Atitude em relação a pedidos de donativos, etc.

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 26, 2009 12:14 pm

doglover80 Escreveu:é de curtar o coração ouvir um voluntário de uma associação justificar ter um cão preso a uma corrente com uma casota improvisada, sem vacinas, sem estar desparasitado, com taças de comida e água sujissimos... a dizer "salvámos este animal, ele estava num sitio terrivel"... há aqui qualquer coisa errada!

Percebo que toda a gente anda a tentar ajudar mas muita gente embrenha-se de tal forma que perde a noção da realidade, começando a viver num mundo alternativo.

Uma coisa é ajudar particularmente, outra coisa é perder a noção da realidade. :) Felizmente, esses "salvamentos" - a que eu chamaria tirar da frigideira para pôr no fogo... - não estão generalizados. A norma é colocar o animal numa situação melhor do que estava antes. Eu sei que há pessoas que acabam por ficar toldadas e colocar o animal em situação pior ou igual, mas são uma minoria. E é verdade também que a maioria das associações não funciona bem porque não têm a mínima noção do que seja gestão e trabalho de equipa. Mas há que valorizar quem faz as coisas bem feitas e o auxílio prestado por particulares, que nalguns casos aliviam a carga das associações. O ideal, realmente, era que as pessoas se conseguissem organizar em prol da melhoria das condições de vida dos animais, em vez de alimentarem o ego com acções beneméritas, mas isso requer também um longo trabalho de educação e formação. São precisas umas dezenas de "claudiaest" e é também preciso que as associações estejam receptivas...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta nov 26, 2009 12:18 pm

doglover80 Escreveu:

Por isso obrigado Claudia, o nosso exemplo ainda vai "acordar" muita gente em Portugal... tenho essa esperança... é de curtar o coração ouvir um voluntário de uma associação justificar ter um cão preso a uma corrente com uma casota improvisada, sem vacinas, sem estar desparasitado, com taças de comida e água sujissimos... a dizer "salvámos este animal, ele estava num sitio terrivel"... há aqui qualquer coisa errada!

Tem toda a razão: tirar de um sítio para colocar noutro ainda pior... :( e vê-se muito, por aí :(
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta nov 26, 2009 1:02 pm

Não sei se entendi bem. Vejamos:
Eu, fulana de tal, entidade privada, não contribuindo para, nem fazendo parte de nenhuma associação, tenho vários cães e gatos que são, digamos assim, os meus animais de estimação.
Embora não goste da palavra, sou a “dona” deles. Antigos ou recentes, portas adentro, são todos tratados do mesmo modo.
Uns, estão comigo desde sempre, outros foram adoptados (adoptados, não acolhidos) mais recentemente. Com excepção de dois, que me foram dados ainda em bebés, todos eles são animais abandonados que me vieram parar às mãos, uns tantos através das tais associações de que não faço parte nem contribuo para. Todos esterilizados, castrados, etc e tal.
Eu, fulana de tal, entidade privada, com o produto do meu trabalho profissional (o meu ordenado, portanto) e com a ajuda do meu marido, batalho (batalhamos) horas e horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias (ou 366, se for bissexto) por ano, para sustentar os nossos animais, dar-lhes conforto, carinho, alimentação adequada, passeios, cuidados veterinários. Não consideramos sacrifício, porque se trata de uma opção de vida, mas, decerto, muitas coisas importantes para outras pessoas como férias, viagens, e outros bens móveis e imóveis, e dos quais poderíamos usufruir se não tivéssemos essa responsabilidade, nos passam ao lado. Ao lado? A luas de distância.
Os nossos animais partilham o nosso espaço, os bons e os maus momentos, os altos e baixos da nossa vida. Neste momento, têm todos para cima de 6 anos, alguns estão perto dos 13/14 anos. Estão, portanto, para lá da meia idade, uns, e velhos, os outros. Começam a surgir as doenças, os achaques. Alguns até já os têm.
Mas não nos preocupemos com detalhes, pormenores de somenos importância. Os nossos companheiros, que tanto nos deram, que pousaram as cabeças peludas nos nossos colos, que nos olharam com olhos leais, não vão ser tratados das suas maleitas, e vamos deixá-los morrer sem assistência médica, porque é nosso dever doar o dinheiro que gastaríamos com esses velhadas, já sem préstimo, a uma associação que, com esses maravedis, vai salvar 10, 20, 30 cães jovens e saudáveis que, provavelmente, nunca serão adoptados ou, caso o sejam, até poderão ser devolvidos, ou abandonados na esquina mais próxima, no minuto seguinte. E nunca se sabe: algum deles até poderá vir parar, um dia mais tarde, cego e podre de carraças à casa de “eu, fulana de tal, entidade privada, que não contribuo para, nem faço parte de nenhuma associação”. Nem nunca farei, porque a minha caridade começa e acaba em casa.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta nov 26, 2009 1:27 pm

A colette faz muito bem e é um exemplo a seguir, se realmente cuidar bem dos seus animais, coisa que não estou a duvidar, o que se defende é que se estivesse inserida como voluntária numa associação poderia ajudar mais cães... na minha opinião.

