A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
SergioVerd
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

sexta nov 27, 2009 9:52 pm

[
1. No falado caso do sr. Valpaço aderir ou não ao clube de raça, a vantagem que eu vejo é, bàsicamente, a de ver os seus cachorros oficialmente reconhecidos no âmbito da WUSV. E não é uma vantagem pequena, diga-se desde já.

Já não concordo se se pretende dizer que,por criar fora do Clube, o sr. Valpaço não o possa fazer com tanta quaidade como se fosse sócio do mesmo. Na verdade, se cria com exemplares oficialmente (embora pela OFA) despistados quanto às displasias e cumpre, apesar de ser apenas a nível particular, os requisitos mínimos a que o clube obriga, não vejo em que é que os cães de sua criação possam à partida ser classificados de menor qualidade que os criados no âmbito do PACP...

Lembro que o regulamento do "apto de cria" aponta apenas requisitos MÍNIMOS a exigir aos exemplares destinados à criação, cumprindo esses requisitos o que se procura é garantir aos potenciais proprietários dos cachorros que os progenitores estão despistados quanto às displasias e que têm uma garantia de pelo menos MB quanto à sua qualidade estrutural.

2. Quanto às declarações do sr. Sérgio Verde, confirmam a opinião que tinha formado dele aquando das suas intervenções - está a recolher informação sobre a raça demasiado depressa o que o leva a fazer afirmações algo desconexas e que lhe retiram alguma credibilidade, embora não duvide das suas boas intenções.

- começou por dizer aqui no forum que iria comprar ou um filho do Vegas ou do Javir, com todas as diferenças a nível genético que nessa escolha estão patentes;

- agora diz que se decidiu finalmente por um filho do Tox, o que, tendo sido o mesmo aqui classificado como algo apático (sem desmentido), se me afigura algo estranho para alguém que nos encheu de artigos (sobejamente conhecidos, aliás) sobre a atitude que um PA deve ter para o trabalho... Note-se que não conheço o cão, estou a falar pelo que aqui foi afirmado e apenas para relevar as contradições do Sérgio.

- finalmente acha que foi devido à sua veemência na defesa do carácter do PA que os intervenientes mudaram as suas convicções e começaram finalmente a falar de trabalho... Ó Sérgio, acha mesmo que foi o amigoque veio decobrir a pólvora, recém chegado à raça, "abrindo os olhos " a pessoas que já se movem neste mundo, algumas hà dezenas de anos? Tenha dó... sem sair deste forum encontrará uma série de tópicos em que esse tema foi largamente debatido.

Maior ponderação é o que eu peço.

Não sei se serei outra vez expulso. Como é fim de semana, pode ser que aguente até segunda. Se o fôr deixo desde já um abraço a todos - àqueles com que concordei e aos outros. Com todos aprendi sempre alguma coisa.

José Carlos[/quote]

Boa noite a todos os foristas tudo na paz?
Boa Noite Senhor José Carlos, antes de mais o meu agradecimento por acompanhar tudo aquilo que aqui escrevo no fórum, obrigado por todo o seu interesse.
Como sabe comprar um filho do Vegas é ter um cão de beleza a sério, que se for bem seleccionado até pode ter utilidade como o pai, mas de facto isso não se verifica com todos os filhos, o que quero dizer com isto é que o Vegas têm milhares de filhos quantos são excelência, ou foram este ano a sieger Alemã?
Um Filho do Javir é de facto ter um cão de excelência, de utilidade e trabalho sério, acho que qualquer treinador em Portugal o desejaria ter em sua escola de treino, para competir nos primeiros lugares do pódio em Portugal ou Espanha quem sabe campeonato do mundo!
E por ultimo ter um filho do TOX acho que qualquer português deseja ter, pois o cão é belo demais, excelente morfologicamente, e se ele cruzar com uma cadela de grau 3 de trabalho, que não seja nada comprado por pessoas com dinheiro, e se me deixassem escolher o mais bonito entre os mais vivos da ninhada porque não comprar um filho deste excelente cão?
E por ultimo toda a gente neste fórum só fala de exposições de beleza e seus resultados, esquecendo mesmo que o pastor alemão segundo o seu estalão é um cão de utilidade, e como sabe sem um grau de trabalho feito um cão não pode sequer ir a Alemanha, para ser avaliado.
O único cão que vejo aqui com utilidade feita, com vídeos e real é a do TIMO, esse é um cão que está perfeitamente a seguir o estalão desta raça!
Perdoem-me se estou enganado, mas aquilo que digo é baseado nas verdades e na utilidade que este cão pode ter se explorarmos todo o potencial do mesmo!
E sinceramente acho que um cão têm mais qualidade de vida em ser amado pelo dono, a ir para o campo de treino, a viver intensamente com o dono, do que andar em exposições e depois da exposição, fechado na transportadora e pronto!.
Mas tudo faz falta, não só a beleza e não só o trabalho, mas se tivesse de escolher um cão parado e bonito, e um cão dentro do estalão mas menos bonito e com utilidade sem duvida que escolheria este ultimo!

