Whippets, bassets, dálmatas, teckels e afins com defeito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 10, 2009 8:16 pm

Aleuso Escreveu:
aisd Escreveu:Em alguns casos está associada a doenças genéticas - pex., a cor branca nos boxer tem a ver com a surdez.
Por outro lado se o cão foge do estalão há boas hipóteses de não ser puro.
Podem não ser os pais, mas um avô qualquer, possivelmente não era da raça.
E quando esse avô qualquer e ainda o bisavô e por aí fora são da raça e puros?

Como é que se se explica?
Muito embora esses casos sejam muito raros, pode ocorrer uma mutação do gene responsável pela cor dos olhos, sim. O que não tem a ver com a pureza de raça dos antepessados.

O problema está em se determinar se a cor dos olhos é diferente por uma mutação espontânea ou se é herança de um antepassado. As análises necessárias são tão caras e levam tanto tempo que acaba por não ser rentável, até em termos de saúde do cão, procurar a causa. Por isso, entre outras razões, é que se estabeleceu um padrão e os desvios à norma são penalizados ou excluidores, pois a maioria implica a presença de uma doença ou anomalia que deve ser evitada até à sua completa extinção.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça nov 10, 2009 8:19 pm

Aleuso Escreveu:
buzio Escreveu:O standard pode sofrer alterações sim, ao longo dos tempos. Mas essas restrições devem-se na maioria das vezes a problemas de saúde. No caso dos whippets por causa das taras oculares que têm propensão e no caso do dálmata, devido à ligação entre o albinismo e a surdez.
Buzio, dos dálmatas e boxers sabia dos problemas, mas não sabia que os whippets tinham propensão para taras oculares. De que espécie?
Pensei que velocidade e visão até eram o forte deles. Nunca me ocorreu.
Tem tendência a várias doenças oculares, tal como o glaucoma, que é a mais comum. Quando digo comum, não quero estar a generalizar porque a maioria dos whippets não tem problemas. No caso do cão do seu tio não há qualquer impedimento a nada, ja que nos whippets, todas as cores e padrões são aceites.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 10, 2009 8:24 pm

Quanto à questão da surdez ligada à cor branca (na realidade, o branco, nos animais, é ausência de cor, não uma cor em si), ela acontece muito nos gatos: o todo branco com olhos azuis é quase sempre surdo; se os olhos forem díspares, o ouvido do lado do olho azul não ouve.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
buzio
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 8:28 pm

para a cor azul nos caes basta ter a combinação de genes "certa".

Chamarrita, não posso de modo nenhum concordar consigo no aspecto da perpetuação de defeitos, já que, seja qual for o cruzamento de animais, com raça ou sem ela, há a probabilidade de criar animais com "defeito", o que quer que isso queira dizer.
Na criação de cães com raça definida um dos objectivos primordiais é mesmo eliminar os problemas de saúde, por isso se seleccionam reprodutores (ou deveria, porque como todos sabemos há criadores e criadeiros).
Curioso ou não e porque se fala muito nos defeitos perpetuados nos cães com raça definida e não dos srd, Os maiores problemas genéticos que tive nas dezenas de cães que já passaram pela minha vida foram quase sempre em srd (desde glaucomas a surdez, passando por problemas articulares e muitos outros). Aliás, que eu me lembre , o único problema em raça foi uma displasia ligeira na minha labradora que morreu em Janeiro (com 14 anos e 4 meses).
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 8:33 pm

nem sempre é ausência de côr. Isso seria albinismo, que é muito diferente de leucismo. Mas o gene "Branco" é predominante e "cobre" as outras cores. Um gato branco na realidade não é branco; terá genes pretos ou vermelhos (ou ambos, se for fêmea) e nunca se sabe de que cor sairão os filhotes. Mas lá está, a cor branca tornada comum num animal é claramente um sinal de intervenção humana. Os problemas associados à pelagem branca impedem que se reproduzam e multipliquem na Natureza, só a protecção humana lhes permite salvarem-se e darem continuidade à espécie.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
buzio
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 8:44 pm

Nem por isso, depende também do ambiente 8) nunca vi um urso polar às pintinhas :lol:
Agora esquecendo a brincadeirinha.

