieram de exemplares selvagens capturados e domesticados?

E já agora sabias que na Holanda, por causa das novas casas sem telhas ele tá-se a tornar escasso nesse pais! É nestas alturas que todos se viram para os criados em cativeiro para reavivar a espécie!

Mas resumidamente, sei que não é uma ave exigente, e até bastante robusta, além de que penso criar desde bebés, para que não sintam nenhum choque!

Com as informações actuais acho que a captura de aves selvagens, está errado, quando tudo o que se precisa é de uns quantos ovos para fazer o mesmo, sem os problemas de stressar os animais!

E consegues o mesmo resultado senão melhor ainda, de ter a espécie em cativeiro!
Última edição por Silvius em terça nov 10, 2009 9:00 pm, editado 1 vez no total.
sayers
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 7:43 pm

bem.. aqui no funchal e uma das especies menos comuns de aves
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça nov 10, 2009 9:03 pm

Silvius, Portugal é um país muito rigoroso e "fechado" em relação à fauna silvestre, portanto o que acontece lá fora não serve cá como grande exemplo por enquanto.

Cá, nascido em cativeiro ou não, se pertencer à nossa fauna é proibida a sua captura.

É verdade que os nossos animais domésticos já foram selvagens um dia, mas isso são outras questões.
Silvius
Membro

terça nov 10, 2009 9:51 pm

Actualmente na lista de pássaros onde é proibida a captura ou criação em cativeiro de forma legal, os Pardais não estão incluídos nessa lista de espécies nacionais protegidas!
Pekeka
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 10:29 pm

Boas Sayers

Tb sou madeirense. Sim a espécie mais comum aqui na madeira é o melro preto! O pardal e pintassilgo ve-se poucos! Tenho visto alguns pintassilgos no cabo girao , de resto nunca vejo!

Cumprimentos,
Ricardo
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça nov 10, 2009 11:34 pm

Posso estar enganado, mas ia jurar que toda a nossa fauna é ilegal a sua captura ou posse em cativeiro.

Esperemos que o Fang passe por aqui para tirar as dúvidas.
sayers
Membro Júnior

quarta nov 11, 2009 10:46 am

bem, pintassilgos vejo todos os dias, um bando com mais de 70 nos fios de electricidade acima de minha casa :!: :lol: mas obviamente a ave mais abundante em portugal sera o pombo das rochas
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quarta nov 11, 2009 7:34 pm

sayers Escreveu:bem, pintassilgos vejo todos os dias, um bando com mais de 70 nos fios de eletricidade acima de minha casa :!: :lol: mas obviamente a ave mais abundante em portugal sera o pombo das rochas
conheces portugal todo? ou só as grandes cidades?
é que se for assim, eu acho que são os estorninhos que vejo ás centenas aqui na minha zona, dezenas de bandos mistos de tentilhoes e pintassilgos, pardais , cegonhas etc
eixstem aves muito mais abundantes que os pombos, basta no verao haver andorinhoes e andorinhas que batem os pombos aos pontos
Pekeka
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 8:38 pm

Boas Zahn

Também sou dessa opinião!

Cumprimentos,
Ricardo
Pekeka
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 8:42 pm

Boas Sayers

Pintassilgos? So se mora pa serra XD! Onde encontra centenas de Pintassilgos é no cabo girão pois de resto so se vê um ou outro!

Ps: Existe mais melros pretos do que pombos de rocha! É a espécie mais comum da madeira,Na minha opiniao!

Cumprimentos,
Ricardo
sayers
Membro Júnior

quinta nov 12, 2009 4:01 pm

bem que eu saiba 70 nao sao centenas primeiro...lol.. moro nos suburbios do funchal a uns 5km do centro da cidade e ao pe de minha casa tem uma ribeira que penso ser usada por eles para beber. acho que fui mal entendido.

infelizmente nao conheco portugal todo, apenas as grandes cidades, apenas mencionei os pombos porque muitas vezes as pessoas se esquecem deles, porque apesar de tudo sao uma especie indigena.
Responder

Voltar para “Aves”