Sondagem: Esterilização - Os porquês do "Não"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

O meu gato/a tem mais de 6 meses e não está esterilizado/a porque:

a) acho que é contra a ordem natural das coisas
4
13%
b) ainda é muito novo
6
19%
c) toma a pílula
2
6%
d) tenho receio de o sujeitar a uma operação
9
29%
e) quero que tenha pelo menos um cio/ninhada antes
2
6%
f) gosto muito da personalidade e/ou características físicas dele/a e quero ficar com vários descendentes
2
6%
g) acho que a remoção do sistema reprodutivo pode causar-lhe problemas psicológicos (depressão, por ex.)
1
3%
h) receio que depois engorde demasiado
1
3%
i) não vejo necessidade porque ele/a nunca tem contacto com outros felinos
2
6%
j) acho que é apenas uma forma de os vets ganharem dinheiro
2
6%

Total de votos: 31
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

sábado set 20, 2003 5:24 pm

boas
sou a favor da esterilizaçao tanto para omacho como para a femea.
em relaçao ao macho penso que seja só pela a questao da urina que eles utilizam para a marcaçao do territorio alem de que se houver 2 machos e uma femea numa habitaçao vai ser complicado pq vai haver lutas ate ser encontrado o macho dominante.
em relaçao as femeas pelo que tenho lido a razao mais importante é o facto de posteriormente virem a ter problemas de saude bastante graves.
pq de resto o cio da femea é mais tolerante do que o cheiro da marcaçao do territorio dos machos com a exepção do miar das siamesas.
e visto bem as coisas ate á uma coisa gira os gatos(as) nao perdem o desejo sexual mesmo depois das operaçoes (segundo um livro)
resumindo em prol do bem estar dos nossos amigos sou a favor da esterilizaçao.

speedy666
:evil:
Anii
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

domingo set 21, 2003 12:30 am

Speedy,

que livro estranho esse que leu, eu tenho dois gatos e uma gata e nunca dei por nada :roll: ai será que são os meus gatos que não são normais?? o meu irmão traz a gata dele muitas vezes cá para casa e tb nada....
quanto à marcação de território, não é preciso ter uma femea para os machos se envolverem na suas pequenas guerras....
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 9:19 am

boas anii

eu que eu disse podera ser diferente de caso em caso existe sempre exepçoes a regra.
é claro que concordo consigo nao precisa haver 1 femea basta haver 2 machos que sejam bastante territoriais para haver zaragata mas é claro pode ate ser complectamente o oposto e até lhe digo mais ha situaçoes em que a femea é a dominante e os machos os dominados ha casos e casos

speedy666
Anii
Membro
Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia

domingo set 21, 2003 11:40 am

mas speedy,
o que eu naõ compreendo é isso dos gatos terem desejo sexual depois de....é que perceba...não stamos a falar de uma vasectomia....
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

domingo set 21, 2003 12:37 pm

Anii Escreveu: mas speedy,
o que eu naõ compreendo é isso dos gatos terem desejo sexual depois de....é que perceba...não stamos a falar de uma vasectomia....
Como o que dita o instinto sexual são as hormonas enquanto as houver na corrente sanguínea é normal que possam surgir manifestações...
Nas gatas, há casos em que fica um bocadinho de ovário (obviamente uma OHV mal feita) e esse basta para lhes manter o cio.

Quanto à marcação do território com urina por exemplo, há casos de gatos que por serem castrados mto tarde nunca perdem o instinto...

Tudo é mto variável e há as regras e as excepções que as confirmam!!
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 12:53 pm

anii vamos la a ver se eu me consigo explicar
no caso das gatinhas é retirado os ovarios no caso dos gatinhos é feito o estilo de uma vasectomia pq os orgaos sexuais mantem-se na mesma.
é normal que haja exepçoes no dito desejo.
é claro que aquele desejo so se manifesta de modo que a gente perceba quando as gatinhas estao com o cio devido ao ciclo mestrual das mesmas.
mas o facto é real e se perguntar a um vet ele podera ate ser mais conhecedor eu so apenas um curioso que se baseia no que le , por exemplo eu nunca tinha lido que o chocolate faz mal e se faz.

speedy666
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo set 21, 2003 12:55 pm

Nada mais falso speedy666. No caso dos gatos recorre-se à castração, ou seja, vai-se aos tintins e ZÁS :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Anii
Membro

domingo set 21, 2003 1:39 pm

speedy666 Escreveu:
anii vamos la a ver se eu me consigo explicar
no caso das gatinhas é retirado os ovarios no caso dos gatinhos é feito o estilo de uma vasectomia pq os orgaos sexuais mantem-se na mesma.
é normal que haja exepçoes no dito desejo.
é claro que aquele desejo so se manifesta de modo que a gente perceba quando as gatinhas estao com o cio devido ao ciclo mestrual das mesmas.
mas o facto é real e se perguntar a um vet ele podera ate ser mais conhecedor eu so apenas um curioso que se baseia no que le , por exemplo eu nunca tinha lido que o chocolate faz mal e se faz.

