A cria e o Pastor Alemão em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

segunda nov 30, 2009 2:19 am

Imagem

Aqui fica mais um excelente exemplar (Arex) que por acaso até é filho do VA2 Timo.

Este cão foi Sieger (VA1) em Portugal.

Cumpr
Diogo Sá
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda nov 30, 2009 2:38 am

daktari Escreveu:
Luisanto Escreveu:Ultima hora

O Tox acaba de se sagrar hoje em Santarém Campeão Nacional, obtendo o ponto qualificativo que lhe faltava. Esteve bastante bom no seu andamento, e teve um rapport do Juiz muito favorável. Apatia ? não vi, muito pelo contrário, o que corrobora a minha teoria de que os cães têm dias, como nós os humanos.
Quanto á ser bom reprodutor, é ir vendo os cachorrinhos que já estão a aparecer, ..................
Matty and Dino - (Matty - son of Tox vom Moorbeck, Dino - ...
1 min 37 seg - 4 Mar 2009 -
My little Matty, vom Moorbeck, son of Tox vom Moorbeck and Winni vom Moorbeck, grandson of Larus von Batu (2 x VA1 world champion) and Quenn ...
www.youtube.com/watch?v=SX4znJV6N5o - Vídeos relacionados
Aqui fica um link onde se podem ver alguns filhos do Tox.
http://www.pedigreedatabase.com/gsd/progeny/494499.html
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
SergioVerd
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 1:47 pm

segunda nov 30, 2009 8:38 am

c_saraiva Escreveu:
DiogoCampos Escreveu:Boa noite

Simples....

Veja este exemplar :

Imagem

http://www.pedigreedatabase.com/gsd/pedigree/20964.html

O Timo vom Berrekasten foi VA2 na Alemanha, que é um caso raro.
Este é o Timo que já falaram aqui neste tópico? Eu diria que é preto afogueado :? Talvez pela cor das patas...

A ideia que tinha do lobeiro era +- esta:

Imagem

(foto "googlada" agora mesmo)

Mas sou um leigo na materia :wink:

É bem bonito o Timo :wink:
DiogoCampos Escreveu:Assim muito por alto, normalmente estes exemplares apresentam uma morfologia inferior aos dos "pretos afogueados". Quanto ao carácter reverte-se a moeda.
Pois, era o que pensava pois do pouco que tenho visto de provas de trabalho, a proporção de "lobeiros e pretos vs. preto afogueado" altera-se...

Obrigado pelo esclarecimento :wink:
Bom dia Sr. CSaraiva tudo na paz?
Todas as cores são permitidas menos o branco,aqui fica um excerto que tirei do estalão da raça.
O cão que mencionou é pura linha antiga um lobeiro escuro.
"""Exceptuando o branco, todas as cores são permitidas no cão Pastor Alemão: preto, cinza-ferro, cinza ou unicolor ou com partes marrom, amarelo, bege e cinza claro, capa-preta preto-afogueado e todas as suas variações o caso do Timo, e do filho Arek. Em todos esses tipos, uma pequena mancha branca no peito não é sinal de defeito,se for inferior a 8cm.
O sub-pêlo é, com exceção dos animais pretos, sempre levemente colorido.
A coloração do filhote é somente definida quando do aparecimento do sobre-pêlo definitivo que nalguns machos só se verifica depois dos 24 meses.""""
Senhor Csaraiva é verdade que essas cores ficam as vezes para ultimos lugares,mas também é verdade que os pastores alemães fogueados,nem aparecem no campeonato do mundo de trabalho,e quando aparecem muitos são desclassificados porque será infelizmente isto??.

Aqui fica o video do Timo cão português que fez a prova de trabalho com 262 pontos,atenção que para o campeonato do mundo acho que têm que ter grau 3 e no minimo 275 pontos penso eu..
Video: http://www.youtube.com/watch?v=ltn7ussuC78

Abração!.

Sérgio Vaz.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda nov 30, 2009 1:38 pm

DiogoCampos Escreveu:
Já foi aqui escrito mais que uma vez que a fêmea A foi ao estrangeiro acasalar com o Macho B, quem viu? quem confirma?
Boa noite

Penso que se está a dirigir a minha ninhada.