""A utilidade é o verdadeiro critério da beleza"""

Abração...

Tenho dito Sérgio Vaz.
Última edição por SergioVerd em sábado nov 28, 2009 12:22 am, editado 1 vez no total.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta nov 27, 2009 11:38 pm

Boa noite,

Relativamente aos estatutos do PACP, já me foram facultados por um membro do Club, o que me satisfaz.

Mas não deixo de aqui dizer, sem qualquer tipo de critica destrutiva, que se os estatutos estivessem disponíveis ao público em geral, não haveria tantas discussões ocas e sem sentido, e, que em nada ajudam o Club e muito menos a raça, e não abonam em nada os criadores dos mesmos.

E daqui lanço uma pergunta: Porque é que o fórum do PACP está vazio ? Não funciona ? Ninguém tem questões ? Porquê ? Um fórum disponibilizado a quem só tem respostas não serve os interesses da raça.

Tenho dito e obrigado pela v/ paciência para comigo.

Um abraço
Luisanto
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 8:08 pm

sábado nov 28, 2009 12:03 am

Caro Jofelix

Tem de perceber que o Pacp é uma clube privado, Não uma associação daquelas onde entra quem quer. Os candidatos tem de ter um sócio proponente e a sua admissão fica pendente de ratificação na Assenbleia Geral .Por isso não entendo muito bem que, não sendo o Sr. sócio, ande há tantos meses a criticar o Clube e o seu funcionamento, como o acaba de fazer com o Forum. Acho que até lhe podia dar uma explicação do porquê do forum não estar a funcionar, mas não sendo o sr Sócio, não devo fazê-lo.
Também não me parece que a tal quantia de ingresso seja assim tão problemática, que seja ela a causa da sua indecisão. agora que já tem os estatutos, decida-se lá se quer entrar ou não. È que para além do Forum, e de tudo o resto, há que ajudar a raça, e quer queira quer não este é o unico Clube que há, e cuja Direcção bem se esforça nesse sentido.
Se o sr. não sendo sócio, e portanto não conhecendo o Clube nem os seus membros, já levanta tantas criticas, eu temo que no dia em que se decidir entrar já seja tarde. Percebe onde quero chegar ?
Luisanto
Membro Júnior

sábado nov 28, 2009 12:19 am

Disse Sergio

unico cão que vejo aqui com utilidade feita,com videos e real é a do TIMO,esse é um cão que está perfeitamente a seguir o estalão desta raça
UNICO... QUE ESTÀ PERFEITAMENTE A SEGUIR O ESTALÃO DA RAÇA ?

E sinceramente acho que um cão têm mais qualidade de vida a ser amado pelo dono,a ir para o campo de treino,a viver intensamente com o dono,do que andar em exposições e depois da exposição,fechado na transportadora e pronto.
FECHADO NA TRANSPORTADORA E PRONTO ?

Mas tudo faz falta,nao só a beleza e não só o trabalho,mas se tivesse de escolher um cão parado e bonito, e um cão dentro do estalão mas menos bonito e com utilidade sem duvida que escolheria este ultimo!
PARADO E BONITO versus DENTRO DO ESTALÃO MAS MENOS BONITO ?

e se ele cruzar com uma cadela de grau 3 de trabalho que não seja nada comprado por pessoas com dinheiro
QUE NÂO SEJA NADA COMPRADO POR PESSOAS COM DINHEIRO ?

