Vets e € - O que é o preço justo...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo nov 15, 2009 9:49 am

Não é por amor de Deus, é a verdade, eu é que vejo centenas de pessoas; CENTENAS a entrar nas clinicas veterinarias com iphones, com nokiasn97, com roupas de marca que Não são da feira de carcavelos, com o belo BMW, AUDI e Mercedes, a gabarem-se nas salas de espera da viagem à neve ou o caraças é que tem de dar uma ajuda porque é muito caro, ou porque iam à associação X da qual nem sequer são sócios e que era baratinho mas não tinha meios( me grande parte por culpa dessas pessoas) e que depois disso tudo quando chega ao animal o bimbo do médico veterinário.

Ms não são só esses, há a familia remediada ou na qual marido e mulher ganham o salario minimo e vão no seu carro de gama média, com o filho com nintendo DS e os 4 todos com seu telemovel desde a mão ao rebento de 12 anos...epá mãe o nosso plasma é maior que o da sala de espera do veterinário .

A maioria das pessoas não faz contas, mete o animal em prioridade atrás da esfregona da cozinha e depois quem tem que se lixar é o médico dos cães porque gosta de animais e então tem que ser de graça ou tem que ter prejuizo para eu ter um teemovel da soneériquesson

Epá, não brinquem
Lira93 Escreveu:[

Acho que todos deviam pensar um pouco nisso. Há quem pense que tem de se privar de tudo para o dinheiro chegar, mas por vezes basta olhar para as despesas que se tem, e vê-se onde se pode cortar. E claro, entre carregar os telemóveis do casal, ou ir com o bichano ao veterinário.... por amor de deus....
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

domingo nov 15, 2009 11:15 am

Bom dia!

O que é um facto é que as pessoas quando decidem ter um animal não o fazem conscientemente e não pensam, que ele, tal como nós poderemos ter problemas de saúde inessperados e que temos de estar preparados para eles, pobres , médios ou ricos.
Estou de acordo com o forista Gypsfulvus, na generalidade.

Há clínicas e clínicas, maus e bons profissionais; quanto a preços cabe ao dono informar-se previamente e considerar que o seu animal é um membro da família, para o qual tem de prestar assistência e cuidados; se não tem possibilidades, nõ o tenha. Já ouvi imensas barbaridades de donos que não levam há anos o seu bicho a um vet e fazem uma vida para si e para os seus, que aparentemente não lhes falta nada. Os portugueses gostam muito de "borlas".

Quando o meu querido gatinho era bébé, comecei a levá-lo à clínica da UZ, porque, ingenuamente pensava que estava a contribuir para a associação; depois deixei porque achei que o atendimento era deficiente para mim, para além de ficar distante da minha área de residência e resolvi mudar para outra clínica, considerada de luxo, com equipamentos modernos e atendimento, em termos de horário, mais alargado; tinha o meu gato uns três anos. O vet embirrava com o meu gato e vice versa, o tratamento que lhe receitou para o problema que me levou lá, foi prolongadíssimo e tinha-se resolvido em poucas semanas; depois disso ele voltou a ter o mesmo problema e voltámos à mesma história. E, o que eu vi por lá, donos de gatos e cães de raças apuradíssimas à cata das amostras de comida, conversas do género, ponha na minha conta que eu depois pago, uma pipeta de remédio para as pulgas dá para os meus cinco gatos, enfim, mas isto tudo com um ar! Resolvi mudar de clínica e novamente o problema do meu gato voltou; o vet dessa clínica, aconselhou-me a ir a outra , cujos vets eram bons e tinham equipamentos que ele não tinha, ecógrafo, rx, etc. E, foi assim que eu mudei e o meu bicho foi assistido nos seus últimos 8/9 anos de vida. Um pouco mais barata do que a outra dita luxuosa, mas na qual não havia cenas de embirração vet-animal e despesas tive muitas, porque ele precisou de muita assistência vterinária até à sua morte. Mas, nem me passou pela cabeça não incluir na minha lista de despesas, a sua alimentação e os seus tratamentos. Mas, nesta clínica, também ouvi barbaridades, como, por exemplo, matar o gato, porque tinha uma infecção num rim, tratável, desistência de tratamentos, complexos de estar a gastar dinheiro com um animal, enfim. Mas eles sabiam impôr-se.

