banho chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
aspf
Membro Júnior
Registado: quarta jul 08, 2009 8:09 am

quarta nov 11, 2009 5:45 pm

Olá a todos!

Alguém sabe onde posso adquirir anti-fúngico para adicionar à areia do banho das chinchilas?
a loja onde costumava comprar deixou de ter, e já tentei perguntar em outras lojas, mas o melhor que consegui foi umas caras confusas:P
Não que elas tenham fungos, mas fui aconselhada a juntar, para prevenir.

Obrigada!
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta nov 11, 2009 7:50 pm

Olá

De que zona do país és?

Dependendo da zona posso conhecer ou não alguma loja.
Se não conhecer, mando-te Pm com outras soluções ;)

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

quarta nov 11, 2009 8:51 pm

Actualmente já existem areias que trazem o anti fungico! Sei que uso uma areia muita boa da Marca Tropical que se bem me lembro ja traz esse anti-fungos incluido!

PS. Sabias que deves aquecer a areia até ficar morna para as chinchilas tomarem banho? Pois tens de o fazer! No local onde vivem as areias são quase constantemente banhadas pelo sol! Dai que tens de aquecer a tua areia também! Faz bem aos pelos das chins!
Foi me aconselhado pela minha Vet!
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta nov 11, 2009 9:55 pm

Boas

Silvius, os produtos da marca tropical, oiço falar um pouco mal dessa marca :?
Eu neste momento uso areia da verselle laga prestige, que vem tipo numa garrafa do leite, mas tem areia la dentro :lol:
Trás cerca de 2l de areia.
Existem no mercado varias marcas de anti fungicos para chinchilas, tropial, lobcar, white mollen, eu neste momento uso um da lobcar, mas pretendo mudar, ando em estudos para saber qual o melhor.
mas os anti fungicos, variam de chinchila para chinchila, por exemplo, alguns trazem um alto teor em enxofre o que pode causar certas alergias ás chins, mas como disse, varia de chinchila para chinchila.

Desconhecia o facto do aquecimento da areia, nunca ninguem me tinha mencionado tal facto, bom post :D

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Silvius
Membro

quarta nov 11, 2009 9:59 pm

Aqui na minha zona a Tropical foi a melhor que achei! E até agora nunca tive problemas! Por vezes para diminuir esse efeito do enxofre o pessoal mistura dois tipos de areia, anti fungica e areia normal para chinchila!
aspf
Membro Júnior

quinta nov 12, 2009 9:28 am

xRubenx Escreveu:Olá

De que zona do país és?

Dependendo da zona posso conhecer ou não alguma loja.
Se não conhecer, mando-te Pm com outras soluções ;)

Cumprimentos
Olá!

Desde já obrigada pela resposta! Sou de lisboa, se conheceres algumas lojas, que vendam anti-fúngicos ou areias com antifúngico, e mas poderes indicar, seria muito bom!
aspf
Membro Júnior

quinta nov 12, 2009 9:31 am

Silvius Escreveu:Actualmente já existem areias que trazem o anti fungico! Sei que uso uma areia muita boa da Marca Tropical que se bem me lembro ja traz esse anti-fungos incluido!

PS. Sabias que deves aquecer a areia até ficar morna para as chinchilas tomarem banho? Pois tens de o fazer! No local onde vivem as areias são quase constantemente banhadas pelo sol! Dai que tens de aquecer a tua areia também! Faz bem aos pelos das chins!
Foi me aconselhado pela minha Vet!
Olá!

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, é muito curioso :) Como a actividades delas é sobretudo à noite, nunca me tinha ocorrido tal ideia! Deve aquecer-se, mesmo no verão? Não há perigo de elas aquecerem muito?
Já agora, como é que a aqueces?

Obrigada pelas dicas!
Silvius
Membro

quinta nov 12, 2009 5:30 pm

em geral qualquer rocha ou areia perde o calor muito lentamente! Por isso como uma das primeiras coisas que uma chinchila selvagem faz depois de acordar e sair da toca é tomar banho!

Para aquecer a areia, eu lavei bem lavado a embalagem de ovalmatine até ter certeza que não tinha nenhum vestígio!

Depois coloco areia lá dentro, fecho com tampa e meto a aquecer no microondas até 1 minuto e meio!( O tempo varia consoante a velocidade de aquecimento)

E quando a areia fica morna( eu meto o dedo lá dentro para experimentar) eu coloco-a na banheira e deixo as chins irem tomar banho! Depois disso retiro a areia toda de volta para a embalagem!