De qualquer forma, foi-me dada um documento assinado pelo proprietário do macho que confirma que a minha cadela foi acasalada. Claro que poderá sempre dizer então e se ele for seu amigo?! Claro, mas até quando se compra um cachorro na Alemanha, os testes de ADN ainda não estão feitos! São sempre feitos pelo novo proprietário.

Agora, posso-lhe provar que a minha cadela têm os testes de ADN. Quanto aos cachorros não poderei fazer nada. Só mais tarde o cliente o poderá comprovar.

Espero ter sido sucinto e explícito.
Porque é que os criadores PACP e outras associações afectas à WUSV, gastam milhares de euros, para tirar o apto de cria, e não avançam com o controle da paternidade por ADN, que custa "meia dúzia" de euros
Penso que muito em breve vamos ter tais testes.

Boa noite
Diogo Sá
Olá,
Não Diogo, não me estava a referir a si, aliás, acho que com tudo o que faz em prol dos seus cães, coloco-o ao nível dos Criadores alemães, o que como sabe, devido à disponibilidade financeira e de tempo, não está ao alcance de qualquer um (poucos) !
Estava a generalizar e como bem sabe a trafulhice pode acontecer, e como diz, e bem, a confirmação por ADN irá vigorar brevemente, e se vai ser exigido é sinal que, há desonestos em qualquer actividade, há desconfianças quanto a algumas paternidades.

Um abraço
DiogoCampos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

segunda nov 30, 2009 1:53 pm

Não Diogo, não me estava a referir a si, aliás, acho que com tudo o que faz em prol dos seus cães, coloco-o ao nível dos Criadores alemães, o que como sabe, devido à disponibilidade financeira e de tempo, não está ao alcance de qualquer um (poucos) !
Bom dia,

Muito obrigado pela afirmação. Esforço-me para que tal seja possivel :D

Cumpr
Diogo Sá
Luisanto
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 8:08 pm

segunda nov 30, 2009 2:12 pm

Disse Jofelix

E deixo uma pergunta no ar, que compreenderei que não responda, porque a resposta é difícil:
Porque é que os criadores PACP e outras associações afectas à WUSV, gastam milhares de euros, para tirar o apto de cria, e não avançam com o controle da paternidade por ADN, que custa "meia dúzia" de euros .

O controlo por ADN, só muito raramente tem sido solicitado pelo Clube da raça, porque a tatuagem tinha funcionado. Quando havia problemas, ou duvidas o Clube então pedia o ADN. O que se passa é que a partir de 2010 as tatuagens acabam, mas a Alemanha ( tanto quanto eu sei) também não avançou já para o ADN obrigatório. Eles têm montado um esquema que assentará sobre um técnico certificado pela Wusv, que aplicará o Microchip que é exclusivo deles, e assim certifica-se o cão. No fundo tudo se passa como na tatuagem, com todo o processo controlado desde a cobrição, mas no final em vez de tataugem temos Microchip.
O problema é que em Portugal isto não vai ser possível, uma vez que a aplicação dos microchips é da unica e exclusiva competencia dos médicos veteriários, e está estaberlecida por forma legal. Ora sendo esta uma ( das várias)receita dos médicos veterinários, e Tendo esta Assiociação algum poder, não estou a ver uma modificação da lei a curto prazo, nem estou a ver o Ministério da agricultura ceder a esta pretensão. Isto é fácil de acontecer na Alemanha, pois como já disse a União de Clubes é um organismo poderoso.
Portanto temos o microchip, aplicado por médicos veterinários e provavelmente certificado posteriormente pelo Clube da raça ( versão mais simples e económica), ou om ADN ( versão mais complicada e dispendiosa).
Agora respondendo directamente á questão levantada pelo Jofelix . Não são as associações afectas á WUSV que gastam milhares de euros para tirar o "apto de criação", quem dispende a as quantias são os criadores. Depois a certificação quer seja feita por tatuagem, microchip, ou Adn, representa apenas uma parte do custo de todo um processo, e nem é a mais dispendiosa sequer. Os rx ficam mais caros.
O ADN é caro e mais complicado. Essa é a razão porque ainda não foi instituido. Também poderão aparecer outros problemas, como por ex o facto de muitos veterinários nem terem protocolos com laboratórios que façam o ADN. A colheita tem de ser diluida e tem um tempo de vida. Mas o principal ainda é o custo, que tem de ser pesado, senão qualquer dia ter um Pastor alemão é pior do que ter um cavalo.
Mas penso que o Clube está atento, a todas estas transformações e em breve haverá notícias.
Luisanto
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 2:39 pm