Não há duvida que há intervenção humana, porque nem sequer há hipóteses de fuga a isso, dado que os gatos, cães e afins já são domésticos ou domesticados e não vão poder de modo nenhum voltar ao estado natural inicial. Por isso, para mim falar de terminar com a intervenção humana é o mesmo que discutir o seo dos anjos.
O que eu acho que o importante é sabermos o que fazer com essa informação, eliminar problemas de saúde ou perpetuar? E nesse ponto, cada um tem a sua opinião, eu pelo menos tenho a minha.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça nov 10, 2009 8:46 pm

Aleuso Escreveu:Sei que sou ignorante nesta matéria de pureza e características de raças mas honestamente não entendo porque é que se nascem, de pais puros com optimo pedigree, cachorros com um ou dois olhos azuis, porque é que não fazem parte do estalão da raça. Não é algo caído do céu, acontece a cachorros filhos e netos de campeões até. Se acontece porque é que é um problema?
O estalão de determinada raça, é a descrição do cão perfeito.
O facto desse cachorro ter um olho azul ou um de cada cor, não significaca que esteja totalmente fora do estalão, significa apenas que tem uma falha.

Sabia que não há cachorro nenhum que esteja 100% dentro do estalão?

Todos os cães de raça tem um defeito aqui ou outro acolá. Não existe cão de raça perfeito.

Existem sim defeitos graves e outros menos graves, agora perfeito, não existe ;)

Resumindo: Nenhum cão está 100% dentro do estalão ;)

Abraço
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 9:14 pm

Buzio, acho que teve sorte! :) Porque uma das mais valias dos híbridos é justamente a capacidade de resistência a doenças que geralmente afectam apenas algumas raças. Claro que muitos cães não são saudáveis e mesmo rafeiros são cada vez mais problemáticos, porque basta comparar o número de criadores e o número de criadeiros... e enquanto houver compradores de "pechinchas" e ignorância, continuará a haver vendas e reprodução sem escrúpulos. Criar, por exemplo, bulldogs cada vez mais "cabeçudos", melhora a raça em quê? E cães e gatos carecas, com que finalidade? Para mim, as raças fazem sentido pela sua utilidade; a partir do momento em que deixam de ter "emprego", há tendência à degeneração. A ganância é própria do ser humano e reflecte-se em tudo o que toca. É como a maldição de midas, e olhe que ainda há quem o inveje. :) Tudo o que vem do Homem tende à miscigenação e à deturpação. Se chegámos à Lua, foi porque sempre ambicionámos e aprendemos a ultrapassar os limites impostos pela Natureza e a transformamos a nosso "gosto". Já soube de um cão deixado a morrer à fome em nome da Arte. Estendemos a nossa "humanidade", como tudo o que tem de bom e de mau, aos seres que dependem de nós. Actualmente, a maioria das raças de cães criadas não tem qualquer função além da de companhia. Os bulldogs foram criados para pastorear e guardar gado grande. A sua forma foi adequada à sua função. Mas e agora? É absurda a quantidade animais "toy". Deformidades, como as patas curtinhas, são transformadas em características obrigatórias para definição de estalões. Eu cá não acho isto normal... o cão tem de conseguir locomover-se sem danos para a coluna vertebral, tem de conseguir parir sem ser por cesariana, tem de ter pelagem que lhe permita esconder-se, fugir dos predadores e protegê-lo do clima, tal como as "raças" humanas surgiram adequadas ao meio em que vivem. Quando não há adequeação à natureza, há problemas. O cão não descende do lobo, o cão é irmão do lobo, e entre irmãos é suposto haver semelhanças. Mas nem vamos por aí; imagine que a humanidade desaparece do planeta de repente. E depois imagine o que sucede aos cães sucessivamente alterados, manipulados, em nome da estética e ao sabor de caprichos irresponsáveis. Imagine um poodle que consegue sair de casa, por exemplo, quanto tempo suportará o contínuo crescimento do pêlo sem uma tosquia? É justo transformar animais ao ponto de apenas consiguirem sobreviver aos cuidados do ser humano? eu não acho. Considero uma enorme falta de respeito, uma arrogância sem igual.

