como é ser FAT ??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

katrina23
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:58 am

segunda nov 16, 2009 3:53 pm

Olá

Reparei q existem mts Fat por este forum, gostaria de saber como é ser Fat e como funciona....e já agora como conseguem ter Força para depois darem os bichanos?

Atenção q n posso ser Fat,com mt pena minha, pois casei-me recentemente e mudei-me para um apartamento.
Espero q não soe a desculpa...

Mas passo a vida á janela a "cuscar" a minha vizinha do Rés do chão, que penso q seja uma Fat, pois tem alguns gatos e vou reparando q nem sempre são os mesmos.

Qualquer dia a Sra Chama-me á atenção !!!
Pois deve pensar q sou uma grande cusca !!
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda nov 16, 2009 4:06 pm

Para mim é a melhor sensação do mundo quando os vejo bem entregues e felizes e amados. É certo que por vezes custa e há sempre aqueles que tocam mais fundo que outros ou pela sua personalidade, ou porque foram muito sofridos ou porque estiveram mais tempo para adopção. Mas é preciso estar consciente que não se pode levar todos para casa e que adoptamos um e outro e outro, cedo deixamos de poder ajudar mais. Como eu costumo dizer é preciso adorar animais, mas saber deixá-los ir. E nem todas as pessoas têm perfil para FAT, mas não há nada como experimentar pois o pior (que nunca é pior claro) que pode acontecer se não quiser dar o animal é ficar mais um membro para a família. Claro que nesses casos convém avisar quem está a divulgá-lo, pois é muito chato esforçar para um dono 5* e depois de ter um bom dono ter de dizer que afinal já não está para adopção.

Quanto à vizinha, porque não meter conversa com ela e até mesmo ajudá-la na divulgação se ela for mesmo FAT? :wink:

Quanto ao medo/receio do animal nunca ser adoptado, claro que uma adopção não tem dia nem hora marcada mas no geral consegue-se, claro que um animal jovem e sociável é sempre mais rápido a ser adoptado...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

segunda nov 16, 2009 4:14 pm

Para mim ser FAT é maravilhoso..É óptimo sabermos que estamos a ajudar um menino/menina, que estamos a contribuir para a sua felicidade!!Custa depois deixá-los ir mas nada é mais gratificante do que depois vermos fotos deles felizes, ou ir visitá-los e perceber o quanto são amados e bem tratados (normalmente as adopções são bem conseguidas, agora se estiverem a ser mal tratados, nada melhor do que levá-los pra casa novamente)
A vantagem mesmo de ser FAT é que além de estarmos a salvar uma vida, poderemos ajudar muitos mais..Se adoptarmos chega a um ponto que a lotação fica esgotada, agora sendo FAT é ajudar sempre mais e mais!!Claro que sendo FAT de algum depois pode ponderar-se adoptar..Mas temos que ser "conscientes" do que podemos e não podemos fazer............Penso que adoptar é muito agradável, mas ser FAT é uma sensação única..Custa mas depois acaba por passar!!
Quanto eles depois são felizes no seu lar nada mais maravilhoso do que pensarmos "Eu contribuí pra que ele/ela agora seja feliz e esteja vivo/viva" :D :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 16, 2009 7:14 pm

katrina23 Escreveu:Olá

Reparei q existem mts Fat por este forum, gostaria de saber como é ser Fat e como funciona....e já agora como conseguem ter Força para depois darem os bichanos?

Atenção q n posso ser Fat,com mt pena minha, pois casei-me recentemente e mudei-me para um apartamento.

Mas passo a vida á janela a "cuscar" a minha vizinha do Rés do chão, que penso q seja uma Fat, pois tem alguns gatos e vou reparando q nem sempre são os mesmos.

Ser Fat e, para alem do muito lindo, etc...e saber-se ser responsavel porque ser-se Fat nao e fazer festinhas e dar alimento a um animal que se albergue temporariamente.
E o dispensar de tempo suficiente com o animal, seja a entrete-lo, seja a trata-lo, seja a socializa-lo.
Ser-se Fat e, muitas das vezes, arranjar-se tempo onde ele nem existe.
Ser-se fat e vencer muitos dos obstaculos que por vezes nos sao apresentados pela atitude de o ser...
Ser-se Fat e saber amar e largar..........

Enfim...e levantar-se, um dia, e ter a boa noticia de que todos os esforcos compensaram porque um animal tera um Lar definitivo nas maos de alguem que continuara a acarinha-lo, trata-lo e ama-lo tao bem ou melhor que a propria Fat.

