Atitude em relação a pedidos de donativos, etc.

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 18, 2009 10:18 pm

PauloC1 Escreveu: Pensei que a diferença era obvia, mas ok, eu digo-lhe....a diferença é que num caso falamos de vidas humanas e no outro falamos de animais.
então é uma questão de valor? consegue encontrar diferenças entre o valor da sua vida e o valor da vida de outro ser senciente? Acha que a sua vida vale mais, que a vida humana vale mais, apenas por ser humana? Pode fundamentar?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 18, 2009 10:53 pm

PauloC1 Escreveu:
Uma curiosidade minha: já elegeu alguma associação para dar o seu contributo?
Quanto às comparações de animais com seres humanos, gostava sinceramente que me explicasse a diferença no caso vertente. Pode ser que a minha perspectiva esteja errada e a mude.
Pensei que a diferença era obvia, mas ok, eu digo-lhe....a diferença é que num caso falamos de vidas humanas e no outro falamos de animais. Se isso para si não é diferença suficiente para tornar os casos incomparáveis, não lhe posso dizer mais nada.

Quanto à associação que eu elegi...diga-me lá, é suposto eleger uma? É suposto sequer contribuir para o bem-estar animal, para emitir uma opinião sobre o que se acha correcto? A senhora já governou algum país para poder eleger um governo ou pender para este ou aquele partido?
Está a ver no que dão as comparações absurdas ;)
Pensei que seria suficientemente claro, dado até o contexto anterior e quando fiz o sublinhado, que o exemplo que dei se referia à questão da quantidade de vidas salvas, mas então não me terei feito entender com a clareza necessária. Esclareço melhor: não estava a comparar, no caso vertente, o valor intrínseco da vida de um animal com o da vida de um ser humano.

Quanto à associação que terá ou não elegido, pensei que seria “suposto”, sim, nas duas interrogações que faz, pelo seguinte: primeiro, porque está num fórum sobre o bem-estar animal; segundo, porque procura acerrimamente convencer os ajudadores independentes das vantagens do trabalho integrado nas associações. (Ainda não vi, pelo menos aqui, nenhum ajudador independente dizer, quanto mais batalhar nisso, aos que defendem o trabalho em associações que as abandonem e venham trabalhar em regime independente.) Terceiro, porque disse antes:

“Se eu quiser ajudar, não crio a minha associação, procuro uma que já exista. Quanto muito, com o meu contributo, como qualquer associado, posso tentar influenciar o rumo e o futuro dessa associação.”

Supus, portanto, que quisesse ajudar e fosse um adepto praticante das associações. Mas realmente estava lá o “se”…

Daqui que a minha pergunta era pertinente e mantenho-a.

Se não elegeu nenhuma associação, eu concluo o seguinte das suas próprias palavras: não é ajudador independente porque não concorda; e não faz parte de nenhuma associação porque não quer ajudar.

Se está no seu direito de emitir opiniões sobre o que não faz? Está, sim, mas então as suas opiniões não têm o mesmo valor de quem arregaça as mangas e faz qualquer coisinha.

Por fim (e constatando que tem boa memória), digo-lhe que resulta do que ficou acima que comparação absurda é aquela que acaba (novamente) de fazer. E comento (novamente) que as comparações absurdas têm o efeito contrário daquele que se pretende. E vou demonstrar porquê: não ter governado um país não me impede de votar nas legislativas nem de pender para um partido; mas já me impedirá de tentar convencer o primeiro-ministro de que deve seguir a minha opinião pessoal sobre este ou aquele assunto da governação, porque ele não me reconhecerá autoridade para isso.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta nov 18, 2009 10:58 pm

Chamarrita Escreveu:
Claudiaest Escreveu: Portugal morrem MUITOS MAIS GATINHOS do que aqueles eutanasiados dessa forma na RSPCA e de formas MUITO mas muito mais cruéis
?
Ai sim ? Não existem estatisticas, dái que essa afirmação é gratuita...não vale nada :roll:
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 18, 2009 11:01 pm

Já sei citar!... Obrigada, Chamarrita, ainda não tinha reparado no quadradinho. Daaah... (no sentido de "sou mesmo totó")
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

quarta nov 18, 2009 11:07 pm

não, não falamos de números, isso é você que pensa, eu falo da forma como eles morrem, porque independentemente de como eles infelizmente continuam a morrer, e se eu puder escolher a forma como e isso implicar uma morte digna, e puder evitar que animais perfeitamente adoptáveis e sãos sejam adoptados e sobrevivam ao invés de morrerem indiscriminadamente então eu farei essa escolha.

