O que dá donos "pipis" e criadores de caca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 17, 2003 8:48 am

[quote=Florinda]
Vejo que finalmente se começa a admitir que para educar os cães pode ser necessário dar-lhes umas "bolachadas"! Até que enfim! Não sou apologista da violência, mas sempre fui a favor de um tabefe na hora certa, até para as criancinhas. Mas devo dizer que um soco no focinho de modo a que o cão dê umas cambalhotas me parece um pouco excessivo... :?
[/quote]

Como se refere a mim e possivelmente reportando-se a outra discussão havida noutro tópico, deixe-me esclarecê-la:

1. A correcção mais adequada é o abanão no cachaço - disse-o então e continuo a dizê-lo;

2. Possivelmente não se lembra, mas disse então e digo-o de novo, os castigos devem ser correspondentes à gravidade do comportamento do animal. Se um cão se manifesta agressivamente perante os próprios donos, está mal hierarquizado e é imperativo que a correcção seja IMEDIATA à acção, CONTUNDENTE, daí o murro no focinho (não verá nenhum cão lesionado por tal castigo);

3. Além disso, o PRÉMIO sempre que manifeste a conduta adequada é fundamental.

De modo que não compreendo a razão da sua intervenção, mas estou seguro de que não deixará de esclarecer-me.

José Carlos
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quarta set 17, 2003 7:28 pm

jcsousa Escreveu:
Florinda Escreveu: Vejo que finalmente se começa a admitir que para educar os cães pode ser necessário dar-lhes umas "bolachadas"! Até que enfim! Não sou apologista da violência, mas sempre fui a favor de um tabefe na hora certa, até para as criancinhas. Mas devo dizer que um soco no focinho de modo a que o cão dê umas cambalhotas me parece um pouco excessivo... ?
Como se refere a mim e possivelmente reportando-se a outra discussão havida noutro tópico, deixe-me esclarecê-la

1. A correcção mais adequada é o abanão no cachaço - disse-o então e continuo a dizê-lo;

2. Possivelmente não se lembra, mas disse então e digo-o de novo, os castigos devem ser correspondentes à gravidade do comportamento do animal. Se um cão se manifesta agressivamente perante os próprios donos, está mal hierarquizado e é imperativo que a correcção seja IMEDIATA à acção, CONTUNDENTE, daí o murro no focinho (não verá nenhum cão lesionado por tal castigo);

3. Além disso, o PRÉMIO sempre que manifeste a conduta adequada é fundamental.

De modo que não compreendo a razão da sua intervenção, mas estou seguro de que não deixará de esclarecer-me.

José Carlos
Pelos vistos, referia-me mesmo a si, embora, quando escrevi o que citou, não me lembrasse de quem tinha dito aquilo do soco no focinho. Tive preguiça de ir à procura, o computador é lento e não ajuda...
Mas não se reporta a discussão nenhuma de outro tópico, foi neste mesmo tópico, está na primeira página e diz assim:

"1. Castigo imediato e contundente (em casos destes é que o abanão no cachaço de pouco vale...) ao primeiro sinal agonístico manifestado pelo cão; refiro-me, por exemplo, a um bom murro no focinho que o fizesse dar umas cambalhotas; "

Fiz aquele comentário porque, até há bem pouco tempo, toda a gente dizia que não se deve bater no cão e que não é com violência que se educa. Há muito tempo, a propósito deste tema, creio ter dito (já nem me lembro se cheguei a dizer ou se apenas pensei dizê-lo, sinceramente) que não concordava, porque se a ideia era mostrar ao cão "quem mandava", devia recorrer-se à força física, sim, porque é também através da violência que o líder da matilha impõe a sua posição. Já que fazem tanta questão de que o cão seja o último a comer, depois do dono ter comido, porque isso lhe ensina "quem manda lá em casa" (já que, pela hierarquia da matilha, o chefe come primeiro), então, pela mesma lógica, o dono também devia recorrer à força física para impor a sua dominância.
Manifestei agora o meu contentamento por finalmente as pessoas terem posto de lado o "politicamente correcto" e admitirem que, afinal, recorrem à força, quando isso é necessário para disciplinar o cão. Se leu bem o que eu disse, eu não me manifestei contra isso. Mas disse, e continuo a dizer, que "um bom murro no focinho que o fizesse dar umas cambalhotas" me parece excessivo.