Explique-se lá melhor ó Sr Sergio !
SergioVerd
Membro

sábado nov 28, 2009 12:38 am

Luisanto Escreveu:Disse Sergio

unico cão que vejo aqui com utilidade feita,com videos e real é a do TIMO,esse é um cão que está perfeitamente a seguir o estalão desta raça
UNICO... QUE ESTÀ PERFEITAMENTE A SEGUIR O ESTALÃO DA RAÇA ?

E sinceramente acho que um cão têm mais qualidade de vida a ser amado pelo dono,a ir para o campo de treino,a viver intensamente com o dono,do que andar em exposições e depois da exposição,fechado na transportadora e pronto.
FECHADO NA TRANSPORTADORA E PRONTO ?

Mas tudo faz falta,nao só a beleza e não só o trabalho,mas se tivesse de escolher um cão parado e bonito, e um cão dentro do estalão mas menos bonito e com utilidade sem duvida que escolheria este ultimo!
PARADO E BONITO versus DENTRO DO ESTALÃO MAS MENOS BONITO ?

e se ele cruzar com uma cadela de grau 3 de trabalho que não seja nada comprado por pessoas com dinheiro
QUE NÂO SEJA NADA COMPRADO POR PESSOAS COM DINHEIRO ?

Explique-se lá melhor ó Sr Sergio !
Senhor Luisanto boa noite também para si,
Para bom entendedor e profissinal da raça meias palavras bastam não acha,mas tudo bem eu explico-lhe!.

1º Ponto,muitos cães fazem exposições de beleza ganham até e eu nunca vi um videos deles a fazer uma prova de trabalho,como o Timo têm entende cara? Será que são só provas no papelinho?.
Se ler bem o que diz o estalão da raça estou certo que vai lá encontrar muita coisa de utilidade que o Pastor Alemão pode fazer e até pouco ou nada fala em exposições de beleza!. UTILIDADE,não quer dizer que seja só um trotador!!!

2º Ponto parece-me a mim que só querem é exposições para ter nome,deixam os cães nos carros logo a seguir, e chegam a casa colocam no canil e acabou-se a festa,muitos deles,não estou a dizer todos!.

3º Ponto acho que toda a gente prefere seguir o estalão da raça,se tivermos dois cães dentro do es~talão da raça morfologicamente,um tem tudo comprado nem morde sequer,o outro também está dentro do estalão com tudo feito na realidade,qual é que o senhor prefere aqui o excelente bonito com tudo comprado na folha,ou o menos bonito dentro do estalão da raça com tudo feito e capaz de guardar a sua carteira e a sua familia?.

4º Toda a gente sabe que neste mundo tudo se compra,os mais humildes trabalham,os outros que têm tudo fácil se gostam de um cão e nem sequer se preocupam se têm ou não têm caracter compram tudo!.

Percebeu ou quer que ainda explique melhor?.

Tenho Dito!..

Sérgio Vaz.
Luisanto
Membro Júnior

sábado nov 28, 2009 12:40 am

Sr Diogo

Essa frase "Mudança Radical" é sua. Eu não disse nunca que não queria o ED, o que disse é que tem de haver alguma ponderação pois são muitas modificações num curto espaço de tempo.

Quanto ao BH por 600 € é em Portugal. Se souber onde se faz mais barato, faça o favor de dizer. Atenção que é com o resultado garantido, ou não há pagamento.

Sch 1 e Kkl1ª por 2,500 € é na Alemanha e 3.000 é em Espanha, orçamento de 2 canis credenciados, daqueles que fazem mesmo as provas, garantem os resultados, e não maltratam os animais. Mas há aí foristas que já fizeram estas provas e podem dar opinião mais credenciada.

Disse Diogo
Nunca recomendaria a um possivel comprador um canil que não faça tais testes.

Neste momento não é obrigatório o ED, pelo que então não recomendaria canil nenhum ?

Volto a colocar a questão ; quando tivermos o BH ; SCH ; KKl , ED e AD, ADN, MICR CERT, custos de participação em provas, etc... vamos ver quantos se aguentarão. Poderemos estar a jogar fora o bébé com a água do banho ! Já viu quantos criadores activos entraram para o Clube nos ultimos 2/3 anos ? Dois ! Sabe quanto ganha um trabalhador médio neste país ? sabe qual é a taxa de desemprego apurada hoje ? 9,8%.