Caros foristas

Como alguém falou aí no Larus vom batu, com algum desdenho venho só lembrar que, segundo uma formula de cálculo que está a ser utilizada e ainda nunca foi contestada, a classificação dos exemplares que têm participado na Bundessieger, dá o Larus V. Batu com um score de 117 pontos em primeiro lugar, como o cão mais pontuado até hoje. A fórmula é simples ;

each VA placing = 20 * (1/s) + 15
each V placing = 10 * ( 1/s) + 5
each Sg placing = 5 * ( 1/s)

S= seat i.e Va1 is S=1

1º lugar - LARUS V. BATU
2º lugar - Fanto
3º lugar - Quando V. Aminius
4º lugar - Cralo v. Hauntetten
5º lugar - Zamb von der Winerau

11º lugar - YASKO V. Farbenspiel

17º lugar - Timo V. Berrekasten

27º URSUS V. Batu

30 º Erasmus von Noort
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda nov 30, 2009 3:45 pm

Sr LuiSanto, desculpe o atraso na resposta.

Tudo o que o meu amigo disse é a mais pura verdade. Lembro-lhe que na minha primeira intervenção disse que as vantagens de registar cães no ambito da WUSV são muitas. Isso para mim é ponto assente.

No entanto, deverei rebater, pelo menos parcialmente, a parte do seu post em que releva o papel fiscalizador do clube no que se refere à criação, porque o amigo aqui o que está a falar é de honestidade, e vai-me desculpar mas essa tanto existe dentro como fora dos clubes.

Tem razão o sr. LuiSanto quando diz que quem cria por um Clube tem um controlo mais apertado. No entanto, se fôr desonesto, há sempre hipóteses de falcatrua, e deixo-lhe aqui algumas dicas:

- falso padreador, sobretudo se a monta fôr no estrangeiro;
- rx de displasia falsos;
- pinturas de pelo e correcções da cauda em anzol que podem influenciar o MB em monográfica;
- doping;
- provas de trabalho feitas à mesa do café;
- e mais umas quantas que quem anda por dentro destas lides vai conhecendo...

Quero com isto dizer que quem fôr desonesto e criar pelo Clube tem sempre hipóteses de fazer falcatruas, tudo dependendo da sorte face à fiscalização. Veja-se o caso do Leif Noriswand há uns anos, que obrigou a refazer uma data de pedigrees.

Mas realmente a malha dentro dos clubes é mais apertada, e nisso concordo inteiramente consigo.

Criando fora do Clube, se se seguir as mesmas regras, estas podem ser facilmente comprovadas:

- desde logo os rx, e se estiverem certificados pela OFA não vejo em que é que terão menos validade que os da WUSV. (Ao que julgo saber o dr. Brass até vive no Brasil e não verá 99% dos exames que lhe chegam de todo o mundo...) . E se é certo que a prática (nº de exames) pode tornar mais fiáveis os relatórios, não o é menos que existem em Portugal veterinários de reconhecida competência ara o efeito - permito-me citar o dr. Mário Santos, do HVP.

- a filiação pode ser comprovada, em caso de suspeita, mediante a realização de testes de ADN. Não lhe darão 100% de certezas que um cão é o pai do seu cachorro,mas podem dar-lhe 100% de certezas de que não o é...

- as classificações constam nos rapports das exposições.

- as provas de trabalho e BH constam das respectivas cadernetas.

Posto isto, e reconhecendo, como sempre o fiz, as vantagens de pertencer a um clube da WUSV, também digo que se pode criar decentemente fora do Clube. É como lhe digo, quem é vigarista fora, também o é dentro do Clube.
jofelix
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 5:05 pm

Luisanto Escreveu:Disse Jofelix

E deixo uma pergunta no ar, que compreenderei que não responda, porque a resposta é difícil:
Porque é que os criadores PACP e de outras associações afectas à WUSV, gastam milhares de euros, para tirar o apto de cria, e não avançam com o controle da paternidade por ADN, que custa "meia dúzia" de euros .

