AJUDA - Furão Agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

SlowChemical
Membro Júnior
Registado: sexta set 11, 2009 2:04 am

domingo nov 29, 2009 12:48 pm

Boa tarde.

Estou a criar este tópico pois preciso de ajuda.
Adquiri ontem o meu primeiro furão, apesar de ter contacto directo com outros (principalmente uma fêmea). Sempre me tentei informar ao máximo, procuro sempre ler os tópicos colocados neste fórum, os sites, tudo, de modo a enriquecer os meus conhecimentos sobre estes fantásticos animais.

Gostaria então que me ajudassem a lidar com este novo furão - penso que, apesar de toda a informação, uma pessoa nunca está realmente preparada e confesso que isso me assusta e me deixa nervosa.
O antigo dono disse-me que este tinha 3, quase 4 meses de idade (é um macho albino) e embora nunca tenha visto um macho a crescer, julgo que é capaz de ser um pouco grande para ter apenas 3/4 meses. O antigo dono não tinha tempo para ele; pelo que me disse, alimentava-o com ração de cão e, como guloseima, dava-lhe Gourmet Gold de Frango Seleccionado da Purina.

Apesar de notavelmente assustado, este furão demonstra-se agressivo mas honestamente, confesso não saber se este comportamento é normal. Também notei que o andar dele é um pouco peculiar; parece que arrasta um pouco as patas traseiras, como se não tivesse muita força nelas, mas não sei até que ponto será impressão minha ou se é normal.

Tenciono levá-lo ao vet durante esta semana para me aconselhar, mas por enquanto, gostaria que me dessem uns conselhos sobre como lidar com o Homer (nome que lhe dei). Tenho todas as condições para lhe proporcionar uma boa vida, mas receio que nem ele se adapte a mim, nem eu me adapte a ele - e isto assusta-me e entristece-me porque me responsabilizei por ele :( .

Por favor, ajudem-me :?
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

domingo nov 29, 2009 7:20 pm

Olá Patrícia...

Tens alguma foto que possas mostrar a aparência dele?
Ele tem quanto de tamanho (do nariz à cauda)?

Ainda está a acostumar-se a si, mas mostra-se agressivo em que aspecto?

Arrastar as patas não é normal :o

Sei de um bom vet, que poderá ver se está tudo bem com ele...já tem vacina também?

Esse comer não presta...que lhe vai dar?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo nov 29, 2009 8:27 pm

Primeiro há que dar tempo ao tempo e daixar que ele se tranquilize e erifique que não há motivo para ter medos. Assim deixe-o circular pela casa (atenção aos buracos, fendas, janelas, portas e gavetas abertas, tampas da sanita, medicamentos, chocolates, etc. que nada disto esteja ao alcance dele) deixe que mata a curiosidade pelo novo lugar.

E será agressividade ou quererá brincadeira? Quando querem brincar, fazem uma especie de dança de guerra, aos saltinhos que podem assustar quem os não conhece. E o que querem é brincadeira.
Leia os conselhos que dou neste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73947

Não admira que arraste as patitas, ele está sub alimentado com comida de cão e atro-me a dizer que mais um tempito e era menos um furão para legalizar...
Ração de cão é do pior que há para um carnioro estrito como é o furão.
Leve-ao a um vete que entenda de furões para lhe receitar umas vitaminas que bem as deve necessitar. E mude de ração bem rápido. Veja neste tópico quais as melhores http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812

Enquanto não decide, compre a de gatitos, Eukanuba Kitten e misture-a na proporção de 50% Poderá ter as fezes mais molitas mas desde que não sejam diarreia, prefiro que faça essa mudança de rações o mais rápido possível.
Faça uma papinha com uma coxa de frango ossos e pele, inclua os miudos também e coza um pouco de água. Depois, martele os ossos com um cutelo em pedacitos pequenos e passe-os na maquina de carne; depois, misture os ossos passados no resto do frango, pele incluida. Limpe muito bem a casca de um ovo e parta-a em bocaditos. Ao ovo, dê uma leve cozedura num pouquito de azeite e passe TUDO no copo batedor de modo a fazer uma papinha não muito liquida, nem grossa, a cair da colher. Dê-lha uma vez por dia.