Dá para pensar ?
jofelix
Membro Veterano

sábado nov 28, 2009 12:57 am

Olá,

Deixem-me colocar esta questão para reflexão:

Tenho um cão que fez ou fará todos os exames e provas exigidas pelo PACP, tem todos os requisitos, excepto um, os pais não obtiveram o apto de cria, porque o criador não quis, mas os Avós são campeões, são VA.

Tal como o sr. Daktari, algures num tópico foi criticado ao dizer que tinha de ser duro ao eliminar parte da ninhada, correndo o risco de eliminar os mais aptos (+- isto), também eu me sinto eliminado às cegas, eliminado na secretaria sem saberem se o cão é uma mais valia para a raça.

Poderia ser um campeão como o avô, mas ... para os defensores do Pastor Alemão não passa de um rafeiro, porque não pode procriar pelas regras, uma vez que não foi comprado a um sócio do Clube
- dói mas é a verdade, uma vez que todos os outros são excluidos.

Como perguntou o Vallpaço, e ninguém respondeu:

1º ¿Por que esta "afición" quiere ser tan excluyente?
Porque quer esta associação ser tão exclusiva ?
2º ¿Por que cada vez son menos ?
Porque é que cada vez são menos ?
3º ¿ A quien no le interesa q haya mas criadores ?
A quem não interessa que não haja mais criadores ?
4º ¿ A quien no le interesa q haya mas aficionados?
A quem não interessa que não haja mais aficionados?
5º ¿ A quien no le interesa q haya mas socios?
A quem não interessa que haja mais sócios ?
y en definitiva ¿ a quien no le interesa q este club avance con un poquito de sentido común?
E finalmente, a quem não interessa que este clube evolua, com um pouco de senso comum ?
Se han planteado soluciones muy validas, pero siempre hay algún inmovilista q piensa "lo mejor es quedarse como estamos porque así el cortijo no me lo tocan".
Resumindo esta parte, há medo !? De quê ?

É por estas e por outras que em Portugal só existem 3 ou 4 cães +-, os restantes são iguais aos meus "rafeiros" que por acaso são descendentes de Fado Von Karthago e Vegas.

HEIL DEUTSCH SCHÄFERHUND

Um abraço
Última edição por jofelix em sábado nov 28, 2009 1:31 am, editado 1 vez no total.
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

sábado nov 28, 2009 12:57 am

Boa noite a todos
Essa frase "Mudança Radical" é sua. Eu não disse nunca que não queria o ED, o que disse é que tem de haver alguma ponderação pois são muitas modificações num curto espaço de tempo.

Sim a afirmação é minha, mas julgo entende-la. Coloco apenas o ED como 1ª melhoria, pois certamente todos nós queremos que haja saúde nas nossas crias.

Aproveito a deixa e questiono-lhe já agora o que acha que deveria vir primeiro o ED ou o ADN?

Quanto ao BH por 600 € é em Portugal. Se souber onde se faz mais barato, faça o favor de dizer. Atenção que é com o resultado garantido, ou não há pagamento.
Desconheço o mercado Português para esta situação.
Sch 1 e Kkl1ª por 2,500 € é na Alemanha e 3.000 é em Espanha, orçamento de 2 canis credenciados, daqueles que fazem mesmo as provas, garantem os resultados, e não maltratam os animais. Mas há aí foristas que já fizeram estas provas e podem dar opinião mais credenciada.
Sch 1 e Kkl1ª por 2,500 € é na Alemanha, acho esse preço é BASTANTE exagerado !!!

Penso que se calhar por serem credenciados é que cobram mais, pois quando precisei, foi uma quantia muito menor!
Disse Diogo
Nunca recomendaria a um possivel comprador um canil que não faça tais testes.

Neste momento não é obrigatório o ED, pelo que então não recomendaria canil nenhum ?
Simples a resposta, não é obrigatório mas há quem faça! Pelo menos um conheço.

Quem não faz, na minha opinião deveria fazer.

Não quero ser destrutivo, e dizer que em Portugal não fazem, mas no caso de não fazerem, não recomendo.

Quero apenas vincar a minha preocupação com o futuro dos cachorros.