E da mesma forma não acho justo que andem pessoas particulares a receber donativos do publico em geral, na mesma área da abrangência de uma associação, e com isso dificultar o trabalho da associação. Acho isso porque a associação necessita de ter relatório e contas e plano de actividades, logo qualquer pessoa sabe onde se gasta o dinheiro e ele não pode ser usado por nenhum sócio particularmente, é ilegal. Enquanto que as pessoas particulares que recebem donativos não têm que prestar qualquer conta a ninguém, pelo que o podem usar para coisas que não fazem sentido, sem que ninguém possa reclamar.

Esta é a principal vantagem de contribuir para uma associação e não para um particular.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 2:02 pm

Doglover, eu não recebo donativos monetários de ninguém. Nem quero. Como disse, a responsabilidade dos animais que adoptei é minha.
Há uma única excepção, uma adopção de um animal de idade provecta (um dos tais que, segundo algumas opiniões, não valeria sequer um olhar) com uma doença crónica, mas até nesse caso só aceito os medicamentos necessários para a tratar e nunca dinheiro. E assim que puder (em breve) ficará inteiramente a meu cargo.
Se não os pudesse sustentar com os meus próprios meios não os teria.
Quanto a prestar voluntariado, para o fazer é necessário tempo disponível, um bem do qual tenho muita falta. Ser voluntário implica que o serviço a prestar, nessa qualidade, seja feito com regularidade e sem falhas. É um compromisso. E, passe o paradoxo, deixa de ser voluntariado, passa a ser uma obrigação. O que é lógico. Um voluntário com o qual não se possa contar e que falte permanentemente não serve para nada. E também é preciso estômago para se ser voluntário. Nem todas as pessoas estão vocacionadas para suportar tanta desgraça.
E nem só de cães e de gatos vive o homem. Gosto de fazer outras coisas, coisas comezinhas, como ler um livro ou ver um filme. Ou de falar com os filhos, por exemplo. E até mesmo para essas pequenas coisas o tempo é escasso.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quinta nov 26, 2009 2:15 pm

doglover80 Escreveu:E da mesma forma não acho justo que andem pessoas particulares a receber donativos do publico em geral, na mesma área da abrangência de uma associação, e com isso dificultar o trabalho da associação.
nem consigo comentar isto...
quando telefono para a dita associação da minha área mandam-me catar macacacos, em sentido figurado
doglover80 Escreveu:Acho isso porque a associação necessita de ter relatório e contas e plano de actividades, logo qualquer pessoa sabe onde se gasta o dinheiro e ele não pode ser usado por nenhum sócio particularmente, é ilegal. Enquanto que as pessoas particulares que recebem donativos não têm que prestar qualquer conta a ninguém, pelo que o podem usar para coisas que não fazem sentido, sem que ninguém possa reclamar.
por favor tanta ingenuidade também não
se há pessoas individuais honestas e desonestas...
acredita mesmo que todas as associações põem as coisas preto no branco
que não são oportunistas
melhor dizendo, que não há roubos???
basta andar nos foruns e ver, quando vêm a público as maroscas, o que se passa neste mundo

estou a lembrar-me duma presidente duma associação que a melhor ração doada ia para a sua loja de animais para aí ser vendida, que ficava com o dinheiro das quotizações e donativos, nunca passou um recibo a ninguém
e eu não pertenço a essa associação mas soube do que lá se passava ( e passou durante anos, anos e anos) e só há muito pouco tempo um grupo está a tentar dar a volta à Direcção da mesma

quer dizer em vez de se aproveitar todos os esforços - individuais, grupos, associações - a vossa ideia é:
Associações - ok
individuais - fechem os olhos, os ouvidos e telefonem para a associação da área onde residem e que eles tratem do assunto, porque é errado tentar fazer alguma coisa por ele sem ter os € necessários
como 99% das respostas será negativa o que propõem: eutanasia-se o animal?
ok, então dêm-me os vossos contactos porque o próximo animal que aparecer por aqui eu faço o telefone personalizado e fico à espera que resolvam resgatá-lo ou matá-lo...mas não demorem muito tempo, não vá o canil aparecer e aí desaparece o problema
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
doglover80
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 2:50 pm

