Whippets, bassets, dálmatas, teckels e afins com defeito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta nov 11, 2009 6:25 pm

Não tem nada que ser penalizado por ter um olho de cada cor, uma vez que o estalão não diz nada sobre a cor dos olhos.
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 11, 2009 6:26 pm

Aleuso Escreveu:
kitten Escreveu:Mas qual manipulação genética ou buraco do ozono. A cadela da Debora tem um defeito, isso sim. Além dos olhos azuis tem o focinho despigmentado e sofre com as queimaduras solares.
Kitten, mas se tem um defeito, se não faz parte do estalão da raça ter os olhos azuis como pode ela ter participado na exposição de Sintra? Foi só visitante?

Já agora, a cadela whippet da foto é sua? É linda, parabéns. O whippet do meu primo é parecido com ela mas mais escuro na cabeça e tem um olho azul forte e isso da-lhe logo um aspecto diferente, quanto a mim menos bonito.
Um olho de cada cor, segundo sei não faz parte do estalão da raça, agora cor de pêlo já percebi que pode ser qualquer uma.
Não, a cadela da débora estava só de visita, aliás suponho até que nem tem LOP, de qualquer modo é merle, cor aceite com LOP condicionado.

Sim, é minha, é a minha rita doce.

O estalão não fala em cor de olhos Aleuso, só no formato.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 6:32 pm

Fjord Escreveu:Não tem nada que ser penalizado por ter um olho de cada cor, uma vez que o estalão não diz nada sobre a cor dos olhos.
Exacto, só fala da forma.
FAULTS : Any departure from the foregoing points should be considered a fault and the seriousness with which the fault should be regarded should be in exact proportion to its degree and its effect upon the health and welfare of the dog.

ELIMINATING FAULTS :
• Aggressive or overly shy.

Any dog clearly showing physical or behavioural abnormalities shall be disqualified.
Pode é haver um outro motivo qualquer estar manifestamente fora de estalão por exemplo.
Madalena Marques
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta nov 11, 2009 6:37 pm

Eu parece-me é que o cão nunca foi a exposição nenhuma ...
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 11, 2009 7:01 pm

bem, Segundo a "explicação" de alguns "criadores" dos quais não tenho referencia positiva ou negativa, porque nem sequer os conheço a não ser de sites da net, é desejável que o tom dos olhos seja o mais aproximado possível da cor da mancha, no entanto, isso está muito longe do ser aceite ou não ser aceite numa exposição. Eu também me parece que nunca tentou, porque o estalão que foi feita a citação é o da fci, logo nada diz acerca disso.

No caso do dálmata está associado à surdez, tal como em algumas raças.
Aleuso
Membro Júnior
Registado: quinta abr 24, 2003 8:52 pm

quarta nov 11, 2009 7:15 pm

Fjord Escreveu:Eu parece-me é que o cão nunca foi a exposição nenhuma ...
Pois de facto ele nunca participou em nenhuma exposição pq alguém lhe disse que com um olho de cada cor era automaticamente desqualificado e também porque o meu primo não dá qualquer importância a exposições, mesmo que o cão fosse perfeito.
Uma ou outra pessoa disse-lhe e ele acreditou. Tenho que lhe dizer que afinal, se ele quisesse, até podia participar.
De resto o cão não tem qualquer defeito além da cor do olho. Até dizem que é um belíssimo exemplar, pena o olho azul. Um dos pais é um campeão qualquer, disso já não percebo.
Pronto, se um whippet pode ter um olho de cada cor, ok.
kitten
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 7:19 pm

Aleuso, aqui http://www.fci.be/nomenclature.aspx pode ver os estalões de todas as raças reconhecidas pela FCI.
Madalena Marques
Aleuso
Membro Júnior
Registado: quinta abr 24, 2003 8:52 pm

quarta nov 11, 2009 9:42 pm

kitten Escreveu:Aleuso, aqui http://www.fci.be/nomenclature.aspx pode ver os estalões de todas as raças reconhecidas pela FCI.
Obrigado Kitten, já enviei o link do site ao meu primo. Tenho a certeza que ele não sabia disto, porque sempre o ouvi dizer categoricamente que o olho azul do whippet era um defeito da raça e por isso não teria qualificação em exposições nem deveria procriar.
Afinal talvez esteja enganado e na volta ainda tem ali um campeão.

:P
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta nov 12, 2009 12:30 am

Aleuso Escreveu:
Debora20 Escreveu:Isso é uma excepção á regra, não deve haver muitos estalões onde não seja exigido uma cor de olhos...
Eu sou suspeita, porque tenho uma dogue alemã de olhos azuis, eu escolhi-a com 2 dias de vida, ela é porcelana, na altura escolhi-a pela cor diferente, naquela idade não escolhi pelos olhos azuis, pois ainda os tinha fechados, os olhos azuis eram uma possibilidade pela cor da pelagem dela, e assim foi, foi a unica da ninhada porcelana, e a unica tambem de olhos azuis... foi a ovelha ranhosa! 8)

No caso dela, espero que não sejam os meus olhos babados de dona, mas acho que os olhos azuis claros nela evidenciam ternura 100%! :D

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/olhar_sexy/302777
Debora20, então e essa menina tem tido ou tem problemas de saúde, como surdez, problemas de pele, falta de visão? Dizem ser comum nos dogues de cor porcelana, tal como nos boxers brancos ou outras raças de olhos azuis.
E essa cor de olhos faz parte do estalão da raça
?
Não, a Sushi nunca teve problemas relacionados com surdez, pele, ou qualquer coisa parecida... sempre foi muito saudavel, faz este mes 1 aninho... 8)
A unica coisa que a levou a fazer um raio-x foram mesmo as dores de crescimento normais nos cães de raça grande!
Quanto á cor, ja pode ter lop condicionado, chamam-lhe merle ou harlequim porcelana, os olhos no estalão pede-se o mais escuro possivel... logo ela esta muito fora!
Mas tambem é só para companhia, antes dos 2º cio vai ser esterelizada...

