COELHO ANAO vs CHINCHILA
-
- Membro
- Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm
vou dar sim.
mas digam me, qual a cor que aconselham? ou todas elas sao iguais em termos de criaçao e de afecto?
mas digam me, qual a cor que aconselham? ou todas elas sao iguais em termos de criaçao e de afecto?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
Apenas tenho a dizer que não sei qual o significado que o Silviel estava a atribuir à rapidez de acasalamento, mas se era em relação a nº de ninhadas ou idade com que acasalam está muito enganado.Silviel Escreveu:Depende muito! O coelhos é mais fácil de criar!
Se queres um casal para criar, os coelhos são mais rápidos!
As fêmeas só devem acasalar a partir dos 8 meses e deverão ter um espaçamento de 6 meses entre cada uma.
Essa dos coelhos serem uns procriadores como não há outros só funciona para criadeiros que não respeitam os animais que têm.
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
-
- Membro
- Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
- Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr
Boas
Sobre coelhos não me posso pronunciar, pois não tenho nenhum e não estou muito dentro do assunto.
Quanto ás chinchilas, lembre-se que elas precisam de espaço e precisam de ser soltas um bocadinho todos os dias.
Quanto á criação, tenha atenção a uma coisa, pode ter um macho e uma fêmea na gaiola, e podem nunca procriar, já tive conhecimentos de alguns casos assim. Tambem há que ter atenção que quando a fêmea tem crias, o macho tem de ser separado da fêmea e das crias.
Se quiser ter duas chinchilas, mas do mesmo sexo, é mais facil juntar 2 machos do que 2 fêmeas, pois no caso das chinchilas as fêmeas são mais territoriais.
Se o objectivo é fazer criação para vender/dar compre duas chinchilas, que não sejam irmãos, a um criador, pois geralmente têm "pedigree" e sabe que foram bem tratadas.
Geralmente as chinchilas têm 3 ninhadas por ano, com cerca de 2 crias por ninhada, mas claro que pode ter mais e com mais crias.
Pode ler o nosso blog, que o Silvius já deixou o endereço, já tem alguns conteudos sobre chinchilas, e que dão alguma ajuda.
Da sua zona não conheço nenhum criador, mas conheco 2 bons criadores que posso dar lhe algumas informações. Se quiser saber as informações, mande-me uma PM
Cumprimentos
Sobre coelhos não me posso pronunciar, pois não tenho nenhum e não estou muito dentro do assunto.
Quanto ás chinchilas, lembre-se que elas precisam de espaço e precisam de ser soltas um bocadinho todos os dias.
Quanto á criação, tenha atenção a uma coisa, pode ter um macho e uma fêmea na gaiola, e podem nunca procriar, já tive conhecimentos de alguns casos assim. Tambem há que ter atenção que quando a fêmea tem crias, o macho tem de ser separado da fêmea e das crias.
Se quiser ter duas chinchilas, mas do mesmo sexo, é mais facil juntar 2 machos do que 2 fêmeas, pois no caso das chinchilas as fêmeas são mais territoriais.
Se o objectivo é fazer criação para vender/dar compre duas chinchilas, que não sejam irmãos, a um criador, pois geralmente têm "pedigree" e sabe que foram bem tratadas.
Geralmente as chinchilas têm 3 ninhadas por ano, com cerca de 2 crias por ninhada, mas claro que pode ter mais e com mais crias.
Pode ler o nosso blog, que o Silvius já deixou o endereço, já tem alguns conteudos sobre chinchilas, e que dão alguma ajuda.
Da sua zona não conheço nenhum criador, mas conheco 2 bons criadores que posso dar lhe algumas informações. Se quiser saber as informações, mande-me uma PM

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
só tenho uma coisa a dizer * ufa ainda bem que não escolheu os coelhos.
Sabe que vai ter de separar as chinchilas para não estarem constantemente a reproduzir.
Bolas que este pessoal devo ter algum fetiche com sexo animal, que antes de querer saber sobre as condições em que se deve manter, salta logo para a parte da criação.
Veja bem o espaço que tem e veja bem o que precisa antes de pensar em criar. A criação trás muitas vezes dissabores que a maioria das pessoas não sabe resolver.
Boa sorte.
Sabe que vai ter de separar as chinchilas para não estarem constantemente a reproduzir.
Bolas que este pessoal devo ter algum fetiche com sexo animal, que antes de querer saber sobre as condições em que se deve manter, salta logo para a parte da criação.
Veja bem o espaço que tem e veja bem o que precisa antes de pensar em criar. A criação trás muitas vezes dissabores que a maioria das pessoas não sabe resolver.
Boa sorte.
1- Graças a deus, no entanto quando geralmente põe na cabeça que querem criar algo (como se já não houvessem criadeiros suficientes) vão procurar criar outro animal qualquer, enfim...buzio Escreveu:só tenho uma coisa a dizer * ufa ainda bem que não escolheu os coelhos.
