Depois da Esterilização
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am
Boam Dia,
Há já uns meses que tenho seguido algumas dicas do forum, que me têm ajudado imenso, mas só hoje achei necessário colocar uma questão que não consigo solucionar de forma alguma.
A minha gatinha foi ontem esterilizada. A cirurgia correu bem. Levamo-la para casa imediatamente após a operação, portanto, completamente grogue. Até metia dó. Ela de olhitos abertos e sem se mexer.
2 horas depois, começa-se a mexer feita tonta e arrancou o penso. Vi a ferida que estava limpa, liguei imediatamente à vet que me disse que a levasse à clinica para fazer novo penso. O meu marido passou a noite com ela e eu mal dormi. Hoje o meu marido vai ficar com ela, mas e amanhã?
Já lhe colocamos fita isoladora à volta do vestido, para ver se ela não consegue arrancar mais nada, mas temos medo de a deixar sozinha.
Já alguém passou por isto? Têm alguma dica que possa ajudar a Sakura a não tirar o penso?
Obrigada
Há já uns meses que tenho seguido algumas dicas do forum, que me têm ajudado imenso, mas só hoje achei necessário colocar uma questão que não consigo solucionar de forma alguma.
A minha gatinha foi ontem esterilizada. A cirurgia correu bem. Levamo-la para casa imediatamente após a operação, portanto, completamente grogue. Até metia dó. Ela de olhitos abertos e sem se mexer.
2 horas depois, começa-se a mexer feita tonta e arrancou o penso. Vi a ferida que estava limpa, liguei imediatamente à vet que me disse que a levasse à clinica para fazer novo penso. O meu marido passou a noite com ela e eu mal dormi. Hoje o meu marido vai ficar com ela, mas e amanhã?
Já lhe colocamos fita isoladora à volta do vestido, para ver se ela não consegue arrancar mais nada, mas temos medo de a deixar sozinha.
Já alguém passou por isto? Têm alguma dica que possa ajudar a Sakura a não tirar o penso?
Obrigada
-
- Membro
- Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm
Pelo que sei existe um capacete próprio para evitar essas coisas. Informo-se no seu veterinário.
A minha cleo não necessitou porque ela é calminha e o penso estava muito bem feito... mas quase nunca é assim. Normalmente os veterinários dão -lhe o tal capacete em forma de funil.
Espero ter ajudado.
A minha cleo não necessitou porque ela é calminha e o penso estava muito bem feito... mas quase nunca é assim. Normalmente os veterinários dão -lhe o tal capacete em forma de funil.
Espero ter ajudado.
-
- Membro Veterano
Zuenapoleao, antes de mais, muito obrigada pela célere resposta.
A Sakura tem o colar, mas com as patitas de trás conseguiu tirar o vestido e o penso.
Puseram-lhe um vestido mais resistente e um adesivo por cima. Vamos ver se resulta. O meu marido disse que ia enchê-la de fita isoladora para ver se ela não consegue de maneira nenhuma tirar o vestido giraço.
De qualquer forma, este método aprece-me um pouco bárbaro, daí eu pedir opiniões relativamente a outro método.
A gatita foi agrafada e não cosida, como a me parece ser o normal. Alguém sabe se tem alguma vantagem?
Obrigada mais uma vez
A Sakura tem o colar, mas com as patitas de trás conseguiu tirar o vestido e o penso.
Puseram-lhe um vestido mais resistente e um adesivo por cima. Vamos ver se resulta. O meu marido disse que ia enchê-la de fita isoladora para ver se ela não consegue de maneira nenhuma tirar o vestido giraço.
De qualquer forma, este método aprece-me um pouco bárbaro, daí eu pedir opiniões relativamente a outro método.
A gatita foi agrafada e não cosida, como a me parece ser o normal. Alguém sabe se tem alguma vantagem?
Obrigada mais uma vez
-
- Membro
não metas fita isoladora por amor de deus... tadinha..
sim a minha tb não levou pontos.. acho que é o procedimento normal.. mas ao fim de 2 dias a costura tava optima... por isso fala mesmo com a vet.. na minha modesta opinião é o melhor.
Vais notar é um alto ao fundo da costura.. eu notei e asustei-me .. mas é mesmo assim .. ao fim de algum tempo vai ao lugar...
sim a minha tb não levou pontos.. acho que é o procedimento normal.. mas ao fim de 2 dias a costura tava optima... por isso fala mesmo com a vet.. na minha modesta opinião é o melhor.
Vais notar é um alto ao fundo da costura.. eu notei e asustei-me .. mas é mesmo assim .. ao fim de algum tempo vai ao lugar...
-
- Membro Veterano
Nada do que li me podia preparar para isto.
Parte-me o coração vê-la desorientada, sem saber muito bem o que fazer.
Não sei se a deixe andar, se lhe pegue ao colo e tente acalmá-la...
Farta-se de miar, coitadinha.
Até já estou arrependida de lhe ter feito tal maldade. Só espero que acabe depressa.