Antes aconselho a usarem por exemplo um camaroeiro, de aquário para filtrarem a areia de fezes e outras coisas que as chins tenham levado lá para dentro!

eu nunca deixo a areia dentro da gaiola! ela tomam sempre banho quando vem passear apenas! Fica mais fácil de controlar e se der-se o caso da fêmea parir as crias! Já não corro o risco de ela ir tomar banho logo de seguida!

No verão deixa apenas o pote ao sol durante o dia! E não te preocupes muito! apenas tens de preocupar muito com a temperatura na tua casa!
A areia tem de estar apenas morna! não quente ou a ferver!
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quinta nov 12, 2009 6:25 pm

deve haver aqui qualquer coisa que me está a escapar, amigos no habitat natural as temperaturas descam dos 0º celcius, CÁ não é preciso aquecer a areia, alias por alguma razão elas sofrem com o calor cá e não no habitat natural

as vezes não devemos imitar tudo o que acontece no habitat natural
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta nov 12, 2009 6:41 pm

DeadMaaann Escreveu:deve haver aqui qualquer coisa que me está a escapar, amigos no habitat natural as temperaturas descam dos 0º celcius, CÁ não é preciso aquecer a areia, alias por alguma razão elas sofrem com o calor cá e não no habitat natural

as vezes não devemos imitar tudo o que acontece no habitat natural
é o que se chama de senso comum 8)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta nov 12, 2009 6:45 pm

A areia do banho das chins não deve ser aquecida...nem nunca ouvi tal coisa.
No verão, os banhs devem ser evitados nas horas de maior calor por causa disso, porque a chin pode sobreaquecer.

Antifungico já incluido na areia? Nunca ouvi falar e não acredito nisso...

A VL é uma boa marca, mas é preciso comprar antifungico... Há varios, mas alguns não são aconselháveis devido à grande quantidade de enxofre.

Silvius, antes de darmos conselhos temos de procurar informação. Podes aquecer a areia do banho da tua chin e felizmente nunca houve problema. Mas não devemos aquecer a areia. Quando elas andam aos pulos aquecem logo. Alem disso, suportam bem as temperaturas baixas, as altas é que não...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta nov 12, 2009 7:02 pm

O silvius está farto de dar aqui conselhos, fala de todas as espécies, percebe é pouco e só dá informações erradas.
Bom senso Silvius, bom senso.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta nov 12, 2009 7:45 pm

Ena, o que vai para aqui...essa da aquecer a areia para mim é nova, e reaproveitar a mesma areia também, mas prontes.... :?
Silvius
Membro

quinta nov 12, 2009 8:30 pm

Wow! As acusações são incríveis! Mas algum de vocês alguma vez foi a um veterinário especializado em chinchilas pedir conselhos?

Algo me diz que nem lá perto! E onde as chinchilas estão o solo é quase constantemente banhado pelo sol! apesar do ar ser frio! O mesmo nem sempre se aplica ao solo!

Será que algum de vocês realmente compreende bem de geologia?

E sim! Eu pesquiso antes de falar! Por isso é que só dou conselhos ou opiniões sobre assuntos que percebo, e nem comento sobre o oposto, apesar de nem sempre achar lógica em metade do que vocês dizem!
Mesmo assim fico calado.

Sim as chinchilas tem problemas com o calor! Por que não conseguem suar! Eu deixei explicito que a areia tinha de estar morna! E quando se refere ao problema do calor, refere-se ao calor do verão ou deixar o animal no local abafado que soube acima dos 30ºC!

E no verão qual quer bom dono sabe que as chins só devem passear há noite! E isso inclui tomar banho a essa hora também!

E por favor contactem um veterinário especializado antes de fazerem estes comentários a desmentir uma pessoa!

Já agora apesar de haver muita informação na net sobre chinchilas! Nem toda está correcta! E por vezes existem detalhes que são omitidos por se julgarem pouco importantes, e outras vezes porque são segredos que ajudam a ganhar em exposições de animais!

Mas acho que vocês ja sabiam disto tudo! Afinal são todo sabichões!
:!:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta nov 12, 2009 8:36 pm

Humildade Silvius, humildade, sabe o que isso é?
Lembre-se de uma coisa, há aqui users que percebem mais de olhos fechados sobre exóticos que muitos veterinários de olhos bem abertos.

Ah pois é, exposições de chinchilas ...

Eu realmente não sei tudo, mas sei muito mais que o silvius, isso é de certeza.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”