Portanto há de tudo! Mas, o que eu ainda vejo é muita ignorância, muito pouca educação, muito pouco respeito pelos animais e muito pouco respeito por quem trabalha. E, só para terminar, eu, que lido com muita gente, ainda conheço quem tenha gatos em apartamentos não castrados, que devem ter uma casa com um lindo cheiro, que se o bicho vai ao vet porque teve um problema, se queixam que caríssimo! Cães em varandas ou presos em quintais em pior estado que os que estão num canil. E, meus amigos, sem dificuldades económicas!
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo nov 15, 2009 12:30 pm

Gypsfulvus Escreveu:Permitam uma questão...então porque é que as pessoas fartam-se de pensar nos custos do telemovel, do carro, do plasma, da aparelhagem, etc e NUNCA ou quase nunca pensam nos custos de manutenção de um animal ? Isso a mim é que faz confusão...saber que o cão está abaixo do telemovel xpto...
Existem casos assim, infelizmente, e são piores porque não é pobreza económica, é pobreza de espírito mesmo...

No entanto, casos como os que eu descrevi acima também são frequentes. A verdade é que, por muito ajuizada que a pessoa seja nos seus gastos, com o preço da habitação e de outros bens actualmente (mesmo bens básicos), é difícil sobrar alguma coisa no final do mês, quanto mais manter um animal!

Conheço algumas pessoas nessa situação, principalmente jovens, e acho preocupante.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda nov 16, 2009 11:06 am

Mas não é só a consciência das pessoas que faz diferenciações... Concluindo que os cuidados médicos são essenciais para qualquer espécie, porque é que só a humana tem direito a sistema de saúde? A ideia de inferioridade dos animais ditos irracionais (assim conotados pelo homem), está bem assente na sociedade, e é suportada pelo próprio sistema político. Por mais campanhas de sensibilização e associações que existam, enquanto não nos forçarmos a olhar os animais com mais respeito, nunca vamos perceber que uma vida, humana ou não, não tem qualquer comparação com bens materiais e que os cuidados de saúde são um direito básico.

Aproveitando esta contextualização generalizada, também muitas clínicas agem na óptica do acessório, do extra e do luxo e a isso muitos aspiram e poucos podem pagar.

O que não está claro, mas isso infelizmente atravessa vários sectores, é a política de preços e o oportunismo descarado de algumas clínicas. Nem todos temos uma longa experiência com animais e nem todos sabem distinguir o que é efectivamente necessário, do que é acessório e quando a preocupação com os nossos animais se sobrepõe e até podemos assumir os valores referenciados, vamos anuindo e facilmente que está do outro lado do balcão percebe a inexperiência e a vontade de assegurar o melhor para os seus animais. Em meu entender, o melhor reflecte-se a cuidados médicos, não a spas ou cházinhos xpto, mas essa linha é ténue e dependendo da honestidade das clínicas, um orçamento de 100Eur facilmente passa a uma factura de 200Eur, com direito a explicações lógicas, bem articuladas sobre a necessidade dos serviços prestados...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 11:14 am

Nita77 Escreveu:Mas não é só a consciência das pessoas que faz diferenciações... Concluindo que os cuidados médicos são essenciais para qualquer espécie, porque é que só a humana tem direito a sistema de saúde? A ideia de inferioridade dos animais ditos irracionais (assim conotados pelo homem), está bem assente na sociedade, e é suportada pelo próprio sistema político. Por mais campanhas de sensibilização e associações que existam, enquanto não nos forçarmos a olhar os animais com mais respeito, nunca vamos perceber que uma vida, humana ou não, não tem qualquer comparação com bens materiais e que os cuidados de saúde são um direito básico.

Aproveitando esta contextualização generalizada, também muitas clínicas agem na óptica do acessório, do extra e do luxo e a isso muitos aspiram e poucos podem pagar.

