RAÇÃO-NÃO!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

sábado out 24, 2009 9:47 pm

SITE BRASILEIRO----

Por que não dar Ração?
Introdução
"Desde a inauguração deste espaço tenho publicado quase que exclusivamente informações sobre a dieta natural. Com exceção de um texto publicado lá atrás, bem no comecinho, pouco foi discutido aqui sobre o que, de fato, compõe as rações comerciais.

E esse tipo de informação é imprescindível para qualquer um interessado em proporcionar uma vida realmente saudável para seu cão ou gato. Em países da Oceania, Europa e nos Estados Unidos e no Canadá, conceitos como a dieta BARF, por exemplo, são relativamente bem conhecidos. Isso acontece porque os principais livros sobre alimentação caseira foram escritos em inglês.

Essas obras mais importantes infelizmente permanecem inéditas no Brasil. Por esse motivo, ao longo dos últimos meses importei diversos livros a respeito dest assunto. Levei perto de um mês para receber cada um, mas valeu a pena. São leituras interessantíssimas, repletas de dicas úteis e pontos de vista refrescantes.

Publicados por veterinários que nem sempre concordam entre si, mas que exibem currículos respeitáveis, esses livros dedicam capítulos às rações comerciais. A verdade sobre as rações secas, úmidas que constituem há algumas décadas a principal forma de alimentação de animais. E explicam, tim-tim por tim-tim, conceitos que a maioria dos veterinários e proprietários ignora.

Dentre eles:

Ingredientes das rações;
O processamento e a perda dos nutrientes;
Aditivos e seus efeitos deletérios;
A relação entre esse tipo de nutrição e certas doenças;
A contaminação das rações com micotoxinas.
Até uns meses atrás eu pensava que preparar em casa as refeições dos pets era um exagero, um trabalho que não compensava. Sempre enxerguei nas rações o melhor alimento possível. Completo, balanceado e prático. Conhecia superficialmente a BARF e dietas similares, mas acreditando na segurança nutricional das rações, eu via a alimentação natural com curiosidade, apenas.

E então, nesse ano (2008) tive a oportunidade de ter aulas de Nutrição Animal com um professor que não escondeu a verdade. Com o que aprendi, acordei para a urgente necessidade de formular um cardápio para os meus pets que realmente fizesse sentido. Comecei a estudar, trouxe livros de fora, e, bem, aqui estamos.

Por um período ainda indeterminado publicarei aqui informações levantadas por médicos-veterinários e pesquisadores. Adianto que é um quadro bem distante da realidade pintada pelos anúncios publicitários e representantes da multibilionária indústria de rações. Espero que para muitos de vocês que ainda não aderiram à dieta natural, esses textos sejam tão esclarecedores quanto foram para mim.

Desvendando o rótulo
A primeira parte dessa série tem como objetivo despertar o senso crítico em relação às rações comerciais para cães e gatos. Para isso, selecionei e traduzi trechos que considero significativos nos principais livros que abordam esse assunto. Achei interessante começar pelos rótulos. Os fabricantes, como vocês vão ler a seguir, fazem o inimaginável para que você acredite que as rações são balanceadas, completas e saudáveis.

Vale usar fotos de legumes selecionados, cortes frescos de carne, produtos nobres e exóticos. Vale empregar frases de efeito que apelam – ironicamente – ao “natural”, à “natureza”. Não existe nenhum tipo de restrição a essas formas de propaganda enganosa. Tanto que uma das principais estratégias empregadas por eles para ludibriar leigos e até veterinários é a descrição dos ingredientes das rações em termos propositadamente vagos.

Meses atrás, eu costumava achar chiquérrimo a inclusão de polpa de beterraba nas rações. Depois fui entender o motivo real para o uso desse ingrediente. A tal polpa de beterraba é nada mais do que um resíduo da indústria de adoçantes, fonte de fibra, contendo alto teor de açúcar. Absorve muita água, contribuindo para diminuir o volume das fezes e deixá-las mais secas. Isso causa uma falsa impressão de alta digestibilidade – e pode predispôr o pet a diabetes, entre outras enfermidades.

Agora você vai aprender a desmistificar outros ingredientes das rações. Se possível, leia os textos comparando as informações apresentadas com os dados contidos em qualquer embalagem de ração para cães ou gatos. No mínimo, você vai se surpreender com as verdadeiras definições do que, de fato, entra no saco de ração e no organismo do seu animal.
Gorduras e fibras Os lipídios (gorduras) geralmente derivam de gordura animal rejeitada para consumo humano. Tais gorduras podem estar rançosas, um estado que normalmente torna a gordura tóxica para o organismo. O ranço também rouba as vitaminas essenciais dos lipídios. As fibras podem vir simplesmente de vegetais ou de grãos integrais, ou pode significar adição de fibra derivada de fontes como cascas de amendoim, pêlos ou até folhas de jornal.

Termos genéricos Como você pode ver, as análises químicas contidas no rótulo não significam muita coisa. Para ilustrar esse conceito, um veterinário criou um produto contendo a mesma composição básica de proteínas, lipídios e carboidratos que uma marca comum de ração para cães, usando sapatos velhos de couro, óleo de graxa e lascas de madeira. O que quero dizer é que os rótulos nem sempre nos informam o bastante. Desconfie principalmente de rações que listam seus ingredientes em termos genericamente categóricos, como esses:

Farinha de carne e de ossos
Sub-produtos de carne
Hidrolisado animal desidratado
Sub-produtos de frango
Farinha de sub-produtos de frango
Hidrolisado de sub-produtos de frango
Sub-produtos de galinha
Hidrolisado de fígado
Farinha de peixe
Sub-produtos de peixe
Rótulos podem ser ludibriosos"

Será isto e xageradamente que seja,possível???

http://pat.feldman.com.br/?p=6470&cpage=1
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 23, 2009 4:15 am

já reparou que, apesar do aumento e melhoria dos cuidados veterinários, das rações específicas de várias marcas para todos os bolsos, os gatinhos adoecem cada vez mais? tal como a humanidade e todos os animais que dependem do ser humano? comida processada industrialmente é de evitar. Claro que é muito cómodo para nós chegar a casa e abrir o saco da ração. Conheço alguns casos de gatos maduros, tirados da rua onde sempre viveram alimentando-se de sobras, ratos, insectos e passarinhos e que, em casa, com as melhores rações, foram definhando, adoecendo... como é que um animal que praticamente não bebe água, porque o seu organismo está preparado para retirar a humidade dos alimentos, pode ser alimentado com algo que lhe faz sede, que o obriga a ingerir directamente a água, que incha no estômago, como é que um animal que se alimenta deste modo anti natural pode ser saudável durante uma vida longa?

Pessoalmente, vario muito as comidas aqui em casa. Há ração, mas também há galinha, perú, borrego, peixe. Tudo cru, apenas aquecido, ou cozinhado sem sal. O frango vem do quintal dos meus pais (se eles soubessem!), sempre que possível. Apesar da carne crua ser aquecida, o calor não é suficiente para eliminar ovos de parasitas, portanto desparasito com mais frequência. Até agora, os meus gatinhos estão todos saudáveis. Claro que ainda são jovens, com a idade é que os problemas aparecem, mas quero ainda melhorar a alimentação deles, aprender novas receitas... e sobretudo conhecer e respeitar a sua natureza felina e carnívora, de animal do deserto que é.

Muito bom, este seu texto! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”