quero só acrescentar que, para se obter o melhoramento ou preservar uma raça, é muitas vezes necessário "injectar" sangue de outras raças. Quantas gerações de híbridos são necessárias até se definir um estalão? quantos animais são sacrificados por terem, como no caso, um olho azul? Eu não consigo compreender...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Aleuso
Membro Júnior
Registado: quinta abr 24, 2003 8:52 pm

terça nov 10, 2009 9:17 pm

buzio Escreveu:
Aleuso Escreveu:
buzio Escreveu:O standard pode sofrer alterações sim, ao longo dos tempos. Mas essas restrições devem-se na maioria das vezes a problemas de saúde. No caso dos whippets por causa das taras oculares que têm propensão e no caso do dálmata, devido à ligação entre o albinismo e a surdez.
Buzio, dos dálmatas e boxers sabia dos problemas, mas não sabia que os whippets tinham propensão para taras oculares. De que espécie?
Tem tendência a várias doenças oculares, tal como o glaucoma, que é a mais comum. Quando digo comum, não quero estar a generalizar porque a maioria dos whippets não tem problemas. No caso do cão do seu tio não há qualquer impedimento a nada, ja que nos whippets, todas as cores e padrões são aceites.
Buzio, há impedimento há. O cão do meu primo não pode ir a exposições caninas ou pode mas sabe que é logo desclassificado porque tem um olho de cada cor.
Deve estar a referir-se à cor não dos olhos mas do pêlo, certo?

Por acaso o cão nunca teve problemas de visão ou outros, nem surdez do lado do olho azul, é um cão elegantíssimo, simpático, mal tem aquele cheiro dos cães, dorme como nunca vi e corre como nunca vi tb.
Os ingleses adoram a raça, ao contrário dos portugueses, cá nunca vi nenhum.
Acho é que o olho azul, tão apreciado pelas pessoas quando ele anda na rua, não é na prática quanto a mim muito bonito porque ele fica com um ar estranho, parece que a expressividade é diferente de um lado da cara em relação ao outro. Os olhos escuros dão uma expressão mais ternurenta, eu acho.
Então o basset que já vi com olho azul era assustador mesmo, parecia estar sempre furioso. Coisa que num basset é inédito. Mas fazia mm impressão.
Chamarrita
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 9:39 pm

demasiada especialização também pode extinguir uma espécie, imagine-se uma raça... as chitas estão a ter problemas devido às suas adaptações anatómicas para atingirem grandes velocidades. Patas, coluna e tamanho para corridas velozes não combinam com força e agilidade para a predação.

Nunca ninguém viu um urso branco com pintinhas por dois motivos possíveis: ou foi comido ou abandonado pela mãe, ou nunca ninguém se lembrou de cruzar um Terra Nova com um Dálmata. :P E mesmo estes, não nascem com pintinhas!

Realmente os olhos azuis em cães são estranhos, no mínimo frios, quase crueis. 8) Nos huskies são muito apreciados porque lembram lobos, dão-lhes aquele ar bestial. :)
Chamarrita
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 9:43 pm

Imagem

sabem o que me lembra? o reclame ao restaurador capilar Olex... :lol:
Aleuso
Membro Júnior
Registado: quinta abr 24, 2003 8:52 pm

terça nov 10, 2009 11:13 pm

Chamarrita Escreveu:demasiada especialização também pode extinguir uma espécie, imagine-se uma raça... as chitas estão a ter problemas devido às suas adaptações anatómicas para atingirem grandes velocidades. Patas, coluna e tamanho para corridas velozes não combinam com força e agilidade para a predação.

