Vets e € - O que é o preço justo...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Espero não ser mal entendido mas os custos não têm somente a ver com actos acessórios como sejam análises clinicas...existem diferenças que vãod esde o tipo de anestesia, esterilização do bloco operatorio, material usado de monitorização, etc...há grandes diferenças...pelo que sugiro que quando estejam com ideias de ver diferenças de preços perguntem exaustivamente quais as condições, se possivel vejam as ditas e só se forem equivalentes questionem.
Quanto à caução, cada vez é mais vulgar por duas razões, o numero crescente de calotes e o numero crescente de abandonos de aimais nas clinicas...fiquem sabendo que há dois anos havia na margem sul do tejo um casal de burlonas que decidiu fazer a jogada de apanhar cadelas abandonadas, mandá-las esterilizar e abandonavam-nas nas clinicas com nomes falsos.Enganaram 5 ou 6 médicos veterinários.
Quanto à caução, cada vez é mais vulgar por duas razões, o numero crescente de calotes e o numero crescente de abandonos de aimais nas clinicas...fiquem sabendo que há dois anos havia na margem sul do tejo um casal de burlonas que decidiu fazer a jogada de apanhar cadelas abandonadas, mandá-las esterilizar e abandonavam-nas nas clinicas com nomes falsos.Enganaram 5 ou 6 médicos veterinários.
-
- Membro
- Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm
A diferença de preços não está relacionada apenas com actos acessorios...Chamarrita Escreveu:a diferença não está nos procedimentos da cirurgia, mas nos "actos acessórios". Os internamentos são caros e também se pagam. Mas na generalidade dos casos é preferível os animais irem para casa, para o seu ambiente, onde podem relaxar, que é meio caminho andado para a recuperação. Eu só não trato em casa se não puder mesmo, "meus ricos meninos"pela OVH da minha gatinha mais recente paguei 100 € e teve direito ao melhor lugar no sofá e acompanhamento de uma equipa felina especializada em animar e aquecer
e P.O. incluido, claro está. O único extra foi o direito a comer uma latinha INTEIRA!
Existem muitas formas de poupar dinheiro numa cirurgia...

Concordo que o animal em casa se vai sebtir muito mais tranquilo, mas após uma cirurgia com anestesia geral é sempre recomendável uma vigilância apertada por parte de um profissional.
Esta é apenas a minha opinião.
-
- Membro Veterano
e válida, claro. NA minha opinião pessoal se uma cirugia é efectuada de manhã e o animal se encontra bem, para mais sendo castração de um gato, é melhor ir para casa no fim do dia em vez de estar estressado em uma box ou jaula.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
o que eu disse foi exactamente o que queria dizer. Por exemplo, a esterilização de gatinhas bebés raramente é feita por cá porque os procedimentos cirúrgicos são diferentes e poucos têm a formação para o fazer. A pouca quantidade de pessoas que deseja esterilizar animais precocemente não justifica o investimento por parte da grande maioria das clínicas. A operação em si é realizada da mesma forma: cortar, retirar o que é preciso, fechar. Claro que os equipamentos e materiais são caros e têm de ser pagos, e uma cirurgia em que é utilizada anestesia volátil, monitorização cardíaca, etc, certamente será bastante mais cara do que uma com anestesia injectável e sem monitorização. É óbvio. Também é diferente comprar medicamentos na clínica ou na famácia. Quando se trata de medicamentos para uso humano, é preferível que digam à pessoa o nome do medicamento e que se possa obter receita médica para o comprar. Sei que nem sempre é possível, mas devia existir essa alternativa.franjinhas1 Escreveu:A diferença de preços não está relacionada apenas com actos acessorios...Chamarrita Escreveu:a diferença não está nos procedimentos da cirurgia, mas nos "actos acessórios".
Existem muitas formas de poupar dinheiro numa cirurgia...![]()
O que eu contesto é a alegada necessidade de alguns "acessórios" em casos simples, que nada acrescentam a não ser dígitos na hora de pagar.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
-
- Membro Veterano
A questão é que o acessório varia...há quem preferisse que o gato fosse castrado a sangue frio e há quem queira que o mesmo seja massajado enquanto o é.

-
- Membro Veterano
Bem... quem prefere uma castração a sangue frio, tem duas soluções, ou não o leva ao veterinário, ou tem de pagar MUITO BEM ao vet que o fizer e esteja disposto a fazer um animal sofrer sem necessidade! (e a ser violentamente mordido e arranhado, também ele sofrendo sem necessidade...)
agora se o gatinho necessita de uma massagem durante o recobro... cada dono é que sabe do seu bichinho...
ou de si, pode ser o dono a necessitar da massagem! Mas o serviço de massagista também é pago! 
as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.

agora se o gatinho necessita de uma massagem durante o recobro... cada dono é que sabe do seu bichinho...

as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.
-
- Membro Veterano
Claro que não...agora s pessoas têm o direito de ser informadas das diferentes alternativas e de escolherem aquela que lhes interessa.Chamarrita Escreveu: as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.
Eu pessoalmente acho um absudo que exista que vá ao médico do estado e ache pagar 5 euros por ser visto a meio da noite mais RX e analises, caro...vive à conta do Estado previdência e n~ºao sabe do verdadeiro mundo..
-
- Membro Veterano
eu acrescentaria que têm também o dever de se informar e procurar as alternativas.Gypsfulvus Escreveu:Claro que não...agora s pessoas têm o direito de ser informadas das diferentes alternativas e de escolherem aquela que lhes interessa. (...)Chamarrita Escreveu: as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.
-
- Membro Veterano
Mas isso é básico..Chamarrita Escreveu:eu acrescentaria que têm também o dever de se informar e procurar as alternativas.Gypsfulvus Escreveu:Claro que não...agora s pessoas têm o direito de ser informadas das diferentes alternativas e de escolherem aquela que lhes interessa. (...)Chamarrita Escreveu: as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.