colette Escreveu:Doglover, eu não recebo donativos monetários de ninguém. Nem quero. Como disse, a responsabilidade dos animais que adoptei é minha.
Há uma única excepção, uma adopção de um animal de idade provecta (um dos tais que, segundo algumas opiniões, não valeria sequer um olhar) com uma doença crónica, mas até nesse caso só aceito os medicamentos necessários para a tratar e nunca dinheiro. E assim que puder (em breve) ficará inteiramente a meu cargo.
Se não os pudesse sustentar com os meus próprios meios não os teria.
Quanto a prestar voluntariado, para o fazer é necessário tempo disponível, um bem do qual tenho muita falta. Ser voluntário implica que o serviço a prestar, nessa qualidade, seja feito com regularidade e sem falhas. É um compromisso. E, passe o paradoxo, deixa de ser voluntariado, passa a ser uma obrigação. O que é lógico. Um voluntário com o qual não se possa contar e que falte permanentemente não serve para nada. E também é preciso estômago para se ser voluntário. Nem todas as pessoas estão vocacionadas para suportar tanta desgraça.
E nem só de cães e de gatos vive o homem. Gosto de fazer outras coisas, coisas comezinhas, como ler um livro ou ver um filme. Ou de falar com os filhos, por exemplo. E até mesmo para essas pequenas coisas o tempo é escasso.
Não estava a falar de si... a nossa associação ajuda pessoas particulares que recolhem animais errantes desde que os dêem para adopção... e respeitamos muito quem tem vários animais e os trata bem como você.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 3:02 pm

Pequebrado Escreveu:
doglover80 Escreveu:E da mesma forma não acho justo que andem pessoas particulares a receber donativos do publico em geral, na mesma área da abrangência de uma associação, e com isso dificultar o trabalho da associação.
nem consigo comentar isto...
quando telefono para a dita associação da minha área mandam-me catar macacacos, em sentido figurado
doglover80 Escreveu:Acho isso porque a associação necessita de ter relatório e contas e plano de actividades, logo qualquer pessoa sabe onde se gasta o dinheiro e ele não pode ser usado por nenhum sócio particularmente, é ilegal. Enquanto que as pessoas particulares que recebem donativos não têm que prestar qualquer conta a ninguém, pelo que o podem usar para coisas que não fazem sentido, sem que ninguém possa reclamar.
por favor tanta ingenuidade também não
se há pessoas individuais honestas e desonestas...
acredita mesmo que todas as associações põem as coisas preto no branco
que não são oportunistas
melhor dizendo, que não há roubos???
basta andar nos foruns e ver, quando vêm a público as maroscas, o que se passa neste mundo

estou a lembrar-me duma presidente duma associação que a melhor ração doada ia para a sua loja de animais para aí ser vendida, que ficava com o dinheiro das quotizações e donativos, nunca passou um recibo a ninguém
e eu não pertenço a essa associação mas soube do que lá se passava ( e passou durante anos, anos e anos) e só há muito pouco tempo um grupo está a tentar dar a volta à Direcção da mesma

quer dizer em vez de se aproveitar todos os esforços - individuais, grupos, associações - a vossa ideia é:
Associações - ok
individuais - fechem os olhos, os ouvidos e telefonem para a associação da área onde residem e que eles tratem do assunto, porque é errado tentar fazer alguma coisa por ele sem ter os € necessários
como 99% das respostas será negativa o que propõem: eutanasia-se o animal?
ok, então dêm-me os vossos contactos porque o próximo animal que aparecer por aqui eu faço o telefone personalizado e fico à espera que resolvam resgatá-lo ou matá-lo...mas não demorem muito tempo, não vá o canil aparecer e aí desaparece o problema
Se as associações que conhece trabalham mal, então junte-se a elas para trabalharem melhor.

Não sou ingénuo... na nossa associação aconteceram situações similares, e deixaram de acontecer porque como era uma associação as pessoas foram expulsas e responsabilizadas... eu como membro da Mesa da Assembleia exijo um relatório e contas bem feito... e temos contabilidade organizada... portanto qualquer sócio pode questionar as nossas opções financeiras e nós podemos esclarecer... da mesma forma que se discordar das opções de funcionamento se pode condidatar nas proximas eleições e se ganhar usar o dinheiro doado de forma diferente... e isso na minha opinião é muito vantajoso.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 26, 2009 4:01 pm

Eu até percebo a defesa que o Doglover faz das associações, evidentemente, puxa a brasa à sua sardinha, na qual acredita profundamente. Mas seria bom que conseguisse virar as suas lentes ao contrário e ver pela positiva o trabalho dos "ajudadores independentes". Que, no imediato, estão é a facilitar o "trabalho" das associações, tirando-lhes de cima encargos que elas não podem assumir, tanto financeira como eticamente.

