Displasia da Anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

segunda set 22, 2003 1:09 pm

Boa tarde,

Tenho uma cachorra golden retrivier com apenas 6 meses a quem foi diagnosticada, através de radiografia, uma displasia da anca severa, que afecta ambas as articulações. Na altura da consulta foi-me recomendado pelo veterinário considerar como tratamento a ablação da cabeça do fémur.
Tendo em conta a juventude do animal, a gravidade da doença e a hostilidade do tratamento proposto, surgiram-me algumas questões/dúvidas sobre a opção a tomar que melhor sirva os interesses do animal, nomeadamente sobre a qualidade de vida que este poderá ter se for sujeito a uma dupla (ou mesmo simples) ablação da cabeça do fémur.
Gostaria de partilhar estas questões com alguém que já tenha passado por uma situação destas.
XanaC
Membro Júnior
Registado: quinta fev 06, 2003 2:34 pm

segunda set 22, 2003 1:31 pm

Boa tarde,
porquê a ablação?
Também tenho um golden com displasia, embora de Grau C, e que tem respondido muito bem ao tratamento, pelo que a opção da cirurgia não está a ser considerada.
De qualquer modo, quando foi diagnosticada a displasia, falei com diversos veterinários sobre as opções de tratamento (medicação e cirurgia). Nenhum me colocou a artroplastia como opção, mas sim a prótese total da anca (ou a dartroplastia). Os motivos prendiam-se com o facto de que um golden, cujo peso adulto será superior aos 35 kg, não ser capaz de se suportar e deslocar com a "articulação" de músculo que se irá formar no lugar da cabeça do femur. Existem ainda outras opções para cães mais novos (com menos de 12 meses).
Estas notas são apenas resultado de algumas discussões com médicos veterinários e que, por felizmente não ser ainda uma opção a considerar, não foram muito alargadas.
Por isso, aconselho a ir visitar mais médicos e discutir com eles todas as opções diponíveis.
Mais, numa cachorra tão novinha, já displasia severa?
Para além do rx, ela evidenciava mais sintomas? Não será também de ponderar efectuar mais rx (ou outros exames)?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 22, 2003 1:55 pm

Uma displasia de grau C é uma displasia ligeira, severa seria um grau E.
Admiram-me (ou não) um diagnostico de displasia severa num cachorro com 6 meses. SE fosse a si iria saber outras opiniões médicas e quem sabe tirar um outro rx. Resta saber em que condições e como este rx foi tirado. Vá a um sitio como deve de ser e tratar com alguém habituado a estas situações. Talvez não fosse má ideia falar com o criador sobre esta situação.
Isabel
amg
Membro

segunda set 22, 2003 2:14 pm

Boa tarde,

Primeiro que tudo, obrigado pelas vossas respostas.

A cirurgia foi proposta porque, supostamente, o grau de displasia é demasiado elevado para que o tratamento por medicação seja eficaz. Foi-me explicado que existem, para além da ablação, mais duas opções, a prótese total da anca e a Osteotomia tripla (visto ser um animal jovem).
A prótese total da anca não me foi aconselhada pelo seu muito elevado custo vs. riscos envolvidos (possibilidade de rejeição da prótese). Em relação à Osteotomia tripla, colocaram-me algumas reservas em relação à eficácia do tratamento a médio/longo prazo. Assim sendo, apenas sobrou a ablação.

Sim, já apresentava alguns sintomas, que embora não fossem constantes se manifestavam com alguma frequência. Os sintomas são um “arrastar” de uma das patas e por vezes a quase impossibilidade, ou grande dificuldade, em andar.

O segundo rx e uma segunda opinião já estão calendarizados, nunca optaria por uma solução tão drástica como a ablação sem ter a certeza do diagnóstico. Mas, no entanto, fui “a um sitio como deve de ser” e tratei “com alguém habituado a estas situações”.

