Importante! Casal de papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
rraimundo
Registado: domingo ago 19, 2007 11:14 pm

terça nov 17, 2009 12:46 pm

Bom dia,

tenho um papagaio cinzento africano femea com um ano e 4 meses, faz exactamente hoje e gostava de adquirir um macho mas ainda bebe...

será que se vão dar juntos?
é que quero daqui a uns 3 ou 4 anos fazer criação...
podei coloca-los na mesma gaiola?

P.f. ajudem-me neste dúvida
:)
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

terça nov 17, 2009 12:55 pm

bem.. poder podes.. nao deves ;/.. primeiro.. essa femea e mansa? domesticada? e que se for e capaz de ser ainda mais problematico.. porque costumam ser extremamente ciumentos e no caso de o ver como intruso as coisas podem correr mal.. e tadinho.. seria ainda um baby...

sinceramente eu acho que devias coloca.lo noutra gaiola.. deixa.los se acostumar um ao outro.. observar as suas reaccoes e caso forem ambos mansos.. penso que a abordagem inicial deveria ser feita fora da gaiola...

com o tempo possivelmente as aves habituar-se-ao e com sorte emparelhar-se.

mas agora a criacao...bem.. criar papagaios cinzentos da trabalho.. e preciso um viveiro muito grande.. de preferencia externo.. dependendo da tua zona, um abrigo nocturno.. muitos galhos.. cordas.. coisas k estimulem-nos a acasalar.. e um grande tronco oco pendurado la bem no alto para as aves nidificar...
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

terça nov 17, 2009 12:57 pm

Talvez aqui consigas alguma ajuda e esclarecimento quanto a tarefa que te queres realizar!

http://papagaiocinzento.com/

Mas como sayers disse! Muitíssimo complicado e não recomendado a pessoas comuns!
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça nov 17, 2009 2:29 pm

Então amigos.... os papagaios cinzentos são a espécie de papagaios mais fácil de criar, e criam imensas vezes em espaços que nem era previsto que criassem, já vi criarem em gaiolas de um metro quadrado.

Tem de pensar bem e informar-se dos passos necessários a dar para adquirir outro papagaio e o que já tem não ficar ciumento, claro que acontecerá durante uns tempos mas dependerá de si, a rapidez com que se darão bem.
ter desde o principio os dois a mesma gaiola vai ser impossivel, pois o bebe, vai precisar de tempo para ser aceite pela dona da gaiola, e aí concordo com os outros foristas quando falam em duas gaiolas lado a lado e convivio só fora das gaiolas.

Descreva mais aprofundadamente a sua relação com a sua papagaia e os hábitos dela, alojamento, alimentação, etc... e tentarei explicar-lhe os passos a seguir para poder ter um casal, amigo e que daqui a uns anos (os que eles quiserem) façam criação.

www.papagaiosinteligentes.com
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

terça nov 17, 2009 3:04 pm

Caro forista rraimundo

Primeiramente deixe lhe dar os parabéns pelo facto de ser mais um amante destas aves maravilhosas.

Se pensar juntar um macho a uma fêmea tem de ter uma coisa em atenção. O macho deverá ser maior do que a fêmea pois ele terá de ser o dominante dentro da gaiola para que exista possibilidades de futuras criações.

Juntar o macho jovem à fêmea também jovem??? Poderá juntá-los mas deverá primeiramente apresentar os dois.
de qualquer forma deverá sempre respeitar o período de quarentena.

Criar papagaios cinzentos é tão fácil como criar piriquitos, basta ter todas as condições necessárias para o fazer.

Aqui no forum existe um tópico que dá umas luzes como fazer criação de papagaios cinzentos com alguma facilidade e sucesso

Deixo aqui o atalho para lá chegar
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57370

boa sorte
lmgcardoso
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça nov 17, 2009 8:23 pm

Concordo quase na totalidade com o lmgcardoso e o João, apenas com uma ligeira excepção.

Os Papagaios Cinzentos não são assim tão fáceis de criar.

Claro que não estamos a falar da criação em si, mas de tudo que a envolve, começando logo pela compatibilidade entre o casal, que por vezes se pode revelar algo dificil.

Exceptuando isto, tudo o resto não me oferece grandes dúvidas.

Quanto à gaiola de criação, ao contrário do que se possa pensar, nem deve ser muito grande... 1,5 mt de altura e 1mt x 1mt de largura x x comprimento são mais do que suficientes.

O Papagaio, como qualquer ave, gosta obviamente de voar, mas não o faz propriamente dentro de uma gaiola. Na gaiola é um trepador por natureza.

Se queremos proporcionar a um Papagaio espaço para voar, aí sim, poderemos falar em grandes dimensões ou como opção, a paixão do João, que é o vôo livre.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Joaoejoca
Membro Veterano

terça nov 17, 2009 11:53 pm

O voo livre não é a minha paixão, é a paixão das aves.
Eu tento proporcionar-lhes o melhor estilo de vida possivel...
rraimundo

quarta nov 18, 2009 2:58 pm

Boa tarde meus senhores,

desde já agradeço a todos as respostas que obtive à minha questão.