A escolha tem que ser feita enquanto existir sobrepopulação e a batalha deve ser na frente com a esterilização, mas até esse dia é nosso dever evitar a morte lenta e dolorosa e pouco digna de animais não lhe parece? Ou para si uma eutanásia é a mesma coisa que um cão morrer atropelado e encostado numa vala sem ajuda?
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
Claudiaest
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 11:13 pm

Está, sim, mas então as suas opiniões não têm o mesmo valor de quem arregaça as mangas e faz qualquer coisinha.
Porque é que se coloca na posição de pensar que é a única aqui que faz alguma coisa pelos animais? As pessoas que proferem opiniões diferentes das suas, então automaticamente são pessoas que nada fazem pelos animais? :o
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 18, 2009 11:23 pm

Claudiaest Escreveu:morte digna, e puder evitar que animais perfeitamente adoptáveis e sãos sejam adoptados e sobrevivam ao invés de morrerem indiscriminadamente então eu farei essa escolha.

A escolha tem que ser feita enquanto existir sobrepopulação e a batalha deve ser na frente com a esterilização, mas até esse dia é nosso dever evitar a morte lenta e dolorosa e pouco digna de animais não lhe parece? Ou para si uma eutanásia é a mesma coisa que um cão morrer atropelado e encostado numa vala sem ajuda?
Não é a mesma coisa. Mas não fale em dignidade da morte, primeiro a dignidade é sua (dignidade enquanto valor humano) e depois porque se trata não de sofrimento aliviado, mas de uma vida roubada porque não existem adoptantes. A não ser que os animais não adoptados sofram e manifestem esse sofrimento. Onde é que existe dignidade ao determinar que um animal não pode continuar a viver se não for do modo que desejamos para ele? Como é que eu posso pensar sequer em tirar a vida a um ser que brinca, come, dorme, que leva a sua vida (desin)feliz?

Se a morte se aproxima de forma dolorosa, é nosso dever proporcionar uma morte sem dor, com tranquilidade e amor. Só eutasil e falta de adoptantes não chegam. Mas esta é a minha opinião.

Em dois pontos concordo consigo: é preciso esterilizar e é urgente educar.

Mas matar, em vez de aliviar a dor (de quem, se não é do animal?....) ou apressar a morte... não. Corrigir a asneira não passa por eliminar as suas vítimas.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 18, 2009 11:29 pm

leonildecarvalho Escreveu:(...)

Ja agora e, nao me vou alongar muito pois esta-me a ser tremendamente dificil escrever num PC com teclado diferente e sem acentos, mas gostaria de perguntar a Claudia se por acaso nao sabera de casos de canideos, alguns ate premiados, de cacadores e nao so, em que desde o dia 1 da sua existencia ate ao dia em que morrem DE VELHOS, que nunca sairam das suas Boxes a excepcao de quando vao fazer o seu trabalho?
Ainda, qual o tempo maximo e de limite para decisao de abate de um animal que nao tenha sido adoptado? (esta questao e tambem para a Claudia)
Agora, e ja que este topico enveredou, mais uma vez como em quase todos eles, por um caminho diferente, ja que se falava dos pedidos de dinheiro para se ajudarem animais que os "ajudadores independentes, ajudam" e passou ao rumo das Associacoes QUE, volto a referir nao teem espaco fisico nem capacidade financeira para ajudar ou receber os milhares que os "os malandros dos mendigos ajudadores, ajudam (!) ao esmifrarem-se psicologicamente, financeiramente e fisicamente", resta-me dizer que, concordo em pleno com a tassebem, em parte com o Vasco e com mais alguns. Mas nao concordo com os que estao contra se ajudarem animais, pedindo para tal, ajuda a quem tenha vontade em ajudar. Cada um manda no seu bolso e so sao enganados os que nao tomem previdencias em acautelar o seu interesse; uma dadiva seria e de boa vontade para casos devidamente comprovados.

(...)

Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 11:37 pm

Claudiaest Escreveu:
Está, sim, mas então as suas opiniões não têm o mesmo valor de quem arregaça as mangas e faz qualquer coisinha.
Porque é que se coloca na posição de pensar que é a única aqui que faz alguma coisa pelos animais? As pessoas que proferem opiniões diferentes das suas, então automaticamente são pessoas que nada fazem pelos animais? :o
A Tassebem não disse que era a única, disse que as opiniões de quem apenas opina têm valor diferente das opiniões de quem age.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 11:50 pm

Claudiaest Escreveu:
Onde é que eu me coloquei na posição de pensar que sou a única aqui que faço alguma coisa pelos animais?

E de onde decorre das minhas palavras que as pessoas que têm opiniões diferentes das minhas são automaticamente pessoas que nada fazem pelos animais?

Já que leu a minha resposta ao PauloC1, e se ler as minhas outras respostas, eu tenho defendido aqui, no debate com os outros foristas, precisamente o direito a ter a minha opinião: no caso, a de que, nas circunstâncias que temos, os ajudadores independentes fazem falta, sim.

