Tartaruga pela primeira vez :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ricardo_gomes
Registado: terça jan 30, 2007 5:31 pm

quinta nov 12, 2009 2:10 pm

Boas, eu nunca tive uma tartaruga mas sempre me fascinei por elas e agora que realmente tenho material (penso que tenho) para ela, queria saber se tenho ou não condições para a ter.
Ora, eu tive um tio que teve peixes durante muito tempo mas mudou-se de casa e teve de se desfazer do aquario e deu-mo.
Como peixes não me fascina muito, e sempre gostei de tartarugas, queria ver se era possivel.

Ora, tenho um aquário de 60cm (ele diz que leva mais ou menos 60litros brutos, mas não tenho a certeza, mas deve andar à volta disso). Tem uma lampada economizadora amarela de 15w (a tampa dá para tirar se eu quiser) E tem um filtro interno, que faz 300litros/hora. Tem também um aquecedor de 100w e tem um de 25w(ele tinha-o para suplente, mas ja testei e tambem funciona). E tem um tronco de madeira que ja teve submerso muito tempo. Tem como substracto agora akadama, mas eu estou a pensar tirar porque nao acho la muito bonito.

Ora, eu queria saber se o aquario chega para uma tartaruga ou se não, ou se pelo contrário devo comprar uma daquelas piscinas com uma palmeira, em vez de usar o aquario todo. Eu tencionava colocar na cozinha, num local sossegado.
Agora outra questão, será que cheira mal? devo mudar a agua de quanto em quanto tempo? E devo usar o aquecedor ou não? Ja ouvi tanta coisa e li tanta coisa que estou todo confuso :s

Cumprimentos, Ricardo
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta nov 12, 2009 7:55 pm

Dá uma vista de olhos por este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

;)
Ricardo_gomes

sexta nov 13, 2009 1:29 pm

Fiquei a não entender uma coisa.

A tartaruga pode ser comprada agora ou recomenda-se que seja na primavera? Visto que agora estamos a caminhar para o inverno. E outra coisa, deve-se ou não ter o aquecedor ligado? Ja li das duas versões. Nas lojas, so encontro das do mississipi, mas acho-as muito bonitas. Devo ir para essas ou para as hieroglificas ?
VanesIsa
Membro Veterano

sexta nov 13, 2009 2:54 pm

Ricardo_gomes Escreveu:Fiquei a não entender uma coisa.

A tartaruga pode ser comprada agora ou recomenda-se que seja na primavera? Visto que agora estamos a caminhar para o inverno. E outra coisa, deve-se ou não ter o aquecedor ligado? Ja li das duas versões. Nas lojas, so encontro das do mississipi, mas acho-as muito bonitas. Devo ir para essas ou para as hieroglificas ?
Podes comprar a tartaruga quando quiseres, contudo na altura do inverno costumam ser tartarugas mais fraquinhas, já me disseram que congelam os ovos para os terem o ano inteiro, agora se é verdade não sei!
Convém teres o aquecimento ligado o ano inteiro, principalmente se elas forem pequeninas, pois ainda não têm reservas suficientes para resistir à hibernação, morrendo a maioria das tartarugas nesta altura...

Em relação à escolha da espécie, penso que tem de ir ao encontro do gosto de cada um... Eu tenho várias espécies e uma das minhas preferidas são as Pseudemys nelsoni. Vê imagens delas em adultas e vê com qual mais te identificas, pode ser que te ajude na escolha, assim como podes sempre pesquisar especificamente mais sobre cada uma delas... ;)

Um conselho que te dou é para examinares muito bem a tartaruga antes de a trazer para casa, pede ao funcionário da loja para te deixar ver a tartaruga melhor, vê se tem os olhos normais, se não os tem fechados ou inchados, assim como se a carapaça não apresenta manchas, nem fissuras! Resumindo, para veres se é "perfeitinha"! :)
Ricardo_gomes

sexta nov 13, 2009 3:06 pm

Mas nao há o mito de que se elas estiverem com o aquecedor crescem muito mais rapido? Eu não queria que ela ficasse enorme, porque 60cm não dá para ela :s
Contudo nas mudanças de agua, é tudo de uma vez? ou parciais?
Na loja, elas estão num aquario com agua fria :s e o senhor disse-me que o aquecedor era apenas para se eu quiser ver a tartaruga mais mexida e que isso nao era adequado, daí dever deixa-la hibernar normalmente. Confusao -.-

(vou mesmo optar pelas do mississipi, são muito bonitas e são as unicas que encontro -.-)
VanesIsa
Membro Veterano

sexta nov 13, 2009 3:25 pm

Ai...

