Atitude em relação a pedidos de donativos, etc.

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado nov 14, 2009 1:26 pm

TheBoerboel Escreveu:

MAs uma coisa é verdade, realmente os cães cegos, surdos, velhos, pernetas são mais dificeis de treinar e ai não vão alimentar o negócio dos treinadores de cães...
:wink:

PIMBA
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado nov 14, 2009 2:23 pm

claudia concordo consigo a 100%. Para mim, tirar um cão do canil para o pôr no hotel não é solução, é adiar a situação por mais uns tempos. Depois é o que se vê por aqui, as aflições para pagar, situações esticadas ao máximo.E um hotel é o quẽ? Não é uma box com o cão lá dentro? Quanto tempo um animal aguenta isto e permanece equilibrado? Depois é adoptado (quando é) e está estável para estar em casa e lidar com os donos? Uns estarão, outros, que permaneceram muito tempo, não. Uma história destas acabou com uma cadela abatida. O hotel (tal como o canil) deixou-a stressadissima.

Um cão precisa de espaço, de convivio humano. Um hotel ou um canil de uma associação não dão isso. É mais uma vez arrumar animais em gavetas.
Pode fazer bem psicológicamente a quem os mete lá, mas não faz bem aos cães, não é uma situação a prolongar.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 14, 2009 3:04 pm

estou a concluir que não é mesmo possível generalizar. Há vários tipos de pedidos de ajuda para pagar hotel, tantas como os animais que lá estão. Eu, por exemplo, não acho bem que se tirem animais do canil "à mão cheia", se coloquem em hotel e depois venham pedir para os foristas pagarem. Eu não pago por algo que não consenti. Os animais devem ser resgatados do canil ou de outros sítios quando já existe uma solução, previamente comunicada e acordada entre as pessoas que se irão responsabilizar. Afinal, para dar entrada em hotel é necessário que os animais estejam vacinados; se não estiverem registados são considerados errantes e devem ser esterilizados. Se um hotel não faz estas exigências, não coloco lá um animal nem pago para que lá esteja. Também não há qualquer interesse em pagar indefinidamente estadia em hotel, a não ser por comodismo. Divulgar e conseguir adopção para animais "difíceis" requer muito, muito esforço e empenho pessoal... se não percebo um esforço por parte de quem faz o pedido, não ajudo. Também verifico que há casos em que os animais são resgatados de situações de negligência extrema, mas outros em que os animais estão vigorosos e apresentam comportamentos normais, aparentemente são felizes e, apesar de os donos "os terem para ali", estão muito ligados ao local e às pessoas. Os animais amam até quem os maltrata... mas em casos em que claramente não há desconforto para os animais, não acho que devam ser retirados e colocados em hotel.

Como vêem, há muitos critérios para ajudar/não ajudar, cada um tem os seus perante cada caso particular.

quanto ao papel das associações, normalmente está escrito no seu nome: se são de protecção animal, protegem.
proteger é:
1. Tomar a defesa de.
2. Apoiar.
3. Favorecer.
4. Preservar de mal.
5. Patrocinar.
6. Resguardar; defender.

o bem estar dos animais não somos nós que o definimos, são eles. É necessário avaliar cada situação e agir em conformidade. O importante é proteger o animal, não a pessoa que pede ajuda.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Gypsfulvus
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 3:53 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73694

Vejam isto...

Pedir ESMOLA parece ser um modo de vida neste forum...
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sábado nov 14, 2009 3:54 pm

MAs uma coisa é verdade, realmente os cães cegos, surdos, velhos, pernetas são mais dificeis de treinar e ai não vão alimentar o negócio dos treinadores de cães...
:o
Vindo de si Pedro não esperava este tipo de comentário, confesso-me perplexa. Não admira que o seu amigo Vasco esteja satisfeito com a sua observação, era algo digno dele não de si (pensava eu).

Considero um golpe baixo, o que está a insinuar com esta afirmação que é totalmente mentira em todos os sentidos--

muito bem... quem sabe sabe, e pelos vistos o Pedro conhece-me como a palma da sua mão... ou talvez não.

Fique bem

Cláudia
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 14, 2009 4:49 pm

Chamarrita Escreveu: estou a concluir que não é mesmo possível generalizar. Há vários tipos de pedidos de ajuda para pagar hotel
Nao so hotel. Realmente nao se deve generalizar e englobar tudo no mesmo saco. Muitos dos pedidos sao para castracoes antes de se doarem os animais. Ou todos os pedidos, na forma como os refere, sao para colocacao dos coitadinhos em hotel? :o

Chamarrita Escreveu:Também verifico que há casos em que os animais são resgatados de situações de negligência extrema, mas outros em que os animais estão vigorosos e apresentam comportamentos normais, aparentemente são felizes e, apesar de os donos "os terem para ali", estão muito ligados ao local e às pessoas. Os animais amam até quem os maltrata... mas em casos em que claramente não há desconforto para os animais, não acho que devam ser retirados e colocados em hotel.
Isso depende de quem avalia e como avalia o que possa ser desconforto.
Se uma Box, na otica de alguns, representa desconforto para um animal, porque razao uma varanda ou qualquer espaco exiguo, p.e., nao o possa representar?
La esta que, cada um ve e avalia as necessidades dum animal, a sua maneira, ou nao sera assim?

