Os gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

domingo set 21, 2003 10:44 pm

Os Gatos

Gatos!A nossa atitude para com eles é curiosa, quase uma relação de amor-odio. Por um lado, admiramo-los e sentimo-nos atraidos pela sua perfeição, pois o gato é realmente o mais encantador dos animais, tanto no aspecto físico como nos movimentos. O olhar grande e profundo encanta-nos e apetece afagar o seu pelo sedoso. A graciosidade com que se move nunca nos deixa de supreender.

Tudo nos gatos nos lembra a nossa tremenda falta de jeito. Um ronronar que relaxa, uma cabecinha a roçar-se contra as nossas pernas… A minha tensão arterial desce só de pensar na beleza e na paz que os gatos oferecem.

Mas tb há o reverso da medalha. Na historia da cultura europeia, os gatos têm sido, em geral, apelidados de falsos e desleais, verdadeiros agentes do diabo. Que disparate! O gato é o que é, nem mais nem menos. Um descendente simpático e auto-suficiente do gato selvagem da africa do norte, uma espécie que resolveu conviver com os seres humanos para a sua própria sobrivivencia. No entanto, embora gostemos de conviver com eles, quase nunca os conseguimos compreender totalmente.

Por outras palavras, a evolução levou os gatos a serem animais independentes, não revelando uma mentalidade de grupo como os cães, pássaros e coelhos. Mantêm, no entanto, a natureza sociável de quem é membro de uma vasta família; este é o ponto crucial da nossa relação com eles. Ao ser criado em nossa casa desde pequenino, o gatinho desenvolve uma relação terna e afectuosa com a sua família humana.
Não se limita a tolerar a nossa companhia, mas aprecia-a e sente necessidade dela.

Próximo tema ira ser sobre as 1ª compras para os gatos.

speedy666
:evil:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo set 21, 2003 11:05 pm

Olá

Eu pertencia ao grupo que achava os gatos falsos, que não eram amigos do dono etc etc.

Agora digo e repito, só não gosta de gatos quem nunca teve um. É preciso ter o privilégio de ter a companhia de um gato para admirar toda a sua beleza, graciosidade e ter o prazer da sua amizade. Os gatos são seres maravilhosos.

Beijokas
Kathleen
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

segunda set 22, 2003 11:15 am

Não sei se alguém viu um documentário algum tempo atras, no canal Odisseia, sobre gatos. Tudo o que o speedy disse estava lá, e muito mais. Verdadeiramente espectacular, os exemplos de coragem que foram descritos e esta frase que me ficou..."quando sente amor, o gato é capaz das coisas mais extraordinárias"
E é bem verdade! Eu tb era como a Kath, tinha receio de felinos, mas sabem, esta reacção que muitas pessoas têm, acho que não é medo, no sentido literal da palavra, mas medo sim, da indepêndencia que o gato tem e da sua auto-suficiência. Existe a ideia estereotipada que um bichinho de estimação é para obedecer, e obedecer e depois, obedecer... ou seja, "eu sou o teu dono! és meu! sou eu que mando! Vá....agora vai lá buscar os chinelos sff!" lol. Acreditem que ainda existe imensa gente assim, e por isso, a maior parte das vezes escolhem quem? o cão! que eu adoro! (atenção que isto não é nenhuma critica aos donos de cães, ok?).
É bem verdade Kath, só não gosta de gatos, quem nunca teve um.
É por isso que eu tenho 2!
;)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda set 22, 2003 11:27 am

Eu no meu caso, tenho uma opinião diferente.
Sempre achei piada aos gatos, mas a minha "pancada" desde sempre, foram os cães.
No entanto, já tive um gato e devo dizer que aquilo que me faz gostar um bocadinho menos de gatos não se alterou em nada...Se calhar tive azar.
O que eu sinto, não é medo; só não consigo ter aquela Confiança quando olho para os olhos de um gato, que tenho, quando olho para os de um cão.
O gato que tive, foi rejeitado pela mãe em bebé, e até podia ter sido mais ligado a nós, mas não. Nunca soube lidar muito bem com as carícias, nem aninhar-se ao nosso colo. O brincar com as unhas recolhidas, nem pensar. Acho que lhe faltou as brincadeiras com os irmãos e com a mãe, onde eles tanto aprendem. Continuo a achar-lhe piada, sim....mas ainda me falta aquela tal confiança. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

segunda set 22, 2003 11:31 am

Bernardinha Escreveu: Não sei se alguém viu um documentário algum tempo atras, no canal Odisseia, sobre gatos.

Eu vi e também adorei.Eu sempre gostei de felinos e acho-os inteligentíssimos e esse programa demosnstrou bem o caso.
valexferreira
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 3:49 pm

segunda set 22, 2003 1:59 pm

Olá a todos os que "amam" estes animais maravilhosos!!! Sejam eles de que raça forem!! :lol:

Como eu concordo convosco, só não gosta de gatos, quem nunca segurou um bébé gatinho acabadinho de nascer...como eles são indefesos!!
Quem nunca teve um gato, como pode dizer que não gosta...é como dizer que não se gosta de um alimento apenas pela sua forma/ aparência, porque na verdade nunca se provou!!!
Eu sempre tive gatos e cães... e apesar de gostar dos 2, acho que os gatos são mt + inteligentes que os cães!!!
E o carinho que eles nos dão, sem serem "chatos", porque o cão é maçador, não nos deixa "respirar" (que me desculpem todos os donos de cães) e o gato não!!
Qual é o cão que joga às escondidas?? Que tem a capacidade de se esconder dentro de um saco, com as orelhitas de fora (e pensar que está invisível) e o dono chamar, chamar, chamar...e ele escondido, a espreitar mt devagarinho!!!!....Bem o cão ao primeiro "Boby"...vinha logo a correr!!!! :p
Mas que interessa tudo isto, desde que se ame um animal, seja ele qual for!!! Isso sim, é fundamental para o crescimento enquanto ser humano!
Eu não consigo compreender como é possível não gostar de animais, sejam eles gatos, cães, pássaros, peixes, ratos...ou até cobras!!
Só posso dizer...tenho PENA daqueles que não sabem o que é receber o carinho de um animal .........................

