Dalmata com orelha inchada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça nov 24, 2009 10:19 am

Vou fazer aqui um oftopic, peço desculpa à forista que abriu o tópico. :oops:
Não posso concordar mais com o Gyps , a Dino e todos os que insistem sempre na ida ao veterinário. Ela é essencial e acho que quem gosta e se preocupa com os seus animais toma desde logo esta atitude.
Mas...
Será que às vezes não haverá qualquer pequena coisa que se possa fazer , sei lá, tipo um primeiro socorro ?
Não é este o caso, pelo menos a/o forista diz que a orelha já está assim há algum tempo, mas há outros casos; pequenos acidentes que se as pessoas soubessem como agir talvez não evoluissem para grandes acidentes.
Dou como exemplo o que me aconteceu recentemente. Aqui abro um parentesis para responder á pergunta " Que aconteceu ao Simão? "
O Simão sufocou com um pedaço de frango. Não tive sequer tempo de o levar a lado nenhum.
Se eu tivesse sabido o que fazer , talvez neste momento as lágrimas não me estivessem a correr como estão...
Um pequeno gesto pode fazer a diferença. E a partilha da muita experiencia que muitos por aqui possuem tambem podia , muitas vezes, fazer essa diferença.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 24, 2009 7:40 pm

É uma pergunta pertinente.

No caso deste tópico já passou demasiado tempo, o bicho já devia ter sido visto pelo vet... o sangue acumulado na orelha pode provocar uma deformação permanente se nada for feito.

Quanto a situações de primeiros socorros, e nomeadamente no caso de sufoco, um cão de um tio meu há 6 anos sufocou com granulado e alguns passaram para a traqueia, só se conseguiu que ele os expelisse virando-o de cabeça para baixo e abanando-o, mas era um canito pequeno.

Eu acho que se pode fazer a um cão nesta situação o mesmo que se faz às pessoas, a tal manobra de Heimlich, em que, depois de tentar remover o corpo que está a engasgar o animal com as mãos goela abiaxo, se agarra no bicho por trás e por baixo das costelas e se dão uns apertões, na zona abdominal. Claro que isto é académico já que na prática e felizmente nunca tive de recorrer a isso... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 24, 2009 7:52 pm

Nicas,

Entretanto fui procurar info na net e encontrei um site bestial, um tutorial de primeiro socorros:

http://animals.howstuffworks.com/pets/h ... r-dog7.htm

Seria um bom artigo para traduzir, compilar e colocar nos inamovíveis, dicas para pronto socorro canino nesta e noutras situações.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado nov 28, 2009 8:27 pm

Obrigado Dino! Era mesmo isto que eu queria dizer.
Uma espécie de tópico com "primeiros socorros" e acções que podem ser determinantes.
Vou traduzir e guardar nos meus favoritos.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda nov 30, 2009 9:41 am

Também há uma secção sobre primeiros socorros no site do Golias (do Arcanjo) http://golias.com.sapo.pt/socorros.htm e outra no site do Nel http://whippetp.no.sapo.pt/socorros.htm, se bem que o caso em questão não esteja aí coberto.
Responder

Voltar para “Cães”