O controlo por ADN, só muito raramente tem sido solicitado pelo Clube da raça, porque a tatuagem tinha funcionado. Quando havia problemas, ou duvidas o Clube então pedia o ADN. O que se passa é que a partir de 2010 as tatuagens acabam, mas a Alemanha ( tanto quanto eu sei) também não avançou já para o ADN obrigatório. Eles têm montado um esquema que assentará sobre um técnico certificado pela Wusv, que aplicará o Microchip que é exclusivo deles, e assim certifica-se o cão. No fundo tudo se passa como na tatuagem, com todo o processo controlado desde a cobrição, mas no final em vez de tataugem temos Microchip.
O problema é que em Portugal isto não vai ser possível, uma vez que a aplicação dos microchips é da unica e exclusiva competencia dos médicos veteriários, e está estaberlecida por forma legal. Ora sendo esta uma ( das várias)receita dos médicos veterinários, e Tendo esta Assiociação algum poder, não estou a ver uma modificação da lei a curto prazo, nem estou a ver o Ministério da agricultura ceder a esta pretensão. Isto é fácil de acontecer na Alemanha, pois como já disse a União de Clubes é um organismo poderoso.
Portanto temos o microchip, aplicado por médicos veterinários e provavelmente certificado posteriormente pelo Clube da raça ( versão mais simples e económica), ou om ADN ( versão mais complicada e dispendiosa).
Agora respondendo directamente á questão levantada pelo Jofelix . Não são as associações afectas á WUSV que gastam milhares de euros para tirar o "apto de criação", quem dispende a as quantias são os criadores. Depois a certificação quer seja feita por tatuagem, microchip, ou Adn, representa apenas uma parte do custo de todo um processo, e nem é a mais dispendiosa sequer. Os rx ficam mais caros.
O ADN é caro e mais complicado. Essa é a razão porque ainda não foi instituido. Também poderão aparecer outros problemas, como por ex o facto de muitos veterinários nem terem protocolos com laboratórios que façam o ADN. A colheita tem de ser diluida e tem um tempo de vida. Mas o principal ainda é o custo, que tem de ser pesado, senão qualquer dia ter um Pastor alemão é pior do que ter um cavalo.
Mas penso que o Clube está atento, a todas estas transformações e em breve haverá notícias.
Olá,
Sinto muito, mas a justificação não me convence, quanto ser caro, o sr. mesmo diz que os RX's são mais caros; quanto a ser complicado isso é um problema dos veterinários e não dos criadores; quanto a protocolos com clínicas: Não havendo cá vai-se a Espanha, como já se foi e vai por causa dos RX's.
Finalmente, quanto ao peso do custo, quem quer criar pelas regras não pode olhar a isso, são regras e segue-as se tiver dinheiro, caso contrário sai da associação. Já dizia o meu avô que "quem não pode arreia".
Não quero deixar de salientar que as regras são ditadas pelos alemães, que têm um elevado poder de compra e não querem saber se o criador português ganha o salário mínimo nacional.

Só um aparte:
No meio deste nosso povo andam alguns filhos bastardos, porque se fizessem o teste de ADN, veriam que são filhos do canalizador e não daquele que o registou - porque foi enganado.

Um abraço
festadahera
Registado: sábado out 20, 2007 8:32 pm

segunda nov 30, 2009 7:10 pm

Olá todos

Infelizmente este já faleceu Poker mas ficam aqui algums videos do mesmo, IPO1 e KK1 e não foi utilizado pelos criadores portugueses cão este que ganhou por duas vezes consecutivas a melhor prova de defesa na nossa sieger, Campo Maior e Condeixa.

http://www.youtube.com/watch?v=l1J1l0d_2lE

http://www.youtube.com/watch?v=rwSJNkAL ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=0fxLqQsv ... re=related

Cumprimentos,
José Ferreira
www.festadahera.com
jofelix
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 7:57 pm

festadahera Escreveu:Olá todos

Infelizmente este já faleceu Poker mas ficam aqui algums videos do mesmo, IPO1 e KK1 e não foi utilizado pelos criadores portugueses cão este que ganhou por duas vezes consecutivas a melhor prova de defesa na nossa sieger, Campo Maior e Condeixa.