O que não está claro, mas isso infelizmente atravessa vários sectores, é a política de preços e o oportunismo descarado de algumas clínicas. Nem todos temos uma longa experiência com animais e nem todos sabem distinguir o que é efectivamente necessário, do que é acessório e quando a preocupação com os nossos animais se sobrepõe e até podemos assumir os valores referenciados, vamos anuindo e facilmente que está do outro lado do balcão percebe a inexperiência e a vontade de assegurar o melhor para os seus animais. Em meu entender, o melhor reflecte-se a cuidados médicos, não a spas ou cházinhos xpto, mas essa linha é ténue e dependendo da honestidade das clínicas, um orçamento de 100Eur facilmente passa a uma factura de 200Eur, com direito a explicações lógicas, bem articuladas sobre a necessidade dos serviços prestados...
Agora é que a Nita disse tudo! É exactamente isto que eu penso.

Aliás, posso até dar um exemplo que há meses coloquei noutro fórum:

Há cerca de duas semanas a gata do meu namorado andava muito "murchinha". Não queria comer e mal se mexia. Levámo-la a uma vet...

A gata ficou internada porque não comia há três dias e estava desidratada. Fez exames e deduziu-se que tinha comido qualquer coisa que lhe tinha magoado o esófago... A gata voltou para casa mas não estava muito melhor, e dali a uns dias voltou a ser internada. Depois veio para casa novamente com medicação.

Realmente achei que a recuperação dela estava a ser muito lenta, mas não se tinha detectado mais nada, nada havia a fazer...

Entretanto, este fim-de-semana ela começou a vomitar sangue. O meu namorado imediatamente meteu-a no carro e levou-a a outra clínica.

Para nossa surpresa, o vet percebeu logo o que ela tinha. Sedou-a e tirou-lhe um pau de dentro da boca... Sim, um pau... A pobre andava com aquilo ali há duas semanas! Desde que lhe tiraram aquilo, recuperou extraordinariamente.

O meu namorado ficou um bocado aborrecido, porque o vet deu-lhe a entender que não percebia como é que a vet anterior não tinha detectado logo o problema. Expliquei ao meu namorado que o objecto podia não estar visível na primeira radiografia. Mas, por uma questão de consciência e para não acontecer o mesmo a outro animal, liguei à vet e expliquei-lhe o que se tinha passado.

Tive o tacto de lhe dizer que não a estava a acusar de nada, apenas lhe queria comunicar que a gata estava melhor e o que realmente ela tinha, mas... Estão a imaginar... Ela achou que eu estava a duvidar da competência dela e ficou chateada por termos levado à gata a outro vet.

Conclusão: na primeira clínica a gata fez testes de FIV e FELV (que não percebo para o que serviram dado o contexto...), esteve internada duas vezes, fez uma radiografia e uma espécie de endoscopia. Nada foi detectado, mas gastaram-se 300€. Nem chegaram a entregar-nos o resultado dos exames. O animal andou duas semanas em sofrimento.

Na segunda clínica, com meios de diagnóstico mesmo "precários" (um instrumento para abrir a boca à gata e uma pinça) e com 40€, resolveu-se o problema em 15 minutos.

A primeira vet, no meio disto tudo, ainda ficou zangada por duvidarmos da "competência" dela.

Mais palavras para quê?
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

segunda nov 16, 2009 2:45 pm

A reacção da veterinária diz tudo. Não querendo ser maldosa, é possível que a consciência pesada tivesse contribuído para essa reacção. É uma tristeza que haja veterinários que dêem tão pouco valor à saúde e ao bem-estar dos animais, e que prefiram mantê-los doentes como fonte de rendimento, ou simplesmente que achem legítimo submeter os animais a testes desnecessários ou fora de contexto, apenas para embolsar mais alguns cobres. Mas a isso também assistimos da parte de médicos (de humanos, entenda-se)..

