Ring Neck na Europa

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta nov 12, 2009 11:12 am

Em tempos na minha busca de informação acerca dos Ring Neck levou-me a cruzar com um estudioso da matéria, com quem troquei alguns mails e informação.
Hoje ele enviou-me um link para a tese de Doutoramento dele, que vai ser defendida no dia 30 de Novembro, e que é sobre as populações de Ring Neck na Europa, nomeadamente os respectivos efeitos sobre a população nativa.
Deixo-vos aqui o tal link, para quem estiver interessado em ler:
Dear Paulo,
My research on the invasion of ring-necked parakeets in Flanders (Belgium) and Europe is now finished. During the last 5 years, I have contacted you for information on ring-necked parakeets and I thought that the results could be of interest to you. Via the following link you can download a copy of the Phd, and you are also invited to the defense on Monday, November 30th.

http://www.ua.ac.be/main.aspx?c=diederi ... be&n=23519

Sincerely,

Diederik
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta nov 12, 2009 1:28 pm

Acredito que já tenha lido o trabalho até ao fim, não quer dar-nos uma ideia mais curta dos efeitos positivos ou negativos desta invasão?
Afinal, é ou não prejudicial para a fauna existente, esta invasão?

Ao que sei, os ring necks são os "piores" psitacideos para viver nas cidades, Barcelona por exemplo tem imensos conures de peito cinzento e segundo um amigo veterinário de lá, não estão a fazer concorrência com a fauna local. Mas isso é em Barcelona....

www.papagaiosinteligentes.com
mendao
Membro Júnior
Registado: quinta nov 26, 2009 11:42 am
Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est

quinta nov 26, 2009 12:01 pm

Boas,

Bem de facto é interessante que se faça uma tese de doutoramento sobre este tema. Em Portugal o panorama pode ser bem mais critico do que na Bélgica. O clima é mais ameno e os Ringneck dão-se maravilhosamente bem. A provar isso temos esta espécie já como incluída nas aves de Portugal, a consultar em http://www.avesdeportugal.info/psikra.html.

Tenho Ringnecks há já algum tempo e são aves extremamente inteligentes, que facilmente se adaptam às diversas condições. Como se refere na tese, estas preferem o meio urbano em vez do meio rural. Nos meios urbanos as oportunidades de sobrevivência são maiores, existem mais áreas abrigadas, mais quantidade e diversidade de alimento. Basta irem ao Jardim Zoológico e outros parques de Lisboa e ouvirem que aves voam por aquelas árvores.

Agora o impacto do aumento desta comunidade nas espécies nativas pode ou não ser critico. Em casos extremos, como o que acontece com as Catatuas na Austrália, o problema não será só com as outras espécies de aves mas também com o Homem.

Uma coisa é certa, como grande admirador destas aves, gosto de as ver por cá e tudo farei para as proteger, caso no futuro, a situação retratada por esta tese chegue ao estado de calamidade.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva

http://www.psicopata.net
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 26, 2009 2:16 pm

As catatuas são autóctones da Austrália...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

quinta nov 26, 2009 6:56 pm

por lisboa já se vêm bandos de ring neks, e pessoalmente não sei ate que ponto façam mal nas cidades, mas nos campos retiram muita da comida das nossas aves autoctenes
mendao
Membro Júnior
Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est

quinta nov 26, 2009 11:14 pm

dinodane Escreveu:As catatuas são autóctones da Austrália...
Pois são, mas a questão não é essa. O que quis salientar com o exemplo das catatuas é a capacidade de destruição que esses psitacideos em particular têm. Os ringneck são aves com tendência para "destruir", gostam de roer tudo o que aparece. Consequentemente, bandos grandes de ringnecks poderão causar tanto ou mais destruição, do que aquela que vemos as catatuas causar.

O que tem de existir aqui é um controle da espécie e respectiva proliferação. Neste momento, em Portugal, essa situação está controlada e a maioria dos bandos existentes, devidamente identificados.

Os ringneck fazem por norma uma postura por ano com uma média de 5 filhos por postura. Ora, sendo estes dados de criações em cativeiro, num ambiente livre o número de crias tende a diminuir, considerando que os recursos alimentares e condições gerais são inferiores às do pais de origem e às existentes em cativeiro. Como tal, mesmo que nestes bandos ocorram criações com sucesso, o número de aves irá crescer lentamente. Mais ainda, imaginando que não iriam existir mais aves a juntar às populações já existentes, a diversidade genética iria ser muito baixa e em poucas gerações as criações não mais iriam ter sucesso.

Quanto ao impacto nas autóctones, é como Darwin dizia, as espécies evoluem, e neste campo as autóctones têm de se saber adaptar, evoluir, tal como os Ringnecks o souberam, quando se viram em liberdade no ambiente de todo diferente do seu. Quem me diz, que daqui a uns anos já não existem diferenças físicas entre o manillensis e os ringnecks que formaram bando em Portugal? Formando quem sabe uma quinta sub-espécie, um Psitacula Krameri European...