Nunca ninguém viu um urso branco com pintinhas por dois motivos possíveis: ou foi comido ou abandonado pela mãe, ou nunca ninguém se lembrou de cruzar um Terra Nova com um Dálmata. :P E mesmo estes, não nascem com pintinhas!

Realmente os olhos azuis em cães são estranhos, no mínimo frios, quase crueis. 8) Nos huskies são muito apreciados porque lembram lobos, dão-lhes aquele ar bestial. :)
Sim, o caso das chitas entristece-me imenso. Pensar que o animal terrestre mais veloz está a desaparecer. Não só pelo que disse mas porque outros predadores lhes matam as crias...

Em relação ao que disse sobre os cães com olhos azuis, concordo. Nos huskies funciona porque lhes dão aquele ar frio, bestial, soberbo, mas na maioria das raças é de facto estranho, sobretudo quando os olhos são muito claros. Mesmo que sejam ternurentos e uns doces, aparentemente alguns chegam a ficar com ar maquiavélico, artificial. E quando é um olho de cada cor parece que são dois animais num só.
Pronto são gostos. O whippet do meu primo é lindo para mim mas sem olho azul ainda era mais porque parece que a parte da cabeça com olho castanho é mais doce, a expressão é mais querida. Mas de facto é o olho azul que chama mais a atenção das pessoas.
Já lhe quiseram dar uma fortuna pelo cão à custa disso. E olhe que whippets em Inglaterra há aos montes.
De facto é tudo mto subjectivo, os criadores não querem ter estes cães, oferecem-nos ou vendem-nos por preços irrisórios, por outro lado há pessoas que quererem dar um dinheirão por um cão que numa exposição era logo desqualificado.

:)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 11, 2009 8:59 am

Aleuso Escreveu:
buzio Escreveu:
Aleuso Escreveu:
Buzio, há impedimento há. O cão do meu primo não pode ir a exposições caninas ou pode mas sabe que é logo desclassificado porque tem um olho de cada cor.
Deve estar a referir-se à cor não dos olhos mas do pêlo, certo?

Por acaso o cão nunca teve problemas de visão ou outros, nem surdez do lado do olho azul, é um cão elegantíssimo, simpático, mal tem aquele cheiro dos cães, dorme como nunca vi e corre como nunca vi tb.
Os ingleses adoram a raça, ao contrário dos portugueses, cá nunca vi nenhum.
Acho é que o olho azul, tão apreciado pelas pessoas quando ele anda na rua, não é na prática quanto a mim muito bonito porque ele fica com um ar estranho, parece que a expressividade é diferente de um lado da cara em relação ao outro. Os olhos escuros dão uma expressão mais ternurenta, eu acho.
Então o basset que já vi com olho azul era assustador mesmo, parecia estar sempre furioso. Coisa que num basset é inédito. Mas fazia mm impressão.
O(a) Aleuso só agora disse que o cão tinha um olha de cada cor. E é esse o unico motivo, porque se tivesse ambos azuis não era penalizado,

De que cor são os olhos desta cadela?

Imagem
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta nov 11, 2009 9:08 am

Engraçado, o estalão nem sequer fala na cor dos olhos ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 11, 2009 9:09 am

Pois não, só na cor da trufa.
Nose : Black. In blues a bluish colour. In livers a liver nose. In isabel, creams or other diluted coat colours any colour except pink. Only in whites or parti-coloured a butterfly nose is permissible but not a completely unpigmented nose.

Eyes : Oval, bright, expression very alert.
(http://www.fci.be/nomenclature.aspx)
Última edição por kitten em quarta nov 11, 2009 9:21 am, editado 1 vez no total.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”