speedy666

e eu sou apenas a humana de dois gatos castrados....acredite.....estão muito diferentesos orgãos sexuais .... a julia antes de ser operada teve um cio cá em casa e os meus dois gatos não lhe ligaram nenhuma.
eu gostava era de saber onde andou a ler essas coisas....
noggy
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 2:10 pm

CasadeAnaval Escreveu: vai-se aos tintins e ZÁS :)
:lol: :lol: :lol: :lol:
Que mauzinho!!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo set 21, 2003 4:55 pm

Olá!
CasadeAnaval Escreveu:No caso dos gatos recorre-se à castração, ou seja, vai-se aos tintins e ZÁS
Ora bem, segundo me disseram, actualmente já não se faz assim, ou seja, já não há amputação total dos testículos, mas apenas corte da glândula responsável, pelo que conservam os testículos.

Já agora, aproveito para pôr a minha mensagem, a propósito deste tema, uma vez que na altura só votei. Sim, votei, porque não concordo nem com a castração nem com a esterilização. Todos os meus gatos e gatas estão inteiros.
Das gatas, a mais barulhenta (estamos a falar de siamesas, 2, e 1, "mistura" de siamesa) é a Nina, filha do Vânias, que de facto mói-me a paciência, porque às vezes anda com cios frequentes.
Nessa altura, separo-os. Nada de "contactos"! Nem visuais, sequer!
Os gatos, dão-me um certo trabalho, é verdade, porque tenho dois que têm uma certa tendência para "borrifadelas"! :evil: :evil: :evil: :evil:
O que me obriga a andar sempre de :o :o :o !
As minhas razões: já quando votei me foi difícil encontrar aquela que coloco em 1º lugar, porque elas se intercruzam - ponho a questão assim: considero que estamos a violentar a natureza, interferir num todo organizado, com um equilíbrio determinado, e vamos desequilibrá-lo não importam os motivos que me apontem (evitar, isto nas fêmeas, futuros quistos, isto e aquilo).
Poderia dizer que isto é uma suposição, e submetermos os nossos animais a uma operação, é sempre um risco! por mais "simples" ou "rotineira" que ela seja! Ninguém pode garantir a 100% a ausência de riscos!
Lembro-me que há uns anos atrás, esteve "na moda" a operação às amígdalas (entre nós, humanos, claro). Uma operação simples, sem problemas, e também para evitar futuros problemas de infecções de garganta, ou similares. As amigdalas "não estão a fazer nada" e só causam complicações, dizia-se. Afinal acabou por se alterar esta posição, descobrindo-se que elas têm o "seu papel"!
Eu desconfio sempre das "modas"!
E, uma coisa muito importante: Não esqueçam que os nossos conhecimentos são sempre relativos e provisórios! Quem está no campo da ciência, sabe bem quanto isto tem que estar presente! A ciência é um edifício em construção, e que obriga, por vezes, a vir "aos andares inferiores" alterar o que já estava "construído"!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo set 21, 2003 6:30 pm

Ó Miadores, desculpe lá, mas as glândulas em questão são mesmo os testículos que se removem, eu bem sei que os vejo a sair dos gatinhos com uma rapidez que nem dá tempo para dizer "salada de tomate" em servo-croata ;) A única outra forma é a vasectomia, será com isso que está a fazer confusão ? mas assim, os problemas dos gatos mantêm-se a não ser o cruzamento.

Fiquem bem.

Mauzinh ?. Zás mão é uma onomatopeia gira :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 6:57 pm

CasadeAnaval Escreveu:os vejo a sair dos gatinhos com uma rapidez que nem dá tempo para dizer " salada de tomate " em servo-croata
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, se há confusão, estou apenas a "transmitir" o que me disseram!
Se reparar, eu comecei exactamente por dizer isso. Claro que os testículos são as glândulas sexuais masculinas, como os ovários as femininas! Mas a técnica da ablacção, in concreto, é que eu desconheço, assim pensei que poderiam retirar as glândulas, mantendo a parte externa, escroto.
Mas você deve estar mais dentro disso, porque parece ter a prática, não é? ;)
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 7:06 pm

CasadeAnaval Escreveu: Mauzinh ?. Zás mão é uma onomatopeia gira :D
Gira e mto elucidativa ;)
:lol: :lol:
noggy
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 7:08 pm

Miadores Escreveu: Mas a técnica da ablacção, in concreto, é que eu desconheço, assim pensei que poderiam retirar as glândulas, mantendo a parte externa, escroto. ;)
O meu Eco tem saquinhos na mesma, estão é vazios! ;)
Miadores
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 7:20 pm

noggy Escreveu:O meu Eco tem saquinhos na mesma, estão é vazios!
Lá está!! Era a isto que me referia!! ;) ;) ;)
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”