Da minha Lira, com hemograma, bioquímica, testes FIV e FELV e a esterilização (felizmente sem complicações), fora antibiótico e restantes medicamentos, foram salvo erro 225€. Não faço ideia se será muito se pouco. Sei que na altura pagava isso ou o dobro, desde que a minha gata tivesse o melhor tratamento possível, e tivesse direito a todos os cuidados. E é isso que é tantas vezes explorado (não estou de todo a dizer que tenha sido o meu caso).. Porque se temos aqueles donos que passam a vida a pedir borlas e a regatear preços de cuidados veterinários e outros.. Também temos muitos casos de donos que se sentiriam profundamente mal por "regatear" cuidados de saúde de um animal. Afinal de contas, não o fazemos quando somo nós a ir ao médico, e uma vida não tem preço.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 2:52 pm

Olá Lira,

Eu não sei se a vet fez de propósito ou não... Não sou veterinária e quem não sabe é como quem não vê, não é? Mas a verdade é que não percebo o porquê de tantos exames. Na altura estávamos aflitos e nem pensámos quando ela nos apresentou a lista de exames a fazer e o preço... Mas se fosse agora perguntava se era mesmo necessário aquilo tudo, e se não podíamos ir fazendo os exames aos poucos e assim ir eliminando hipóteses.

O que é certo é que os exames não serviram de nada... Mas o mais estúpido foi a reacção dela no fim daquilo tudo.
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

segunda nov 16, 2009 2:55 pm

A reacção dela foi inqualificável.. Sem dúvida. Até podia ser uma excelente médica (e neste caso foi negligente), mas com atitudes dessa arrogância.. :(

No meu caso, fomos devidamente informados de tudo, e perguntaram-nos se queríamos fazer o teste de FIV e FELV. Até agora não nos impingiram nada. Por isso tenho tanta confiança naquela clínica, e sinceramente nesse aspecto o preço passa para segundo plano (apesar de me doer na carteira quando a conta é elevada, como é lógico.. e com a Lira tivemos perto de 500€ de despesas, entre cuidados de saúde e outros, quando ela veio para nossa casa).
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
zuenapoleao
Membro
Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm

segunda nov 16, 2009 3:18 pm

Posso dar um pouco do meu testemunho... realmente os preços praticados são elevados para as nossas carteiras.. mas temos de pensar que ao assumir a responsabilidade de um animal esse aspecto deve contar...
Sempre tive animais e já perdi a conta ao dinheiro que gastei com eles.. só uma operação do meu canito ficou em 1500 euros .. mas quando a questão é a saúde do meu animal nem olho a isso..

O que acho mais chocante é por exemplo uma situação que aconteceu com o meu irmão.. ele atropelou sem querer um gatinho bebé... e correu de imediato para um veterinário de urgência porque foi de noite... o veterinário viu que o gato tinha caracteristas de gato abandonado e mesmo assim.. apresentou uma conta de 300 euros ao meu irmão que coitado teve de pagar... inclusive a conta do crematorio do gatinho porque não o conseguiram salvar...
Ora o que eu acho é que nestes casos os veterinários deviam de ter atenção estas situações porque por isso é que infelizmente vimos muitos animais na estrada ao abandono.
zuenapoleao
Membro
Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm

segunda nov 16, 2009 3:19 pm

Posso dar um pouco do meu testemunho... realmente os preços praticados são elevados para as nossas carteiras.. mas temos de pensar que ao assumir a responsabilidade de um animal esse aspecto deve contar...
Sempre tive animais e já perdi a conta ao dinheiro que gastei com eles.. só uma operação do meu canito ficou em 1500 euros .. mas quando a questão é a saúde do meu animal nem olho a isso..

O que acho mais chocante é por exemplo uma situação que aconteceu com o meu irmão.. ele atropelou sem querer um gatinho bebé... e correu de imediato para um veterinário de urgência porque foi de noite... o veterinário viu que o gato tinha caracteristas de gato abandonado e mesmo assim.. apresentou uma conta de 300 euros ao meu irmão que coitado teve de pagar... inclusive a conta do crematorio do gatinho porque não o conseguiram salvar...
Ora o que eu acho é que nestes casos os veterinários deviam de ter atenção estas situações porque por isso é que infelizmente vimos muitos animais na estrada ao abandono.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça nov 24, 2009 11:13 am

Uma má experiência com uma vet, mas neste caso não envolveu euros. Houve simplesmente um mau atendimento porque o gatinho foi levado por um senhor sem posses, ela limitou-se a tê-lo lá, não fez nada de jeito e a única coisa que fez medicar, não foi medicação adequada à situação nem à idade. A nossa vet habitual estava incrédula como ele tinha vindo duma colega vet naquele estado.

