cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quinta out 15, 2009 2:08 pm

:D Isso é que trabalho de louvar. Só é pena não existirem mais :wink:
Petnininha
Membro Júnior
Registado: quinta out 01, 2009 9:15 am

quinta out 15, 2009 2:59 pm

Concordo... e eu que o diga ... infelizmente no espaço de 2,5meses fui umas 10x ao Vet... Teve mesmo que ser.. mas por enquanto a situação está controlada. São daquelas coisas com que não contamos e depois.. é pena não haver mais Vets assim. Como já disse atrás, qualquer Vet que se vá a 1ª vez e não se conhece o trabalho é mesmo uma questão de sorte.
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta out 15, 2009 5:20 pm

tenho uma duvida acerca do cio dai nao abrir outro topico ai a 3 meses encontrei uma gatinha abandonada entao levei a para casa como é obvio entretanto dei-a mas a minha gata nunca mais teve o cio sera normal???
Petnininha
Membro Júnior
Registado: quinta out 01, 2009 9:15 am

quinta out 15, 2009 6:59 pm

Relativamente à minha experiência com a minha Pekena e também já tive oportunidade de falar com outras pessoas sobre o assunto, algumas gatas não tem o cio, mais ou menos entre Setembro e Fevereiro do ano seguinte.
Aconteceu isso com a minha no ano passado e este ano já estava a acontecer o mesmo, após ter todos os meses regularmente deixou de ter em Agosto, entretanto devido a alterações hormonais derivado a essa situação, teve problemas de saúde, e agora já não vai ter mesmo...
Mas isto é só pela minha experiência, embora o Vet tivesse confirmado este facto..
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta out 15, 2009 9:20 pm

pelosanimais Escreveu:tenho uma duvida acerca do cio dai nao abrir outro topico ai a 3 meses encontrei uma gatinha abandonada entao levei a para casa como é obvio entretanto dei-a mas a minha gata nunca mais teve o cio sera normal???
Penso que o cio das gatas é regulado pelas estações do ano e que têm algo a ver com a duração da luz do dia, e por isso os gatos são mais sucessivos caso a gata não seja fecundada durante a estação mais quente em que os dias são maiores.

Penso que as suas gatas são persas, não é? É que também já ouvi dizer que os ciclos das gatas persas não é tão certo...

Não sei se essa alteração do ciclo terá a ver com o facto de ter tido a companhia de outra gatinha, mas se fosse eu perguntava à vet, porque pode não ser normal e a gatinha estar a desenvolver algum problema...

No entanto alguém mais experiente poderá dar alguma informação mais correcta, :wink:
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

segunda out 19, 2009 12:14 pm

Estive a ler o tópico e vou dizer-vos que estou estupefacta com os preços aqui referidos para a esterilização de uma gata!
Vou explicar-vos porque:
Esterilizei esta semana uma cadela que andava por aqui perdida na minha aldeia e as anetesias, a cirurgia, sutura, pensos, antibiótico, coleira e trela tudo por 162 € e uns cêntimos ah e a cadela que agora se chama Preta Fofa tem 15 kl!
Vou em breve esterilizar a minha gata Mia que veio da rua e sinceramente não fazia ideia que havia preços diferentes para animais de rua.
Moro na zona da Guarda também sei que isso deve ter alguma influência pois vivo numa aldeia que quando as pessoas souberam que eu tinha esterilizado uma cadela que andava na rua a primeira coisa que me disseram foi: Foste gastar dinheiro com uma cadela que nem sequer é tua?! é lógico que respondi logo: Não é passa a ser! A cadela agora tem dono EU!
O que quero dizer é que por aqui ninguém tem por hábito esterilizar um animal, nem sequer ir ao vet com um cão quanto mais com um gato, quando disse que a Mia tinha as vacinas todas ficaram chocados por eu vacinar um gato! Ou seja, é possível que seja mais barato por aqui por causa disso, ou então o facto de eu ser amiga dos vets e eles saberem da história da Preta desde o início influênciou um pouco! Bom, não sei, mas que foi mais barato foi, tendo em conta que vocês pagam bem mais por uma gata que pesa bem menos...!!!

Beijinhos
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

terça out 20, 2009 1:47 pm

mas o dela era certo todos os meses la estava ele mas vou perguntar ao vet
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quarta nov 11, 2009 12:01 am

Olá!