-
- Membro Veterano
Nem sempre nos lembramos do básico.Gypsfulvus Escreveu:Mas isso é básico..Chamarrita Escreveu:eu acrescentaria que têm também o dever de se informar e procurar as alternativas.Gypsfulvus Escreveu:Claro que não...agora s pessoas têm o direito de ser informadas das diferentes alternativas e de escolherem aquela que lhes interessa. (...)Chamarrita Escreveu: as necessidades não podem ser avaliadas a olhar para a carteira.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Massajado nao digo mas sedado ao som de um belo concerto, e uma ideiaGypsfulvus Escreveu:A questão é que o acessório varia...há quem preferisse que o gato fosse castrado a sangue frio e há quem queira que o mesmo seja massajado enquanto o é.![]()

O problema coloca-se porque efectivamente ha Clinicas e Clinicas...Vets e Vets...e sim deveria caber aos Proprietarios dos animais informarem-se devidamente para depois optarem pelo que melhor lhes interesse. Mas, isto e uma utopia porque muitos desses Proprietarios nem sequer sabe a diferenca entre uma vacina e um injectavel normal para alem da aflicao com que muitos enram numa Clinica quando o caso e grave. Nada lhes vem a cabeca perguntar. Eles querem e o seu animal a salvo. Depois...pois...depois, se teve a sorte de dar com uma Clinica honesta, sai satisfeito e informado. Se teve o azar de ir a porta errada... sai mais frustrado do que quando entrou.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Não li o tópico todo. Queria apenas lembrar que no nosso país o ordenado mínimo são 450€, o que faz com que os cuidados veterinários sejam caros ou mesmo inacessíveis para a maioria das pessoas.
Não estou a criticar o veterinário X ou Y, nem sequer estou a defender que as consultas deviam ser mais baratas... Se calhar os ordenados é que deviam ser mais altos.
Penso até que a maior parte das pessoas nem adoptaria animais se realmente fizesse questão de cumprir com vacinas, consultas, exames, medicação, etc... a vida toda do animal!
Imaginemos uma pessoa que ganha 1000€, vive sozinha e tem um animal. Basta fazer contas (prestação/aluguer da casa + prestação do carro + deslocações + alimentação + saúde + outras despesas domésticas) para perceber que se o cão ou o gato adoece, o desfalque no orçamento da pessoa pode ser enorme. É muito fácil chegar a ser mesmo incomportável.
Por outro lado, os serviços veterinários são taxados com 20% de IVA...
Enfim, são reflexões minhas que se afastam um pouco do tema do tópico.
Não estou a criticar o veterinário X ou Y, nem sequer estou a defender que as consultas deviam ser mais baratas... Se calhar os ordenados é que deviam ser mais altos.
Penso até que a maior parte das pessoas nem adoptaria animais se realmente fizesse questão de cumprir com vacinas, consultas, exames, medicação, etc... a vida toda do animal!
Imaginemos uma pessoa que ganha 1000€, vive sozinha e tem um animal. Basta fazer contas (prestação/aluguer da casa + prestação do carro + deslocações + alimentação + saúde + outras despesas domésticas) para perceber que se o cão ou o gato adoece, o desfalque no orçamento da pessoa pode ser enorme. É muito fácil chegar a ser mesmo incomportável.
Por outro lado, os serviços veterinários são taxados com 20% de IVA...
Enfim, são reflexões minhas que se afastam um pouco do tema do tópico.
-
- Membro Veterano
Permitam uma questão...então porque é que as pessoas fartam-se de pensar nos custos do telemovel, do carro, do plasma, da aparelhagem, etc e NUNCA ou quase nunca pensam nos custos de manutenção de um animal ? Isso a mim é que faz confusão...saber que o cão está abaixo do telemovel xpto...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm
Acho que este problema se insere noutro maior, em que os portugueses são exímios mas que não é nosso exclusivo: o vizinho tem, eu também quero ter. Não importa o custo (nem sempre exclusivamente monetário, entenda-se). Por isso endivido-me, não sei fazer concessões, não sei criar uma lista de prioridades.Gypsfulvus Escreveu:Permitam uma questão...então porque é que as pessoas fartam-se de pensar nos custos do telemovel, do carro, do plasma, da aparelhagem, etc e NUNCA ou quase nunca pensam nos custos de manutenção de um animal ? Isso a mim é que faz confusão...saber que o cão está abaixo do telemovel xpto...
Para constatar este facto, basta-me olhar à minha volta. Vejo gente queixar-se que ganha mal e tem muitas despesas, com um ordenado bem maior que o meu. Vejo gente que ganha mais que eu, ter menor qualidade de vida.
E no fundo, trata-se de algo bem simples: criar prioridades. Abdico de umas coisas, para poder ter outras que para mim são mais vitais e significativas. Prefiro de longe privar-me de algumas coisas (como TV por cabo, idas ao cabeleireiro, arranjar as unhas, férias no estrangeiro, que são tudo coisas que nunca tive, entre outras), mas saber que não vivo acima das minhas possibilidades. E sobretudo, saber que se um membro da minha família tiver a infelicidade de adoecer (e isso inclui os familiares de 4 patas), tenho meios para o tratar.
Acho que todos deviam pensar um pouco nisso. Há quem pense que tem de se privar de tudo para o dinheiro chegar, mas por vezes basta olhar para as despesas que se tem, e vê-se onde se pode cortar. E claro, entre carregar os telemóveis do casal, ou ir com o bichano ao veterinário.... por amor de deus....
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>