WC Ratz

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta nov 19, 2009 8:02 pm

Boas

Esta é mais dedicada aos Ratzodependentes.

Ontem, coisa que raramente acontece, andei a cuscar os Petsites da da Kathamina e reparei num WC que ela usa nas ratz, além de que, em algumas fotos vi que o único substrato é uma manta no fundo da gaiola.

Eu nunca havia experimentado tal técnica, já que, desconhecia por completo que elas (as ratz) utilizassem o WC.

E é aqui que aparece a miha dúvida:

Dá resultado ? Xixis e cócós são sempre feitos no mesmo sitio ou mesmo com WC, acabam por urinar fora do WC.

Como habituar ?

Existe alguma técnica ou basta colocar e é instintivo ?

Achei bastante interessante esta situação, já que, a dar resultado, é bem melhor para o bem estar dos animais, ao invés de estarem num substrato onde existe urina e fezes à mistura, pese embora o facto de ser mudado com mais ou menos frequência.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quinta nov 19, 2009 8:40 pm

PaulloSantos Escreveu:Boas

Esta é mais dedicada aos Ratzodependentes.

Ontem, coisa que raramente acontece, andei a cuscar os Petsites da da Kathamina e reparei num WC que ela usa nas ratz, além de que, em algumas fotos vi que o único substrato é uma manta no fundo da gaiola.

Eu nunca havia experimentado tal técnica, já que, desconhecia por completo que elas (as ratz) utilizassem o WC.

E é aqui que aparece a miha dúvida:

Dá resultado ? Xixis e cócós são sempre feitos no mesmo sitio ou mesmo com WC, acabam por urinar fora do WC.

Como habituar ?

Existe alguma técnica ou basta colocar e é instintivo ?

Achei bastante interessante esta situação, já que, a dar resultado, é bem melhor para o bem estar dos animais, ao invés de estarem num substrato onde existe urina e fezes à mistura, pese embora o facto de ser mudado com mais ou menos frequência.
e é bom para os donos também :D
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quinta nov 19, 2009 8:43 pm

Habituá-las a fazer os cócós é bastante simples, as minhas fazem-no desde o primeiro dia, quanto aos chichis é que já é pior, normalmente é onde calhar 8)
A maneira mais simples do meu ponto de vista é colocar o substracto tipo aparas de madeira ou cats best no wc e depois uma manta ou algo do género n oresto e elas normalmente têm como hábito ir a zona do substracto fazer o dito cujo, comigo resulta muito bem e para limpar em termos de cócós está tudo na caixa deles por isso é fácil :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta nov 19, 2009 9:26 pm

Paulo, mas os panos são mudados de 2 ou de 3 em 3 dias. Pelo menos, eu já experimentei e era isso que tinha de fazer. Pelo menos nas fêmeas. Nos machos então...

Mas mesmo usando litter, vou passar a usar o wc.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta nov 19, 2009 10:22 pm

Imagem

8) , as Ratz são hiper mega rifixes, lol
Aí fica a minha gaiola, estou a usar 2 W.C´s, no inicío quando eram apenas 2 ratz, habituaram rápido.
Truque: Diferentes litters, no meu caso, usava e continuo a usar, tapetes e os w.c´s com aparas de madeira.
Uns tempos depois de terem chegado comecei a usar esse sistema, porque a minha gaiola é bastante grande, então nos primeiros tempos colocava os cócós no recipiente e elas começaram a ir lá.

Quanto aos xixis, é por todo o lado mesmo.

Situação actual, são 4 ratz, elas fazem no W.C, mas a Native não atinou com o sistema, ás vezes faz, outras nem por isso.

Eu limpo a gaiola de 2 ou de 3 em 3 dias, os tapetes, as camas suspensas em trapilho, tenho sempre reservas para andar a mudar.
Eu acho e é apenas a minha opinião, que é um "sistema" mais higiênico, mas dá algum trabalho.
Como tenho as ratz em casa, higiêne para elas e para mim.

Em relação ás caminhas suspensas e os niveis com bases feitas em trapilho, como o tecido absorve, elas não ficam muito tempo em contacto com urina, claro que é necessário mudar de x em x dias.

:D
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 1:39 pm

Muito obrigado pelas informações.

