COELHO ANAO vs CHINCHILA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo nov 22, 2009 9:54 pm

pode também dar uma olhadela [Editado]! Entretanto vou ver se encontro algo perto de si!

Mas se mais alguém saber! Faça o favor de postar também?
cfernandes34
Membro
Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm

domingo nov 22, 2009 9:57 pm

vou dar sim.

mas digam me, qual a cor que aconselham? ou todas elas sao iguais em termos de criaçao e de afecto?
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

domingo nov 22, 2009 10:20 pm

Silviel Escreveu:Depende muito! O coelhos é mais fácil de criar!
Se queres um casal para criar, os coelhos são mais rápidos!
Apenas tenho a dizer que não sei qual o significado que o Silviel estava a atribuir à rapidez de acasalamento, mas se era em relação a nº de ninhadas ou idade com que acasalam está muito enganado.

As fêmeas só devem acasalar a partir dos 8 meses e deverão ter um espaçamento de 6 meses entre cada uma.

Essa dos coelhos serem uns procriadores como não há outros só funciona para criadeiros que não respeitam os animais que têm.
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

domingo nov 22, 2009 11:05 pm

Boas

Sobre coelhos não me posso pronunciar, pois não tenho nenhum e não estou muito dentro do assunto.

Quanto ás chinchilas, lembre-se que elas precisam de espaço e precisam de ser soltas um bocadinho todos os dias.
Quanto á criação, tenha atenção a uma coisa, pode ter um macho e uma fêmea na gaiola, e podem nunca procriar, já tive conhecimentos de alguns casos assim. Tambem há que ter atenção que quando a fêmea tem crias, o macho tem de ser separado da fêmea e das crias.
Se quiser ter duas chinchilas, mas do mesmo sexo, é mais facil juntar 2 machos do que 2 fêmeas, pois no caso das chinchilas as fêmeas são mais territoriais.
Se o objectivo é fazer criação para vender/dar compre duas chinchilas, que não sejam irmãos, a um criador, pois geralmente têm "pedigree" e sabe que foram bem tratadas.
Geralmente as chinchilas têm 3 ninhadas por ano, com cerca de 2 crias por ninhada, mas claro que pode ter mais e com mais crias.
Pode ler o nosso blog, que o Silvius já deixou o endereço, já tem alguns conteudos sobre chinchilas, e que dão alguma ajuda.

Da sua zona não conheço nenhum criador, mas conheco 2 bons criadores que posso dar lhe algumas informações. Se quiser saber as informações, mande-me uma PM ;)

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda nov 23, 2009 8:02 pm

só tenho uma coisa a dizer * ufa ainda bem que não escolheu os coelhos.

Sabe que vai ter de separar as chinchilas para não estarem constantemente a reproduzir.

Bolas que este pessoal devo ter algum fetiche com sexo animal, que antes de querer saber sobre as condições em que se deve manter, salta logo para a parte da criação.

Veja bem o espaço que tem e veja bem o que precisa antes de pensar em criar. A criação trás muitas vezes dissabores que a maioria das pessoas não sabe resolver.
Boa sorte.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda nov 23, 2009 8:26 pm

buzio Escreveu:só tenho uma coisa a dizer * ufa ainda bem que não escolheu os coelhos.
1- Graças a deus, no entanto quando geralmente põe na cabeça que querem criar algo (como se já não houvessem criadeiros suficientes) vão procurar criar outro animal qualquer, enfim...
buzio Escreveu: Bolas que este pessoal devo ter algum fetiche com sexo animal, que antes de querer saber sobre as condições em que se deve manter, salta logo para a parte da criação.
2- Lol interrogo-me diversas vezes acerca disso, eu antes de ter qualquer animal compro livros, leio sites próprios, faço 30 por 1 linha e só posteriormente é que venho a um fórum tirar dúvidas que possa eventualmente ter com pessoas mais experientes e após ler muitos tópicos (é uma forma de diferenciar quem percebe sobre o assunto e quem acha que percebe e assim por exemplo este tópico teria sido desnecessário).
Loriath Escreveu: Essa dos coelhos serem uns procriadores como não há outros só funciona para criadeiros que não respeitam os animais que têm.
3- Sim parece que a lógica de uns para ajudar é promover mais do mesmo, como se não houvessem irresponsáveis suficientes vamos promover mais uns quantos e ver no que dá...