Por outro lado considero também que enquanto comprador que fui e que sou, gostaria de ver todos os exemplares certificados no que a esta matéria toca.
Seria benéfico para todos nós.

Cumpr
Diogo Sá
Última edição por DiogoCampos em sábado nov 28, 2009 1:03 am, editado 4 vezes no total.
Luisanto
Membro Júnior

sábado nov 28, 2009 12:59 am

Sr sergio

1º Ponto - Ir ao You Tube !

2º Ponto - A preparação de um Pa para competição, envolve meses de treino. ou julga que os VAs que classificam por esse mundo fora, já nascem ensinados ? Além disso os cães que se apontam á alta competição tem todos provas de trabalho.

3º ponto - este vai ter de ser alguém a responder-lhe, que eu não tenho capacidade.

4ºponto - Não sabia que a corrupção grassava assim com essa força no Pastor Alemão. Mas há assim tantos cães com papeis que não mordem ? É que se andam em competição, há uma altura em que vão ter de morder, e aí como é que vão fazer ?

cumprimentos
Luisanto
Membro Júnior

sábado nov 28, 2009 1:22 am

Sr Jofelix

1ºO sr não está com certeza á espera que o clube que se rege por regulamentos, que são iguais para todos, vá agora mudar os regulamentos para lhe fazer um favor. Quem está mal não é o clube.

2º Porque é que os cães tem de ser comprados a sócios do clube ? O sr vai a Espanha, e tem dezenas de cachorros á venda filhos, de Vas pelo mesmo preço que paga aqui em Portugal. O problema está em o sr ter um exemplar sem o apto de criação. Paciencia, não pode criar com ele, segundo as regra do Clube, mas pode ser sócio se quiser. E pode começar tudo do princípio como deve ser. Comunicado de cobrição, progenitores com apto de criação, ausencia de inbreeding, Rx das ancas nos progenitores, MB numa prova da raça, BH a partir de 2009, cachorros tatuados, vê a diferença ? chama-se produção controlada e certificada.

3º O Sr não é eliminado na secretaria, o Sr. assim com essa atituide nem passa da porta da entrada , com muita pena minha pois o clube precisa de sócios.

Quanto á perguntas do valpaço, vou esperar que alguém responda, e se ninguém o fizer pode crer que eu digo-lhe o porquê dessas questões, mas olhe que têm razões muito diferentes daquelas que o sr pensa que têm.

Boa noite
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

sábado nov 28, 2009 1:50 am

zeca2 Escreveu:
Sobre o desenvolvimento deste tópico gostaria de deixar alguns comentários:

1. No falado caso do sr. Valpaço aderir ou não ao clube de raça, a vantagem que eu vejo é, bàsicamente, a de ver os seus cachorros oficialmente reconhecidos no âmbito da WUSV. E não é uma vantagem pequena, diga-se desde já.

Já não concordo se se pretende dizer que,por criar fora do Clube, o sr. Valpaço não o possa fazer com tanta quaidade como se fosse sócio do mesmo. Na verdade, se cria com exemplares oficialmente (embora pela OFA) despistados quanto às displasias e cumpre, apesar de ser apenas a nível particular, os requisitos mínimos a que o clube obriga, não vejo em que é que os cães de sua criação possam à partida ser classificados de menor qualidade que os criados no âmbito do PACP...

Lembro que o regulamento do "apto de cria" aponta apenas requisitos MÍNIMOS a exigir aos exemplares destinados à criação, cumprindo esses requisitos o que se procura é garantir aos potenciais proprietários dos cachorros que os progenitores estão despistados quanto às displasias e que têm uma garantia de pelo menos MB quanto à sua qualidade estrutural.

