COELHO ANAO vs CHINCHILA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
cfernandes34
Membro
Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm

domingo nov 22, 2009 3:24 pm

qual destes dois é mais facil de criar? em termos de despesas quam dá mais?

pergunto pois estou indeciso entre as dus especies e apenas tenho espaço para um casal:S
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo nov 22, 2009 3:30 pm

Depende muito! O coelhos é mais fácil de criar!
Se queres um casal para criar, os coelhos são mais rápidos! Agora se queres um casal, do mesmo sexo! As chinchilas são melhor!

As chinchilas, no meu ponto de vista são melhores que os coelhos como animal de estimação! Mas para tal requerem mais atenção da parte dos donos, e trabalho que os coelhos!

Já agora chinchilas só se for para teres dentro de casa!

depois disto ainda ponderas tem um casal de chins?
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 4:20 pm

entao secalhar vou arriscar ter um casalito de chinchilas.
elas com o tempo tambem sao capazes de ter filhotes nao?

eu gosto de faer criaçao nao para vender, mas pelo prazer de ver as crias a crescerem..e taol lindo :)
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 4:33 pm

Então dá um salto aqui ao blog: http://clubedaschinchilas.blogspot.com/

Já pusemos lá muito informação básica necessária para quem tem chinchilas e quem quer ter chinchilas!

Vou ver se escrevo um artigo ou encontro um artigo já feito sobre o comportamento das chinchilas!
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 4:42 pm

ja estive a ler os artigos do blog, muito bons.

mas entao, criar chinchilas é muito complicado ou elas ate criam bem?

isto é, se eu tiver um casal delas elas terao filhotes com facilidade ou nem por isso?
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 5:03 pm

Se for um casal de certeza que terá criação! Mas o melhor é mesmo arranjar um casal jovem da mesma idade a um criador da sua zona!

Para além de ter um animal com pedigree! Sendo jovens são mais fáceis de juntar um com outro! E como o macho só é fértil a partir dos 5 ou 6 meses, dá tempo há fêmea para crescer o suficiente para não ter problemas durante a gravidez!

Se pedir logo ao criador ele de certeza lhe arranja um casal que se deia as mil maravilhas! É menos um problema! E depois como são novos conseguem se habituar mais depressa as pessoas!

Já agora tem forma de arranjar uma gaiola com as dimensões parecidas aos modelos double da imac: http://www.imac.it/cincilla.html?main_start=0

Acho estas dimensões a mais apropriadas para quem quer fazer criação, a nível caseiro!

Sei que conseguem criar bem em gaiolas mais pequenas! Mas porque ficar numa casa quando podem ter um palácio, que até nem é caro!
Se quiser uma destas da imac! eu posso lhe dar o site da Agroexit! eles são os fornecedores de produtos desta marca!

E eu gosto mesmo muito dos produtos e da qualidade!
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo nov 22, 2009 8:42 pm

cfernandes34 Escreveu:qual destes dois é mais facil de criar? em termos de despesas quam dá mais?

pergunto pois estou indeciso entre as dus especies e apenas tenho espaço para um casal:S
Se só tem espaço para 2, vai meter um casal para quê??
Para depois não ter espaço para as crias?
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 9:05 pm

É fácil encontrar quem queira Chinchilas hoje em dia Kathamina! E se já tiverem pedigree! Ui!

Até se pode dar-se o caso do user ganhar paixão e começar a trabalhar a sério na criação de chinchilas! Ai pode sempre trocar chinchilas com outro criadores, por novas cores!

As crias a meu ver nem, é um problema! Na realidade nem convém ficar com elas! Tirando um ou outro que tem carateriscas que os criadores querem guardam e trabalhar!

A melhor solução com as crias é trocar por outras chinchilas, com outros criadores! Ou então vender a quem se sabe que vão cuidar bem delas!
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 9:08 pm

o espaço que tenho ja é a contar com as crias, nao se aflijam que os meus animais sao todos muito bem tratados.

so que como sou novo nesta especie gostava de saber mais entende?

gostava mesmo de ter chinchilas bebes, devvem ser linda =)
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 9:15 pm

São lindas!

As minhas ainda são novas demais para terem seja la o que for! Mas já vi crias ao vivo de um casal de cinzentas, em Portimão! E são um amor!

Mas lembre-se! a gestação dura 111 +-! Mas após 2 meses é altura de desmamar as crias se elas ja comerem comida solida! E separa-las dos pais, para evitar zangas por parte do pai ou tentativas deste acasalar com as filhas!
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 9:16 pm

sim sim, eu andei a ler informaçoes sobre as chinchilas e sobre os coelhos anoes.

diga me outra coisa, junto as chinchilas nomalmente numa gaiola, e elas depois quando quiserem acasalam correcto? nao é preciso fazer mais nada pois nao?
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 9:35 pm

Se derem-se bem! é esse o plano das coisas!
junto as chinchilas nomalmente numa gaiola, e elas depois quando quiserem acasalam correcto?
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 9:36 pm

entao esta bem

pra uma pessoa como eu que esta a começar que especie/cor aconselham?
Silviel
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 9:44 pm

De-me a localização da sua zona! Eu verifico se existe algum criador na sua zona! Ou então alguém aqui é capaz de dar uma lista com todos os criadores também!
cfernandes34
Membro

domingo nov 22, 2009 9:46 pm

sou de sao joao da madeira, no distrito de aveiro
Responder

Voltar para “Exóticos”