Já agora, faço-lhe a mesma pergunta que fiz ao Paulo C1: faz parte de alguma associação?

São, portanto, três perguntas no total que eu gostaria de ver respondidas por si.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

quarta nov 18, 2009 11:54 pm

PauloC1, deve ter alguma trauma com cargos politicos...perdeu alguma eleição recentemente ou quando era criança? ou na escola a sual lista não foi eleita? Mas onde foi buscar a ideia que os independentes querem criar associaçõezinhas, para serem eles a mandar? E o mais engraçado é pelo que se depreende das suas palavras, nem sequer as associações ajuda? não tem de o fazer é certo, nem precisa de o fazer para opinar, mas não deixa de ser curioso constatar de que é mais um treinador de bancada, que cá temos.

Cláudia, vamos então a coisas pessoais, uma vez que abriu essa porta...eu tenho neste momento dois cães em FAR, 6 que começaram como FAT e passaram a definitivos e um deles ainda está para adopção ver tópico da Nikki oito meses sem qualquer contacto para adopção, cadela esta que apanhei na beira da estrada atropelada e paguei sozinho a recuperação dela. Fora todos os que por aqui passaram em FAT e todos os que por aqui passaram resgatados por nós e por nossa conta e risco, sem ajudas e com todos eles mantemos contacto.

Realmente as incoerencias do seu discurso deixam-me boquiaberto...Cria um Blog para contar a triste história da INADOPTÁVEL (segundo os seus parametros) Safira, blog esse que neste momento só serve para se auto-promover como treinadora, repleto de videos das suas aptidões como tal. Diga-me uma coisa do dinheiro que ganha como treinadora, que percentagem encaminha para as associações?

Só mais uma questão, agora quando a Safira desapareceu, segundo sei dava uma avultada recompensa para quem a encontrasse....nessa situação de aflição que eu compreendo, não utilizou o seu discernimento, frieza e capacidade de racionalizar as situações, que adquiriu na RCSPA para pensar que esse dinheiro poderia ter ajudado muitos animais adoptáveis, que estão nas associações?

E a cachorra( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#936763) que recolheu da rua com uma doença de pele e teve na sua casa e para qual abriu um tópico para sua adopção, antes de a levar para casa, contactou alguma associação para a recolher, tentou colocá-la em alguma associação e custear as suas despesas??

Claudia entenda que eu não tenho nada contra si só acho que deve manter um discurso coerente de acordo com as suas ideologias....

PEDRO
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
Claudiaest
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 1:00 am

Realmente as incoerencias do seu discurso deixam-me boquiaberto...Cria um Blog para contar a triste história da INADOPTÁVEL (segundo os seus parametros) Safira, blog esse que neste momento só serve para se auto-promover como treinadora, repleto de videos das suas aptidões como tal.
Terreno escorregadio o de assumir e falar do que não sabe.

Eu criei o blog da Safira para promover a raça dela e a forma como treino (método positivo) e tenho muito orgulho nisso. Eu continuarei a promover o método de treino positivo porque a alternativa inclui o que eu considero métodos que não respeitam o bem-estar dos cães. A Safira protagoniza no blog, por variados motivos, o principal de fazer as pessoas entenderem que uma raça estupidamente considerada perigosa pode ser bem treinada e educada para ser um cão sociável equilibrado como qualquer outro, e que nem todos os cães daquele tamanho e aparência são perigoso, mesmo que vindos da rua, adoptados, e com um passado desconhecido.

Foi o Pedro que passou pela Safira várias vezes e nunca sequer a ajudou porque não valia a pena, eu sei disso, como também sei que aconselhou a Nádia a eutanasiá-la, você próprio assumiu isso - eu não faria o mesmo. Se eu a tivesse encontrado e tivesse tomado responsabilidade por ela, eu poderia ter tomado essa opção, mas se fosse outra pessoa e me pedisse conselhos eu diria o que digo a muitas pessoas que mo pedem " a decisão é tua". Eu tomo responsabilidades pelas minhas acções e não pressiono nem aconselho ninguém, em casos específicos, a eutanasiar nenhum cão NUNCA.

Portanto a sua moralidade termina quando nem consegue distinguir uma coisa da outra, e quando vem para aqui dizer que somos cruéis e que queremos fazer dinheiro etc e tal, quando é você que faz dinheiro à custa dos animais abandonados e é você que sugere eutanásias a pessoas sózinhas que tentam contra tudo e todos.

Por isso é que continuo a insistir na existência de associações onde várias pessoas avaliam o caso e têm parametros com que se reger, não é só olhar para o cão e dizer "eutanasia", nem a decisão deve ser tomada de ânimo leve nem por uma só pessoa.

