cao e gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Liebazinha
Registado: domingo abr 19, 2009 9:16 am

domingo nov 15, 2009 1:43 am

ola a todos,

filnamente consegui aranjar uma gatinha, ela é muito meiga e deu-se logo muito bem com o pessoal ca de casa. eu tambem tenho uma cadela ha 11 anos, que é muito meiga e ja lidou com outros gatos, e para ela é indiferente a presença de gatos. no entanto quando tentei que elas se vissem a gatinha ficou assustada e começou a bufar (ate se borrou,lol), para a cadela como disse foi indiferente.

gostaria que me dessem algumas dicas, para facilitar a relaçao delas...principalmente da gatinha
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 15, 2009 1:51 am

mantenha-as juntas sob vigilância (por medo, a gatinha pode atacar a cadela e esta pode retaliar) e dê tempo, que daqui a uns dias já dormem juntas. :) faça festas à bichana para lhe transmitir segurança, ria-se e descontraia. Os gatinhos bufam e eriçam-se mesmo com outros da mesma idade, nos primeiros dias. É normal. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Liebazinha
Registado: domingo abr 19, 2009 9:16 am

domingo nov 15, 2009 2:26 am

eu estou a fazer uma aproximaçao gradual, para nao ser um impacto muito grande para a gatinha, tou-lhe a dar coisas da cadela para ela cheirar, e ir-se abituando ao cheiro da cadela .
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 18, 2009 12:41 pm

Não se preocupe que com o tempo a gatinha vai se habituar á sua cadela.
Tenho duas experiencias diferentes:

Gata Mimosa:
Esta era pequena quando eu a encontrei e na altura já tinha dois caes o Snoopy e o Joy. Aos poucos ela foi-se habituando aos caes embora bufasse um pouco quando os encarava de frente , eles nem ligavam.....
A gata cresceu e tornou grande amiga dos dois.
Entretanto o meu Joy morreu com um Linfoma e eu arranjei a Rita , uma cadelinha arraçada de caniche.
A Srª Mimosa, na altura uma gata adulta de quase 10 kg de peso, não achou graça nenhuma á nova aquisição e sempre que podia tentava dar uma patada na Rita.
Hoje toleram-se , não são amigas, mas conseguem coabitar juntas de uma forma civilizada.... :lol:

Gato Tobias:
Tenho o Tobias já vai fazer dois anos em Janeiro/2010 e foi retirado da rua já adulto e muito maltratado.

No inicio coloquei-o numa sala e ali ficou confinado a essa divisão da casa durente cerca de 1 mes.
O Tobias era um gato muito assustado que se colocava numa parteleira de uma escrivaninha da sala e ali ficava escondidinho no fundo.
Comecei a levar os cães á sala , por um pouco, segurando-os para eles não se entusiamarem demasiado e ao mesmo tempo fui falando com o Tobias para ele se habituar á minha voz.

Com o passar do tempo o Tobias começou a habituar-se a mim e aos caes , e hoje brinca com eles como se tivessem sido criados juntos.
Agarra a cauda do Snoopy, brinca com a Rita á apanhada e ao esconde , esconde... é de morrer a rir....
É um gato travesso e bricalhão e incrivelmente meigo, é um verdadeiro DOCE....

Por isso com paciencia, e com o passar do tempo vai ter uma familia feliz, que poderá ir desde o conviver pacificamente ou serem grandes amigos.....só vai depender da personalidade do gatinho .
BOA SORTE

Felicidades
Cristina
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

segunda nov 23, 2009 2:36 pm

Ora bem, eu também precisava de uma ajudinha nesta área.

Tenho um gatito com 2 anos e um cão com uns 4/5 anos, ambos castrados. Este está connosco desde o verão e o gato desde os seus 2 meses de idade. O cão é muito meigo connosco e também com alguns cães, isto é, cães de familiares com quem já contactou e não se mostrou agressivo; já com cães que por aqui passam, não acha grande graça e vai sempre a correr atrás deles para os afugentar. O gato é muito territorial, tem um feitio lixado e só é super meigo comigo. É territorial ao ponto de fazer grandes figuras de poder quando alguém de fora ousa tentar entrar no meu quarto.

Como é óbvio, desde que adoptamos o cão sempre quis que eles se dessem bem. Tenho-os deixado ver-se, cheirado coisas um do outro, cheirarem-se debaixo da porta, já deixei o gato andar numa divisão à solta com o cão preso pela trela, mas o gato não ousa aproximar-se muito, apesar do cão só ficar com um ar muito sério a olhar e praticamente nem se mexer.

Há pouco, abri uma fresta da porta de maneira a o cão não conseguir passar e lá estavam eles a olhar um para o outro à distância sem ninguém se manifestar. De repente, o sr. cão decide fazer um avanço de boca aberta em direcção à porta e começar a ladrar! Claro que o gato fugiu a sete pés com o pelo todo eriçado e a bufar por todo o lado... Recuperou do susto rapidamente e passados uns 10 minutos, ainda de pelo eriçado, já estava novamente a cheiretar debaixo da porta.

Mas agora, com aquele "ataque" do cão, fiquei com medo... Que faço? Acham que é só uma questão de paciência e que com o tempo eles acabam por, pelo menos, se tolerar? Tenho medo, pois apesar da aparente passividade, pode haver um envolvimento qualquer e não é difícil adivinhar o desfecho...

Conselhos, sugestões, etc etc, aceitam-se :wink:
Mariana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 23, 2009 2:49 pm

Liebazinha Escreveu:ola a todos,

filnamente consegui aranjar uma gatinha, ela é muito meiga e deu-se logo muito bem com o pessoal ca de casa. eu tambem tenho uma cadela ha 11 anos, que é muito meiga e ja lidou com outros gatos, e para ela é indiferente a presença de gatos. no entanto quando tentei que elas se vissem a gatinha ficou assustada e começou a bufar (ate se borrou,lol), para a cadela como disse foi indiferente.

gostaria que me dessem algumas dicas, para facilitar a relaçao delas...principalmente da gatinha
Como a cadela esta acostumada a gatos, por certo que se sente a vontade em ir ter com a gatinha. Mas, essa aproximacao deve ser controlada por si ate certo ponto ja que a gatinha revela medo da cadela.
No entanto, estou confiante que e uma questao de tempo ate que a pequenita felina veja que a sua amiguinha que ladra, nao lhe quer fazer mal.

Mantenha as unhas da gata sempre aparadas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 23, 2009 4:08 pm

Imagem

é tudo uma questão de tempo e paciencia
anjjazul
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta nov 27, 2009 7:13 pm

anjjazul Escreveu:Imagem

é tudo uma questão de tempo e paciencia
É verdade com tempo e paciência, podem chegar a ser amigos também como estes:

Imagem
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta nov 27, 2009 7:33 pm

Ontem o meu cão empurrou-me quando ia a entrar na divisão onde estava o gato. Não foi uma luta bonita de se ver. Felizmente, ninguém se magoou, mas agora tenho duvidas que algum dia o gato tolere a presença dele por aqui...

É de salientar que o gato estava descansado a dormir num canto e quando se apercebeu levantou-se e fugiu. O cão é que, não sei porquê, insistiu atrás dele até o conseguir abocanhar.

Não vou desistir, mas confesso que agora fiquei ainda mais receosa... :?
Mariana
Responder

Voltar para “Gatos”