Furão que morde seriamente

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

segunda nov 23, 2009 4:14 am

OK, todos os tópicos que li referem-se a mordidelas normalmente quando os pequenos se encontram a brincar.

Adoptei uma pequena,chama-se Phoebe. Tem 7 meses, conviveu com os irmãos e pais. Mas o os donos previos sempre lhe pegaram com luvas porque ela mordia muito.

Infeliz sorte, de me morder a mim também. Mas a mordidela foi de tal forma (mordeu e continuou a cravar), que por questão de segurança foi ao hospital onde pela ferida que tinha me receitaram antibiotico. Não foi necessário outras medidas visto ter as vacinas em dia.

Agora tentei utilizar o bitter spray, sem resultado. Tentei dar-lhe nutriplus gel, mordeu o Tubo.

Ela quando chegou fez diarreia e tremia bastante. Devia estar asustada...

Passado um bocado, fui ve-la novamente. Ao minimo toque ela tenta logo morder.

Conselhos?
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda nov 23, 2009 7:57 am

Dá-se bem com o espanhol? Neste foro encontra dois artigos que lhe dão umas ideias de como proceder http://huroncetes.com/forums/t/4346.aspx
http://huroncetes.com/forums/t/7456.aspx

E um tradutor para a ajudar http://tradukka.com/

Antes de a juntar aos outros e dependendo da sua proveniência, poderia ser conveniente fazer um exame parasitologico às fezes. E não os junte de uma só vez, vá fazendo uma introdução lenta e de preferência em territorio neutro para que os de casa se habituem a ela sem se sentirem ameaçados. Nem sempre acontece mas é uma probabilidade.

Como a furi não está socializada e teve pouco contacto humano, meu primeiro pensamento é que está cheiinha de medo e como resposta, logicamente, morde. Há portanto que primeiro que tudo, não a assustar e deixar que se familiarize com o ambiente e as pessoas. Deixe-a andar à vontade, não lhe toque e procure ganhar a confiança por meio de premios e de jogos. Por ex sacos plasticos, toalhas velhas, bolas de papel. Atenção não vá ela ser de comer coisas e roer os sacos ou as bolas. A chave é paciência e persistência. Bater ou castigar mais irá a reforçar os seus medos.

Que ccor tem essa furanita? Há casos em que são surdos, sobretudo os panda e os blaze e não ouvem o dono aproximar-se. Neste caso, haveria que proceder de maneira diferente. No site de Kary, encontra um bom artigo sobre isto
http://www.todohurones.com/2_sordera1.html

Ainda há pouco passei uns tips sobre morder, aqui na arca, se os encontrar, passo-lhos.
rakuyo
Membro

segunda nov 23, 2009 7:15 pm

Vou ler então os artigos.

Eles estão separados, Puka e Flick numa gaiola e a menina em outra.

Eu também acho que ela esteja cheia de medo, pensei que tivesse frio, mas quando está a dormir, dorme profundamente. Quando dá conta que estou a ve-la, acorda e começa a tremer. Farta-se de morder as mangas das camisolas, isto através das grades da gaiola.
Ontem deixei-a cheirar todo o ambiente que a rodeia, tive sempre com atenção não fosse ela, morder me os pés!

Criei petsite

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/phoebe/47306

As marcas de mordidelas dos meus dedos não saem tão cedo, furanita brava....óbvio que fico irritada mas nunca lhe bato, só lhe tenho dito não, foi assim que consegui que o Flick não andasse a morder os pés a ninguém.
rakuyo
Membro

segunda nov 30, 2009 5:23 am

A Phoebe já está mais ambientada, anda mais tempo livre que na gaiola. Os novos manos é que não gostam muito da liberdade dela, mas dão-se bem. Para minha surpresa, a furanita impõe-se perante os dois machos. Não sei que fiz aqueles furões mas estão tão 'lamechas'...têm mais medo dela, do que ela deles.

Já faço festinhas na cabeça, mas ás vezes ainda se nota a desconfiança...tenta morder.

Comecei por colocá-la no meu quarto. Ela escondeu-se, tinha medo. Sentei me no chão, sem exagero uns 20 minutos á espera que ela viesse ter comigo. Estava sempre a fazer barulho: com sacos, com as bolas que têm guizos. Constantemente a falar, para que ela se ambienta-se á minha voz.
Veio ter comigo, eu com medo que ela me morde-se nos pés (estava descalça), cheirou e lá viu que não valia apena morder. Quando me mexia, lá se assustava e recuava um bocado...isto era vaivém constante (eu mexo-me, ela recua).
Tentei começar a brincar com ela, com o saco plástico e com um chinelo, funcionou bastante bem. Não largava o chinelo, eu a puxar e ela a fazer aquele barulho tradicional (estou chateada! é meu!).