José Carlos
Um criador nas condições e tal o Vallpaço que crie fora do Clube pode criar com tanta qualidade como se fosse sócio do mesmo, mas nessa altura quem o garante? Um criador nessas condições em nada e de nada é obrigado a cumprir(contrariamente ao que se passa no e com criadores do PACP)! E quando cumpre este não é obrigado por nada nem ninguém em faze-lo sempre(em diferença com o que se passa no PACP)! Por outro lado o senhor José Carlos pós-nos aqui o caso de forma sugestiva e sugerida (se) de que o dito criador em questão o faça. Cito: Na verdade, se cria com exemplares oficialmente (embora pela OFA) despistados quanto às displasias ………etc!!!!!!!! O que nos leva aqui também a querer e a pensar que este ultimo possa também e perfeitamente não o fazer se este assim o entender! O seja o tal criador pode e pudera cumprir ou não com tudo o que diz fazer nos seus exemplares, pois nisso só esta empenha a palavra do mesmo , o que não acontece com os criadores PACP que têm que a esta entidade tudo informar declarar e justificar atempadamente , para além de terem ainda que aguardarem pelas autorizações do citado clube aguardar para poderem com os seus exemplares procriarem (veja-se o apto cria deste oficializado e reconhecido primeiro e isso antes da procriação dos exemplares), o que poderá do dito criador semelhante ao nosso Vallpaço não acontecer por exemplo!
Outra pergunta admitindo agora que o tal criador possa estar a cumprir com todas as normas do clube ( por exemplo) , o que acontece a este se em algum momento este deixar de cumprir com as mesmas? Nada não é verdade!?Pois ninguém o regula ou controla na e da cria que faz com os seus exemplares! Pois este de tudo em que possa eventual fazer em contra a cria regulamenta e controlada do PACP não tem e nunca tem que responder por tal facto de nada em nada, por nada nem ninguém e a ninguém ! O seja só faz o que quer e lhe dá na real gana e ainda lhe sobra tempo! Ao contrario do que acontece com nós criadores do PACP que somos controlados, regulamentados e com isso obrigados a cumprir com as normas para destas não virmos a ser penalizados ou castigados por não cumprimento destas agora, depois e sempre se for caso disso (isto enquanto nos mantivermos como sócios do Cube PACP como é obvio! Do criador tipo Vallpaço quem garante aos potenciais proprietários dos cachorros que os progenitores estão despistados quanto às displasias e que têm uma garantia de pelo menos MB quanto à sua qualidade estrutural, e que os exemplares deste destinados à criação preenchem e cumprem os requisitos mínimos exigidos de uma criação oficializada e controlada e regulamentada por clube reconhecido de uma WUSV?
Dos cachorros vendidos do suposto criador semelhante ao Vallpaço como iremos então oficializar e quem ira então oficializar estes mais tarde junto de clubes membros da WUSV ou da própria, se porventura a posterior disso alguém se lhe interessar ou manifestar interesse!? Não minha opinião os “CRIADORES” que estão fora do PACP podem perfeitamente vender gato por lebre que disso ninguém se lhe ira opor ou mesmo questionar, e muito menos os compradores dos cães destes que geralmente de tudo o que aqui vim questionar pouca ou nada entendem. Sendo que os poucos que mais tarde possam de tudo isto algo então entender já ser contudo tarde de mais e com isso ficaram impotentes em poder agir, pois já não têm como nem a quem! Podendo eventualmente restar-lhes o Clube Português de canicultura que também ele pouco ou nada fará visto deste tudo o que aqui nos interessa não ser sequer para este ultimo obrigatório, e como tal o nosso criador tipo Vallpaço possa então ficar impune no caso deste ter sido pouco criterioso ou zeloso da sua própria cria ou dos enganos desta ocorridos ou proporcionados aos seus supostos clientes. Contrariamente a tais situações existe um PACP criterioso que zela, cumpre e procura fazer cumprir todas as suas devidas normas deste existente não só com o intuito do interesse da raça com também daqueles que desta se possam interessar ou comprar!
Assim sendo e para terminar esta aqui por mim assim dito o porquê de eu achar que os cães de um criador tipo Vallpaço terem menor valorização e qualidade junto da cria oficializada e qualificada do PA em Portugal duque aqueles que são pelos criadores PACP criados.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
jofelix
Membro Veterano

sábado nov 28, 2009 2:29 am

Olá,
Luisanto Escreveu:Sr Jofelix

1ºO sr não está com certeza á espera que o clube que se rege por regulamentos, que são iguais para todos, vá agora mudar os regulamentos para lhe fazer um favor. Quem está mal não é o clube.

A ideia não era essa, não estou à espera de favores; as regras do clube é que são demasiado apertadas e não dão hipótese a quem (que não eu) possua um canídeo que pode aportar algo de bom à raça, mesmo fazendo prova p.ex. com DNA.