Meça-o desde a ponta do nariz até á pontita da cauda (sem os pelos) e pese-o. E volte a fazer o mesmo de 15 em 15 dias. Isto lhe dará uma ideia de quanto ele cresce e da idade, se ainda é novo ou se terá mais de um ano.
DavidCascais
Membro Veterano

domingo nov 29, 2009 8:34 pm

Nem mais...a mama sabe tudo ;)

É possível pelo comer fazer com que as patas fiquem a andar de rastos?
Isso não sabia :o
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

domingo nov 29, 2009 8:53 pm

É, David. A debilidade das patas traseiras é dos sinais mais comuns neles, quando algo não vai bem e é comum a uma variedade de doenças, desde a subnutrição a canceres.
DavidCascais
Membro Veterano

domingo nov 29, 2009 9:07 pm

Estamos sempre a aprender :D

Agora, Patricia, terá de fazer o que a MHZ disse :wink:
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

segunda nov 30, 2009 5:11 am

A furanita que adoptei á questão de 1 semana também se mostrava muito agressiva. Agora já consigo fazer-lhe umas festas sem que me morda, por vezes lá vêm os caninos ter ás minhas mãos. É preciso mesmo muita paciência :D mas compensa. Boa sorte com o Homer
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

segunda nov 30, 2009 9:48 am

tenha calma...de-lhe tempo eu tive uma menina que me foi oferecida por um amigo meu (infelizmente já morreu) ele não percebia muito então foi comprá-la para me oferecer mas não tinha qualquer informação acerca dela entregaram-lhe o animal dentro de um saco de ração da friskies para gato com um resto de ração no fundo para ter a noção disseram lhe que ela tinha 4/5 mesinhos e ela estava cheia de tartaro na boca pelo todo amarelado um cheiro terrivel falhas de pelo etc...etc...etc... levei muitas dentadas estava quase a desistir...mas acabou por acalmar foi uma excelente furanita.
Não usei tecnica nenhuma para além da calma (só me exaltei uma vez com ela) :( tente não gritar e não lhe bater ainda ficam mais confusos....
vai tudo correr bem pode só estar stressado...
Boa sorte ;)
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
SlowChemical
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 2:32 pm

Bem, muitíssimo obrigado pelas dicas e conselhos!

Estive a tentar medi-lo e, como ele aguenta pouco tempo quieto no meu colo, tive de optar por medir o meu antebraço (que mede 37cm) e ver se ele era maior ou mais pequeno. Ele é, de facto, maior do que o meu antebraço e ainda há pouco o soltei no meu corredor - aliás, é onde o tenho deixado estar a brincar até nos habituarmos e confiarmos um no outro, e aí vou deixando-o conhecer o resto da casa - e enquanto ele se esticava no chão contra os mosaicos, tentei ver quanto media. Pelos meus cálculos, e sujeito a erro, ele mede entre 40 a 50cm.
Ainda não o pesei, mas garanto-lhe que ele é grande, pesadote e corpulento.

Devo dizer que ele ontem portou-se muito melhor quando o soltei. Revelou-se muito brincalhão, activo e mais dócil quando lhe pego. Até pedi a um amigo que também já tem um macho albino há quase dois anos - e que o tem desde os 2 meses - para me dar uma ajuda, ver se certos comportamentos e sons eram normais.
Ele disse-me que o andar arrastado das patas era, na verdade, ele a escorregar no chão... Nem imaginam o quão envergonhada fiquei :oops: mas é melhor confirmar estas coisas, dado o historial muito pouco famoso do Homer. Disse-me também que não era tão novo quanto parecia, ou pelo menos, era bem maior do que o que ele tem, com 2 anos. Acrescentou que poderia ser resultado da ração de cão muito pouco apropriada que lhe tinham dado, mas que não tinha a certeza disso, obviamente.

