Terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Cobrah
Membro Júnior
Registado: sábado nov 21, 2009 5:28 pm

domingo nov 22, 2009 1:09 pm

Tenho estado a pensar e , sera q e possivel criar um habitat artificial que seja comfortavel e fiel ao habitat natural da cobra do milho?
Com todas as condiçoes necessarias ao seu desenvolvimento são e natural?
Nao queria que a minha Corn fike stressada ou maltratada.
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo nov 22, 2009 1:34 pm

possivel é. mas tudo depende da tua disponibilidade para construir tal espaço e mais importante ainda, da tua disponibilidade para assegurar a manutenção de tal espaço.

é para isso mesmo que existem terrários/vivários...
Cobrah
Membro Júnior

domingo nov 22, 2009 1:41 pm

Obrigado. Estou a pensar em adiquirir um terrario de (Comp. x Larg. x Alt.) - 118 x 38 x 60 cm sendo que o minimo para a elaphe guttata seria 100.50.50, pensei em adquirir um com menos lagura e mais altura, visto que tem habitos arboricolas.
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo nov 22, 2009 2:34 pm

elas gostam de se aventurar em ramos e assim, mas pelo que tenho visto até agora, nao sei se terão preferencia por isso.

na minha opinião deverias apostar num terrario com mais comprimento do que altura.

e ja agora, qual a idade da cobra? nas pesquisas que fiz sobre cobras, sempre li que cobras juvenis devem ser mantidas em faunários, de modo a reduzir o stress, e só quando mais adultas é que se pode começar a pensar num terrario de maiores dimensoes.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo nov 22, 2009 2:52 pm

Cobrah Escreveu:Obrigado. Estou a pensar em adiquirir um terrario de (Comp. x Larg. x Alt.) - 118 x 38 x 60 cm sendo que o minimo para a elaphe guttata seria 100.50.50, pensei em adquirir um com menos lagura e mais altura, visto que tem habitos arboricolas.
Não faças isso, elas são preferencialmente terrestres, por isso não percas largura para dar altura, 50 cm de altura está óptimo para uma adulta. E como disse o thaurer, essas medidas são apenas para quando ela for adulta, em pequenas o ideal é usar um faunário, as suas reduzidas dimensões dão-lhes maior conforto e andarão menos stressadas. Deves também usar papel de cozinha como substrato para teres maior controlo sobre as fezes da cobra, detectas mais facilmente qualquer anomalia. Quando for adulta já a podes transferir para esse terrário, decorado ao teu gosto.

Cumps
cornman
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 2:09 pm

domingo nov 22, 2009 3:03 pm

Boas

Noto que pensas em adquirir uma corn, é uma especie docil e relativamente facil de manter se respeitares todas as necessidades do animal...
No entanto, nao adquiras a corn sem antes teres tudo preparado para a receber.

Como provavelmente vais ter uma bebe, por exemplo podes utilizar um faunario..

Quando ela for maior, tens aqui o topico do meu terrario com uma lista de materiais e respectivos custos, so para ficares com uma luzes...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

se tiveres alguma duvida podes sempre mandar PM...

Abraço
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo nov 22, 2009 3:05 pm

Se for uma baby, pode e deve, utilizar um faunário.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
cornman
Membro

domingo nov 22, 2009 3:15 pm

Existem alteranativas ao Faunario de Plastico... por exmplo, eu prefiro aquarios em vidro das mesmas dimensoes do faunario...
NunoGil
Membro
Registado: terça out 13, 2009 8:11 am

domingo nov 22, 2009 3:19 pm

Cobrah depois das horas que passei aqui ontem a responder-lhe a uma serie de perguntas que colocou só me leva a querer que anda aqui a gozar com os foristas e agradecia também que não abrisse 50 tópicos diferentes cada vez que quer perguntar algo. Se ontem lhe expliquei e dei um link que para uma guttata baby o ideal e um faunario e lhe indiquei tudo o que necessitava qual é a sua duvida?
NunoGil
Membro

domingo nov 22, 2009 3:21 pm

cornman Escreveu:Existem alteranativas ao Faunario de Plastico... por exmplo, eu prefiro aquarios em vidro das mesmas dimensoes do faunario...
Por isso e que depois o pessoal vem dizer que a cobra fugiu, os faunários são estrategicamente desenhados de modo a que não exista hipótese de fuga desde fechado correctamente.
cornman
Membro

domingo nov 22, 2009 3:29 pm

A mim nunca ninguem me ouviu dizer que a cobra fugiu, se conseguem escapar é porque nao estava tapadas como deve de ser... sim porque elas nao fazem magia...

sempre usei de vidro, devidamente tapado porque é do senso comum que as cobras tem boas skills...
NunoGil
Membro

domingo nov 22, 2009 3:34 pm

Isso do elas não fazerem magia especialmente em bebes mesmo as corns e especialmente as lampropeltis é bastante subjectivo. São as mestres da fuga. onde cabe a cabeça minúscula de uma cobra bebe passa o resto do corpo portanto tens que pensar que se tu sabes como fazer as coisas ha quem não saiba, e este jovem pelo que já me deu a entender não sabe, não que saber e ainda anda a gozar com quem o ajuda.
Cobrah
Membro Júnior

domingo nov 22, 2009 4:26 pm

Ainda nao tenho a cobra, quero preparar tudo antes de a compra
Obrgd pelas dicas e quando e pequena dev-se usar papel absorvente como substrato para identificar o periodo de defecçao e todos os parasitas que possam existir e tembem e mais seguro para a cobra certo?
Já me informei sobre quase tudo...
Muda de pele, alimentaçao ( o ke e quando ), temperamento, terrario ( agora ja sei quais as medidas certas) ha e verdade, o terrario deve ser antifuga certo, e k acho que as Corn Conseguem abrir o terraio, por isso vou comprar um com trancas.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo nov 22, 2009 4:33 pm

NunoGil Escreveu:
cornman Escreveu:Existem alteranativas ao Faunario de Plastico... por exmplo, eu prefiro aquarios em vidro das mesmas dimensoes do faunario...
Por isso e que depois o pessoal vem dizer que a cobra fugiu, os faunários são estrategicamente desenhados de modo a que não exista hipótese de fuga desde fechado correctamente.
Não há terrário ou faunário 100% eficaz...

a minha Lampro conseguiu fugir do faunário, e acredites ou não, estava completamente fechado quando dei pela fuga... Agora perguntas por onde é que ela fugiu? Não faço a mais pálida ideia... :?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo nov 22, 2009 4:33 pm

NunoGil Escreveu:
Nuno na verdade desde que correctamente fechado todos os recipientes são à prova de fuga... isto é válido para faunário e terrários. Ou seja, se tomadas as devidas cautelas, e verificado a existência de pontos críticos corrigidos de forma apropriada, nenhuma cobra deverá poder fugir.

Na verdade e pegando no exemplo da Exo, analisando um terrário de 30x30x30 e um faunário dos de maior dimensão, se não for tomada nenhuma medida correctiva E se ambos os recipientes estiverem correctamente fechados a probabilidade de fuga é maior no faunário, devido à grande possibilidade de folga entre a parte superior e a base do mesmo (para quem tem e ou já leu os mil e um posts em que refiro esta questão). Mais uma vez, tive apenas 2 fugas, em ambos os casos pela minha holbrooki. Num dos casos de um terrario da exo de 60x45x60, com toda a certeza por descuido de quem ficou a cuidar dela durante uma ausência minha de 3 dias, no outro de um faunário da Exo, completamente fechado (utilizou o método de fuga acima descrito, pelo que passei a usar fita cola para selar os quatro lados quando a cobra o justifique).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”