Quanto ao utilizador que fez o tópico, por favor entenda há muitas pessoas que criam indiscriminadamente, mas antes que refute e diga que não irá ser o seu caso, também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda nov 23, 2009 8:39 pm

Embora concorde com quase tudo o que disse, não concordo com isto:

Walder Escreveu:também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...

Não vejo que não haja espaço para mais criadores, seja de coelhos ou de qualquer outro animal.

O problema não passa por aí, mas sim por aqueles que se auto-intitulam de criadores e não são mais que meros multiplicadores.

Entendo que todos os que venham, são sempre bem vindos, desde que, venham dispostos a fazer um bom trabalho em prol da espécie a que pensam dedicar-se.

Infelizmente, o grande problema é exactamente o que a Búzio referiu... antes de se preocuparem com a manutenção, fixam a ideia na criação.

É tão simples juntar uma macho e uma fêmea e assistir ao milagre da vida... depois, se a coisa correr mal, existem sempre os fóruns e os mauzões arrogantes que por cá andam, para dar uma ajuda.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Silviel
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 8:40 pm

também lhe digo que há criadores competentes em número suficiente, então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
Onde é que está escrito? Já agora desculpa lá! Quem és tu para vires dizer, que existem muito criadores? Por que razão uma pessoa não o pode fazer? Só porque outros já o começaram a fazer a alguns anos antes?

Se assim fosse! Então porque apareceram esses tantos que tu te referes? Afinal segundo o teu raciocínio bastava, apenas um criador para cada espécie de animal!
Lol interrogo-me diversas vezes acerca disso, eu antes de ter qualquer animal compro livros, leio sites próprios, faço 30 por 1 linha
Sabes de uma coisa? Não és o único! Nem vais ser o ultimo!
Sim parece que a lógica de uns para ajudar é promover mais do mesmo, como se não houvessem irresponsáveis suficientes vamos promover mais uns quantos e ver no que dá...

Bem! Meu! Só por que de vez enquanto aparece um estúpido, que mata todos os animais, ou mantém em péssimos estado! Não tens o direito de julgar que todos são iguais!
Senão tu estás a te incluir a ti mesmo no pacote!
Porque no fim de contas, não somos todos farinha do mesmo saco!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda nov 23, 2009 8:44 pm

Silviel Escreveu: Só por que de vez enquanto aparece um estúpido,
Eu sei que anda por cá há pouco tempo, mas posso garantir-lhe que não é só um estupido e nem acontece de vez em quando.

São imensos estupidos a repetir constantemente os mesmos erros, vezes sem conta e na maior parte delas, não foi por falta de aviso.

E estamos a falar do que aparece no fórum... imagine agora aqueles que nós não conhecemos
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda nov 23, 2009 8:54 pm

Se ainda nem sabe que animal escolher como é que ja pode falar em criação?

Não entendo....a serio que nao entendo. Há demasiadas pessoas a pensar assim: "Tenho um bocado de espaço, é giro ter um animal, deixa ca escolher. hummm chins ou coelhos? Não devem ser muito diferentes mas deixa ca ir ver se me dizem qual o melhor para mim e que cor é mais chique".... :evil:

Os animais têm de ter amor e é preciso conhecer MUITO BEM A ESPÉCIE PARA PENSAR EM FAZER CRIAÇÃO!!!!!!

Quantos criadores não há? Imensos! E se não conseguir vender os animais, o que faz?

TENHAM DÓ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Silviel
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 9:01 pm

São imensos estupidos a repetir constantemente os mesmos erros, vezes sem conta e na maior parte delas, não foi por falta de aviso.
Mas isso vai sempre acontecer Paulo!