Tenho lidado com ele de luvas, já que no primeiro dia em que veio, ele mostrou-se muito agressivo (agora sei, com certeza, que era da excitação da viagem e de estar assustado com tanta gente nova e de estar num sítio novo) e ainda me ferrou uma dentada não muito agradável :lol: . Gradualmente, vou tirando uma das luvas para que ele se habitue ao meu toque e cheiro. Não se mostra agressivo ao toque, mas já reparei que ele, ao brincar, não sabe medir a força que faz e a minha sorte é estar com a luva calçada, caso contrário já teria as mãos todas "carimbadas" :lol:
Aproveito para perguntar se têm alguma dica para que eu o consiga educar nesse sentido. Até agora tenho pegado nele, estabelecido contacto visual e digo-lhe calma e assertivamente "NÃO!", mas sabendo o quão teimosos são estes animais, ele volta e faz o mesmo, tenta morder-me os tornozelos (tanto eu como a minha mãe já ficámos com marcas), morde a luva. Não sei até que ponto será a excitação dele, porque ele vem meter-se comigo e corre animadamente à minha volta, ou é o facto de ele não estar devidamente domesticado, ou os dois :lol:
Ainda agora, decidi colocá-lo de "castigo" e voltei a colocá-lo dentro da gaiola, mas não sei se procedo bem. Mais uma vez, por favor, dêem-me umas dicas.

furanita, não, eu não era capaz de lhe bater, por muito enervada que pudesse ficar. Compreendo que ele não foi educado e, tal como qualquer outro animal ou pessoa, não é "à força" que ele vai aprender, mas sim com paciência e felizmente, sou uma pessoa muiiiito paciente. :wink:

Quanto à alimentação, enquanto espero pela Vitalin Ferret que encomendei, tenho-lhe dado "Ferret Complete" da Versele-Laga. Sei que não é a mais indicada, mas foi mais para desenrascar (não esperava nada que ele tivesse este historial :? ) e bem, sempre é melhor do que ração de cão, não é verdade? Mas vou tratar de comprar a Eukanuba Kitten, enquanto espero. E hoje vou fazer-lhe a papinha que me recomendou =)

Quanto a vacinas, pelos vistos, ele não é vacinado. Notei que ele tem estado com muita comichão; sei que não são pulgas, porque tentei ver o pêlo dele e não vi sinal deles nem das cagadelas que deixam. E se as tivesse, eu e a minha mãe já estariamos todas mordidas, :lol: Mas assim que o levar ao vet, ele dirá melhor do que eu donde vem a comichão.

Quanto a fotos, vou tentar colocar umas quantas que tirei quando ele estava mais calminho dentro da gaiola, mas hoje vou tentar tirar-lhe quando ele estiver a brincar. (E a gaiola é meramente provisória!)

Imagem

Imagem

Imagem

E mais uma vez, muitíssimo obrigado!
MHZ
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 3:46 pm

A comichão e, mais uma vez, não me admira nada, admirava-me era se a não tivesse…é devida à alimentação. Tem muita falta de vitaminas e gordura. Os furões necessitam de muita gordura na sua alimentação habitual, ela é uma espécie de “combustível” que alimenta o seu metabolismo já de si muito acelerado.
Assim, que junto às vitaminas, iria muito bem dar-lhe umas cápsulas de ácidos ómega 3 (1/4 a diário). Peça ao veterinário que este lhe indicará ou estas ou outras similares.
Por enquanto, pode ajudar, passar-lhe no corpo, uma loção hidratante de bebé à base de ureia, ou uma pomada de calendula, sem álcool, também quando lhe der banho, banhá-lo com champô à base de aveia.

O estado dos dentes também podem ajudar a dar uma ideia da idade, consoante os têm muito amarelos, ou muito tártaro, ou translúcidos.
Mas convinha saber o tamanho certo, porque se tem só os tais 4 meses, irá a crescer mais, agora se já tem um ano, o seu tamanho permanecerá igual e por aqui já terá mais uma ideia da idade.

Pesá-los também é bom pois serve-nos de controlo para futuro.

Eles não escorregam no chão, a menos que tenham falta de força nas patitas.

Peça ao vete que lhe limpe as orelhas e examine se tem ácaros. Eles também podem ser os culpados pela comichão. E os ácaros podem provocar-lhes variados problemas bem pouco simpáticos, assim que é muito conveniente manter as orelhitas bem limpas.

Que examine uma kk no microscópio. Se tiver vermes, então desparasite-o mas os furões não são bons hospedeiros para os vermes redondos habituais nos cães, assim que não necessitam de ser desparasitados como se faz habitualmente aos cães e gatos. O indicado é examinar primeiro uma kk e só se os apresentarem, é que se desparasitam.

