sábado nov 28, 2009 12:39 pm
Sinceramente não entendo muito bem qual o objectivo deste tópico... se é que tem algum objectivo.
Quando se fala em dinamizar o fórum e se lança um tópico como este, fico sempre algo baralhado com o objectivo em concreto.
Para todos aqueles que por aqui andam há alguns anos a responder constantemente às mesma questões, acredito que se torne algo enfadonho.
A pesquisa existe para ser utilizada, mas...
A verdade é que, mesmo nos tópicos que surgem com as mesmas questões levantadas num outro tópico no dia anterior, há sempre um novo pormenor que aparece e que se torna alvo de discussão... isso é dinâmico e gera "discussão", troca de ideias e experiências.
Se existem diversos tópicos sobre Tartarugas, não é menos verdade que existem imensos sobre corns, DB's e Geckos, situações repetidas até à exaustão.
No entanto e se o essencial está aí (basta pesquisar) vamos fazer o quê ? Transformamos isto num fórum unicamente de consulta ? Se assim for, então lá se vai o dinamismo que tanto se pretende.
Os fóruns são isto mesmo e em parte, pese embora o facto de, a mim, também me irritar estarem sempre a surgir as mesmas questões, a verdade é que as pessoas pretendem algo mais personalizado e daí, que exponham a sua dúvida, mesmo conscientes de que já existem por aí dezenas de respostas à mesma.
O pessoal não se tem afastado do fórum por causa das perguntas repetidas, mas sim, pelos erros repetidos, o que é bem diferente e deixa a sensação de um trabalho inglório.
Ainda há dias atrás vi, pela enésima vez, alguém que anda por cá há algum tempo, sair-se com a habitual frase "eu tenho um amigo que sempre fez assim e nunca teve problemas"
Isto sim, chateia, desmotiva e retira a dinâmica.
Tudo o resto, são dúvidas legitimas, e mesmo que sejam repetitivas, são fruto da necessidade de informação que algumas pessoas têm... e ainda bem que têm e conseguem expo-las
Pessoalmente entendo isto como sendo bastante positivo, pois prefiro que me perguntem 100 vezes, a não perguntarem e colocarem em risco o bem estar dos animais e a própria vida dos animais.
A quem tanto se chateia com perguntas repetidas, deverá essencialmente pensar nisto... aqui discutimos sobre seres vivos e não propriamente sobre (embora também) bricolage.
Perguntem mil vezes, aprendam a distinguir o que está certo do que está errado e não assumam à partida a ideia de que, só porque têm alguém conhecido que faz algo há muitos anos sem ter problemas, esse vosso conhecido está correcto.
Saibam ouvir, saibam perguntar, saibam pesquisar e utilizem o vosso bom senso para interpretar aquilo que aqui, ou noutro lado qualquer vos é dito.... se o souberem fazer, certamente que irão pelo caminho correcto.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="
http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>