Cadela pare 12 cachorros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sidney123
Registado: sexta dez 12, 2008 5:17 pm

sábado nov 28, 2009 11:26 pm

Olá a todos!
A minha cadela(labrador), pariu 12 cachorros! Foi o seu 1º parto.
Como só tem 10 tetas, logo 2 ficam sem mamar, o que tenho feito é pegar em 3 ou 4 para mamarem, e vou rodando.
também comprei leite para cachorros recém-nascidos, mas o problema é que eles não agarram bem no biberão(ainda não têm um dia).
Um caso que para mim é curioso, prende-se com o facto de eles estarem sempre a ganir, parece-me que não dormem!

Agradecia a vossa ajuda.

O meu muito obrigado!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 28, 2009 11:34 pm

:|

Os cachorros ganem porque têm FOME, não estão a receber leite suficiente... vai ter que criar à mão alguns deles. Sugiro que se aconselhe com o vet que assistiu a cadela na gravidez para saber como proceder, têm de comer de duas em duas horas e de serem estimulados a defecar.
Prepare-se já para a trabalheira, despesa (desparasitação mãe e cachorros, primovacinação, registos no CPC, ração de qualidade...) e sujeira nas próximas 8 semanas, pois só nessa altura é que os cachorros devem deixar a mãe. :|

Porque é que deixam as cadelas parir se não sabem como proceder? Como vai garantir donos de jeito para DOZE cachorros?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado nov 28, 2009 11:43 pm

já agora, a mãe foi desparasitada? fez testes de displasia da anca, do cotovelo e tara ocular?

deu ração de cachorro pelo menos no último mês de gestação?
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 29, 2009 12:12 am

Já vi ninhadas de raças grandes com 11 cachorros e ficaram todos excelentes, mas saiu bem do corpo dos donos! É preciso reparar que os dois pares de mamas da frente não deitam muito leite, por isso quem fica lá, não apanha tanto como os outros!
Convém mesmo ajudara cadela a criá-los senão ficam enfezados e fracos. Os meus amigos não usavam leite de compra, usavam uma fórmula dada pelo vet. e que se fazia em casa. Mas tiveram um trabalhão equivalente a ter gémeos humanos recém nascidos em casa!
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo nov 29, 2009 2:16 am

Olá,
Que tipo de biberão estás a usar ? É próprio para cachorro ou é um normal para bebé ?
No caso de ser para cachorro, não fiques à espera que ele se agarre já ao biberão, porque para ele, ainda é uma coisa estranha.
Tens que pegar no cachorro, meter-lhe o biberão na boca e pressionar levemente para que ele mame melhor. Também lhes podes dar de mamar com uma seringa.
Dou-te um conselho, não rodes 2 ou 3, põe 6 a mamar e 6 a biberão e de 2 em 2 horas vai alternando (não te esqueças de marcar 6 com uma fitinha p.ex.). porque assim é mais prático.
O ganir é fome, enquanto ganirem têm de mamar da mãe ou do biberão.
E meu amigo(a), prepara-te que vais ter muito trabalho, porque não te podes esquecer dos horários e tens que ter disponibilidade total, se queres safar todos os cachorros.
E começa desde já a procurar donos interessados em ficar com os cachorros, mas só os entregas com 8 a 10 semanas, com vacinas e desparasitações, e, se não tiveres dinheiro suficiente, porque fica caro, pede aos futuros donos ajuda.

Compra mais um balde com esfregona.

Um abraço
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo nov 29, 2009 9:34 am

jofelix Escreveu: Compra mais um balde com esfregona.

vao ficar os seus melhores amigos 8) 8)

façam num calendário ou assim, um horário tipo escola para distribuirem tarefas.

não esquecer: mamam de 2 em 2 horas e depois têm de ser estimulados para fazer as necessidades
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 29, 2009 9:57 am

moslie Escreveu:...Os meus amigos não usavam leite de compra, usavam uma fórmula dada pelo vet. e que se fazia em casa. Mas tiveram um trabalhão equivalente a ter gémeos humanos recém nascidos em casa!
Tendo já criado várias ninhadas órfãs e abandonadas no lixo, não recomendo nada os leites de substituição. São caros e na maior parte das vezes dão mau resultado.

Também uso uma fórmula caseira que me foi ensinada por um veterinário, numa altura em que ainda não havia desses leites de marca para cachorros, e que sempre resultou lindamente.

E há por aí algures um tópico em que se fala dela, é uma questão de procurar, quem estiver interessado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 29, 2009 11:10 am

Não é uma mistura que chamam "leite das velhas"? Lembro-me que achei um nome muito engraçado.
Atenção à maneira como pega nos bebés para mamar, não pode ser como se fosse num bébé humano porque corre o risco de os engasgar e morrerem sufocados. Tem de reparar a posição deles quando mamam na cadela, estão horizontais.

Vai dar muito, muito trabalho, é mesmo de 2 em 2 horas de dia ou de noite. E se não for assim vão enfraquecer e morrer, também já vi isso, aliás, assim que começam a ficar fracos, as cadelas rejeitam-nos e só alimentam os que sentem viáveis.
LuluB
Membro Veterano

domingo nov 29, 2009 1:38 pm

moslie Escreveu:Não é uma mistura que chamam "leite das velhas"? Lembro-me que achei um nome muito engraçado.

...
Não faço ideia, quando recebia a receita, na primeira ninhada que criei, ainda não era velha. E desde então para cá nunca lhe ouvi qualquer nome para além de "receita de leite de substituição para cachorros".