2- Lol interrogo-me diversas vezes acerca disso, eu antes de ter qualquer animal compro livros, leio sites próprios, faço 30 por 1 linha e só posteriormente é que venho a um fórum tirar dúvidas que possa eventualmente ter com pessoas mais experientes e após ler muitos tópicos (é uma forma de diferenciar quem percebe sobre o assunto e quem acha que percebe e assim por exemplo este tópico teria sido desnecessário).buzio Escreveu: Bolas que este pessoal devo ter algum fetiche com sexo animal, que antes de querer saber sobre as condições em que se deve manter, salta logo para a parte da criação.
3- Sim parece que a lógica de uns para ajudar é promover mais do mesmo, como se não houvessem irresponsáveis suficientes vamos promover mais uns quantos e ver no que dá...Loriath Escreveu: Essa dos coelhos serem uns procriadores como não há outros só funciona para criadeiros que não respeitam os animais que têm.
Quanto ao utilizador que fez o tópico, por favor entenda há muitas pessoas que criam indiscriminadamente, mas antes que refute e diga que não irá ser o seu caso, também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Embora concorde com quase tudo o que disse, não concordo com isto:
Não vejo que não haja espaço para mais criadores, seja de coelhos ou de qualquer outro animal.
O problema não passa por aí, mas sim por aqueles que se auto-intitulam de criadores e não são mais que meros multiplicadores.
Entendo que todos os que venham, são sempre bem vindos, desde que, venham dispostos a fazer um bom trabalho em prol da espécie a que pensam dedicar-se.
Infelizmente, o grande problema é exactamente o que a Búzio referiu... antes de se preocuparem com a manutenção, fixam a ideia na criação.
É tão simples juntar uma macho e uma fêmea e assistir ao milagre da vida... depois, se a coisa correr mal, existem sempre os fóruns e os mauzões arrogantes que por cá andam, para dar uma ajuda.
Walder Escreveu:também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
Não vejo que não haja espaço para mais criadores, seja de coelhos ou de qualquer outro animal.
O problema não passa por aí, mas sim por aqueles que se auto-intitulam de criadores e não são mais que meros multiplicadores.
Entendo que todos os que venham, são sempre bem vindos, desde que, venham dispostos a fazer um bom trabalho em prol da espécie a que pensam dedicar-se.
Infelizmente, o grande problema é exactamente o que a Búzio referiu... antes de se preocuparem com a manutenção, fixam a ideia na criação.
É tão simples juntar uma macho e uma fêmea e assistir ao milagre da vida... depois, se a coisa correr mal, existem sempre os fóruns e os mauzões arrogantes que por cá andam, para dar uma ajuda.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am
Onde é que está escrito? Já agora desculpa lá! Quem és tu para vires dizer, que existem muito criadores? Por que razão uma pessoa não o pode fazer? Só porque outros já o começaram a fazer a alguns anos antes?também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
Se assim fosse! Então porque apareceram esses tantos que tu te referes? Afinal segundo o teu raciocínio bastava, apenas um criador para cada espécie de animal!
Sabes de uma coisa? Não és o único! Nem vais ser o ultimo!Lol interrogo-me diversas vezes acerca disso, eu antes de ter qualquer animal compro livros, leio sites próprios, faço 30 por 1 linha
Sim parece que a lógica de uns para ajudar é promover mais do mesmo, como se não houvessem irresponsáveis suficientes vamos promover mais uns quantos e ver no que dá...
Bem! Meu! Só por que de vez enquanto aparece um estúpido, que mata todos os animais, ou mantém em péssimos estado! Não tens o direito de julgar que todos são iguais!
Senão tu estás a te incluir a ti mesmo no pacote!
Porque no fim de contas, não somos todos farinha do mesmo saco!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Eu sei que anda por cá há pouco tempo, mas posso garantir-lhe que não é só um estupido e nem acontece de vez em quando.Silviel Escreveu: Só por que de vez enquanto aparece um estúpido,
São imensos estupidos a repetir constantemente os mesmos erros, vezes sem conta e na maior parte delas, não foi por falta de aviso.
E estamos a falar do que aparece no fórum... imagine agora aqueles que nós não conhecemos
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Se ainda nem sabe que animal escolher como é que ja pode falar em criação?
Não entendo....a serio que nao entendo. Há demasiadas pessoas a pensar assim: "Tenho um bocado de espaço, é giro ter um animal, deixa ca escolher. hummm chins ou coelhos? Não devem ser muito diferentes mas deixa ca ir ver se me dizem qual o melhor para mim e que cor é mais chique"....
Os animais têm de ter amor e é preciso conhecer MUITO BEM A ESPÉCIE PARA PENSAR EM FAZER CRIAÇÃO!!!!!!