De cada vez que deixo um animal ir para um Lar, faco-me forte porque durante a sua estadia comigo andei a preparar-me para a despedida. E, de todas as vezes, nao obstante serem mais que muitas, as lagrimas afluem aos olhos mas logo me recomponho porque dei um animal com a conviccao do melhor para ele.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda nov 16, 2009 7:21 pm

leonildecarvalho Escreveu:

Ser Fat e, para alem do muito lindo, etc...e saber-se ser responsavel porque ser-se Fat nao e fazer festinhas e dar alimento a um animal que se albergue temporariamente.
E o dispensar de tempo suficiente com o animal, seja a entrete-lo, seja a trata-lo, seja a socializa-lo.
Ser-se fat e vencer muitos dos obstaculos que por vezes nos sao apresentados pela atitude de o ser...
Ser-se Fat e saber amar e largar..........

Enfim...e levantar-se, um dia, e ter a boa noticia de que todos os esforcos compensaram porque um animal tera um Lar definitivo nas maos de alguem que continuara a acarinha-lo, trata-lo e ama-lo tao bem ou melhor que a propria Fat.

De cada vez que deixo um animal ir para um Lar, faco-me forte porque durante a sua estadia comigo andei a preparar-me para a despedida. E, de todas as vezes, nao obstante serem mais que muitas, as lagrimas afluem aos olhos mas logo me recomponho porque dei um animal com a conviccao do melhor para ele.Leo
:wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 16, 2009 8:06 pm

e é também preparar os animais para outros lares. É preciso saber integrá-lo na nossa vida enquanto estiver conosco, porque somos a sua família, e saber depois libertá-lo, com o mínimo sofrimento possível para ele. Tem de se ter um coração muito forte, porque é destroçado e reconstituido com muita frequência... Eu sou péssima FAT com bebés bufanitos e resmungões... para os socializar é preciso criar laços, uma entrega total para que confiem em nós e procurem o afecto... os primeiros que tive foram dois manos e ficaram. Bem, um foi adoptado, mas devolvido... :roll: integraram-se tão bem, até a minha "generala" gosta deles. Costumava ter sempre 4 "cãozinhos" onde quer que estivesse, a esperarem-me à porta... agora são 6.

No entanto, para terem uma vida melhor e serem mais felizes daria qualquer dos meus gatos. Famílias temporárias somos sempre... é o tempo que cá andamos! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda nov 16, 2009 8:27 pm

Ser-se Fat e saber amar e largar..........Enfim...e levantar-se, um dia, e ter a boa noticia de que todos os esforcos compensaram porque um animal tera um Lar definitivo nas maos de alguem que continuara a acarinha-lo, trata-lo e ama-lo tao bem ou melhor que a propria Fat.

De cada vez que deixo um animal ir para um Lar, faco-me forte porque durante a sua estadia comigo andei a preparar-me para a despedida. E, de todas as vezes, nao obstante serem mais que muitas, as lagrimas afluem aos olhos mas logo me recomponho porque dei um animal com a conviccao do melhor para ele.

Leo
Não menosprezando as outras respostas e sabendo que as mesmas não estão para votação, esta é sem duvida a melhor, a mais completa.

Concordo plenamente, tudo é importante. Coloquei a bold uma frase muito pequena e simples, mas que tem uma enorme mensagem, para as verdadeiras FAT e também para as FAT ocasionais.

Além de tudo o resto " É preciso saber amar e largar"....

Não sabendo ultrapassar este ponto, nunca seremos uma verdadeira FAT...nunca chegaremos " aos calcanhares", daqueles que o sabem fazer, mesmo sofrendo por cada animal que vêm partir...porque conseguem enxergar mais longe, sabem que só assim é possível ajudar tantos outros que precisam....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 16, 2009 8:36 pm

Chamarrita Escreveu: e é também preparar os animais para outros lares. (...)
leonildecarvalho Escreveu: (...)E o dispensar de tempo suficiente com o animal, seja a entrete-lo, seja a trata-lo, seja a socializa-lo.(...)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 16, 2009 9:02 pm

Chamarrita Escreveu: e é também preparar os animais para outros lares. (...)
leonildecarvalho Escreveu: (...)E o dispensar de tempo suficiente com o animal, seja a entrete-lo, seja a trata-lo, seja a socializa-lo.(...)