Ja agora e, nao me vou alongar muito pois esta-me a ser tremendamente dificil escrever num PC com teclado diferente e sem acentos, mas gostaria de perguntar a Claudia se por acaso nao sabera de casos de canideos, alguns ate premiados, de cacadores e nao so, em que desde o dia 1 da sua existencia ate ao dia em que morrem DE VELHOS, que nunca sairam das suas Boxes a excepcao de quando vao fazer o seu trabalho?
Ainda, qual o tempo maximo e de limite para decisao de abate de um animal que nao tenha sido adoptado? (esta questao e tambem para a Claudia)

Agora, e ja que este topico enveredou, mais uma vez como em quase todos eles, por um caminho diferente, ja que se falava dos pedidos de dinheiro para se ajudarem animais que os "ajudadores independentes, ajudam" e passou ao rumo das Associacoes QUE, volto a referir nao teem espaco fisico nem capacidade financeira para ajudar ou receber os milhares que os "os malandros dos mendigos ajudadores, ajudam (!) ao esmifrarem-se psicologicamente, financeiramente e fisicamente", resta-me dizer que, concordo em pleno com a tassebem, em parte com o Vasco e com mais alguns. Mas nao concordo com os que estao contra se ajudarem animais, pedindo para tal, ajuda a quem tenha vontade em ajudar. Cada um manda no seu bolso e so sao enganados os que nao tomem previdencias em acautelar o seu interesse; uma dadiva seria e de boa vontade para casos devidamente comprovados.

Pedro:

Foi em cheio...! ADOREI!!!! :P :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 4:55 pm

Gypsfulvus Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73694

Vejam isto...

Pedir ESMOLA parece ser um modo de vida neste forum...

Sim, e uma realidade e que? A mim nao me faz afronta alguma porque escolho os casos em que devo ajudar como todos deveriam de o fazer e casos de mendicidade, sao aos milhares, tanto na net, como na rua como de porta a porta. E, mais uma vez, e que? O papel, a internet, a boca/voz, permite tudo e so quem for tolinho embarca na onda...! Este que o Vasco refere, com toda a certeza que e mesmo para tolinhos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 5:14 pm

Quer saber a minha atitude face a pedidos, leo Entao veja este e diga lá se tenho maus feitio

E ceja quantas CAGADAS DE PEDIDOS DESTE TIPO há na arca dested momento
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 5:21 pm

Gypsfulvus Escreveu:Quer saber a minha atitude face a pedidos, leo Entao veja este e diga lá se tenho maus feitio

Mas foi mesmo a esse que ja o postou anteriormente, que me referi. E mesmo para tolinhos que embarquem... mas, Vasco, esses, a mim nao me fazem qualquer especie de afronta porque, volto a repetir: sao dos de facil deteccao... e mesmo so para tolos ajudarem. Faz-me mais afronta um com um drama em que me tenha que dar ao cuidado de investigar a veracidade do mesmo se nao conhecer o interlocutor, para nao cair no conto do vigario... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 14, 2009 5:27 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Chamarrita Escreveu: estou a concluir que não é mesmo possível generalizar. Há vários tipos de pedidos de ajuda para pagar hotel
Nao so hotel. Realmente nao se deve generalizar e englobar tudo no mesmo saco. Muitos dos pedidos sao para castracoes antes de se doarem os animais. Ou todos os pedidos, na forma como os refere, sao para colocacao dos coitadinhos em hotel? :o

Claro que não é só hotel, mas o hotel foi uma derivação em que peguei, tentando regressar ao assunto do tópico. Usei o hotel como exemplo de uma das inúmeras ponderações que têm de se fazer para decidir ajudar ou não ajudar.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado nov 14, 2009 5:59 pm

Gypsfulvus Escreveu:Quer saber a minha atitude face a pedidos, leo Entao veja este e diga lá se tenho maus feitio

Mas foi mesmo a esse que ja o postou anteriormente, que me referi. E mesmo para tolinhos que embarquem... mas, Vasco, esses, a mim nao me fazem qualquer especie de afronta porque, volto a repetir: sao dos de facil deteccao... e mesmo so para tolos ajudarem. Faz-me mais afronta um com um drama em que me tenha que dar ao cuidado de investigar a veracidade do mesmo se nao conhecer o interlocutor, para nao cair no conto do vigario... :wink:

Leo
Realmente, este tipo de pedidos deve ser moda. E o pior é que embora seja de fácil detecção para uns, acredito que para outros....
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 6:13 pm

Chamarrita Escreveu:

Claro que não é só hotel, mas o hotel foi uma derivação em que peguei, tentando regressar ao assunto do tópico. Usei o hotel como exemplo de uma das inúmeras ponderações que têm de se fazer para decidir ajudar ou não ajudar.
Estranho que tenha usado "Hotel" como exemplo em vez dum exemplo mais digno, como "Castracoes". E que usarem-se exemplos a nossa conveniencia e "batota" :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 14, 2009 6:19 pm

olhe, estranhe, que posso eu fazer? peguei num exemplo que tinha sido abordado anteriormente, sobre o bem estar dos cães e a sua estadia em hotéis. Leia para trás, que com certeza encontra o assunto. Se interpretar as minhas palavras e encontrar sentidos que não dei, é um exercício seu, ao qual tem direito, mas pelo qual EU não sou responsável. Não falei em castrações, por muito nobre que seja o assunto, porque não veio à baila. De resto, é livre de pensar o que quiser e como entender melhor. E eu também.

em relação à castração, por acaso, até acho que se devem responder aos pedidos de ajuda, nem que seja encaminhando para vets ou associações que possam fazer preços mais em conta. Acho que esterilizar é um dever cívico e devia ter todo o apoio dos governantes, porque o estado somos todos nós e não andamos a pagar impostos para ver cada vez mais animais ao abandono, condenados ao sofrimento geração após geração. Mas este assunto não pertence a este tópico, que é sobre as atitudes a tomar com os pedidos de ajuda. Há atitudes e atitudes, pedidos e pedidos.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

sábado nov 14, 2009 6:42 pm

Claudiaest Escreveu:
:o
Vindo de si Pedro não esperava este tipo de comentário, confesso-me perplexa. Não admira que o seu amigo Vasco esteja satisfeito com a sua observação, era algo digno dele não de si (pensava eu).

Considero um golpe baixo, o que está a insinuar com esta afirmação que é totalmente mentira em todos os sentidos--

muito bem... quem sabe sabe, e pelos vistos o Pedro conhece-me como a palma da sua mão... ou talvez não.

Fique bem

Cláudia
Se calhar teve a mesma reacção que eu tive quando me apercebi que era a dona da Safira...mas adiante, não tenho nada contra si, nem contra treinadores de cães, nem contra hoteis, apenas estamos a debater pontos de vista diferentes...até pq pretendo eu próprio tirar um curso de treinador...escrevi o que escrevi pq caso algum proprietário de algum Hotel Canino leia o que escreveu anteriormente vai ficar preplexo como a Cláudia...ficou, mas não a acusei de nada nem insinuei nada...mas o que eu disse não é mentira nenhuma cães com deficiencias ou seniores, são mais dificeis de treinar...

Quanto á questão da castração é fundamental....pois é uma das maneiras de travar o constante crescimento de cães abandonados e de se evitar maus cruzamentos. Apenas criadores de verdade com afixo e habilitados para isso deverão fazer criação a fim de se presevar uma raça e as suas melhores caracteristicas...mas estes infelizmente são poucos, o que há mais por ai são criadeiros que não sabem o que tão a fazer e apenas acentuam o excesso de consanguinidade e problemas congénitos...e depois há os criadores de "vão de escada" que por terem uma cadela ou um cão de raça querem fazer uma ninhada por piada...isso apenas contribui paa haver cada vez mais abandonos...Mas isto é apenas a minha visão e não uma verdade absoluta...

PEDRO

PEDRO
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado nov 14, 2009 8:11 pm

Confesso que voltei agora a este tópico e à medida a que ia lendo já me preparava para o que ia escrever. Surpreendentemente comecei a ler as mensagens da Claudiaest e estava lá tudo o que eu ia dizer. Concordo em género e em número a 100%.
Tomaramos nós ter por aqui uma RSPCA, mas infelizmente o que temos é uma serie de 'capelinhas', cada uma com o seu prior a querer ditar as suas regras. E fora isso temos ainda os descontentes que querem fundar a sua própria igreja porque acham que não se sentem bem em nenhuma das capelinhas que existem.
Bom....eu já disse uma vez que devo ter muita sorte, porque não ando aos pontapés a cães estropiados em cada esquina. Ao contrário, a julgar pela rapidez com que abrem peditórios, parece-me que há gente que se cruza com animais destes todos os dias, várias vezes por dia!!
Eu só gostava de ter acesso, e por mera curiosidade, a saber qual o valor gasto em ajuda a animais a partir dos peditórios feitos aqui, e quantos animais foram ajudados. Depois com base nestes valores seria imteressante saber quantos animais ajudaria a RSPCA com o mesmo montante.
Há quem sinta a consciência mais aliviada se souber que está a ajudar o tal estropiado, não obstante com esses recursos se puderem ajudar os tais 10 cães. Têm a cosnciência aliviada, simplesmente porque os outros 10 não os vêm! O problema é que eles até existem.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”