Quer uma tartaruga saudável ou pequena?

Pense duas vezes antes de a adquirir, pois ela vai crescer, quer você queira quer não... :?
Aconselho-o a pesquisar mais sobre a espécie em questão e o meu conselho é colocar termóstato, senão a tartaruga vai acabar por morrer com o frio que se faz sentir, principalmente se for pequena.

Se quer uma tartaruga que fique mais pequena em adulta pode tentar encontrar uma Almiscarada (Sternotherus odoratus), mas são mais complicadas de encontrar. E se for essa tem mesmo de colocar termóstato, pois elas são minúsculas em pequenas, têm tipo 2cm.
Ricardo_gomes

sexta nov 13, 2009 3:30 pm

Saudavel acima de tudo! Eu ate tenho aquele material todo pronto a usar, so que na internet leio que devem ter termostato, na loja dizem-me que nao porque acelera o crescimento e isso nao faz bem às tartarugas e dão o exemplo de meter peixes de agua fria em agua quente, que tambem crescem mais e ficam atrofiados com o rapido crescimento.
Essas de 2cm são muito bonitas, mas não, quero uma coisa que se veja -.-
Eu vou coloca-la na cozinha, com uma lampada UV que terei ainda de comprar, estou indeciso se meter pedras no fundo ou não e se meter um tronco a fazer de plataforma ou se meter uma pedra, ou entao uma placa de cortiça.

Outra duvida, como deve ser a altura da água? É que na loja indicaram-me para comprar uma daquelas coisas de plastico com uma palmeira, mas ali a agua é tao baixa. E fotos que vi de aquários têm maior coluna de agua :S
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta nov 13, 2009 3:38 pm

:o :o :o

Acho que nessa loja querem que a tartaruga morra depressa para poder comprar mais a seguir. :evil:

Veja este site que também me recomendaram e que é uma grande ajuda:

http://www.infotortuga.com/

Boa sorte
Ricardo_gomes

sexta nov 13, 2009 3:44 pm

chenri Escreveu::o :o :o

Acho que nessa loja querem que a tartaruga morra depressa para poder comprar mais a seguir. :evil:

Veja este site que também me recomendaram e que é uma grande ajuda:

http://www.infotortuga.com/

Boa sorte
telefonei agora para outra loja e perguntei como manter e isso e disse-me que a temperatura devia rondar os 20graus. No primeiro ano nao devendo a temperatura baixar isso. Nos seguintes pode baixar e elas hibernam sem problemas, desde que bem alimentadas. Correcto?
De qualquer forma ja me decidi, meto o termostato à temperatura correcta.
catrapila
Membro Júnior
Registado: quinta jul 16, 2009 4:50 pm

sexta nov 13, 2009 3:48 pm

Também acho!

Ó amigo Ricardo, que grande confusão que vai para aí!

Você leu bem aquele tópico que a colega VanesIsa lhe indicou? Eu também sou novato nisto e também vim aqui pedir ajuda e já tou quase perito na matéria... lol

É assim, banheiras de plástico com uma palmeira: Esqueça! É a mesma coisa que o mandaram tomar banho no lavatório!

Se tem um aquário de 60cm... tá melhor que eu! Tenho um de 40 para uma tartaruguinha hieroglífica com 3 cm... dá para mais 1 aninho (Se eu não comprar um maior antes!)!

Deve pôr sim uma resistência com termostato regulado para manter a água a 24/25º, deve ter o filtro sempre ligado para que a água circule, limpe e se mantenha uma temperatura regular em todo o aquário e deve colocar uma lâmpada UVB se por acaso a tartaruguinha não apanhar sol! E não vá pelos conselhos desse senhor da loja, que pelos vistos percebe ainda menos que eu!

Para já pode começar com isto e depois, faz como eu... daqui a uns tempos quando a marota começar a crescer, muda-a para uma casa maior e vai ver que começa a gostar disto e não tarda nada muda-a para uma vivenda!
Ricardo_gomes

sexta nov 13, 2009 3:51 pm

catrapila Escreveu:

Também acho!

Ó amigo Ricardo, que grande confusão que vai para aí!

Você leu bem aquele tópico que a colega VanesIsa lhe indicou? Eu também sou novato nisto e também vim aqui pedir ajuda e já tou quase perito na matéria... lol

É assim, banheiras de plástico com uma palmeira: Esqueça! É a mesma coisa que o mandaram tomar banho no lavatório!

