terça dez 01, 2009 12:26 am
Bem, quanto a não fazer nada perante uma alimentação equilibrada, não concordo.
Quando criava canários, tinha-os numa zona especial para eles, dava-lhes uma alimentação super equilibrada, rica em verduras, fruta e as mais variadas papas e notava diferença aos casais que dava as vitaminas de forma correcta ( começava 15 dias antes de colocar o ninho, assim que os juntava) com os outros casais a quem não dava, ou até, aqueles que colocava o ninho logo que os juntava pois estavam com vontade e começavam logo a dar sinal de querer fazer ninho.
Os casais a quem dava as vitaminas, tinham posturas de 5 a seis ovos, safando na maioria das vezes 5 passarinhos e muitas vezes os 6, os outros, que tinham a mesma alimentação mas não tinham as vitaminas ou começava a dar um ou dois dias antes do primeiro ovo, já tiravam só 2 ou 3 passarinhos, às vezes 4 mas havia sempre um mais pequeno, que ficava atrasado em relação aos outros...
Foi isso que me apercebi no segundo ano em que criei canários e nos anos seguintes fiz sempre correctamente e no ultimo ano que criei, quase todos os casais tiravam ou cinco ou seis passarinhos.
Só deixava fazer 3 ou 4 posturas por ano, e todos eles viveram mais uns anos depois de os dar ao meu sogro...
Eu além das vitaminas, na época de criação, fazia um esforço por dar diariamente, serralhas, também uma excelente fonte de nutrientes.
Pode ter sido coincidência, mas esta foi a minha experiência, claro que não fiz muitas vezes a experiência de não dar, pois quando achei que isto seria o melhor, não tornei a não dar as vitaminas...
Está quase na hora de começar a pensar em preparar os casais ( mais um mês), definir quem se junta com quem, colocar na mesma gaiola de forma a verem-se mas separados. Depois.... boas criações.