Além de esclarecido, deu também para tirar uma ideias que pretendo colocar em prática.

Cambada de ratzodependentes 8)
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Kathamina
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 7:34 pm

Ratzodependentes, onde, onde? 8)

Depois mostra faxabor, ehehe
Beijinhos
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta nov 20, 2009 7:39 pm

Este verão visitei o Convento de Cristo em Tomar, e não é que os ratinhos e ratazanas que por la devem andar são bem higienicos? Tinha por lá uns recipientes com areia que acho eu seriam para colocar as piriscas dos cigarros, mas quem os usavam eram os bichos, pois estavam cheiinhos de cocos :lol: :lol: :lol:
Kathamina
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 7:42 pm

c_saraiva Escreveu:Este verão visitei o Convento de Cristo em Tomar, e não é que os ratinhos e ratazanas que por la devem andar são bem higienicos? Tinha por lá uns recipientes com areia que acho eu seriam para colocar as piriscas dos cigarros, mas quem os usavam eram os bichos, pois estavam cheiinhos de cocos :lol: :lol: :lol:
LOOOOOOOOOOOOOOOOOL
:lol:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta nov 20, 2009 7:45 pm

Kathamina Escreveu:Ratzodependentes, onde, onde? 8)
Onde? A minha Takshaka está a adorar o tópico ahah :lol: :twisted:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Kathamina
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 7:51 pm

Nazgul93 Escreveu:
Mauahahah, o teu avatar :lol:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta nov 20, 2009 8:00 pm

Kathamina Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
Mauahahah, o teu avatar :lol:
:twisted: :twisted:

Va nao "estróvu" mais com off's, que a takshaka está a adorar as vossas ratz :twisted:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
piriii
Membro
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

sexta nov 20, 2009 8:08 pm

As minhas e os meus também fazem as necessidades no WC, mas tenho de ter quase um WC por cada andar. Quanto ás limpezas também é mais ou menos como kath de 3 em 3 dias, ou senão o meu pai passa-se com o cheiro :twisted:

Os panos pessoalmente não gosto nada, quando fazem xixi em cima deles é um cheirinho, ui !! :?
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 8:20 pm

Depois mostra faxabor, ehehe
Beijinhos

As minhas Ratz estão numa gaiola que eu comprei numa altura em que me ofereceram um suposto coelho anão.

O gajo não era anão, era apenas bébé e como eu percebo tanto de coelhos como de agricultura, quando dei por ele, tinha quase uma lontra em casa.

A Gaiola tem 90 cm de comprimento, 40 cm de altura e 50 cm de largura.

Fiz-lhe uma adaptação para lhe aumentar a altura para os 60 cm.

Entretanto, a donas Ratz, lixaram-me o fundo em plástico e por muito que tenha tentado, não consigo encontrar um que sirva em lado algum. Por isso tive de improvisar um novo fundo.

Mas diga-se em abono da verdade que, inicialmente, o meu objectivo nas Ratz, era ter alimento para as cobras (as crias, claro)

Daí que, a minha preocupação com o alojamento, era que fosse suficiente para lhes proporcionar uma boa qualidade de vida, mas sem grandes mariquices, já que, não me queria apegar muito a elas.

Como era inevitável, não consegui esse objectivo e fiquei completamente apaixonado por elas.

Daí que, agora já pense nas tais "mariquices" que acho muito interessante para elas e lhes proporcionam uma qualidade de vida excelente.

Por esse facto, ando a pensar construir uma gaiola de raiz, mais ou menos com 1mt x 1mt x 1mt e claro, enfeitar aquela coisada toda.

Ao ver as fotos do teu petsite, fiquei cheio de ideias e com uma vontade enorme de avançae o mais rapidamente possivel com o projecto.

Vamos ver o que vai sair daqui.
<p> </p>
piriii
Membro
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

sexta nov 20, 2009 8:41 pm

A pouco tempo fiz uma gaiola com o meu namorado (claro, que sozinha não ia sair nada de jeito), ficou bem gira e o mais importante é fácil de limpar. Ainda falta por mais alguns andares e umas escadinhas etc...
Vou ver se meto aqui um foto :)
Responder

Voltar para “Exóticos”