Até já estou arrependida de lhe ter feito tal maldade. Só espero que acabe depressa.
Olá!Mindless Escreveu:Nada do que li me podia preparar para isto.![]()
Não esteja nervosa, principalmente acalme-se que tudo vai correr bem e essas indecisões são normais...

Provavelmente a gatinha não deve querer colo porque lhe deve doer... mas se você se sentar no chão e ela aceitar mantenha-a no colo e acalme-a, é natural que nesta fase ela procure o seu carinho e conforto!
Arranje um local confortável com uma mantinha e mantenha-a quente e sossegada, não a deixe pular para que não rebente nenhum agrafe.
Sim deve falar com o vet e no caso da gatinha não ter trazido um "vestido" para proteger o penso e a costura, pergunte ao vet se não será melhor colocar-lhe um colar isabelino, assim ela não consegue arrancar os pontos e se vê que não consegue resolver a situação com as perguntas ao vet, arranje você uma especie de vestido, feito de uma manga de uma camisola e vista-lho!
Fita isoladora nem pensar!

Não fique arrependida do acto, porque não lhe está a fazer nenhuma maldade, mas sim a protegê-la contra muitos problemas que poderiam advir futuramente!

Tome atenção e veja se a gatinha come bem e se faz as necessidades, embora nestes primeiros dias seja normal que tenham alguma "preguiça".
Boa sorte.
-
- Membro
Tem calma... porque eles notam a nossa ansiedade e nervosismo.
Ela não deve gostar de se sentir "presa" é normal nos gatos. Tenta perceber se é miar de n estar a gostar ou um miar de quem está com dores.
Já foste ao vet fazer um novo penso, não já?
Se te sentires mais segura liga e explica ele deve aconselhar-te...
Ela não deve gostar de se sentir "presa" é normal nos gatos. Tenta perceber se é miar de n estar a gostar ou um miar de quem está com dores.
Já foste ao vet fazer um novo penso, não já?
Se te sentires mais segura liga e explica ele deve aconselhar-te...
-
- Membro Veterano
Obrigada pela ajuda.
O miar dela é diferente, não consigo identificar bem, uma vez que é muito fraquinho.
Ela fez novo penso ontem, depois de ter rebentado o 1º. A veterinária disse que estava tudo muito limpinho. Vai amanhã fazer novo penso (dia sim dia não).
Relativamente ao colo, tentamos tê-la ao colo porque desde que a temos ela sempre quis muito colinho e parece acalmar um pouco. Pelo menos não anda contra as paredes...
A veterinária disse só para não stressarmos, para a mantermos num sitio quente e calmo. Disse, também, que ela ia ficar estremunhada quando passasse o efeito da anestesia e poderia ter alucinações. Nunca disse que esta fera ia tirar o penso... Isso é que nos deixou completamente abananados. Nunca pensei que fosse tão fácil...
O miar dela é diferente, não consigo identificar bem, uma vez que é muito fraquinho.
Ela fez novo penso ontem, depois de ter rebentado o 1º. A veterinária disse que estava tudo muito limpinho. Vai amanhã fazer novo penso (dia sim dia não).
Relativamente ao colo, tentamos tê-la ao colo porque desde que a temos ela sempre quis muito colinho e parece acalmar um pouco. Pelo menos não anda contra as paredes...
A veterinária disse só para não stressarmos, para a mantermos num sitio quente e calmo. Disse, também, que ela ia ficar estremunhada quando passasse o efeito da anestesia e poderia ter alucinações. Nunca disse que esta fera ia tirar o penso... Isso é que nos deixou completamente abananados. Nunca pensei que fosse tão fácil...
É tudo normal isso que descreve!
É normal também que mie por desconforto e dor, alguns vets não dão medicamentos para a dor porque se sentirem dor, os animais tendem a movimentar-se menos e assim evitam pulos e rebentar de pontos.
Uma vez que está com regularidade a ir ao vet, não há motivo para stressar, vai correr tudo bem!
Dê notícias!
É normal também que mie por desconforto e dor, alguns vets não dão medicamentos para a dor porque se sentirem dor, os animais tendem a movimentar-se menos e assim evitam pulos e rebentar de pontos.
Uma vez que está com regularidade a ir ao vet, não há motivo para stressar, vai correr tudo bem!

Dê notícias!
-
- Membro
também sou dessa opinião.. acho que a situação está controlada.. não esteja nervosa/ansiosa... isso tudo é normal.
Amanhã já vai ver que ela tá optima como se nada fosse.
Eles são mesmo assim traquinas
a minha tb arrancou o penso ao fim de dois dias mas a minha vet alertou-me para isso...
Amanhã já vai ver que ela tá optima como se nada fosse.
Eles são mesmo assim traquinas