Em sintra estavamos mesmo de visita, ela não tem lop, como moro a 5 minutos do local da exposição, demos la um salto gosto sempre de ver!
Esta foto dela é ao fim do dia la na expo, ja tinha o canto do olho, o rodeado de branco, vermelho...

Imagem

Esta é só para verem o azul dos olhos dela... 8)
E ja agora a diferença na pigmentação do nariz, na foto de cima tinha 8 meses, na de baixo 3 e pouco... o nariz pigmentou muito para o que era...

Imagem
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 12, 2009 1:50 am

que LINDA! eu acho que o problema não é da cor dos olhos, mas da pigmentação branca. Tenho uma cadela com um lado da cara branquinho e tem a íris castanho-escura; no entanto, facilmente irrita as pálpebras e a conjuntiva, e é um olho que lacrimeja muito mais do que o outro. Nos gatos, também tenho um com olhos dourados, num pigmentação branca, no outro preta com branco no canto do olho interno, e sucede o mesmo, tem tendencia a andar sempre remelosito, com mais incidência no olho totalmente rodeado de branco. Por outro lado, também já pude observar que os cães e gatos de nariz cor-de rosa lacrimejam mais (e também espirram mais). É capaz de haver ali alguma fotofobia e intuo que existem estas relações, mas não tenho conhecimentos científicos que me permitam afirmar. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta nov 12, 2009 9:27 am

Aleuso Escreveu:
Fjord Escreveu:Eu parece-me é que o cão nunca foi a exposição nenhuma ...
Pois de facto ele nunca participou em nenhuma exposição pq alguém lhe disse que com um olho de cada cor era automaticamente desqualificado e também porque o meu primo não dá qualquer importância a exposições, mesmo que o cão fosse perfeito.
Uma ou outra pessoa disse-lhe e ele acreditou. Tenho que lhe dizer que afinal, se ele quisesse, até podia participar.
De resto o cão não tem qualquer defeito além da cor do olho. Até dizem que é um belíssimo exemplar, pena o olho azul. Um dos pais é um campeão qualquer, disso já não percebo.
Pronto, se um whippet pode ter um olho de cada cor, ok.
Mesmo que fosse uma falta, em inglaterra o mais que lhe podia acontecer era ir para o fundo da classe. Numa classe pequena com sorte ainda ia ao Crufts.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 19, 2009 11:13 pm

Olá, Débora, desculpem repuxar o tópico mas:
Quanto á cor, ja pode ter lop condicionado, chamam-lhe merle ou harlequim porcelana, os olhos no estalão pede-se o mais escuro possivel... logo ela esta muito fora!
A Sushi nunca pode ter LOP condicionado porque é filha de merle. O LOP condicionado só se aplica a cães nascidos de pais com LOP e de cruzas "autorizadas", por ex arlequim x arlequim ou arlequim x preto... um merle não deve cruzar logo não há hipótese de os registar, daí o "condicionado" neste reconhecimento das cores que dão desqualificação no estalão da raça.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 12:52 pm

dinodane Escreveu:Olá, Débora, desculpem repuxar o tópico mas:
A Sushi nunca pode ter LOP condicionado porque é filha de merle. O LOP condicionado só se aplica a cães nascidos de pais com LOP e de cruzas "autorizadas", por ex arlequim x arlequim ou arlequim x preto... um merle não deve cruzar logo não há hipótese de os registar, daí o "condicionado" neste reconhecimento das cores que dão desqualificação no estalão da raça.
Pois, eu sei, e estava-me mesmo a referir á cor em si, e não á minha cadela... eu disse mesmo, "quanto á cor, ja pode ter lop condicionado".
Perguntaram se a cor estava no estalão, eu disse que não, mas que ja é possivel, essa cor, ter lop condicionado...
é um ciclo, se os pais da minha não tem lop a minha tambem não pode ter...
Caso os pais dela tivessem lop, e a mãe não fosse merle, e ela tivesse nascido apartir da data que ja se pode atribuir lop condicionado... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
kitten
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 1:25 pm

Tantos ses ...
Madalena Marques
Debora20
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 1:51 pm

kitten Escreveu:Tantos ses ...
Nem mais, mas cada um sabe de si não é... ela tinha irmãos pretos, bostons, harlequim e merle... escolhi-a mesmo porque gostei da cor, independentemente de ser aceite no estalão ou não, é cadela de companhia, não de criação...

os seus olhos demoniacos, e nariz cor de rosa não vão ter continuidade... 8)
Responder

Voltar para “Cães”