Antes de mais peço desculpa por estar a utilizar um tópico que não é meu, mas o título está bastante bem para o que quero dizer :P

Penso que a minha Kitty está com o cio. Tenho de pesquisar e procurar informar-me mais sobre o assunto, pois nunca o fiz. Gostava de já a ter esterilizado e era para tê-lo feito no mes passado, mas infelizmente não me foi possível.

O que é certo é que hoje achei-a muito diferente. Ela é uma gata muito independente e que raramente gosta de festinhas, gosta de estar perto de nós, mas não que a agarrem. Se bem que é uma gata calma e mimosa. Bom, desde hoje de manhã que se põe com uns miados à porta e pela casa toda, no entanto o comportamento dela está bastante calmo e mimoso. Anda a roçar-se, ronrona por tudo e nada, e mia, coisa que não a ouço fazer há já bastante tempo...ora posto isto, leva-me a crer que estará com o cio.

Em primeiro lugar tenho certo receio que se torne violenta para a Zara, mas como está tão querida, não me parece que tal vá acontecer...e depois queria saber se existe alguma forma de saber se está mesmo com o cio, talvez através de algum "corrimento" ou assim...e quanto tempo durará o cio... :lol:

Também me disseram hoje, que se deveria colocar um termómetro pela vagina da gatinha, afim de provocar uma penetração para que os óvulos desçam e o ciclo se dê normalmente.... Ora como é óbvio não fiz nada disso, mas achei curioso, por isso resolvi perguntar por aqui se alguém já ouviu falar nisto... :wink:

Bom e para não maçar mais, que a conversa já vai longa, agradeço que respondam às dúvidas, quiçá tontas, de uma doninha preocupada! :lol: :lol:

Obrigada :D
KittensLover
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 10:55 am

Estou completamente à nora...agora a Kitty já não mia, anda apenas mais ternurenta... Não sei se está com o cio ou não...

Obrigada na mesma. :roll:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quinta nov 12, 2009 1:10 pm

Olá

É muito provável que a Kitty esteja com o cio.

As gatas não têm corrimento, mas quanto ao comportamento, embora varie de gata para gata, costumam ficar mais "melosas".

Quando esterilizei uma gatinha que tive (a Nina, sósia da Kitty :lol: ), ela estava quase com 6 meses e era suposto ainda não estar com o cio. Só na operação é que as vets viram que estava, embora o comportamento dela tenha sido sempre o mesmo. Já outra gata que tive uns bons anos antes, que era muito arisca, sempre que estava com o cio ficava hiper meiga com tudo e todos, roçava-se por todo o lado e ficava louca com todos os machos que lhe aparecessem (gatos, homens, cães), não os largava. Mioronronava exaustivamente dia e noite enquanto o cio não passava.

Acho que ela não se vai virar contra a Zara por estar com o cio.

Quanto à esterilização, deixe passar o cio, pois o útero fica mais volumoso e com uma maior irrigação sanguínea nesta fase.

Boa sorte
KittensLover
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 3:59 pm

Muito obrigada pela sua resposta Chenri! :D

Pois é isso mesmo! Farta-se de ronronar o tempo todo e é "apaixonada" pelo meu marido :lol: :lol: :P

A minha Kitty deve ter entre 6 a 7 meses, pois os dentes já cairam e já tem os caninos definitivos, e penso ser nessa idade que tal acontece... Vou esperar que o cio acabe e depois esterilizarei logo as duas. Já agora, qual é o tempo médio para a duração de um cio nas gatas?

Sou uma tonta nessas coisas.... :roll:

Obrigada!!! :wink:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quinta nov 12, 2009 4:49 pm

Vou responder com base naquilo que ainda me lembro dos tempos em que tinha a minha gata Magui, mãe do meu Tito (que já tem 12 anos).

Acho que duração do cio pode variar de gata para gata e também tem a ver com diversos factores (ex: haver ou não machos por perto), mas habitualmente dura entre 5 a 15 dias. (Isto, se a memória não me falha :oops: )
KittensLover
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 5:43 pm

Muito obrigada!!! :D

A minha Kitty não tem machos por perto!!! Só mesmo o meu husband... :lol: :lol: :lol:

Está tãããããooooo fofinha!!!!! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”