Quantos criadores não há? Imensos! E se não conseguir vender os animais, o que faz?
TENHAM DÓ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não entendo....a serio que nao entendo. Há demasiadas pessoas a pensar assim: "Tenho um bocado de espaço, é giro ter um animal, deixa ca escolher. hummm chins ou coelhos? Não devem ser muito diferentes mas deixa ca ir ver se me dizem qual o melhor para mim e que cor é mais chique"....

Os animais têm de ter amor e é preciso conhecer MUITO BEM A ESPÉCIE PARA PENSAR EM FAZER CRIAÇÃO!!!!!!
Quantos criadores não há? Imensos! E se não conseguir vender os animais, o que faz?
TENHAM DÓ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
- Membro Veterano
Mas isso vai sempre acontecer Paulo!São imensos estupidos a repetir constantemente os mesmos erros, vezes sem conta e na maior parte delas, não foi por falta de aviso.
Mas é por isso que devemos fazer o que o Walder quer? E parar de vez de criar os animais?
A meu ver mais vale, ajudar todos aqueles que precisam! Se mesmo assim falharem! o problema é deles! Contudo podem muitos outros safarem-se bastante bem na tarefa!
Aquele pessimismo todo é desnecessário! Se as pessoas, estarem sempre a pensar no que é negativo! Então ficam demasiado ocupadas, para verem o que é positivo e os milagres que acontecem!
-
- Membro Veterano
Chinchilavos! Tens ideia do número de pessoas que procura cada vez mais a Chinchila como o animal de estimação ideal?E se não conseguir vender os animais, o que faz?
E a maior parte só quer o animal para mimar e dar amor como tu falas!
X2PaulloSantos Escreveu:Eu sei que anda por cá há pouco tempo, mas posso garantir-lhe que não é só um estupido e nem acontece de vez em quando.Silviel Escreveu: Só por que de vez enquanto aparece um estúpido,
São imensos estupidos a repetir constantemente os mesmos erros, vezes sem conta e na maior parte delas, não foi por falta de aviso.
E estamos a falar do que aparece no fórum... imagine agora aqueles que nós não conhecemos
E ainda aparecem uns piores que ainda incitam os outros a cair na asneira, que é o caso do Silviel.
Mas não, nós somos maus porque dizemos o que as pessoas não querem ouvir...É para si mau, apelar á responsabilidade?
Ajudar não é só ir pesquisar e deixar a papinha feita, é apelar ao bom senso das pessoas também.
Eu começo a achar que muitos gostam de comer geladinhos com a testa, cheira-me....
1-Eu não disse que haviam muitos criadores, suficiente que se saiba não é um sinonimo de muitos. Se não os conheces é porque não te informaste o suficiente.Silviel Escreveu:
Onde é que está escrito? Já agora desculpa lá! Quem és tu para vires dizer, que existem muito criadores? Por que razão uma pessoa não o pode fazer? Só porque outros já o começaram a fazer a alguns anos antes?
Se assim fosse! Então porque apareceram esses tantos que tu te referes? Afinal segundo o teu raciocínio bastava, apenas um criador para cada espécie de animal!
Sabes de uma coisa? Não és o único! Nem vais ser o ultimo!
Bem! Meu! Só por que de vez enquanto aparece um estúpido, que mata todos os animais, ou mantém em péssimos estado! Não tens o direito de julgar que todos são iguais!
Senão tu estás a te incluir a ti mesmo no pacote!
Porque no fim de contas, não somos todos farinha do mesmo saco!
2- Não vi onde disse que para cada espécie 1 criador, convêm ler o que se escreve e não imaginar.
3- Não sou o único e nem vou ser o último com certeza, mas não são poucos os posts que provam isso e vendo os disparates que dizes parece que também não é o teu caso.
4- Não indiquei muito menos que eram todos iguais, tanto mais que separei e separo criadores e criadeiros, agora que a idiotice de uns mal informados pode levar ao aparecimento de mais criadores, isso com certeza é uma realidade.
E para o PaulloSantos, não disse que não deveriam haver mais, disse que haviam os suficientes e não são dificeis de identificar para quem participa ou simplesmente se informa. Uma das "situações" (e não propriamente um problema) no caso especifico dos coelhos é que infelizmente não há muitos criadores de raça (digo eu isto que gosto mais de rafeiritos), no entanto seria uma mais valia.
-
- Membro Veterano
Ai não? Então e isto?-Eu não disse que haviam muitos criadores, suficiente que se saiba não é um sinonimo de muitos. Se não os conheces é porque não te informaste o suficiente.
Código: Selecionar todos
então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
Que disparates? Desde quando ajudar e elucidar é disparate?vendo os disparates que dizes parece que também não é o teu caso
Última edição por Silviel em segunda nov 23, 2009 9:27 pm, editado 1 vez no total.