O que pode, por precaução, é colocar meia pipeta anti pulgas na parte detrás do pescoço. Há duas marcas boas para eles, Advantage para gatitos de menos de 4 kg o Stronghold também para gatitos.

Pelo que nos diz, vai ser um furanito fácil de educar (dentro do cabeçudo que são, evidentemente…).
Esses movimentos parecem-me ser de alegria e brincadeira. Veja no yotube os variados filmes deles e já entenderá melhor o que digo. Coloque no motor de busca do youtube a palavra ferret, hurón ou furão.

Vá lhe dizendo por agora, quando morder, o NÃO sem muitos movimentos (senão ele pensa que é mais brincadeira) e em lugar de o castigar, ignore-o por uns 5 minutos. Se dentro de uma semana ele não melhorar, então, diga-lhe NÃO e coloque-o de castigo na jaula, por 10 ou 16 minutos, não mais que este tempo, para ele perceber.

Pela 1ª foto, parece-me novo, diria que uns 8 meses, mas é uma foto…se o vete estiver habituado com eles, será capaz de lhe dar a idade mais aproximada.

Sobre a papinha, pode congelá-la por doses e assim só tem trabalho uma vez por mes.
MHZ
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 4:09 pm

Os cremes que vão bem para acalmar essa comichão podem ser Ureadin, ou Mustela.

E uma vete amiga deu-me uma receita que ajuda a aclamar essa coceira: por a ferver um punhado de ervilhas numa taça de água. As ervilhas, usa-as depois para si :) e a água, usa-a no furanito, molha um algodão e passa-lho no corpito.

Cuidado para que não apanhe frio nem correntes de ar com o corpito húmido.
SlowChemical
Membro Júnior

terça dez 01, 2009 6:44 pm

Depois de muita luta, lá consegui medi-lo melhor e pesá-lo. Mede 51cm e pesa 1,400 Kg. Quanto aos dentes, têm algum tártaro mas nada de excessivo ou alarmante.
Não o acho com 4 meses, mas também não percebo. A MHZ acha que ele, com esse comprimento e peso, já será mais velho do que me fizeram crer? Terá os tais 8 meses de que me falou?
(E já agora, mais ou menos, a partir de que idade é que podemos considerar um furão adulto?)

Vejo que ele é muito brincalhão, mas igualmente bruto. Quando morde, faz imensa força, e a minha sorte é usar as luvas. Quando o ignoro e me afasto dele, noto que ele, passado uns 10/15 segundos, vem ter comigo. Circula à volta das minhas pernas, pára à minha frente, empoleira-se nas mesmas (como se quisesse subir) mas depois vira e volta para o seu "playground". Interpreto isto como um sinal de quem me está a convidar para a brincadeira, mas não sei se estou correcta.

No entanto, há outra coisa que me preocupa. Ainda hoje tirei uma das luvas e gentilmente, sem quaisquer movimentos bruscos, mostrei-lhe a minha mão para que a pudesse cheirar e conhecer. No entanto, ele nem quis cheirar, ferrou logo os caninos. Não acredito que fosse excitação da brincadeira, porque isto aconteceu quando o tirei da jaula e lhe fiz umas festinhas.
MHZ
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 7:26 pm

Conhece os pais dele, sabe se eram grandes ? A genética tem muita influência. Há furões com 8 meses com esse peso ou mais.

Se tem tártaro pode indicar mais idade.
Mas o pedir-lhe para o medir, é para servir de controle. Se tem os tais 4 meses, ele irá crescer ainda. Consideram-se adultos com 1 ano de idade.
Dentro de um mes volte a pesá-lo e medi-lo e já nos dirá.

Não será que pensa que lhe está a dar de comer e por isso se atira às mãos?
Tem de o ir educando, sem desanimar. Lembre-se que a chave é muita persist^ncia e montões de paciência. E brinque muito com ele, que precisa de ser sociabilizado e de criar laços consigo.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça dez 01, 2009 7:47 pm

tããão lindaaaa :)
eu não o disse por mal... quando disse para não lhe bater é porque há alturas que realmente da vontade sei bem o que passei com a minha e a ideia era mesmo transmitir-lhe calma....
boa sorte com a pestinha!
;)
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
DavidCascais
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 7:58 pm

De facto ele é mesmo grande, e pesa mais que o meu :o
Responder

Voltar para “Furão”