Começar um aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sábado ago 22, 2009 10:45 am

Olá...
Muito bom dia e desde já muito obrigado a todos quantos responderem!
Eu estou a colocar este tópico porque tenho agora entre mãos um projecto que em termos de tamanho poderá não ser muito grande mas em termo de ambição quero ver se sim.. E definitivamente a longo prazo... Algo para ter completamente pronto a arrancar daqui a meio ano, um ano.. Quero ter a matéria toda muito bem estudada.

Bem, chega de introduções e vamos ao que interessa!
O meu objectivo futuro é ter um aquário.. Nada de exageradamente grande, mas tenho alguns parametros que queria ver cumpridos. Nomeadamente o ser de água quente, o querer um aquário plantado(este pode ser contornado e não ser cumprido), o querer outras criaturas que não peixes nomeadamente camarões e caracois, o querer ainda pelo menos tres especies de peixes diferentes e por fim querer que uma dessas espécies se reproduza com facilidade em cativeiro!

Como podem ver pelo número de parametros que coloquei ao meu projecto vai ser mesmo a longo prazo o que não me assusta já que quero tempo para pensar nisso. A ajuda que pretendo de vocês peritos em aquariofilia é essencialmente técnica. Não quero que pensem que quero tudo de bandeja. Se me informarem tudo bem, mas ao menos queria uma ilucidação dos procedimentos nomeadamente os parâmetros que são inprescindíveis ter controlados.
E depois queria que me apresentassem espécies de peixes e dos "seres" que pedi para eu ir investigando e propondo para ver se com vocês descubro espécies que se dêem bem(e com isto quero dizer que coabitem sem se agredirem biologicamente)

Desde já e como disso no princípio.. Muito obrigado por quem responder e se prestar a ajudar neste pequeno grande projecto!
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 22, 2009 5:14 pm

Aquilo que pretende fazer é simples se para já abandonar a parte do "plantado". O chamado aquário plantado é complicado para principiantes.

Se com plantado quer dizer aquário com plantas, é simples. Dentro daquilo que pretende há espécies bem fáceis e que coexistem perfeitamente.

Invertebrados: Camarões caridina japonica e red cherry.

Caracóis: Neritinas e ampulárias.

Peixes: vivíparos como guppy e platy

Flora: Musgo e feto de java, anúbias, elódeas, valisnéria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CHGA
Membro Veterano

sábado nov 21, 2009 11:35 pm

Voltei ao fórum depois de algum período de ausência de alguns meses por motivos pessoais.. Penso que o local onde irei passar mais tempo a partir de agora será por aqui visto que há coisas que nos marcam e decisões que tomamos na vida que tomam contam do resto e que quando olhamos para trás vemos que começamos a gostar daquilo mais do que pensávamos. Na altura em que coloquei este post era um objectivo que tinha, neste momento é algo que quero e que me vai dar muito muito muito gozo fazer.
Estou neste momento a tentar arranjar o aquario que queria preferencialmente usado por motivos económicos, mas em caso de novo tendo em conta os preços que tenho visto será no máximo de 80L.
Estive no outro dia numa loja em que me falar de 1L por cm de peixe o que me parece bem porque os peixes que irei ter inicialmente serão pequenos. Nessa mesma loja vi um peixe papagaio que achei lindo mas penso que inicialmente seria água a mais para o meu aquário( :lol: :twisted: :lol: )
Tendo em conta isso e através da sugestão que me foi feita inicialmente queria que me aconselhassem tendo em conta os 80L de aquaria a quantidade de indivíduos de cada espécie que descriminarei aqui.
Tinh para isso pensavo em musgo de java para o fundo central e em fetos de java.
Pensei também em Microsorium pteropus e/ou Hygrophila polysperma
mas tendo em conta que gostava de ter ancistrus não sei qual delas ou se alguma delas é indicada para eles...
De resto em termos de peixes talvez platy.
Tinha pensado ainda em colocar ampulárias e red cherry's.
Queria para isso saber a quantidade que de cada um me aconselham para o tamanho de aquario...

Abraços e Beijinhos
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo nov 22, 2009 12:21 am

Boas

Antes de pensares em espécies concretas, deberias saber qual o ph da tua água. Como deves saber cada espécie tem requesitos diferentes.

Sobre material em 2ª mão, vou mandar pm.
CHGA
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 12:29 am

Sim, sei e penso que tanto em temperatura como em ph como em dureza os que pensei são compatíveis.

Quanto ao material, obrigado :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça dez 01, 2009 2:58 pm

Em várias lojas há um guia grátis sobre como começar e a manutenção de aquarios, como dispor as plantas, como tratar de camarões e peixes, filtros, etc, etc.
Se quiseres manda me o teu email e eu digitalizo te isso :)
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça dez 15, 2009 12:46 am

MrWoofWoof Escreveu:Olhaaaaaa, CHGA, quanto custou mais ou menos o aquário? :oops: (sei que não são perguntas que se faça, mas não vou a uma pet shop à muuuuuuuuuuitooooo tempo).
Caso alguém tenha ideia, agradeço valores entre os 60l e os 80l. :D

Cumps
Já não é necessário. :D
Responder

Voltar para “Peixes”