Bulldog Francês com olho azul

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bouledogue Francês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: AnaPonei

Responder
Livil
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça out 27, 2009 1:01 am

Olá a todos os frequentadores do fórum.

Venho aqui a este fórum e a outros de raças aqui da Arca com frequência pois considero estes fóruns um verdadeiro prazer de leitura para pessoas que como eu têm cães.

Nunca tive aqui conta e resolvi criá-la hoje mesmo até porque tenho uma dúvida e gostava de saber se me podem esclarecer. Já a lancei no f´rum geral de cães mas penso que aqui também faz sentido.

Aqui vai ela:

Hoje, em conversa com uma amiga minha que vai adquirir uma bulldog francês, ela comenta que a cachorra é puríssimo, com excelente pedigree, pais registados no CPC, com LOP. É uma cachorra de uma ninhada de um criador com afixo daqueles conceituados da nossa praça.
Conheço-a bem e sei que jamais iria nas cantigas de um "criadeiro".

Até aqui tudo bem, até que ela me diz que tinha escolhido uma cachorra irmã mas que o criador não a vende a ninguém porque a mesma, muito estranhamente, nasceu com um olho azul. A minha amiga tinha escolhido essa não devido a esse pormenor da cor do olho, escolheu-a porque adorou a distribuição das malhas pretas no pêlo branco. Foi aí que o criador lhe disse que essa não poderia ser porque essa tinha um olho azul. Segundo ela, nem o criador sabe como é possível, nunca tal lhe aconteceu. Mesmo por isso não a vende a ninguém.

Achei aquilo muito estranho até porque sei que, por exemplo, os boxers brancos, mesmo filhos de pais com LOP, não podem ter LOP, tal como os dálmatas que nascem com um olho azul não podem. (estarei enganado?)

Tendo em conta que a cachorra não é cega do olho, tem um olho perfeitamente normal mas azul, e que essa cor de olhos não é aceite na raça... as minhas questões são:

No fórum geral de cães explicaram-me que um cachorro assim pode ser registada no CPC, uma vez que os pais têm LOP.

Explicaram-me que um cão assim pode ter LOP mas não pode é participar em exposições, porque é desclassificado.

Como se trata de um bulldog francês, a minha dúvida agora é:

Será que a cachorra não poderá ter algum problema de saúde associado?
Surdez, por exemplo?
Parece que o vet diz que não, mas eu acho isto muito estranho, depois de anos de criação... nasce, pela primeira vez, um cão com um olho azul? Assim, sem mais nem menos?
Como é que é possível?

Alguém me sabe dizer?

Cumprimentos
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça out 27, 2009 9:30 am

Boas.

Já lhe expliquei, no outro tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 85#1066785 , quais os procedimentos do RC (registo condicionado).

Quanto ao olho azul, erros genéticos são sempre possíveis, também acontecem no ser humano.

Veja-se o caso do David Bowie, por exemplo.

A probabilidade de surdez, no lado do olho azul, de facto aumenta.

Foi por esse motivo que recomendei, no outro tópico, que a fêmea fosse esterelizada.
<p>Cumprimentos, </p>
AnaPonei
Membro Veterano
Mensagens: 615
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Localização: Bouledogues Franceses e Bulldogs Ingleses

segunda nov 09, 2009 1:56 am

Também tenho um amigo que comprou uma cadela por um preço simbolico pq tem o olho azul e o criador deixou-o ficar com ela, pq sabe que não a vai cruzar e está mto bem entregue.

Esta situação pode acontecer devido a inúmeras circunstâncias, mas, comparando o incomparável, mantendo a sua linha de raciocinio:

Em anos de criação nunca aconteceu ao criador, provavelmente até com o mesmo casal de progenitores... Como explica que os meus tios (sempre o mesmo casal de progenitores :lol: ) tenham tido 3 filhos (a mais foi eleita a bebe mais bonita da australia no ano 2000) o último super perspicaz e malandro que só visto, e o do meio tem trissomia 21. Podia ter nascido com um olho azul e outro castanho.... Who knows...


Eu não comprava, mas para quem quer um cão para companhia e não pretende expor ou criar, porque não? Ao menos não vem de uma puppy mill e sim de um criador consciente (pelo que descreve).
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 09, 2009 2:20 am

um erro genético que torna um olho azul pode trazer outros problemas, que só o tempo revelará. Em minha opinião, o criador faz bem em conservar consigo a cadelita, já que é a única forma de assegurar que não haverá reprodução. Também compreendo a relutância em inscrever no LOP uma cadela com um erro genético que a exclui da reprodução/exposições -afinal, o objectivo dos criadores é o melhoramento das características das raças, quer para reprodução, quer para exposição.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Livil
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça nov 10, 2009 6:42 pm

Segundo sei o criador registou a ninhada, incluindo a cadela com o olho azul porque ela é filha de pais com muito bom lop e faz parte da ninhada, mas não a vende, nem a vai deixar procriar.
Parece que em anos e anos de criação nunca lhe tinha acontecido e nem conhece antepassados de cães seus com olho azul. Agora nasceu esta assim vá-se lá saber porquê.
O curioso, ou não, é que todas as pessoas que vão ver os cachorros é logo essa que querem por acharem mta piada a essa característica.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 7:00 pm

a sério? :) pensava que esses canitos já eram suficientemente originais! :lol: mas essa cadelinha é uma raridade. Não se arranjam umas fotos? ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Livil
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça nov 10, 2009 7:07 pm

Chamarrita Escreveu:a sério? :) pensava que esses canitos já eram suficientemente originais! :lol: mas essa cadelinha é uma raridade. Não se arranjam umas fotos? ;)
Fotos não tenho e a minha amiga não tirou à cadelinha mas por acaso estive a ver na net e aparecem de facto algumas fotos de bulldogues franceses com um olho azul.
Experimente escrever no google imagens "french bulldog blue eye" e vai encontrar.
Ficam tão estranhos com um olho azul.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 7:46 pm

obrigada, vou ver. Mais estranhos ainda! :roll: :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SaraBarroso
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 07, 2009 10:07 am
Localização: Bouledogue Françês (Scott)

quarta nov 18, 2009 10:21 am

"Mais estranhos ainda!"

Não percebi!!!! :o
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 18, 2009 6:18 pm

acho os bulldog, em geral com um ar estranho; os franceses, mais estranhos; e com um olho, ou ambos os olhos azuis, mais estranhos ainda! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Bouledogue Francês”