Cumps,

Ricardo Mendão Silva

www.psicopata.net
deadmmmannn
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 2:00 am

vamos lá ver, a evolução de especies é de fauna e flora no seu continente de origem, os rings são africanos/asiaticos, não europeus
é como as tartarugas T.elegans, são americanas e já destruiram centenas de especies autónomas e isso não tem nada a ver com a evolução, e essa evolução que dizes é feita em centenas de anos e não em meia duzia, porque para a nossa fauna/flora se adaptar têm de ser lentamente e não bruscamente
mendao
Membro Júnior

sexta nov 27, 2009 11:09 am

deadmmmannn Escreveu:vamos lá ver, a evolução de especies é de fauna e flora no seu continente de origem, os rings são africanos/asiaticos, não europeus
é como as tartarugas T.elegans, são americanas e já destruiram centenas de especies autónomas e isso não tem nada a ver com a evolução, e essa evolução que dizes é feita em centenas de anos e não em meia duzia, porque para a nossa fauna/flora se adaptar têm de ser lentamente e não bruscamente
Sim, ok. Só pessoalmente não concordo que a evolução apenas seja considerada no local de origem.
Do meu ponto de vista, evolução, não é mais que a adaptação das espécie ao contexto actual. Logicamente que não é num período curto. Contudo, por uma questão de sobrevivência, pelo menos do ponto de vista comportamental terá de existir evolução. Faz parte do processo.

Se as tartarugas estão a matar centenas de espécies, isso faz parte do ciclo natural. Os mais fortes sobrevivem, os mais fracos que se souberem adaptar também. Os que não souberem acabam por se extinguir. É a selecção natural.

Quanto aos ringneck e às aves autóctones a história pode dar muita volta. Espalhada pela Europa, a mesma espécie, pode divergir em termos comportamentais dependendo do contexto. O autor da tese prevê um aumento significativo e uma grande dispersão da espécie por toda a Europa, com incidência nos centros urbanos. O mesmo prevê ainda que o impacto nas espécies que fazem ninho em cavidades irá ser de cerca de 1/3 nas zonas urbanas e menos que isso em zonas pouco povoadas. Ora isto generalizando. Se por acaso numa certa região, os ringneck preferirem os ninhos de uma espécie especifica, talvez essa espécie fique seriamente em risco nessa zona.
Porém, a ver a coisa assim por alto, o impacto de tudo isto tenderá a ser reduzido, se apenas tivermos em consideração o impacto dos ringneck nas aves que fazem ninho em cavidades. Ora, os pica-pau por exemplo preferem florestas já feitas, pinhas, carvalhais, etc, o que contrasta com as colónias de ringnecks que preferem se estabelecer nos meios urbanos. Assim, e mais uma vez, do meu ponto de vista, o impacto que poderá ter, será na "fauna de parques de cidade" e consequentemente o impacto real nas aves autóctones será muito reduzido.

Denote-se que estou a supor apenas com o mínimo conhecimento das espécies e seus comportamentos. Sou doutorando em Ciências e Tecnologias de Informação, logo esta não é de longe a minha área de especialização. Porém, como investigador que profissionalmente sou, e criador/observador de aves que vou sendo, despertou-me bastante a atenção quando alguém apresenta um trabalho que junta os dois mundos e ainda por cima baseado na espécie de aves que mais admiro.

Seria no entanto bastante interessante ouvir outras perspectivas, mais profissionais, quanto ao conteúdo desta tese.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva

www.psicopata.net
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta nov 27, 2009 3:01 pm

mendao Escreveu:Se as tartarugas estão a matar centenas de espécies, isso faz parte do ciclo natural. Os mais fortes sobrevivem, os mais fracos que se souberem adaptar também. Os que não souberem acabam por se extinguir. É a selecção natural.
Não faz parte do ciclo natural porque elas são espécie invasora. Não apareceram naturalmente nesse habitat, foram "colocadas". Isso não tem nada a ver com evolução.
deadmmmannn
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 7:29 pm

deve haver alguma confusão, eu quando falo em sobrevivencia falo em condiçoes naturais, ex: continentes que se foram afastando etc etc

eu não sou doutorado nem nada parecido mas tento pensar um pouco, cá em portugal existem centenas de espécies que foram introduzidas acidentalmente, tartarugas, iguanas, rouxinois, rings, teceloes etc etc. isto causa danos monstruosos e nada tem a ver com a evolução, a evolução é:
a presa modifica se para sobreviver ás condições e aos predadores e por sua vez os predadores modificam se para poderem passar á frente das presas,
ora se um predador de topo autoctene está apenas e só habituado a ser o "rei" não consegue evoluir em meia duzia de anos a concorrentes com capacidades superiores que em condiçoes propicias desenvolvem se rápidamente;

isto tudo , claro, são meros exemplos
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

sexta nov 27, 2009 11:15 pm

mais que evolucao, e revolucao! uma coisa e certa e comprovada pela historia.. a introducao de determinadas especies nao indigenas em determinados habitats levou a graves consequencias desde a dimunuicao do numero de exemplares de uma ou outra especie ate a sua propria extincao.. mas por um lado e preciso ver tambem que, por vezes, ao introduzir uma especie num habitat onde o seu impacto nao seja negativo, pode ser ate favoravel para a especie e para o proprio habitat. sinceramente acho que o perigo dos ring necks e muito menor do que aquele causado por um rato, coelho ou qualquer outra especie carnivora e omnivora. aqui no funchal vejo alguns ring necks, nao sei se posso falar em colonias auto sustentaveis mas.. por exemplo, um caso muito mais classivo. ha mais de 30 anos que temos bandos de centenas de bicos de lacre em certas ribeiras. numeros elevados mesmo, mas que saiba isso nunca trouxe adversidades.. pelo menos estudadas
deadmmmannn
Membro Veterano

sábado nov 28, 2009 1:25 am

és do funchal? tá tudo dito
há e mais uma coisa, nas ilhas o perigo de especies introduzidas ainda é maior, mas pronto quem sou eu :wink:
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

sábado nov 28, 2009 10:16 am

lol.. vai bugiar
Responder

Voltar para “Aves”