domingo nov 15, 2009 11:15 am
Bom dia!
O que é um facto é que as pessoas quando decidem ter um animal não o fazem conscientemente e não pensam, que ele, tal como nós poderemos ter problemas de saúde inessperados e que temos de estar preparados para eles, pobres , médios ou ricos.
Estou de acordo com o forista Gypsfulvus, na generalidade.
Há clínicas e clínicas, maus e bons profissionais; quanto a preços cabe ao dono informar-se previamente e considerar que o seu animal é um membro da família, para o qual tem de prestar assistência e cuidados; se não tem possibilidades, nõ o tenha. Já ouvi imensas barbaridades de donos que não levam há anos o seu bicho a um vet e fazem uma vida para si e para os seus, que aparentemente não lhes falta nada. Os portugueses gostam muito de "borlas".
Quando o meu querido gatinho era bébé, comecei a levá-lo à clínica da UZ, porque, ingenuamente pensava que estava a contribuir para a associação; depois deixei porque achei que o atendimento era deficiente para mim, para além de ficar distante da minha área de residência e resolvi mudar para outra clínica, considerada de luxo, com equipamentos modernos e atendimento, em termos de horário, mais alargado; tinha o meu gato uns três anos. O vet embirrava com o meu gato e vice versa, o tratamento que lhe receitou para o problema que me levou lá, foi prolongadíssimo e tinha-se resolvido em poucas semanas; depois disso ele voltou a ter o mesmo problema e voltámos à mesma história. E, o que eu vi por lá, donos de gatos e cães de raças apuradíssimas à cata das amostras de comida, conversas do género, ponha na minha conta que eu depois pago, uma pipeta de remédio para as pulgas dá para os meus cinco gatos, enfim, mas isto tudo com um ar! Resolvi mudar de clínica e novamente o problema do meu gato voltou; o vet dessa clínica, aconselhou-me a ir a outra , cujos vets eram bons e tinham equipamentos que ele não tinha, ecógrafo, rx, etc. E, foi assim que eu mudei e o meu bicho foi assistido nos seus últimos 8/9 anos de vida. Um pouco mais barata do que a outra dita luxuosa, mas na qual não havia cenas de embirração vet-animal e despesas tive muitas, porque ele precisou de muita assistência vterinária até à sua morte. Mas, nem me passou pela cabeça não incluir na minha lista de despesas, a sua alimentação e os seus tratamentos. Mas, nesta clínica, também ouvi barbaridades, como, por exemplo, matar o gato, porque tinha uma infecção num rim, tratável, desistência de tratamentos, complexos de estar a gastar dinheiro com um animal, enfim. Mas eles sabiam impôr-se.
Portanto há de tudo! Mas, o que eu ainda vejo é muita ignorância, muito pouca educação, muito pouco respeito pelos animais e muito pouco respeito por quem trabalha. E, só para terminar, eu, que lido com muita gente, ainda conheço quem tenha gatos em apartamentos não castrados, que devem ter uma casa com um lindo cheiro, que se o bicho vai ao vet porque teve um problema, se queixam que caríssimo! Cães em varandas ou presos em quintais em pior estado que os que estão num canil. E, meus amigos, sem dificuldades económicas!
<p>" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-á vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>