Fique sabendo que a minha área é a reabilitação de cães agressivos, logo não tenho "interesse" nenhum na eutanasia de animais com problemas, o meu papel na RSCPA era precisamente reabilitar cães que à partida seriam casos perdidos. A RSPCA gasta muito dinheiro, recursos e tempo a recuperar cães muito doentes que fisica quer comportamentalmente, no entanto, fá-lo não à toa, faz avaliando os recursos, espaço tempo e qualidade de vida que esse animal pode ter.

E sinceramente continua o Pedro a vangloriar quantos cães salva como se isso fosse passaporte para fazer e dizer tudo e valer mais do que os outros. O senhor não me conhece nem faz a mais pálida ideia do que eu faço para ajudar ou não, não sabe porque eu não tenho necessidade de me gabar de tal. Aliás se todos os que aqui estamos partilhassemos essas histórias seriamos todos heróis, não se pense mais que os outros.
Só mais uma questão, agora quando a Safira desapareceu, segundo sei dava uma avultada recompensa para quem a encontrasse
Pois sabe mal, porque nunca cheguei a estender esse pedido, porque não foi necessário felizmente. Mas daria o dinheiro que fosse necessário para a reaver.

Mas existe uma diferença entre nos responsabilizarmos por um animal que é nosso e ainda por cima quando ele desapareçe por culpa nossa, do que estarmos inseridos numa associação onde entram dezenas de cães diariamente e ter que avaliar se alguns terão alguma vez na vida hipótese de ser adoptados.

Talvez você deixasse a Safira desaparecida, mas ela não estava doente, nem tem problemas comportamentais e tinha uma casa, existe uma diferença, e o Pedro parece estar tão cego pelo seu pobre julgamento que nem está vê a diferença.
E a cachorra( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#936763) que recolheu da rua com uma doença de pele e teve na sua casa e para qual abriu um tópico para sua adopção, antes de a levar para casa, contactou alguma associação para a recolher, tentou colocá-la em alguma associação e custear as suas despesas??
Ainda bem que pergunta, sim tentei sim senhora. 3 associações na área, tentei contactar, porque era extremamente complicado ficar com ela visto que morava num apartamento com 2 cães e 2 gatos e vizinhos que começavam a arranjar problemas e queriam-nos dali para fora. E sim, propus pagar os tratamentos e até a sua esterilização. Aliás o meu primeiro apelo foi para FAT na qual eu pagaria os tratamentos e tudo, por hora do desespero. Mas todas estavam abarrotadas e tive eu que me "amanhar". Ela foi adoptada quase aos 7 meses, porque até lá não encontrei adoptante que eu considerasse apto. Se não aparecesse nenhum ela ficaria comigo até que tal aparecesse.

Portanto para a próxima não pense que sabe o que não sabe.

Esteja ciente de uma coisa, eu acho que se deve fazer um rastreio de que animais podem ser adoptados. Defendo que dada a sobrepopulação de animais, que os que são doentes e/ou comportamentalmente inaptéis devem ser eutanasiados se não existir meios financeiros e/ou outros recursos de os reabilitar. Esta é a minha posição clara e precisa. Não defendo eutanásia de cães saudáveis seja porque motivo fôr.
Claudiaest
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 1:04 am

E de onde decorre das minhas palavras que as pessoas que têm opiniões diferentes das minhas são automaticamente pessoas que nada fazem pelos animais?
Essa está implicita na sua frase anterior. Mas se não era isso que queria dizer, então tudo bem, entendi mal, ainda bem que não acha isso.

Porque pareceu estar a diferenciar quem arregaça as mangas e quem a pensa que não arregaça as mangas.

Já agora, faço-lhe a mesma pergunta que fiz ao Paulo C1: faz parte de alguma associação?
Isso dar-me-ia algum privilégio ou mais valia para esta conversa?
Chamarrita
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 1:23 am

Cláudia, finalmente compreendi a sua posição. Obrigada pelo esclarecimento. :)
Tassebem
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 1:35 am

Claudiaest Escreveu:
Essa está implicita na sua frase anterior. Mas se não era isso que queria dizer, então tudo bem, entendi mal, ainda bem que não acha isso.

A frase anterior a qual? À que citou?

Porque pareceu estar a diferenciar quem arregaça as mangas e quem a pensa que não arregaça as mangas.

E estava, no contexto em que estava. Mas continuo a perguntar donde é que decorre disso que eu ache que as pessoas com opiniões diferentes das minhas são automaticamente pessoas que nada fazem pelos animais?

Isso dar-me-ia algum privilégio ou mais valia para esta conversa?
Para esta conversa, no sentido de dar mais validade à opinião de quem tanto pugna pelo trabalho integrado em associações, não lhe dava nenhum privilégio, mas dava-lhe uma mais-valia em termos de autoridade.
Além disso, estou aqui a fazer uma pequena estatística.

Esclarecido isto, pode responder às perguntas, por favor?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”