Olá!
CasadeAnaval Escreveu:No caso dos gatos recorre-se à castração, ou seja, vai-se aos tintins e ZÁS
Ora bem, segundo me disseram, actualmente já não se faz assim, ou seja, já não há amputação total dos testículos, mas apenas corte da glândula responsável, pelo que conservam os testículos.
Já agora, aproveito para pôr a minha mensagem, a propósito deste tema, uma vez que na altura só votei. Sim, votei, porque não concordo nem com a castração nem com a esterilização. Todos os meus gatos e gatas estão
inteiros.
Das gatas, a mais barulhenta (estamos a falar de siamesas, 2, e 1, "mistura" de siamesa) é a Nina, filha do Vânias, que de facto mói-me a paciência, porque às vezes anda com cios frequentes.
Nessa altura, separo-os. Nada de "contactos"! Nem visuais, sequer!
Os gatos, dão-me um certo trabalho, é verdade, porque tenho dois que têm uma certa tendência para "borrifadelas"!
O que me obriga a andar sempre de

!
As minhas razões: já quando votei me foi difícil encontrar aquela que coloco em 1º lugar, porque elas se intercruzam - ponho a questão assim: considero que estamos a violentar a natureza, interferir num todo organizado, com um equilíbrio determinado, e vamos
desequilibrá-lo não importam os motivos que me apontem (evitar, isto nas fêmeas, futuros quistos, isto e aquilo).
Poderia dizer que isto é uma suposição, e submetermos os nossos animais a uma operação, é sempre
um risco! por mais "simples" ou "rotineira" que ela seja! Ninguém pode garantir
a 100% a ausência de riscos!
Lembro-me que há uns anos atrás, esteve "na moda" a operação às amígdalas (entre nós, humanos, claro). Uma operação
simples, sem problemas, e também para evitar futuros problemas de infecções de garganta, ou similares. As amigdalas "não estão a fazer nada" e só causam complicações, dizia-se. Afinal acabou por se alterar esta posição, descobrindo-se que elas têm o "seu papel"!
Eu desconfio sempre das "modas"!
E, uma coisa muito importante: Não esqueçam que os nossos conhecimentos são sempre
relativos e provisórios! Quem está no campo da ciência, sabe bem quanto isto tem que estar presente! A ciência é um edifício em construção, e que obriga, por vezes, a vir "aos andares inferiores" alterar o que já estava "construído"!