Se ao fazer a defesa que faz está a pensar em termos de dinheiro - aquele que é gasto com um independente seria mais bem empregue a engordar a conta da associação mais próxima, ajudando não um ou dois animais, mas sim vinte ou trinta -, posso dizer-lhe que é melhor tirar o cavalinho da chuva. Porque as associações têm feito tantas e tão boas ao longo dos anos que há muita gente que lhes vira as costas. Não, não vou dar exemplos, mas não faltam aquelas que manipulam as contas e engrolam os sócios picuinhas e recalcitrantes que se manifestam nas AG para prestação de contas, para no fim ficar tudo na mesma.

Voltanto ao papel dos particulares versus associações, creio que o argumento defendido pelo Doglover não colhe. Já nem falo da Colette, que neste momento tem em casa, além de animais seus, vários lá colocados... por associações ou grupos associados. E quantos teve ela antes destes? Também não falo de mim, que já ajudei bem mais que os vinte ou trinta que seria suposto o meu trabalho ir ajudar se estivesse integrada numa associação...

Donativos aos particulares? E porque não, se forem pessoas sérias e conhecidas pela sua honestidade? Porque prejudicam as associações? Aqui, desculpe, mas rio-me! Dar 50 euros a uma ajudadora independente, que pode ser uma pessoa de recursos muito limitados a quem esses 50 euros irão fazer ainda mais e melhor que uma chuvada no Saara não é de todo o mesmo que enfiá-los na voragem de uma associação.

E, falando só por mim, as minhas ajudas foram sempre práticas: trabalho voluntário, doação de bens necessários, medicamentos, colaboração em campanhas de adopção, etc. No que respeita ao primeiro, não tenho estômago para andar pelos canis, mas havia muita coisa que podia fazer no âmbito da associação - o que foi sempre liminarmente recusado. O resto foi sempre mais ou menos aceite, mas confesso que nunca gostei de ver mantas e sacos de ração jogados para o lixo, nem medicamentos a serem sonegados ao animal meu protegido que deles precisava.

Por tudo isto, lamento, mas as associações, mesmo as muito sérias e que funcionam bem, não contam comigo. Já os ajudadores independentes têm toda a minha solidariedade, desde que sejam pessoas equilibradas que não encarem como um benefício à sociedade o abate expedito de animais doentes para não se gastar dinheiro.

E enquanto andamos nestes debates inúteis e estéreis, não fazemos nada para que mudem as leis e as mentalidades, e os canis camarários continuam a assassinar animais saudáveis cujo único mal foi o de existirem...

Como aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74015
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 26, 2009 4:09 pm

Eu dou-me mal com organizações.
Sou uma individualista por educação e opção.
Cumprir regras, só porque foram escolhidas pela maioria, para mim não dá.
Tenho de, em consciência, estar de acordo com elas.
E, quando chegamos à realidade, há sempre situações em que devemos seguir a nossa consciência, diga o que disser a maioria.

A maioria não têm sempre razão - ressalvando as distâncias, quando Galileu disse que a terra se movia a esmagadora maioria dizia que não.
As organizações são peritas em anular a diferença, em destruir a inovação, em marginalizar a oposição.

Como indíviduo ajudo quem quero e como quero.
E se decido que vou gastar 1000 num cão cego e coxo, esse é problema meu.
E se decido que as associções podem muito salvar os cachorros, os saudáveis, os adoptáveis então deixem comigo os outros e não se metam.