2º Porque é que os cães tem de ser comprados a sócios do clube ? O sr vai a Espanha, e tem dezenas de cachorros á venda filhos, de Vas pelo mesmo preço que paga aqui em Portugal. O problema está em o sr ter um exemplar sem o apto de criação. Paciencia, não pode criar com ele, segundo as regra do Clube, mas pode ser sócio se quiser. E pode começar tudo do princípio como deve ser. Comunicado de cobrição, progenitores com apto de criação, ausencia de inbreeding, Rx das ancas nos progenitores, MB numa prova da raça, BH a partir de 2009, cachorros tatuados, vê a diferença ? chama-se produção controlada e certificada.

Quando digo comprar a sócios do clube, quero dizer a sócios de clubes que se regem por estas mesmas regras, que considero apertadas, nacionais e outros.
Exemplo: 2 irmãos filhos de Vegas; Um tem apto de cria outro não.
O primeiro, embora sendo mais fraco, pode aceder ao apto de cria e o segundo por uma resolução administrativa está impedido, de tentar sequer.
São as regras, mas são injustas porque não lhe dão hipótese de provar o que vale.

3º O Sr não é eliminado na secretaria, o Sr. assim com essa atituide nem passa da porta da entrada , com muita pena minha pois o clube precisa de sócios.
Sinto muito contrariá-lo, mas é isso que eu sinto.
Quanto à minha atitude, já vi aqui sócios do PACP reagirem violentamente contra esta, continuam a passar a porta ou o sr. não deixa? O sr. não tem que ter pena ... porque com este seu 3º ponto, em tom ameaçador,duvido que lhe bata à porta, porque já vi que não entro.

Quanto á perguntas do valpaço, vou esperar que alguém responda, e se ninguém o fizer pode crer que eu digo-lhe o porquê dessas questões, mas olhe que têm razões muito diferentes daquelas que o sr pensa que têm.

Não sei se alguém responderá, mas vou aguardar

Boa noite
Um abraço
SergioVerd
Membro

sábado nov 28, 2009 8:39 am

Luisanto Escreveu:Sr sergio

1º Ponto - Ir ao You Tube !

2º Ponto - A preparação de um Pa para competição, envolve meses de treino. ou julga que os VAs que classificam por esse mundo fora, já nascem ensinados ? Além disso os cães que se apontam á alta competição tem todos provas de trabalho.

3º ponto - este vai ter de ser alguém a responder-lhe, que eu não tenho capacidade.

4ºponto - Não sabia que a corrupção grassava assim com essa força no Pastor Alemão. Mas há assim tantos cães com papeis que não mordem ? É que se andam em competição, há uma altura em que vão ter de morder, e aí como é que vão fazer ?

cumprimentos

Senhor LUISANTO,
Para si o que é a competição um monte de cães a fazer trote?.
É que para si, se isso é competição então não precisam mesmo de mostrar a utilidade na altura que têm que morder!!.
E então sabe bem ter utilidade apenas escrita no papel para muitas pessoas. Onde estão os cães com provas de trabalho que o Sr. Vítor mencionou de reprodutores em Portugal se nem aparecem na sieger portuguesa a fazer uma simples prova de coragem com um morde larga pronunciado onde estão??