http://www.youtube.com/watch?v=l1J1l0d_2lE

http://www.youtube.com/watch?v=rwSJNkAL ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=0fxLqQsv ... re=related

Cumprimentos,
José Ferreira
www.festadahera.com
Olá,
Certamente foi considerado fraco aos olhos deles, ou então não quiseram reconhecer que o teu cão era bom, ou, se calhar, não percebem nada de cães.
Uma associação de criadores (PACP) não é só para cumprir e fazer cumprir regras, também serve para que os seus membros se entre-ajudem, mas para que isso aconteça não podem existir vaidades e raivinhas.

Um abraço
Luisanto
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 9:28 pm

Há uma coisa que o zeca tem razão ; Quem é vigarista tanto o pode ser dentro ou fora do Clube, só que dentro é muito mais difícil. Há também um facto que é importante, é que muitos sócios do clube conhecem-se uns aos outros, e sabem o plantel de cada um e a qualidade com que cada um cria. Também os tatuadores do Clube visitam todos os canis, sempre que há ninhadas, e conhecem a realidade de cada um. Acho que quem quiser andar por aqui a vigarisar, não terá muito interesse em ser sócio do Clube da raça, e sempre poupa muito dinheiro.
Depois talvez estejamos a incorrer aqui numa lógica errada, de que ser-se criador de Pa dá dinheiro. Todos sabemos que não dá. E quem quiser fazer as coisas como deve ser, então não dá mesmo. Sempre me pergunto como é que se vendem cachorros a 100 €, e a 200.
Pesando os prós e os contras, o conselho que poderia dar a um iniciante á criação, seria o de criar pelo Clube da raça.
Mas também deixo a pergunta : quantos criadores apareceram nos ultimos 2 anos ? Dentro ou fora do clube. Eu não vejo ninguém.
E voltamos ao tópico lançado aqui pelo Daktari ; Como poderemos elevar a raça em Portugal ? como poderemos ter cães com mais qualidade ? Como poderemos ver mais gente nas provas ?
Por vezes chego apensar como o Jofelix , que se lixe ! venha o Adn, os cotovelos e as ancas, o bh, o sch 1 e o Korung, e já agora os canis certificados porque isto de andar a criar atrás da máquina de lavar também devia acabar. Mas logo de seguida penso na quantidade de gente que se vai afastar, e acho que temos de ir com alguma calma.
Mas gostava que o jofelix me explicasse, se não faz parte do Clube, se passa a vida a criticar um Clube com que pelos vistos não se identifica, porque o faz ?. Não precisa de entrar para um Clube que não gosta, e não lhe fica bem andar sempre a criticar algo com que não tem, nem quer ter nada a haver. Ainda por cima critica uma instituição que conhece mal, e portanto incorre nos seus erros.
jofelix
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 1:17 pm

Olá
Luisanto Escreveu:Há uma coisa que o zeca tem razão ; Quem é vigarista tanto o pode ser dentro ou fora do Clube, só que dentro é muito mais difícil. Há também um facto que é importante, é que muitos sócios do clube conhecem-se uns aos outros, e sabem o plantel de cada um e a qualidade com que cada um cria. Também os tatuadores do Clube visitam todos os canis, sempre que há ninhadas, e conhecem a realidade de cada um. Acho que quem quiser andar por aqui a vigarisar, não terá muito interesse em ser sócio do Clube da raça, e sempre poupa muito dinheiro.
Depois talvez estejamos a incorrer aqui numa lógica errada, de que ser-se criador de Pa dá dinheiro. Todos sabemos que não dá. E quem quiser fazer as coisas como deve ser, então não dá mesmo. Sempre me pergunto como é que se vendem cachorros a 100 €, e a 200.
Certamente não é quem cria segundo as regras, esteja dentro ou fora do PACP.
Pesando os prós e os contras, o conselho que poderia dar a um iniciante á criação, seria o de criar pelo Clube da raça.
Mas também deixo a pergunta : quantos criadores apareceram nos ultimos 2 anos ? Dentro ou fora do clube. Eu não vejo ninguém.