O Sr Ermelindo não tem telemóvel e normalmente quando precisa pede a alguém para me ligar ou quando quero falar com ele vou ter ao centro social onde almoça durante a semana. Na sexta feira não conseguimos comunicar só soube que ele tinha ido lá com uma gatinha através da amiga dona do telemóvel quando lhe liguei de volta, mas não sabia a gravidade nem que um animal lá tinha ficado. Eu esses dias não o via lá junto dos outros mas pensei que ele tinha conseguido convencer as pessoas com quem vive e tê-lo no quarto, pois era o protegido dele.

Quando ontem fui lá a essa vet para saber porque ele lá tinha ido e com qual, ela estava à minha espera e o bichano lá.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Eu posso entender que um veterinário não faça actos clínicos dispendiosos nem cirurgias sem ter quem se responsabilize. Mas neste caso ele falou numas senhoras da associação (foi visitá-lo segunda de manhã e ontem durante o dia), ela estava à minha espera (podia ter telefonado se tinha dúvida nalguma coisa a realizar). Simplesmente ela não sabia o que fazer, não senti nenhuma segurança nem convicção no que dizia (coisas como "é capaz de se curar", "eu não me importo de tê-lo cá"). Só queria tirá-lo dali. Tê-lo lá assim, sem tão pouco ter feito algum óbvio, simples e barato como limpar a ferida?? Sério nem estou em mim. :cry: Ela não quis pagamento, mas sinceramente preferia ter de pagar e ela ter tratado convenientemente e ele não ter chegado a este ponto!
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 24, 2009 1:18 pm

vinha justamente indicar este caso como exemplo de um serviço gratuito. Se esta vet tivesse feito cobrança, haveria provas da sua péssima actuação, portanto a gratuitidade do serviço mostra que a médica estava consciente de ter feito asneira grossa e conseguiu atar as mãos aos responsáveis pela vítima, não apresentando uma factura.

Ainda assim, acho que pode ser acusada de maus tratos enquanto cidadã, com a agravante de supostamente ter os conhecimentos necessários para tratar bem o gatinho.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 24, 2009 7:42 pm

maus atendimentos aos meus animais, nem têm conta. começaram no gato serafim que quase o levou à morte, na sarna do max que não tinha cura e na necessidade do gaspar fazer uma destartarização para curar uma otite :o :evil:
se um médico professor na faculdade de medicina se queixa da falta de qualidade dos alunos, imagino os de medicina veterenária. e para quem não sabe, fica a saber. neste país, o copianço é uma praga nacional. se a isso juntarmos a qualidade do ensino, muito fica explicado. safam-se os que andam por amor à camisola
anjjazul
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 24, 2009 9:13 pm

anjjazul Escreveu:safam-se os que andam por amor à camisola
infelizmente, é mal geral. Mas diga-se que os sucessivos governos não ajudam muito à motivação. :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mfdtome
Membro Júnior
Registado: sexta jul 10, 2009 11:44 pm

quinta dez 10, 2009 10:55 pm

Butterfly_21 Escreveu:
Nita77 Escreveu:Mas não é só a consciência das pessoas que faz diferenciações... Concluindo que os cuidados médicos são essenciais para qualquer espécie, porque é que só a humana tem direito a sistema de saúde? A ideia de inferioridade dos animais ditos irracionais (assim conotados pelo homem), está bem assente na sociedade, e é suportada pelo próprio sistema político. Por mais campanhas de sensibilização e associações que existam, enquanto não nos forçarmos a olhar os animais com mais respeito, nunca vamos perceber que uma vida, humana ou não, não tem qualquer comparação com bens materiais e que os cuidados de saúde são um direito básico.
Boa noite,

é a primeira mensagem que escrevo, não sei bem se este é o local mais indicado para o conteúdo da minha pergunta, mas gostaria de vos pedir ajuda para me recomendarem um veterinário de confiança na zona do montijo ou perto,
obrigada!
Responder

Voltar para “Gatos”