Espero que tenha ficado claro. ;)

Fique bem

Florinda Lopes
sregina
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Localização: 3 peixes e 2 gatos

quinta set 18, 2003 9:18 am

aisd Escreveu: Pois é.
Hoje estou em maré de confissões !
Para mim, o cocker é a raça mais perigosa que conheço !

Foi um dos que mordeu a Zorra, foi o cão de família do meu marido (e graças a ele o meu marido ficou a detestar cães), são n histórias de mordidelas, agressividade e dominância que conheço...
....

A verdade é que eu mudo de passeio se vejo um cocker, se fôr com a Zorra.
Claro que a culpa não é do cão.
Mas isso não resolve a questão.
O cocker é uma armadilha para incautos.
Quer dizer, um pit, um rott, uma fila, os donos sabem sabem que são grandes, que são dominantes, que podem ser perigosos, que precisam de "unhas".
Agora o cocker...
Tão fôfo, tão enganador...
Como se dizia na aldeia da minha mãe : " A minha alma está parva".

Claro que acredito no que (alguns) vocês contam e só posso falar da minha experiência, mas custa-me imenso ler o que aqui se escreve sobre estes cães, para mim verdadeiramente ternurentos e carinhosos.

Tive durante 9 anos (até Outubro de 2002) uma cocker dourada pela qual a minha mãe pagou o que eu achei um dinheirão a um criador de treta, mas que era para fazer companhia ao meu filho...que "tadinho não tinha irmãos" (palavras dela).

Problemas? Tive ...muitos.. mas nunca relacionados com comportamento. A cadela veio para minha casa com 3 meses,levamo-la ao vet. para vacinas,etc. passados 2 meses, o meu marido achava que a cadela tinha um andar "bamboleante"...."sexy demais" :roll: :) . Fomos de novo ao vet. falar disso. :arrow: Rx's :arrow: displasia bilateral :arrow: telefonema ao "criador" que diz : tragam-na cá que eu mando-a abater :o :evil: e dou-vos outro cachorro...ía-me dando qualquer coisa. Claro que não a mandei e fiquei com ela...claro que a mandei esterilizar,pois era uma irresponsabilidade ela ter crias...claro que devo ter feito muito disparate na educação dela e claro que...passados 11 meses de a ter em casa, o meu filho teve direito a uma irmã :).

Tudo isto para dizer o quê?

A minha filha foi lambida pela cadela desde os 10 dias de vida; a cadela nunca andou de trela e nunca saía do nosso lado na rua. Era tudo menos um cão de guarda,pois até com o rapaz da pizza-hut era uma desavergonhada: Barriga para cima,perna aberta e rabo a dar-a-dar :oops: :roll: .

Por isso,custa-me conceber os cockers como uma raça perigosa. Com as devidas excepções (que existem em Todas as raças) são uns cães adoráveis,óptimos para crianças,só suplantados nisso pelos labradores e dogues alemães.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 18, 2003 3:26 pm

[quote=Florinda]
[
Espero que tenha ficado claro. ;)

Fique bem

Florinda Lopes
[/quote]

Ficou realmente claro que não se referia a mim.
Blixa
Membro
Mensagens: 115
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

quinta set 18, 2003 5:32 pm

[quote=jcsousa]
Boa tarde.
A agressividade do Óscar parece ser, quase sem margem para dúvidas, agressividade por dominância.
Se, como diz, o cachorro foi castrado aos 6 meses e tem agora paenas 8, penso que houve precipitação nessa intervenção, mas o caso é que o mal já está feito.
A resolução do problema deve passar por uma inversão dos padróes de hierarquia já assimilados pelo cão, e a solução algumas vezes não surte efeito, mesmo se acompanhada por tratamento farmacológico.
Não sei se neste espaço de tempo ele já manifestou alguma agressividade em relação à Cindelp.[b] Eu digo-lhe como actuaria perante um cão com essa conduta