Mas é por isso que devemos fazer o que o Walder quer? E parar de vez de criar os animais?

A meu ver mais vale, ajudar todos aqueles que precisam! Se mesmo assim falharem! o problema é deles! Contudo podem muitos outros safarem-se bastante bem na tarefa!

Aquele pessimismo todo é desnecessário! Se as pessoas, estarem sempre a pensar no que é negativo! Então ficam demasiado ocupadas, para verem o que é positivo e os milagres que acontecem!
Silviel
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 9:04 pm

E se não conseguir vender os animais, o que faz?
Chinchilavos! Tens ideia do número de pessoas que procura cada vez mais a Chinchila como o animal de estimação ideal?

E a maior parte só quer o animal para mimar e dar amor como tu falas!
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda nov 23, 2009 9:06 pm

PaulloSantos Escreveu:
Silviel Escreveu: Só por que de vez enquanto aparece um estúpido,
Eu sei que anda por cá há pouco tempo, mas posso garantir-lhe que não é só um estupido e nem acontece de vez em quando.

E estamos a falar do que aparece no fórum... imagine agora aqueles que nós não conhecemos
X2

E ainda aparecem uns piores que ainda incitam os outros a cair na asneira, que é o caso do Silviel.
Mas não, nós somos maus porque dizemos o que as pessoas não querem ouvir...É para si mau, apelar á responsabilidade?
Ajudar não é só ir pesquisar e deixar a papinha feita, é apelar ao bom senso das pessoas também.
Eu começo a achar que muitos gostam de comer geladinhos com a testa, cheira-me....
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda nov 23, 2009 9:10 pm

Silviel Escreveu:
Onde é que está escrito? Já agora desculpa lá! Quem és tu para vires dizer, que existem muito criadores? Por que razão uma pessoa não o pode fazer? Só porque outros já o começaram a fazer a alguns anos antes?

Se assim fosse! Então porque apareceram esses tantos que tu te referes? Afinal segundo o teu raciocínio bastava, apenas um criador para cada espécie de animal!

Sabes de uma coisa? Não és o único! Nem vais ser o ultimo!

Bem! Meu! Só por que de vez enquanto aparece um estúpido, que mata todos os animais, ou mantém em péssimos estado! Não tens o direito de julgar que todos são iguais!
Senão tu estás a te incluir a ti mesmo no pacote!
Porque no fim de contas, não somos todos farinha do mesmo saco!
1-Eu não disse que haviam muitos criadores, suficiente que se saiba não é um sinonimo de muitos. Se não os conheces é porque não te informaste o suficiente.

2- Não vi onde disse que para cada espécie 1 criador, convêm ler o que se escreve e não imaginar.

3- Não sou o único e nem vou ser o último com certeza, mas não são poucos os posts que provam isso e vendo os disparates que dizes parece que também não é o teu caso.

4- Não indiquei muito menos que eram todos iguais, tanto mais que separei e separo criadores e criadeiros, agora que a idiotice de uns mal informados pode levar ao aparecimento de mais criadores, isso com certeza é uma realidade.

E para o PaulloSantos, não disse que não deveriam haver mais, disse que haviam os suficientes e não são dificeis de identificar para quem participa ou simplesmente se informa. Uma das "situações" (e não propriamente um problema) no caso especifico dos coelhos é que infelizmente não há muitos criadores de raça (digo eu isto que gosto mais de rafeiritos), no entanto seria uma mais valia.
Silviel
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 9:18 pm

-Eu não disse que haviam muitos criadores, suficiente que se saiba não é um sinonimo de muitos. Se não os conheces é porque não te informaste o suficiente.
Ai não? Então e isto?

Código: Selecionar todos

então qual a razão para haver mais?! Não há qualquer necessidade...
Que eu sabia só não há razão para haver mais, quando há muitos ou até demais!
vendo os disparates que dizes parece que também não é o teu caso
Que disparates? Desde quando ajudar e elucidar é disparate?
Última edição por Silviel em segunda nov 23, 2009 9:27 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”