Não se atrevam a dizer-me onde e como gasto o meu dinheiro.
E, sobretudo, não se atrevam a invocar razões morais que não vos dou o aval de terem melhor moral que eu ou a licença de me darem lições de moral.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
colette
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 5:58 pm

E no meu caso, como diria Mr. Chips, são todos meus filhos: os que eu própria encontrei na rua, os que fui buscar a uma associação e que já estão comigo há anos e anos, os recentes, que adoptei através de outras associações e/ou grupos organizados, que me foram levar, mas que fui eu que me ofereci -não me foram impingidos - para ficar com eles, os que me ofereceram e até os que comprei. Porque sim, é verdade, já comprei cães e gatos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 26, 2009 6:31 pm

Peço desculpa pela aparente agressividade da minha última resposta.
Não é nada com os foristas, é que estou sempre a ser interrompida e, como estou velha, falta-me a paciência.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 26, 2009 9:52 pm

LuluB Escreveu:Eu até percebo a defesa que o Doglover faz das associações, evidentemente, puxa a brasa à sua sardinha, na qual acredita profundamente. Mas seria bom que conseguisse virar as suas lentes ao contrário e ver pela positiva o trabalho dos "ajudadores independentes". Que, no imediato, estão é a facilitar o "trabalho" das associações, tirando-lhes de cima encargos que elas não podem assumir, tanto financeira como eticamente.

Se ao fazer a defesa que faz está a pensar em termos de dinheiro - aquele que é gasto com um independente seria mais bem empregue a engordar a conta da associação mais próxima, ajudando não um ou dois animais, mas sim vinte ou trinta -, posso dizer-lhe que é melhor tirar o cavalinho da chuva. Porque as associações têm feito tantas e tão boas ao longo dos anos que há muita gente que lhes vira as costas. Não, não vou dar exemplos, mas não faltam aquelas que manipulam as contas e engrolam os sócios picuinhas e recalcitrantes que se manifestam nas AG para prestação de contas, para no fim ficar tudo na mesma.

Voltanto ao papel dos particulares versus associações, creio que o argumento defendido pelo Doglover não colhe. Já nem falo da Colette, que neste momento tem em casa, além de animais seus, vários lá colocados... por associações ou grupos associados. E quantos teve ela antes destes? Também não falo de mim, que já ajudei bem mais que os vinte ou trinta que seria suposto o meu trabalho ir ajudar se estivesse integrada numa associação...

Donativos aos particulares? E porque não, se forem pessoas sérias e conhecidas pela sua honestidade? Porque prejudicam as associações? Aqui, desculpe, mas rio-me! Dar 50 euros a uma ajudadora independente, que pode ser uma pessoa de recursos muito limitados a quem esses 50 euros irão fazer ainda mais e melhor que uma chuvada no Saara não é de todo o mesmo que enfiá-los na voragem de uma associação.

E, falando só por mim, as minhas ajudas foram sempre práticas: trabalho voluntário, doação de bens necessários, medicamentos, colaboração em campanhas de adopção, etc. No que respeita ao primeiro, não tenho estômago para andar pelos canis, mas havia muita coisa que podia fazer no âmbito da associação - o que foi sempre liminarmente recusado. O resto foi sempre mais ou menos aceite, mas confesso que nunca gostei de ver mantas e sacos de ração jogados para o lixo, nem medicamentos a serem sonegados ao animal meu protegido que deles precisava.

Por tudo isto, lamento, mas as associações, mesmo as muito sérias e que funcionam bem, não contam comigo. Já os ajudadores independentes têm toda a minha solidariedade, desde que sejam pessoas equilibradas que não encarem como um benefício à sociedade o abate expedito de animais doentes para não se gastar dinheiro.

E enquanto andamos nestes debates inúteis e estéreis, não fazemos nada para que mudem as leis e as mentalidades, e os canis camarários continuam a assassinar animais saudáveis cujo único mal foi o de existirem...

Como aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74015
E....................quem fala assim, nao e gago!!! :P :lol: :D

A falta de tempo nao me deu para ler a maioria das intervencoes desde onde fiquei na minha ultima participacao mas, nao devo ter perdido muito porque a conversa vai dar sempre ao mesmo. Esta ultima, a da LuluB, deixou-me com um sorriso se orelha a orelha. :wink: :D

Tiro-lhe o chapeu :wink: :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 11:01 am

Pois são opiniões de quem tá de um lado, e de qem tá do outro.

Assumo que muitas associações trabalham mal, não dão resposta a pessoas particulares, nem dão resposta as pessoas que querem fazer voluntariado.

Mas conservo a minha opinião, porque como deve compreender trabalho diáriamente para levar uma associação para a frente de forma eticamente correcta.

Têm razão ao dizer que é a maioria que decide, mas ao mesmo tempo a decisão tem mais peso para as instituições, etc, porque não representamos uma pessoa representamos 800 pessoas.

Bem discussões à parte todos lutamos para defender os animais, que não se podem defender a eles proprios e isso torna-nos em pessoas muito especiais, digam o que disserem! Certo!?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 27, 2009 11:20 am

Certo. Só é pena que uns tentem fazer de outros menos especiais, como se tem visto neste tópico...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”