Em relação ao criador, já falei com ele e este assume a total responsabilidade pelo animal, uma vez confirmada a cirurgia. No entanto, a total responsabilidade consiste em me devolver o dinheiro e ficar com a cadelinha. Não critico minimamente a posição do criador, mas esta seria uma solução perfeita se fosse um aspirador ...
XanaC
Membro Júnior

segunda set 22, 2003 2:34 pm

Caro (a) amg,
Quanto à cirurgia, não devem também ser esquecidos os riscos e consequências da ablação. Sei que, em alguns hospitais/clínicas, a percentagem de sucesso da prótese total da anca é superior a 75%. E todos os veterinários com que falei indicaram uma percentagem bastante mais reduzida de sucesso (movimentação perfeita) no caso da ablação (para cães de grande porte).
Mas como uma segunda opinião e rx já estão calendarizados, irá ter oportunidade de discutir mais profundamente esta matéria com quem de direito.
Eu apenas estou a insistir porque, apesar dos custos subsancialmente mais elevados e de um período de recuperação mais longo e díficil no caso da prótese, sempre fiquei com a ideia de que a ablação estava em último lugar da lista de opções disponíveis.
Quanto ao criador, após a minha recusa de devolução do cachorro, este disponibilizou-se para suportar todos os encargos com o tratamento. Até ao momento, nunca lhe recorri, por isso não posso garantir que o dizer corresponderia ao fazer ...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 22, 2003 2:40 pm

Há várias hipóteses de tratamento cirúrgico da displasia:

- a pectinectomia, que evita a tensão do pectíneo sobre a articulação, mas normalmente apenas atrasa o aparecimento da dor;
- a osteotomia tripla, (pubis, isquion e ilion) liberta a parte acetabular e é aconselhável em cães até 12 meses e que não manifeste degenerações ao nível da articulação;
- a dartoplastia que consiste em aumentar o acetábulo mantendo a cabeça do fémur estabilizada; aconselhável a cães com mais de um ano;
- a artoplastia (ablação da cabeça do fémur) só deve ser praticada como ultimo recurso e visa suprimir a dor, embora com perda de funcionalidade;
- finalmente a prótese, penso que a mais cara de todas.

Qualquer tratamento apenas alivia os sintomas não corrigindo a incongruência. No entanto li recentemente um artigo sobre acupunctura a ouro, um tratamento utilizado actualmente na Alemanha, mas realmente vi-o um pouco em diagonal... Se tiver fax posso enviar-lho.

No diagnóstico oficial nos Pastores Alemães, o grau C é realmente displasia severa, mas as terminologias podem variar de raça para raça.

De qualquer modo antes de enveredar pela cirurgia eu pediria uma segunda opinião. Se vive perto do Porto, o dr. Mário Santos (Hospital Veterinário do Porto) é competentíssimo nesse tipo de intervenções.

Boa sorte

José Carlos
XanaC
Membro Júnior

segunda set 22, 2003 2:54 pm

Nos casos da artroplastia e da prótese já não há nada para ter incongruência... Concordo com o conselho de visitar o Dr. Mário Santos no Hosp.Vet do Porto (www.hospvetporto.pt), bem assim como Prof. António Ferreira do hospital da FMV de Lisboa (www.fmv.utl.pt/hosp).
Pedra
Membro Veterano

segunda set 22, 2003 4:11 pm

jcsousa Escreveu: No diagnóstico oficial nos Pastores Alemães, o grau C é realmente displasia severa, mas as terminologias podem variar de raça para raça.

José Carlos
José Carlos
A terminologia da FCI é só uma e igual para todas as raças.
Grau C é considerado displasia média, leve, ligeira.
Grau E - displasia severa.

Cadê a Sealords?????? ;)
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 22, 2003 5:01 pm

Isabel:

Acredito que sim.
Eu faço o despiste da displasia a TODOS os meus cães. Está certificado no pedigree de cada um pelo Clube Alemão (SV). As radiografias são enviadas para a Alemanhae examinadas pela equipa do dr. Brass, única entidade que as classifica.
Segundo essa classificaçáo podem ser de grau A (livre de displasia) e subdividido em normal, quase normal e ainda permitido; do grau B - displasia média; e do grau C - displasia grave.
A FCI pode ter as classificações que entender, as que eu utilizo oficialmente são estas, e faço-o há anos. Não sei se você faz o mesmo.
Obrigado pela oportunidade que me deu de esclarecer este ponto que, apesar de tudo, pouco deve interessar à pessoa que abriu o tópico.