Tenho repetido estre processo nos ultimos dias e tem funcionado bastante bem. E as feridas da minha mão...estão a sarar. Já está a nascer uma unha nova por baixo da que ela fez questão de arrancar :?
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

segunda nov 30, 2009 9:51 am

leia a minha história que postei aqui ao lado a alguém com o mesmo problema...tenha calma a minha demorou quase um ano até que eu tivesse plena confiança nela!e ela...em mim claro ;)
boa sorte
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
Miclas
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

quinta dez 03, 2009 8:03 pm

Olá. Dou-te um o conselho. Quando ele te morder os dedos pega nele com uma mão mas lhe apertes para ele não se aleijar, depois com a outra mão dá-lhe levemente no focinho e diz firmemente "Não". 8) Ou então esfrega na tua mão um produto próprio para Furões, que eles acham desagradavel ou vinagre. :wink: Boa sorte
Cumprimentos 8) :D
Miclas
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quinta dez 03, 2009 9:39 pm

Miclas Escreveu:Olá. Dou-te um o conselho. Quando ele te morder os dedos pega nele com uma mão mas lhe apertes para ele não se aleijar, depois com a outra mão dá-lhe levemente no focinho e diz firmemente "Não". 8) Ou então esfrega na tua mão um produto próprio para Furões, que eles acham desagradavel ou vinagre. :wink: Boa sorte
Miclas
lol :lol:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rakuyo
Membro

sexta dez 04, 2009 1:26 am

Agradeço o conselho, mas sabes que os furões têm uma articulação temporomandibular muito forte e têm movimentos muito rápidos. Tenho mais dois furões e até agora esta fêmea revelou-se um desafio bastante complicado. Terá que passar de um morder por 'medo' para um moder de 'brincadeira', o que leva o seu tempo. Existem muitas tácticas, mas não coloco a hipótese de bater-lhes por menos que seja. Sou apologista do castigo verbal e quando me morde ignoro-a por uns momentos.

Cumprimentos
Miclas Escreveu:Olá. Dou-te um o conselho. Quando ele te morder os dedos pega nele com uma mão mas lhe apertes para ele não se aleijar, depois com a outra mão dá-lhe levemente no focinho e diz firmemente "Não". 8) Ou então esfrega na tua mão um produto próprio para Furões, que eles acham desagradavel ou vinagre. :wink: Boa sorte
Miclas
DavidCascais
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 11:00 am

Nem mais rakuyo :wink:
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rakuyo
Membro

quinta fev 25, 2010 12:41 am

Update:
Muita paciência, muito tempo com a furanita, já lhe faço festinhas no dorso. Mas os caninos ainda os tenta 'acarinhar' ás minhas mãos.
Definitivamente, com esta menina o Nutriplus Gel rocks!!!
A palavra 'não' ´imperativa com ela, para saber o que não deve fazer

O Puka, o meu sable, gosta muito de brincar com ela, e vice-versa.
O Flick nem por isso, uma das vezes afastou o focinho dela com uma das patas dianteiras. :lol:
DavidCascais
Membro Veterano

quinta fev 25, 2010 10:38 am

Muito Bem :P
JorgeCG
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 7:19 pm

quinta fev 25, 2010 5:15 pm

Os furões, como todos os bichos (nós incluídos) não são todos iguais... uns divertem-se mais a morder do que outros e nunca perdem o apetite...
O Sniff, mal o fui buscar, disse-me olá com todos os dentes que tinha "à mão"... e até hoje, não parou de se divertir a ferrar-me... Claro que neste momento, 98% das trincadelas são de brincadeira, mas volta e meia, "passa-se" um bocadinho e pimba... até faz alavanca com as patas de trás, para apertar com mais força...
Devo ser o advogado com mais mãos "à trolha" do universo... sempre arranhadas e com furinhos... faz parte da brincadeira dele e não há cá produto ou medida disciplinar que funcione... Quando passa das marcas, o que faço é dizer não, com ar decidido e chateado, chamar-lhe feio, com tom grave, e virar as costas à brincadeira... não demora 10 segundos a vir ter comigo, a pedir mimo e enrolar-se nas mesmas mãos que acabou de morder... passados uns minutos de lambidelas... lá vem dente outra vez...
O importante, nesses casos, é pura e simplesmente, faze-los perceber que há limites e que morder nunca é a melhor opção... Basicamente, é ensinar a distinguir os verbos "trincar" e "ferrar"... eles não são tolos nenhuns... vão lá em pouco tempo...
Há toxicodependentes e, depois... há os "ferradelodependentes"... ambos têm recaídas...
rakuyo
Membro

quarta jun 30, 2010 1:04 am

Dps de muitas mordidelas, uma unha quase desfeita, lá consegui amainar a fera. Entende perfeitamente o 'não', quando está a brincar cmg e morde seriamente já sabe que 'não', significa parar. Ando com ela ao colo, pego nela com facilidade, quando está a dormir e sente a minha presença, abre os olhitos, mas em vez de ficar alerta com antigamente, volta para o sonito dela =P. Ainda há um senão, ao meu colo, se vê outro humano começa a tremer e fica agitada....com tempo lá iremos. Agora vou levá-la ao veterinário...não sei bem como vai reagir. Precisa do lupron e das vacinas...adivinha-se outra etapa.
DavidCascais
Membro Veterano

quarta jun 30, 2010 7:23 pm

Muito bem :) e ja sabes a que vet vais?
rakuyo
Membro

domingo jul 04, 2010 11:56 pm

Sim David , desloco-me ao Porto ao Hospital Veterinário. Aproveito e levo-os a todos, fazer check-up aos dois machos. :D
Responder

Voltar para “Furão”