1. Castigo imediato e contundente (em casos destes é que o abanão no cachaço de pouco vale...) ao primeiro sinal agonístico manifestado pelo cão; refiro-me, por exemplo, a um bom murro no focinho que o fizesse dar umas cambalhotas;[/b]
2. Utilização do olhar fixo e autoritário como primeira manifestação de força do dono; a voz firme e seca, sem mostrar exaltação mas penas autoridade;

3. Recompensa por todas as condutas gregárias manifestadas a partir do primeiro castigo.

O tratamento químico costuma ser à base de progestáticos e não de calmantes, mas admito que, pelo facto de o cão ser castrado, os calmantes sejam indicados.

Atendendo à idade do cão penso que o novo condicionamento poderá ter êxito. Se é para o devolver aos antigos donos, penso que todos os progressos que conseguir irão por água abaixo, a não ser que os eduque também a eles.

Cumprimentos

José Carlos
[/quote]

Não estou a perceber nada da conversa. Se calhar, não é para perceber. :p
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quinta set 18, 2003 6:13 pm

jcsousa Escreveu:
Florinda Escreveu: [
Espero que tenha ficado claro. ;)

Fique bem

Florinda Lopes
Ficou realmente claro que não se referia a mim.

Bom, agora para mim é que não está nada claro! A citação que fiz foi-lhe atribuída erradamente? Está na primeira página deste tópico! Terei visto mal o autor? :?
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 18, 2003 6:50 pm

Olhe, Florinda, já lhe respondi por pm a explicar-lhe as suas dúvidas. Se não entendeu, não sei mais que lhe faça. Sinceramente, não estou com paciência para polémicas deste tipo, a que obviamente não darei seguimento.
Fique bem

José Carlos
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 18, 2003 7:06 pm

[quote=Blixa]

Não estou a perceber nada da conversa. Se calhar, não é para perceber. p
[/quote]

Tem sempre a hipótese de comprar um dicionário.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta set 18, 2003 7:08 pm

Sregina,

eu não estava a falar a sério !
Era uma piada (com algum fundo de verdade) por causa dos "cães perigosos.
O que eu queria dizer é que "cão perigoso" é todo aquele que não é educado, nem tem convivência suficiente com outros cães e/ou pessoas para ser sociável !

Pode ter um temperamento dominante e, quiçá agressivo.

Cães assim tem de ser educados.
Infelizmente porque é bonito e de tamanho médio/pequeno, os donos raramente acham que seja necessário.

Ainda por cima, hoje em dia, os cães não tem convívio suficiente, estão grande parte do tempo sózinhos e são isolados pelos próprios donos em varandas, terraços, quintais, até por trelas e açaimes e mais quinhentas variadíssimas formas de isolamento.

A minha filosofia é que os cães foram feitos para viverem com pessoas.
Como diz um vizinho meu "o cão é naturalmente dócil".
A meu ver é este isolamento que os torna maus.
Como também certas pessoas.
Nunca vi um cão que esteja com pessoas todo o santo dia, ser agressivo ou mau.Mas posso estar errada.
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

quinta set 18, 2003 7:43 pm

jcsousa Escreveu: Olhe, Florinda, já lhe respondi por pm a explicar-lhe as suas dúvidas. Se não entendeu, não sei mais que lhe faça. Sinceramente, não estou com paciência para polémicas deste tipo, a que obviamente não darei seguimento.
Fique bem

José Carlos
Não recebi qualquer mensagem privada sua. Como tal, continuo sem perceber, mas também não pretendo alimentar polémicas.

