quarta nov 25, 2009 2:22 am
Participo neste fórum porque pertenço a uma associação de cães abandonados que se chama "Associação Cantinho dos Animais de Beja".
Sou responsável pela gestão do canil dessa associação, e quero deixar de andar na rua e constatar que vivo num pais de pessoas desumanas, cada vez que vejo um cão abandonado.
No entanto é essa a realidade e é com essa realidade que há 6 anos desenvolvo o meu trabalho de voluntariado numa zona rural e com muitas tradições que são um obstáculo à progressão do nosso trabalho.
Não li todos os post...desisti na página 7... mas como não quero discutir muito, aliás não participo nesta parte do fórum porque não quero discutir... mais do que faço todos os dias na associação.
Durante estes 6 anos ou 7 já não sei, 5 ou 6 foram passados a trabalhar de acordo com as ideias da maioria da direcção, que se traduziam no "salvar todos", acabamos com 160 cães, 10000 euros de dívida e com três pessoas a trabalhar.
Depois disso mudaram-se algumas coisas mas passou-se para os critérios subjectivos de cada um para decidir se o cão vive ou morre, e isso é injusto para todos eles.
Desde há quase um ano o funcionamento é baseado nos critérios acordados em consenso pela direcção e restantes corpos sociais... sempre que essas pessoas mudem, mudam também os critérios, por isso toda a gente é bem vinda.
Neste momento... depois de 6 anos à espera... a maioria concorda comigo... se tivermos a capacidade de aceitar as opiniões dos outros podemos trabalhar em conjunto, o curioso é que quem antes era a maioria agora não quer ajudar porque não concorda... tem piada não!?
Então em Beja funcionamos assim:
Limite de cães - 40 cães, temos neste momento 56 e a tentar reduzir ... não recolhemos cães a não ser em situações de excepção.
Cães saudáveis que andem na rua são recolhidos pela Câmara Municipal, e são eutanaziados. (nem todos são porque voluntárias da associação os publicitam para adopção e encontram donos)
Situações de excepção:
- Cães feridos
- Cães a precisarem de cuidados veterinários urgentes
- Cadelas com o cio
- Cachorros até 6 meses de idade
Limite de dinheiro a gastar nos tratamentos de um cão - 500 euros
Se ultrapassar é eutanasiado, a não ser que seja apadrinhado e o padrinho pague.
Se tiverem doenças crónicas (Leishmania) são eutanasiados, a não ser que já tenham familia adoptiva e esta não se importe de ter um cão doente.
Se tiverem problemas comportamentais graves como agressividade são eutanasiados (não serão eutanasiados quando tivermos voluntários suficientes para alterar comportamentos)
Neste momento temos mais de 10000 euros e iremos no futuro próximo construir um canil nosso...o que temos é o canil municipal... partilhamos o espaço.
Cobramos taxa de adopção e toda a gente tem de preencher um inquerito para saber se pode adoptar o cão.... e qual o melhor para a familia... desde que exigimos isso houveram duas devoluções de cães... anteriormente 60% eram devolvidos.
E agora pensarão... têm poucos cães, muito dinheiro e quase que não salvam cães... a quem pensa isso digo que é ao contrário.
Tinhamos, na altura dos 160 cães, uma média de 2 adopções por mês. Neste momento temos uma média de 10 adopções por mês, o que quer dizer que em dois meses metade dos cães mudam na nossa associação, estão sempre a entrar e sair, salvamos mais agora do que antes.
Na minha opinião porque antes andavamos tão ocupados a tentar salvar a associação que não tinhamos tempo para salvar os cães.
Todos os cães vão desparasitados interna e externamente, vacinados e chipados, e as cadelas esterilizadas.
Isto apenas foi um relato do que acontece numa associação portuguesa, não se trata de dizer que é melhor ou pior, para nós isto é o que nos faz sentir a consciência mais leve, e estamos muito contentes com os resultados do que fazemos.
Desculpem a extensão do post...
Última edição por
doglover80 em quarta nov 25, 2009 2:52 am, editado 6 vezes no total.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>