Bons dias,
Antes demais devo esclarecer uma coisa : de maneira nenhuma quis denegrir a raça ECS (english cocker spaniel), nem muito menos culpar a raça pelo temperamento da raça. Culpo sim criadores inconscientes e donos demasiado "pipis". A raça não tem culpa de nada. ´Hoje foi um cocker, amanha poderá ser um labrador e depois um rottweiler !
Então cindel, conta como correu e que argumentos teve o vet!
O veterinário acabou não tendo argumentos, por que acabei não indo. Imprevistos e falta de tempo impediram a ida ao vet. Como não era importante ficou adiada para a proxima semana.
Vejo que finalmente se começa a admitir que para educar os cães pode ser necessário dar-lhes umas "bolachadas"!
Eu, pessoalmente vou pela Florinda e jcsousa (que por incrivel que pareça estão de acordo). Uma chapada, uma palmada dada na altura certa é essencial. Não se pode sentar um cão e explicar porque razão ele pode e não pode ter determinado comportamente. Os cães aprendem por reforços positivos e por reforços negativos (e confesso que acredito, no castigo pelo reforço negativo - não por ignorar).
No entanto, qualquer forma de violencia tem que ser eficaz. Não é bater, espancar o cão ate que este se refugie num canto e, numa atitude de defesa, submeta-se mas continue a morder o jornal (por exemplo). Isso, só tira a confiança do cão e cria resistencias inuteis.
Quando se bate o cão deverá perceber a razão, e devemos ser frios ao ponto do cão nao pensar sequer em repetir a façanha. Seja atraves de stick, de palmada, de murro (este confesso que nunca experimentei).
Bom, e o Oscar ?
O Oscar continua cá em casa. Após os curativos dos dois primeiros dias que comigo, está um cão adoravel (excepto um incidente ocorrido na passada quinta). Como já referi, adora-me ! Segue-me para todo o lado, submete-se totalmente (permite retirar comer, brinquedos, deita-se barriga para o ar)!
Com outras pessoas, se fora de casa, ignora-as. Se tiverem a ousadia de virem fazer uma festinha a um cocker inofensivo, levam de certeza uma trica. Dentro de casa, não permite confianças. Nem com pessoas da familia. Ai de quem se aproximar do canil. No entanto, embora ladre e ferre, tem uma grande falta de auto-confiança. Especialmente quando se encontra só.
Confiar no cão não confio! Nem um pingo. E sair neste estado não pode.
Ainda tem mais uma semaninha de vida, para vermos até que ponto o cão está. Depois então se decide se parte para uma nova etapa ou é abatido (se bem, confesso, esta ultima hipotese é mais provavel)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!