E voltamos ao tópico lançado aqui pelo Daktari ; Como poderemos elevar a raça em Portugal ? como poderemos ter cães com mais qualidade ? Como poderemos ver mais gente nas provas ?

Por vezes chego apensar como o Jofelix , que se lixe ! venha o Adn, os cotovelos e as ancas, o bh, o sch 1 e o Korung, e já agora os canis certificados porque isto de andar a criar atrás da máquina de lavar também devia acabar.
Mas as regras são exactamente para isso, e se é para eliminar pseudo-criadores façam-se cumprir doa a quem doer.

Mas logo de seguida penso na quantidade de gente que se vai afastar, e acho que temos de ir com alguma calma.
Ainda não viste que a ideia é essa, ficará a elite, "só toca guitarra quem tem unhas", com o tempo afastar-se-ão, alguns neste momento já estão a pensar o que fazer à vida.

Mas gostava que o jofelix me explicasse, se não faz parte do Clube, se passa a vida a criticar um Clube com que pelos vistos não se identifica, porque o faz ?.
Respondo assim: Fazes parte do governo, identificas-te com ele, porque criticas ? A critica é livre, pode ser justa ou injusta, mas no meu caso, creio que ainda só fiz uma critica (justa) ao Clube (disponibilidade dos regulamentos), outras criticas são às regras, o que é diferente.

Não precisa de entrar para um Clube que não gosta, e não lhe fica bem andar sempre a criticar algo com que não tem, nem quer ter nada a haver. Ainda por cima critica uma instituição que conhece mal, e portanto incorre nos seus erros.
A resposta já está em cima, mas às criticas todos temos que nos sujeitar.
Se são justas, procuramos rectificar, se possível.
Se são injustas, rebatêmo-las.
O que fica mal é dizer: Não pertences ao Clube, seja ele qual for, portanto estás impedido de opinar.
Não esqueçam que pelo facto de não pertencer ao Clube, seja sinónimo de não o apreciar, pelo contrário, além disso faço parte do público, que dá alguma vida aos concursos organizados pelo PACP.

O facto de eu ter aqui feito um bocado de ruído, (crítica justa) quanto à disponibilização dos regulamentos, talvez venha a ser motivo para que os mesmos venham a estar acessíveis, no site do Clube, a quem os quiser consultar, independentemente de se ser ou não associado, o que é uma mais valia, penso eu.

Um abraço
Luisanto
Membro Júnior

terça dez 01, 2009 10:01 pm

Caro Jofelix

È claro que o Sr pode criticar quando e como quiser, isto é um forum livre, eportanto está no seu direito. Eu só queria perceber, se havia alguma motivação escondida, uma vez que já anda nisto há alguns meses.
Quanto á depuração que fala, o problema reside em podermos estar a deitar fora a água do banho e o próprio bébé. Haverá alguns bons criadores que se afasatarão seguramente. Veja que as exposições registam 15 participantes, e veja a quantidade de criadores. Se estes se afastarem, poderemos estar a decretar o fim de tudo.
Os Espanhois parece já terem decidido que vão continuar com as tatuagens, uma vez que não há condições em espanha para implementar o sistema do Microchip Alemão. Como vê as coisas não são simples de resolver. Os Espanhois que andam alguns anos á nossa frente só tem obrigatório o BH.

Cumprimentos
Visum
Registado: quinta nov 26, 2009 3:12 pm

quarta dez 02, 2009 10:34 am

bom dia foristas,venho acrescentar ao topico do senhor luisantos sobre o pacp que estou de acordo com ele,que nao devemos avançar tao rapido sobre as questoes provas de trabalho,ja que em espanha so e necessario o bh.com uma converssa que tive com o juiz vicente sanches,ele disse-me que em espanha vao introduzir classe aberta e veteranos nas monograficas,nao sera que nos estamos a querer avançar mais rapido que os espanhois?nao nos podemos esqueceer que a real ceppa existe ha 30 anos e nos com meia duzia de anos ja nos queremos comparar com eles,nao devemos querer avançar so com 3 ou 4 criadores e deixar os outros para traz,devemos sim preparar o terreno para que todos apanhem o mesmo comboio,so assim e que podemos ter muitos criadores nas nossa monograficas. quero ainda felicitar a direcçao do pacp pela excelente organizaçao da monografica de santarem.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”