texuga Escreveu:Isto por acaso é curioso...
Chego à conclusão que a minha Dobermann deve ter sido ensinada com todos esses métodos do "treino positivo" à base da recompensa... Passo a explicar.
Ela foi adoptada por mim já com 4 anos, e é uma cadela ultra dócil com pessoas e animais (excepto os gatos que ela adora ver a fugir à frente dela

), mas não tenho problemas com ela a não ser uma teimosia característica de um S. Bernardo... além da persistência sem fim.
Mas é um facto que ela com biscoitos ou qualquer outra comida, fica vidrada em mim, ela senta, ela deita, ela fica estática, enfim, só falta lavar a loiça e fazer o jantar, porque de resto faz tudo... Se não houver recompensa, faz o que lhe apetece até à parte em que sai bolachada na fronha...

E agora já está muito melhor, desde Abril para cá que ela já se deita no chão em vez de ocupar o sofá, já não puxa a tela como puxava, enfim, já melhorou muitos comportamentos, e não foi com biscoito... e não o faz por medo, faz porque eu mando, sempre no relax...
Resumindo, pressuponho que para manter um cão a obedecer com este tipo de treino, teremos de andar sempre com biscoitos (light de preferência

) nos bolsos. É isso?

Pressupõe-se com isso que como não sabia usar a comida como utensilio de treino, não soube retirar a comida. Como diz o Ian Dunbar, um cão que recebe sempre recompensa de comida é um cão mimado não é um cão treinado. Tem de se passar do sempre para o aleatório, para o quase nunca, para o nunca! No final manda sentar e dá umas festas e corre tudo bem.
Ainda vai a tempo de treinar a sua doberman assim, ainda por cima ela considera a comida uma boa recompensa, é de aproveitar.
Para perceber o que estou a dizer dou-lhe este exemplo: você começa o treino da chamada, chama a cadela, ela vem... você recompensa com comida, faz isso uns tempos e continua a recompensar sempre... às tantas você chama a cadela, ela anda a cheirar coisas, demora a vir, e quando vem você dá a comida de recompensa... faz mal, é a diferença entre treinar e mimar!
A exigência é continua e cada vez maior, se não evolui não recebe recompensa, ou seja cada vez mais trabalho para a mesma quantidade de recompensa... é pena que não tenha conseguido fazer isso, de certeza que seria fácil, se ela fica vidrada dessa forma.
No outro dia andava a passear uma cadela que tenho em FAT em casa, cruzada de boxer, com 30 kg, com uma coleira normal e passei por dois amigos meus que estavam a conversar, um dentro do carro e outro do lado de fora. Ela é muito curiosa e simpática para toda a gente, e quando me aproximei deles, ela excitou-se ligeiramente e ia esbarrar contra um deles e o carro. Disse-lhe "senta" e automaticamente ela parou, sentou-se e esperou. Cumprimentei-os e falei um pouco, ela tentou levantar-se, voltei a dizer "senta", voltou a sentar-se e depois segui o nosso passeio. Todo o treino dela tem sido com comida, porque ela não sente motivação por mais nada, eu não tinha nada comigo, nem tinhamos feito nenhum treino nesse dia, que podesse sugerir-lhe que eu teria alguma coisa, por isso não se trata do uso da comida como utensilio de treino, trata-se do mau uso da comida como utensilio de treino.

<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>