Portanto, calculo que esse nome seja alguma piada de mau gosto de alguém ressabiado. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo nov 29, 2009 1:55 pm

moslie Escreveu:...
Atenção à maneira como pega nos bebés para mamar, não pode ser como se fosse num bébé humano porque corre o risco de os engasgar e morrerem sufocados. Tem de reparar a posição deles quando mamam na cadela, estão horizontais.
Este reparo é muito importante! A posição dos cachorros ao mamar no biberão deve ser a mesma que adoptam ao mamar na mãe: de barriga para baixo, ligeiramente soerguidos. E com algo em que possam apoiar as patinhas para massajar, tal como fazem ao mamar na mãe e que é um movimento reflexo, instintivo, para puxar o leite.
Vai dar muito, muito trabalho, é mesmo de 2 em 2 horas de dia ou de noite. E se não for assim vão enfraquecer e morrer, também já vi isso, aliás, assim que começam a ficar fracos, as cadelas rejeitam-nos e só alimentam os que sentem viáveis.
É verdade, dá muito trabalho, sobretudo na primeira semana, depois eles próprios começam a espaçar a necessidade de comer. A meio da segunda semana já estarão a precisar de menos biberões e a dormir mais durante a noite e ao entrarem na terceira semana já só precisarão de apenas cinco biberões. É claro que as doses de leite também vão sendo maiores.

A partir do final da terceira semana começa a sua actividade fora do ninho e o número de biberões vai-se reduzindo até aos quatro, quando começarem a lamber papa de um prato.

Isto quanto a cachorros sem mãe, alimentados exclusivamente a biberão, o que não será este o caso do tópico: havendo uma cadela aleitante, tudo está facilitado para o dono. As instruções do Jofelix são excelentes e as que devem ser seguidas pelo forista.
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 29, 2009 2:23 pm

sidney123 Escreveu:Olá a todos!
A minha cadela(labrador), pariu 12 cachorros! Foi o seu 1º parto.
Como só tem 10 tetas, logo 2 ficam sem mamar, o que tenho feito é pegar em 3 ou 4 para mamarem, e vou rodando.
também comprei leite para cachorros recém-nascidos, mas o problema é que eles não agarram bem no biberão(ainda não têm um dia).
Um caso que para mim é curioso, prende-se com o facto de eles estarem sempre a ganir, parece-me que não dormem!

Agradecia a vossa ajuda.

O meu muito obrigado!
Criar felinos ou canideos a unha, a diferenca e quase nenhuma.

Leia este artigo neste link e fale na mesma com o seu Veterinario.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 29, 2009 4:03 pm

:? Mas é muita irresponsabilidade vir levantar este tipo de questões na internet.
Que tal pedir aconselhamento ao veterinário que acompanha a cadela?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sidney123
Registado: sexta dez 12, 2008 5:17 pm

domingo nov 29, 2009 9:54 pm

Olá a todos!

Realmente dá muito trabalho, mas é gratificante ter estas fofuras nas mãos.
Eles já mamam bem no biberão, e tb vão mamando na mamã.

Obviamente que esta situação está a ser seguida pelo Vet, pois foi ele que aconselhou o leite para cachorros. Eu somente queria ter a vossa opinião, pois fiquei assustado durante a noite por eles não pararem de ganir, e o Vet não atendia o telemóvel.

Como sei que há imensas pessoas na arca com um vasto conhecimento, recorri a vós, as vossas sugestões estão a ajudar imenso.

Os cachorrinhos não são para vender, vou oferecer a familiares e amigos nos quais deposito total confiança.

Também foi o Vet que aconselhou cruzar a cadela 1ª vez, não estávamos á espera que nascessem tantos!

Uma vez mais o meu muito obrigado, e para aqueles que me chamaram de irresponsável, acreditem que não levo a mal, pois na vossa situação talvez tivesses dito o mesmo.

Mas na verdade eu amo os animais, e tudo farei para que cresçam saudáveis.

Um grande abraço!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo nov 29, 2009 11:20 pm

O vet aconselhou?????????????????????????????
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 30, 2009 9:44 am

Também foi o Vet que aconselhou cruzar a cadela 1ª vez, não estávamos á espera que nascessem tantos!
Pena que esse vet não tenha o conhecimento que raças como o Lab produzem ninhadas grandes...

Custa-me a crer que hajam vets a recomendar uma coisa destas. Das duas uma, ou precisam do negócio que uma ninhada lhes pode trazer (que ainda é apreciável) ou são mesmo maus profissionais. :| Ao menos fez-lhe o despiste da displasia da anca antes de o aconselhar a cruzar? Alertou-o para ter o cuidado de escolher um macho também com despiste feito? Ambos os pais têm registo no LOP ou são pseudo-labradores?
Os cachorrinhos não são para vender, vou oferecer a familiares e amigos nos quais deposito total confiança
Veja lá isso, às vezes as pessoas de "total confiança" são os primeiros a dar o dito por não dito ... e cachorros dados, bom, muita gente fica com eles porque surge a oportunidade mas depois... aparecem nas ruas e nos canis. :| E assim milhares de animais jovens e saudáveis são mortos todos os anos, porque não há donos para todos, e principalmente porque houve muita gente a achar bem que a sua cadelinha parisse pelo menos uma vez.

Não leve a mal, mas nos tempos que correm deixar a cadela emprenhar e ter uma ninhada dessas para dar é uma grande dor de cabeça, mas certamente o seu vet terá soluções...

Boa sorte para os cachorros.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”