Desculpem o testamento!!!
;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 22, 2003 4:21 pm

up....
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

segunda set 22, 2003 6:35 pm

oi pessoal
fico contente por terem gostado da minha ideia. o que me leva a ter mais incentivo a continuar a escrever, ja introduzi outro topico para quem quer arranjar um miau para lhe fazer companhia o proximo ira ser sobre a chegada do miau a casa e a sua descoberta.

obrigado

speedy666
:evil:
Kathleen
Membro Veterano

segunda set 22, 2003 9:02 pm

Olá

Pois eu acho que estás a fazer um óptimo trabalho. Continua.

Beijokas
kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda set 22, 2003 9:59 pm

jcachorro Escreveu:O que eu sinto, não é medo; só não consigo ter aquela Confiança quando olho para os olhos de um gato, que tenho, quando olho para os de um cão.
;) ;) ;) ;) ;)

Em suma: ainda não foi apanhado pela magia do olhar do gato!!! ;) ;)

Ou talvez a tenha sentido e tenha tinho medo de ficar enfeitiçado :p :p :p :p

Só lhe digo deixe-se enfeitiçar!! ;) ;) ;)
É extraordinário! ;) ;) ;) ;) ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

terça set 23, 2003 2:32 am

valexferreira Escreveu: .......Que tem a capacidade de se esconder dentro de um saco, com as orelhitas de fora (e pensar que está invisível) e o dono chamar, chamar, chamar...e ele escondido, a espreitar mt devagarinho!!!!....Bem o cão ao primeiro "Boby"...vinha logo a correr!!!! :p .......
:lol: :lol: Ou a cauda a abanar...Acho o máximo!! :)
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

terça set 23, 2003 3:19 am

Olás,
Kathleen Escreveu: ...só não gosta de gatos quem nunca teve um.
Sou a prova viva disso.
Sempre tive cachorros e nunca liguei para gatos. Acreditava (e repetia) todos os "pré-conceitos", infelizmente tão divulgados a respeito dos bichanos.
Isso foi até ter um contato maior com o gato de uma prima, quando comecei a apreciar os gatos, e, finalmente quando ganhei a minha gatinha....aí fui completamente conquistada por esses bichos...e hoje só me arrependo do tempo q perdi sem ter gato.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça set 23, 2003 9:48 am

valexferreira Escreveu: Que tem a capacidade de se esconder dentro de um saco, com as orelhitas de fora (e pensar que está invisível)
lollll, ou então "escarrapachado" debaixo de um móvel, com o rabo de fora, a minha parece um frango pronto a assar, qd está assim....acreditem que eu farto-me mm de rir com as minhas bichanas. De qualquer das formas. concordo com o que diz aqui um forista ao perguntar como é possivel, nao gostar de animais, a mim tb nao me cabe na cabeça. Gatos, cães, ratos coelhos, galinhas....

jokas :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

terça set 23, 2003 1:24 pm

:lol: :lol: :lol:

Ou então metidos debaixo dos lençois e muito quietinhos como não de visse o alto que formam :lol: :lol: :lol: e quando se levanta o lençol ficam com cara de "como foi possivel descobrires-me !!! "

Eu tambem cresci com cães e entrei no mundo felino faz pouco mais de um ano ... estou no 6º gato e vou ter que ficar por aqui mas adoro cada um deles com as suas variadas personalidades ...

jokas
ChinaBlue
patupi
Membro
Registado: quarta mai 28, 2003 11:24 am

terça set 23, 2003 1:41 pm

Eu sempre tive gatos. Desde que nasci que tenho gatos. O meu primeiro amigo de brincadeiras foi o Xavier, com o qual e por causa do qual eu aprendi a gatinhar muito cedo. O Xavier tinha um som especial só para mim e aguentava todas puxadelas de pelo que eu lhe dava (bébés humanos... que fazer?...) :D

Há gatos que gostam menos de colo do que outros. A Carlota, por exemplo, só gosta de colo quando é ela a ter a iniciativa de se instalar. O Tobias adora o colo da minha mãe, que é a "mamã" dele. O Leonardo adora vir para o meu colo no inverno. Todos os 3 gatos gostam de vir dormir comigo - imaginam uma cama de corpo e meio com uma pessoa e 3 gatos? ;)

Quanto à confiança... O que eu acho, por experiência própria, é que os gatos têm sinais que há que respeitar. Por vezes são sinais um pouco mais súbtis que os sinais dados pelos cães. Os olhos dos gatos dizem tudo o que há para saber sobre eles. Se há olhar expressivo é o olhar do gato.
Confesso que gosto de gatos e de cães, mas que a pouco e pouco me vou tornando menos dada aos cães. A minha cadela é um amor, eu adoro-a. Mas se for visitar alguém com um cão, a minha reacção para com o animal é um pouco de "chega p'ra lá"... não gosto que me venham lamber a cara ou cheirar :oops:

Mas sou um coração de manteiga e adoro bicharada! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”