-
- Membro Veterano
Fui agora à hora de almoço a casa. A menina já está mais sossegada, parece ter dores, mas está quietinha, deitada na caminha dela, embrulhada num cobertor. Comeu um bocadinho, não muito, mas o vet que fez a cirurgia disse que era normal ela não comer muito hoje.
Pois, acho que a Vet apenas deu um antibiótico à Sakura, não me disse nada de analgésicos e eu com o stress nem me lembrei de perguntar.
Zuenapoleao, como é que fez quando a sua gatinha tirou o penso?
Obrigada pelas dicas, já estou um pouco mais sossegada
Pois, acho que a Vet apenas deu um antibiótico à Sakura, não me disse nada de analgésicos e eu com o stress nem me lembrei de perguntar.
Zuenapoleao, como é que fez quando a sua gatinha tirou o penso?
Obrigada pelas dicas, já estou um pouco mais sossegada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm
É perfeitamente normal essa angústia que está a sentir, a sensação de que lhe fez uma "maldade". Todos nós passámos pelo mesmo quando esterilizámos os nossos gatos. Mas trata-se de um período muito curto no qual ela poderá sentir algumas dores, andar desorientada e queixar-se da limitação de movimentos provocada pelo colar isabelino e pelo "vestido". A toma dos medicamentos também é complicada. Mas é uma medida necessária, e que a longo prazo lhe trará enormes benefícios, desde não sofrer com o cio e reduzir os riscos de fuga acidental, a evitar doenças gravíssimas como cancro do útero e ovários, e até cancro da mama.
Verá que passa num instante, e se tiver os cuidados necessários irá tudo correr bem e aos poucos ela também se adapta. Eu tive a minha menina duas semanas de colar e vestido, a tomar antibiótico e vitaminas, e lá se passou. Pense que também contribui para aumentar o vínculo entre o animal e o dono, este período em que ela está mais fragilizada e mais dependente de si também a irá aproximar.
Verá que passa num instante, e se tiver os cuidados necessários irá tudo correr bem e aos poucos ela também se adapta. Eu tive a minha menina duas semanas de colar e vestido, a tomar antibiótico e vitaminas, e lá se passou. Pense que também contribui para aumentar o vínculo entre o animal e o dono, este período em que ela está mais fragilizada e mais dependente de si também a irá aproximar.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm
A Lira veio com antibiótico para tomar durante salvo erro uns 8 ou 10 dias. Na altura em que a fui buscar nem me ocorreu, mas mal cheguei a casa notei que não me tinham receitado nenhum analgésico. Liguei para lá, e disseram-me que era normal, que era uma forma de evitar que ela saltasse muito, por causa dos pontos.Mindless Escreveu: Pois, acho que a Vet apenas deu um antibiótico à Sakura, não me disse nada de analgésicos e eu com o stress nem me lembrei de perguntar.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
-
- Membro
A minha vet , minha amiga pessoal, quando eu a trouxe para casa disse que ela (cleo) iria tirar o penso ao fim de dois dias.. caso ela própria não o fizesse teria eu de o fazer...
Como deves calcular não foi preciso.. ela acabou por tira-lo.. eu andei sempre a ver a costura e tava sempre bonita, não fiz nada.. nem sequer foi preciso lá ir tirar pontos e essas coisas. no primeiro dia tb esteve mais sossegada que o costume (ela é uma gata muito mexida) mas no dia a seguir já estava quase normal... a unica restrição foi mesmo não a deixar saltar ou andar aos pulos..
Realmente so me assustei com o alto que apareceu.. ai ligeui logo para ela e ela explicou que é normalissimo que acaba por desaparecer e assim foi.. já vai fazer quase 2 meses que foi operada e tá optima...
Acredita que tb tive muitas dúvidas e tive uma ansiedade tremenda até porque nunca tive nenhum gatinho antes. Mas é a melhor decisão que tomamos para o bem deles, acredita.
Como deves calcular não foi preciso.. ela acabou por tira-lo.. eu andei sempre a ver a costura e tava sempre bonita, não fiz nada.. nem sequer foi preciso lá ir tirar pontos e essas coisas. no primeiro dia tb esteve mais sossegada que o costume (ela é uma gata muito mexida) mas no dia a seguir já estava quase normal... a unica restrição foi mesmo não a deixar saltar ou andar aos pulos..
Realmente so me assustei com o alto que apareceu.. ai ligeui logo para ela e ela explicou que é normalissimo que acaba por desaparecer e assim foi.. já vai fazer quase 2 meses que foi operada e tá optima...
Acredita que tb tive muitas dúvidas e tive uma ansiedade tremenda até porque nunca tive nenhum gatinho antes. Mas é a melhor decisão que tomamos para o bem deles, acredita.
-
- Membro Veterano
A Sakura também é a nossa primeira gatinha e é muito mexida. Talvez por isso custe mais vê-la quietinha. Mas segundo vocês dizem amanhã já deve estar melhor, não é?
De qualquer forma, ela amanhã vai ao vet e aí já vemos se está a cicatrizar bem e aproveitar para pedir mais conselhos.
Mais uma vez obrigada a todas as que me responderam. Ajudaram-me bastante, principalmente a tirar este sentido de culpa de cima dos ombros.
De qualquer forma, ela amanhã vai ao vet e aí já vemos se está a cicatrizar bem e aproveitar para pedir mais conselhos.
Mais uma vez obrigada a todas as que me responderam. Ajudaram-me bastante, principalmente a tirar este sentido de culpa de cima dos ombros.