Fique bem

Florinda Lopes
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado set 20, 2003 11:25 am

Bons dias,

Antes demais devo esclarecer uma coisa : de maneira nenhuma quis denegrir a raça ECS (english cocker spaniel), nem muito menos culpar a raça pelo temperamento da raça. Culpo sim criadores inconscientes e donos demasiado "pipis". A raça não tem culpa de nada. ´Hoje foi um cocker, amanha poderá ser um labrador e depois um rottweiler !
Então cindel, conta como correu e que argumentos teve o vet!
O veterinário acabou não tendo argumentos, por que acabei não indo. Imprevistos e falta de tempo impediram a ida ao vet. Como não era importante ficou adiada para a proxima semana.
Vejo que finalmente se começa a admitir que para educar os cães pode ser necessário dar-lhes umas "bolachadas"!
Eu, pessoalmente vou pela Florinda e jcsousa (que por incrivel que pareça estão de acordo). Uma chapada, uma palmada dada na altura certa é essencial. Não se pode sentar um cão e explicar porque razão ele pode e não pode ter determinado comportamente. Os cães aprendem por reforços positivos e por reforços negativos (e confesso que acredito, no castigo pelo reforço negativo - não por ignorar).

No entanto, qualquer forma de violencia tem que ser eficaz. Não é bater, espancar o cão ate que este se refugie num canto e, numa atitude de defesa, submeta-se mas continue a morder o jornal (por exemplo). Isso, só tira a confiança do cão e cria resistencias inuteis.
Quando se bate o cão deverá perceber a razão, e devemos ser frios ao ponto do cão nao pensar sequer em repetir a façanha. Seja atraves de stick, de palmada, de murro (este confesso que nunca experimentei).

Bom, e o Oscar ?

O Oscar continua cá em casa. Após os curativos dos dois primeiros dias que comigo, está um cão adoravel (excepto um incidente ocorrido na passada quinta). Como já referi, adora-me ! Segue-me para todo o lado, submete-se totalmente (permite retirar comer, brinquedos, deita-se barriga para o ar)!
Com outras pessoas, se fora de casa, ignora-as. Se tiverem a ousadia de virem fazer uma festinha a um cocker inofensivo, levam de certeza uma trica. Dentro de casa, não permite confianças. Nem com pessoas da familia. Ai de quem se aproximar do canil. No entanto, embora ladre e ferre, tem uma grande falta de auto-confiança. Especialmente quando se encontra só.

Confiar no cão não confio! Nem um pingo. E sair neste estado não pode.

Ainda tem mais uma semaninha de vida, para vermos até que ponto o cão está. Depois então se decide se parte para uma nova etapa ou é abatido (se bem, confesso, esta ultima hipotese é mais provavel)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado set 20, 2003 1:14 pm

Ainda tem mais uma semaninha de vida, para vermos até que ponto o cão está. Depois então se decide se parte para uma nova etapa ou é abatido (se bem, confesso, esta ultima hipotese é mais provavel)
:o :o :o :o
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado set 20, 2003 11:12 pm

anjaazul Escreveu:
Ainda tem mais uma semaninha de vida, para vermos até que ponto o cão está. Depois então se decide se parte para uma nova etapa ou é abatido (se bem, confesso, esta ultima hipotese é mais provavel)
:o :o :o :o
É anjaazul

Dá assim a modos que o aspecto de uma frieza de açougueiro, não é?

Cão_primentos

JoseLuis
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado set 20, 2003 11:42 pm

É anjaazul

Dá assim a modos que o aspecto de uma frieza de açougueiro, não é?
pois. para fazerem porcaria, têm todo o tempo do mundo. para a remediar, são muito apressados.
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

domingo set 21, 2003 1:30 am

Olá....

Eu tenho estado um bocadinho arredada, mas pelo que percebi, anda alguma camapnha anti cocker por este forum???

Os cockers não são uma raça perigosa... carambas...... Não estou a dizer que seja este tópico, mas de qq forma um cocker é um cão teimoso, mas não agressivo por natureza (pelo menos para outras pessoas....) Eu, como algumas pessoas sabem possuo dois exemplares (não dourados) e eles de longe nunca foram agressivos para nós da familia..... nem nunca tentaram... gostava mesmo que esta raça não fosse denegrida, pela incuria de algumas pessoas, na educação do animal de educação......

Pelo que percebi, houve algum problema com este cão e presumo que tenha sido falta de educação. Só espero que se consiga recuperar a tempo a falta de educação que ele teve... Boa sorte Cindel, e se tiver hipoteses, não o abata. :|
Responder

Voltar para “Cães”