Se tem um aquário de 60cm... tá melhor que eu! Tenho um de 40 para uma tartaruguinha hieroglífica com 3 cm... dá para mais 1 aninho (Se eu não comprar um maior antes!)!

Deve pôr sim uma resistência com termostato regulado para manter a água a 24/25º, deve ter o filtro sempre ligado para que a água circule, limpe e se mantenha uma temperatura regular em todo o aquário e deve colocar uma lâmpada UVB se por acaso a tartaruguinha não apanhar sol! E não vá pelos conselhos desse senhor da loja, que pelos vistos percebe ainda menos que eu!

Para já pode começar com isto e depois, faz como eu... daqui a uns tempos quando a marota começar a crescer, muda-a para uma casa maior e vai ver que começa a gostar disto e não tarda nada muda-a para uma vivenda!
Ja cheguei à conclusão que não devo ligar mesmo nada ao que o senhor da loja diz. Vender é o que interessa :s
Não a vou comprar já, vou ler mais um pouco.
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta nov 13, 2009 4:03 pm

Falo por experiencia própria que se em vez de pesquisar, tivesse comprado 2 tartarugas numa loja com as condições que me recomendaram, neste momento teria em casa 2 tartarugas mortas ou moribundas.

Ainda não tenho as tartarugas, pois mandei fazer 1 aquaterrário e tenho de comprar primeiro o restante material. Depois de tudo montado irei então buscá-las.

Quanto às medidas do seu aquário, chegam perfeitamente para começar, não se esqueça de improvisar uma zona seca para a qual deve estar direccionada a lâmpada UVB (a menos de 30cm). Aconselho a tirar o substrato pois elas sujam muito a água e se não tiver nada, facilita a limpeza.

Ponha também um termómetro no aquário para ver se a temperatura está realmente correcta.

A temperatura ideal para Corcundas do mississipi é entre os 24 e os 27graus (eu punha 25 ou 26graus). Não as faça hibernar enquanto são jovens e mesmo em adultas devem ser vistas por um vet antes, pois devem-se realizar alguns procedimentos.

Espero ter ajudado.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo nov 15, 2009 9:04 am

Ricardo_gomes Escreveu: Outra duvida, como deve ser a altura da água? É que na loja indicaram-me para comprar uma daquelas coisas de plastico com uma palmeira, mas ali a agua é tao baixa. E fotos que vi de aquários têm maior coluna de agua :S
Pelo que li num daqueles manuais de tartarugas, a altura da água deve ser mais ou menos igual ao comprimento carapaça da tartaruga.
Mas acho que tambem já li num sitio qualquer que deveria ser o dobro.

Eu como uma das minhas tartarugas tem o dobro do tamanho da outra uso o comprimento da maior, ficando o dobro do da pequena. E não me parece haver grande problema para nenhuma delas.
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

segunda nov 16, 2009 7:33 pm

Bem vai por aqui alguma confusãozita mas penso que o essencial já foi dito e foi bem dito! :P
Só quero limar algumas arestas:
- Antes de mais a alimentação deve de ser à base de sticks ou granulado próprio para tartarugas; o típico camarão que se encontra à venda serve só como guloseima e não é nada nutritivo. Pode complementar a alimentação com carne,peixe,agrião,delicias do mar,cenoura,maça,etc. mas nunca com qualquer tipo de tempero ou gordura e alface jamais poderá ser dada pois causa problemas intestinais e diarreias;
- Os aquário das tartarugas,na minha opinião,quanto mais simples melhor,pois as tartarugas sujam muito e se puser algum substrato,p.e. areão,as tartarugas podem engolir as pedrinhas;
- Aquecimento sempre,principalmente se a tartaruga for pequenina!! Só no Verão é que se pode baixar a temperatura;
- Lâmpada de UVB imprescindível,pois mesmo que o aquário esteja perto de uma janela, o vidro irá filtrar os raios UVB e estes raios são essenciais para a fixação do cálcio para a carapaça da tartaruga;
- Também aconselhava a pôr uma tartaruguinha de cálcio na água;
- Atenção às correntes de ar pois podem causar pneumonias fatais;
- Se a sua água for bastante calcário ou ter muito ferro pode comprar um acondicionador de água,para assim evitar futuras conjutivites.

E penso que esteja tudo dito!
Espero ter ajudado! :wink:

Cumprimentos!
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”