Para o Senhor Diogo Campos:
É obvio que o que interessa aqui primeiro é o ADN nos cães introduzido, com o ADN temos garantias de quem são os pais, montas assinaladas com o VA tal e mais não sei o que, pode muito bem ser com o macho do vosso canil, onde está a prova de paternidade que confirma ser o tal VA o pai dos cachorros?
Sem ADN não se pode provar nada!
Como o Senhor DIOGO CAMPOS sabe e se está a estudar medicina veterinária, sabe perfeitamente que a displasia do cotovelo é rara mesmo, e por isso ainda não é obrigatório de a fazer!
Como sabe a displasia da anca a é muito mais fácil de aparecer, por isso a obrigatoriedade de fazer o despiste a todos os exemplares!
Não queira Sr. Diogo Campos colocar Portugal em meses igual a Alemanha e Espanha que demoraram anos para chegar aos regulamentos que neste momento exigem!
É que se isso acontecer o PACP passa a ter apenas uns 10 sócios. É isso que quer Sr. Diogo Campos quer acabar com o PACP de vez é isso?
Ou quer em vez de pagar 50€ por ano para ser sócio, passar a pagar uns 3000€ por ano para o clube não acabar??.
Para o clube ter dinheiro para organizar provas pagar cotas a Alemanha etc etc…
Tenham juízo no que vocês dizem, o clube precisa de sócios não de escolhidos, sócios estes que queiram ajudar a raça no mundo, o próprio clube PACP e que começem a ter excelentes cães também.
Ou vocês pensam que com 10 sócios conseguem ir avante, acabam logo num mês!!
È isso que quer Sr. Diogo? Se é isso que quer prepare-se para pagar o quadruplo do que paga para certificar os seus cães e ir a provas!
Ou então vão todos para Espanha se quiserem, e se quer exigir displasias da anca e cotovelos o que fez até agora para que isso fosse possível de fazer em Portugal?
É que isto em Portugal é o salve-se quem puder, não vejo aqui ajuda nenhuma entre vocês e só se sabem criticar uns aos outros, preferem falar antes na Espanha, do que ajudar um criador português que quer certificar os seus cães e se fazer num novo sócio do clube!.

Tenho Dito!!!.

Sérgio Vaz.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado nov 28, 2009 9:29 am

Os médicos veterinários não têm de se sentir envergonhados...o que não falta são médicos veterinários com formação quer no método da OFA quer no método PennHip em Portugal...

Simplesmente continuo a achar tão absurdo isto como um criador que há anos só aceitava relatórios de displasia da anca se viessem de um certo médico veterinário...A SV não certifica médicos veterinários nem tem capacidade cientifica ou legal para o fazer...são somente protocolos dessas associações. ;)
jofelix Escreveu:Olá,
Mensagem (parte) do PACP em 28/10/09 aos associados:
Está também na fase final outro acordo para que qualquer sócio do PACP possa recorrer aos veterinários espanhóis para fazer a rediografia da displasia da anca, sendo esta depois enviada para a SV pelo PACP para análise e classificação.
Se eu fosse veterinário, sentir-me-ia envergonhado por tal facto acontecer.
Como Português também.
O lógico seria terem feito pressão para que, pelo menos, um veterinário Português fosse credenciado para o efeito.
Lá vamos nós levar mais dinheiro para Espanha, e assim não passamos da Ceppa-torta. .
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado nov 28, 2009 10:05 am

Para o Vítor Oliveira:

Como disse antes a grande desvantagem em criar fora do clube de raça é, como o Vítor referiu, a dificuldade que haverá em inscrever os cachorros no âmbito dos clubes filiados na WUSV. Quanto a isso estamos de acordo.

Já quanto a garantias e certificações a exigir ao criador permito-me discordar.

Damos como assente que um criador pode, fora do Clube, cumprir os requisitos por este exigidos para a criação, embora, como diz, o faça sem obrigação e apenas porque entende.

No meu entender, o regulamento de criação serve, entre outras coisas, para garantir um mínimo de qualidade ao comprador em relação ao cachorro que compra. E como se pode comprovar?

-isenção de displasia dos progenitores: o criador tem em seu poder os relatórios dos despistes efectuados, podendo assim comprovar esse facto se o comprador o exigir;

- classificações de MB dos progenitores: neste caso a comprovação também é fácil, basta apresentar os rapports das exposições em que os mesmos participaram.

- inclusive BH e provas de trabalho podem ser perfeitamente tiradas por exemplares não inscritos em clubes de raça, como sabe, daí que, para comrovar tais factos, baste ao criador a apresentação das respectivas cadernetas de trabalho.

Portanto, se um criador anuncia que cria segundo determinados critérios de qualidade, é fácil ao comprador exigir-lhe provas de que cumpre esses critérios.

A coisa seria muito diferente se fosse o Clube de Raça a emitir os pedigrees dos cachorros e não o CPC. Aí sim, esses critérios mínimos de qualidade teriam de ser mesmo cumpridos por todos.

Enquanto isso não acontece, quem está fora do Clube pode criar com os critérios definidos elo Clube, ou até por outros mais exigentes - cabe ao comprador certificar-se que o que ele anuncia é verdade, e isso é facilmente comprovável, dentro ou fora do PACP.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”