Leo
tem razão.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
katrina23
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:58 am

terça nov 17, 2009 9:51 am

"Ser-se Fat e saber amar e largar"

Pois, eu difcilmente poderia ser uma boa FAT :!: :!:

Ou melhor, até podia ser, mas tinha que ser muito, muito rica, para os acolher a todos e ficar para sempre com eles :wink:

O meu Gato preto ( Martim ) veio de uma FAT, na altura fiquei maravilhada com aquele ambiente, mas caí logo em mim q não tinha condições para ter uma familia daquelas!!

Mas nem sabem a odisseia q foi Adoptar um gato preto.
Já pensava em ter outro gato, mas nessa altura lembro-me de uma campanha de adopção em q apenas os gatos pretos ficaram por adoptar...
Foi nessa altura q decidi q haveria de ser um preto...

Passamos por um questionario, meus deus !!
Se tinhamos mais gatos, se eramos casados, se viviamos em vivenda ou apartamento, etc, etc
( não critico, eu faria o mesmo :D )

Só á 3ª FAT é q consegui adoptar...

Tiro o meu Chapéu a todas Voçés e os meus Parabéns pelo vosso trabalho , Força e coragem!!

Imagem
eneto
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2003 12:44 pm

terça nov 17, 2009 4:23 pm

olá a todos!

aqui está uma questão que me suscita alguma curiosidade, confesso, porque gostava de acolher temporariamente meninos que necessitem!!

uma das minhas questões é a seguinte: tendo eu dois peludos em casa como se faz para acolher um outro, se os meus não têm as vacinas em dia?.... é perigoso, certo?...

Quem se pode contactar para nos oferecermos como FAT's? ....
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça nov 17, 2009 5:08 pm

eneto Escreveu:olá a todos!

aqui está uma questão que me suscita alguma curiosidade, confesso, porque gostava de acolher temporariamente meninos que necessitem!!

uma das minhas questões é a seguinte: tendo eu dois peludos em casa como se faz para acolher um outro, se os meus não têm as vacinas em dia?.... é perigoso, certo?...

Quem se pode contactar para nos oferecermos como FAT's? ....
Não leve a mal pelo que lhe vou perguntar, mas porque é que os seus não têm as vacinas em dia?
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça nov 17, 2009 5:11 pm

Comporta com certeza alguns riscos, não só se os seus não estiverem vacinados, mas também se algum dos gatinhos recolhido for FIV ou FELV +, e se não estiver desparasitado, mas isso resolve-se com um isolamento nos primeiros dias até estar o teste feito e o pequenote estar desparasitado. Mas de certeza que quem já aqui respondeu saberá dizer melhor do que eu.

Também gostava de poder ser FAT, infelizmente de momento não tenho ainda posses que me permitam fazê-lo, nem casa para isso, mas é algo que não excluo vir a fazer de futuro. Há tantos a precisar..
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça nov 17, 2009 5:14 pm

Convém estar vacinados e para quem é FAT ainda mais. Deve começar por aí. Depois tem duas hipóteses ou contacta uma associação e mostra a sua disponibilidade ou dentre os vários tópicos urgentes escolhe um caso ou um animal que lhe toque. Mas é fundamental estar certo que se tem as condições para tal.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano

terça nov 17, 2009 9:29 pm

no caso de o gatinho acolhido ser FIV, nem se põe em questão o contágio a outros, se não houver lutas sangrentas (que a castração evita) ou sangue envolvido nas partilhas de caminhas, taças, etc, durante os 10 minutos que o vírus sobrevive no exterior; mas o gatinho seropositivo pode apanhar doenças de que os gatinhos residentes sejam portadores, ainda que assintomáticos. As vacinas também reduzem bastante a excreção de vírus nestes casos (por exemplo, um gato portador de calicivirus, sem sintomas, está permanentemente a excretar o vírus, extremamente contagioso; com vacinas, não se impede a infecção mas atenuam-se muitos dos sintomas, que podem ser gravíssimos e ainda mais com um sistema imunitário comprometido. No caso do FELV, o contágio é mais fácil mas a vacinação dos gatos da casa contra FELV previne problemas.

Eu não defendo muitas ideias, mas acho que esterilização/ castração + vacinação são IMPRESCINDÍVEIS. É muito triste perder-se uma vida por uma doença perfeitamente evitável.
Responder

Voltar para “Gatos”