Cumprimentos

José Carlos
amg
Membro

segunda set 22, 2003 5:14 pm

[quote=XanaC]
Quanto ao criador, após a minha recusa de devolução do cachorro, este disponibilizou-se para suportar todos os encargos com o tratamento. Até ao momento, nunca lhe recorri, por isso não posso garantir que o dizer corresponderia ao fazer ...
[/quote]

Existe alguma regulamentação sobre o assunto? Essa é a prática comum, ou varia de criador para criador?
XanaC
Membro Júnior

segunda set 22, 2003 5:47 pm

Cara(o) amg,
não sei responder à sua questão.
Quando falei com o criador (aliás, quem falou num primeiro momento foi o veterinário, uma vez que ele é também o veterinário que acompanha o criador), a primeira solução apresentada por ele foi a devolução do cachorro e a entrega do dinheiro ou um outro cachorro. Obviamente, mostrei a minha indignação perante tal solução. Ele percebeu que eu nunca iria desistir do meu cachorro e, não sei se movido por "pena", propôs-se a ser responsável pelas despesas do tratamento (talvez também por ser o primeiro caso e acredito, sinceramente, que ele não previa este tipo de situação).
Nunca lhe fui apresentar facturas, por isso não sei como esta proposta dele se viria a concretizar.
No entanto, o acompanhamento bimensal do cão (excepto nos primeiros meses que foi quinzenal), que, após consultas a outros veterinários, tem sido feito no veterinário habitual (o tal que também é do criador), tem sido gratuito. Isto é, nunca paguei rxs nem consultas, apenas a medicação.

Já tenho "ouvido falar" de que, em alguns casos, os "contratos de compra e venda" prevêm isto tipo de situação. Também se falou algures na arca, de um caso em que o criador devolveu o dinheiro sem querer o cachorro de volta.

Espero que tudo se resolva pelo melhor.
Vá dando notícias.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 22, 2003 6:39 pm

Amg

Se não tem nenhum documento escriito que mencione que fazer em caso de se verificar displasia, creio que não poderá imputar responsabilidades ao criador, pelo menos legalmente.
Pode, no entanto, pôr-lhe a questão e ver a reacção dele. Se o conseguir sensibilizar, ele pode propôr-çhe duas formas de resolver o problema:

- dar-lhe outro cachorro na próxima ninhada;
- devolver-lhe o dinheiro;

Em nenhum destes casos deveria exigir-lhe a devolução do cachorro. Para que quereria eke um cachorro displásico? Se fizer essa exigência (devolução do cachorro) estará apenas a tirar partido do carinho que você já tem pela cachorra - normalmente não a devolverá, e ele fica assim livre de lhe devolver o dinheiro ou de lhe dar outro cachorro.

Mas não há nada como você pôr-lhe o problema e ver a postura dele. Ao fim e ao cabo não tem nada a perder.

Boa sorte

José Carlos
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

segunda set 22, 2003 6:43 pm

Eu sou um bocado leigo nesta materia, mas pk surge a displasia? É hereditario? ...eu não tarda terei o meu pekeno golden em casa e essa é uma das minhas preocupações! :? :?
Pedra
Membro Veterano

segunda set 22, 2003 6:52 pm

jcsousa Escreveu: A FCI pode ter as classificações que entender, as que eu utilizo oficialmente são estas, e faço-o há anos. Não sei se você faz o mesmo.

José Carlos
José Carlos,
Faço, e não faço só despiste de displasia da anca, e por coincidência até faço no HVP com o Dr. Mário Santos.
O que se está aqui a falar é em grau de displasia severa, e graus Cs, que não é a mesma coisa, segundo as normas da FCI, que é pelas quais nós nos regemos.
Ou seja, não podemos comparar as opções de tratamento de um cão com grau C, com outro com 6 meses a quem foi diagnosticado HD severa.
Pode não ter ajudado a pessoa em questão, mas tb não estamos cá para isso, ou estamos? Apenas para dar a nossa opinião e dar conselhos, na maioria do possivel correctos. O meu eu já dei.
Cumprimentos,
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 22, 2003 6:52 pm

A displasia é uma incongruência da articulação, neste caso a coxo-femural, e pode aparecer por transmissão genética e por factores ambientais (pisos resvaladiços, sobrepeso do cachorro, excesso de exercício, etc).

Aconselho-o a falar com o criador do cachorro antes de o comprar e pôr-lhe o problema das garantias, EXIGINDO-LHE os certificados de ausência de displasia nos pais do cachorro. Se não tiver, NÃO COMPRE.

Cumprimentos

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”