Então é o seguinte, a Chica, que esta cmg desde os seus 4 meses, e tem agora um ano e quatro meses esta em casa numa gaiola igual a esta (muitas vezes fica solta!)

http://pet4you.net/index.php/vmchk/aves ... rnera.html

A nivel de alimentação ela come ração nutribirdP15 da versele-laga, algumas mistura de sementes para papagaios da prestige e fruta, cenoura, batata, ervilhas, um pouco de td o que for legume e ouver lá em casa. Adora uvas, laranja...

A relação connosco é a seguinte: praticamente so deixa que eu lhe toque! Eu é que cuido dela, eu é que lhe fiz o desmame e dei a papa, as vezes ainda lhe dou por golusice :), ela gosta de andar no meu ombro, mãos?, so as vezes, mas a papagaia gosta tanto de mim que ate regurgita comida qd estou com ela! Tem imensos ciumes da minha filha, simplesmente não a tolera, a minha filha tem 20 meses e a chica 16, ou seja, qd adquirimos a chica já a maria era nascida mas mesmo assim se estiver com ela no colo a chica morde-me e morde a maria! Pois, é ciumenta...

Se comprasse outro papagaio já era para não esperar que ela ficasse mais adulta e depois ser ainda mais dificil aproximar outro papagaio... por isso expus a minha questão...
é claro que teria que usar outra gaiola para o novo membro da familia, uma proximo da outra, de dia para dia cada vez mais proximo, e a chica solta para não estranhar e poder aproximar-se da outra gaiola ao seu gosto...

O meu unico receio é que depois seja tarde...
Qt à criação e espaço para tal não me preocupo pq td se arranja. Brevemente iremos para uma casa onde construirei um viveiro para as minhas futuras aves e um canil para os cães do meu marido, por isso, estas gaiolas seriam provisórias...
daqui a poderem criar faltam uns 3 anos...

Cump., Rute e Chica! :)

[/url]
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

quarta nov 18, 2009 3:39 pm

bem, com tantos mimos, esse papagaio tem mais sorte que eu ha ha :lol:
bem.. parece que e mais ou menos como disse entao.. sera um pouco complicado gerir tanta personalidade, ao introduzir um novo membro.. bem.. o unico conxelho entao que lhe dou e o de apos alguns meses de convivio entre as duas aves.. que va, gradualmente prestando menos atencao do sentido emocional e de mimos as aves.. ate porque, preferia perder alguma ligacao com as aves senao, toda, manter apenas a confianca em vez de impedir que as aves se ligassem. e muito dificil segundo o pouco que sei, manter uma relacao como a que tem, com um casal de aves, qual seja a dos papagaios cinzentos, monogamos extremamente fieis.
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta nov 18, 2009 6:00 pm

Cara forista rraimundo

Na alimentação deverá ter duas coisas em atenção:
nunca dê abacate ou chocolate ao seu papagaio pois isso irá matá-lo pois são venenosos para os papagaios. (como já alertado aqui em vários tópicos do forum)

Em questão a ele "papagaio" gostar mais de sí, é natural visto ter sido vc que o alimentou e cuida dele, lhe dá atenção e responde às iniciativas quando ele se aproxima de sí.

Atenção a deixar crianças ao pé dos papagaios. Por norma os papagaios não são muito adeptos das crianças, é lógico que com tempo e apresentação tudo se resolve, mas por princípio crianças e papagaios são duas coisas que não se ligam muito. Porquê??? Por vários motivos como por exemplo:
As crianças se movimentam muito bruscamente o que os papagaios não gostam.
Dentro do grupo (adultos e crianças) aos olhos do papagaio, as crianças são os indivíduos mais fracos e por isso terem de ser colocados na base da hierarquia do grupo.

Quanto ao criar ou não criar, em minha opinião vc só tem a ganhar com pelo menos criar uma vez.
Uma forma de os papagaios demonstrarem que estão bem no hambiente que os rodeia é se reproduzindo.
Criar papagaios à mão desde tenra idade é super compensador

Mas isso terá de ser vc a decidir. Mas no que puder ajudar estarei por aqui

boa sorte
lmgcardoso
rraimundo

quarta nov 18, 2009 6:05 pm

Obrigada Imcardoso e sayers pelas respostas :)

A única questão é se devo agora ou não comprar outro papagaio?! Vamos ter que ponderar bem...

Mais um avez o meu obrigada :)
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 8:48 pm

Na minha opinião, só você pode saber qual será a melhor altura para comprar um papagaio novo, pois ninguém aqui conhece a sua agenda.
Para o comprar, acho que devia pensar quanto tempo vai ter para eles por dia, nesta fase da sua vida. Se achar que consegue dar atenção suficiente aos dois, muito bem, se acha que agora anda demasiado ocupada e não vai poder dar atenção aos dois, é melhor esperar um bocadinho, os primeiros meses são decisivos e deve escolher uma altura em que possa dar-lhes mais atenção. Se pensar em comprar antes das suas férias por exemplo, tem ali logo uns quantos dias para lhes dedicar e assim poder criar laços com o novo, não descurando a sua papagaia e assim evitando que ela crie sentimentos de ciume do novo.
Quando decidir adquirir o novo papagaio, avise para podermos dar alguns conselhos sobre os primeiros dias.
Boa sorte

www.papagaiosinteligentes.com
Responder

Voltar para “Aves”