Comportamento agressivo.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 01, 2009 8:20 am

Já agora, e relativamente a estas coisas de treinos
zeca2 Escreveu:Para um treino mais consolidado, o cão deve passar por 3 fases- motivação na aprendizagem; depois, obrigação - deve obedecer mesmo que não queira; finalmente obrigação mas com reintrodução da recompensa.
É este o cerne da questão. O pessoal dos bolinhos ainda não percebeu a diferença entre educar e amestrar cães. Os métodos 100% positivos (como eles dizem) são bons para amestrar cães (e golfinhos, e araras, e etc). Só que as pessoas não são palhaços ... Eu quando quero que o cão saia do sofá, o cão sai do sofá porque eu quero e não porque entretanto lhe atirei um osso para o chão para o distrair. Vá lá que lá se vão descosendo
Se a opção passar por andar na rua sem comida ou churro então é que é caput certo.
:lol: :lol: :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 01, 2009 9:12 am

Portanto, segundo a Sealords, os treinadores dividem-se em 2 grupos - o pessoal dos bolinhos e o pessoal do chicote.

Não sabia que a Sealords era uma perita em treino - wait ! adestramento...

São estas intervenções que deixam os treinadores tradicionais tão mal vistos.
É simplemente triste...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça dez 01, 2009 9:23 am

aisd Escreveu:Portanto, segundo a Sealords, os treinadores dividem-se em 2 grupos - o pessoal dos bolinhos e o pessoal do chicote.

Não sabia que a Sealords era uma perita em treino - wait ! adestramento...

São estas intervenções que deixam os treinadores tradicionais tão mal vistos.
É simplemente triste...
Quem faz esta distinção não é a sealords, são os autointitulados treinadores de método positivo.

Quanto a definir quem é perito ou deixa de o ser duvido que a aisd tenha capacidade para dizer quem é perito ou deixa de ser..aliás, quando há aqui gente a dizer que os outros não têm capacidade ou sabem pouco, como argumento, isso é no minimo lamentável.

O único treinador com provas e currículo dado no nosso país, que aqui interviu, o Sr Fernando Silva teve uma postura irrepreensível.

Um treinador tem de ter capacidade de diálogo, de saber ouvir os outros e para evoluir tem de abrir os olhos.Simplesmente assumir que os outos não sabem nada ou tomar como sendo ataques tudo que não seja conforme aquilo que gosta ou ainda desprezando métodos diferentes do que usa são a melhor razão para não se recorrer a esses treinadores.

A atitude para com o Fang reconhecida por claudiaest e as polémicas sucessivas ( está a ver, aisd, a sua memória continua muito má e só a tender para o que lhe interessa) bem como a postura que tem demonstrado não são a meu ver aquilo que eu espero em um treinador de cães.

Sim, eu não concordo que um método 100% positivo seja eficaz a 100%, pois considero que nada no mundo é 100% positivo. è como o descafeínado, que caso, os meus amigos não saibam, tem caféina na mesma ...
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça dez 01, 2009 9:43 am

Ora, Gypsfulvus, só dei uma resposta do género que vocês gostam de dar... :lol:
Para um treino mais consolidado, o cão deve passar por 3 fases- motivação na aprendizagem; depois, obrigação - deve obedecer mesmo que não queira; finalmente obrigação mas com reintrodução da recompensa.
Agora, a sério, o dono comum não necessita que o seu cão lhe obedeça a 100% em 100% das situações.
Se obedecer em 95% já será bom.
Há sempre a tal margem de não obediência e é por causa dela que se deve passar os cães sempre com trela.
Para manter o controle.

Costumava pôr a trela na minha cadela após passar o portão da rua.
Um dia, enquanto eu me voltava para puxar o portão, ela viu um cão do outro lado da rua e foi a correr - foi atropelada, felizmente sem consequências.
Em sete anos nunca tinha acontecido.
Culpa da dona.
Agora, trela antes de sair o portão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça dez 01, 2009 9:48 am

Não percebo com que intuito a aisd me citou n post anterior. Poderia ser mais concreta?
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça dez 01, 2009 9:57 am

Só para completar - a meu ver, há diferenças entre o treino para dono comum e treino para competição ou funções específicas.

O dono comum quer um companheiro que seja sociável com pessoas e outros animais, que se porte civilizadamente, que seja membro da família.
Se, além disso, fôr um bom guarda, um elemento protetor das crianças ou um instrumento na caça - tanto melhor.

Já os cães de competição tem outros critérios.
Os melhores cães para desporto são os cães menos adequados ás famílias...
Têm drives muito fortes, são determinados, são dominantes.
O treino tem de ser diferente...

Ainda do meu ponto de vista, o treino positivo é o indicado para os cães de família mas sem exclusividades.Tenho ideia que não se pode dizer que se vai treinar um cão só usando este ou aquele método.
Usa-se, acho eu, o que funcionar com aquele cão para aquele objectivo...
zeca2
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 11:35 am

aisd Escreveu:
Não percebo com que intuito a aisd me citou n post anterior. Poderia ser mais concreta?
Apenas para salientar que o dono comum pode não achar necessário um treino mais consolidado.
Há comandos que, na vida quotidiana, podem evitar acidentes em que esteja em causa a vida do próprio cão, de outros cães ou inclusive de pessoas. Casos da chamada e do deita. Na minha opinião, estes deveriam ser o mais consolidados possível.

Mas é claro que o que cada dono acha necessário só lhe diz respeito a ele.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça dez 01, 2009 12:28 pm

dolphy Escreveu:Para já agradeço, aos que deram responderam à minha questão.

Zeca2 diz: " ....um afago seu não é tão apetecível quanto brincar com outro cão. Logo se entregar na chamada uma recompensa que esteja ao mesmo nível ou ainda melhor que seja superior à vontade de brincar com outro cão então o cão escolherá sempre vir prontamente. "

Não posso andar sempre com recompensas no bolso, mas compreendo e tentarei reforçar esse aspecto nos meus "treinos caseiros", onde essas situações (fuga) não ocorram!

Claudia diz: A forma de fazer com que o cão venha assim que é chamado, passa por treiná-lo a fazer chamadas repetitivas e quando ele souber bem o que significa o "Aqui", generalizar o comportamento para que se repita em variados ambientes com variadas distracções, incluindo outros cães.
A cadela obedece, normalmente, à ordem de "aqui". Mas de facto a apetência de correr atrás de um outro cão foi superior à minha ordem, porque ela ladra dentro dos muros sempre um cão passa na estrada.

Ao JonhyRico: Tudo isso poderia ou poderá ser feito numa aula, num treino. Mas o cão (vadio) surgiu do nada (possivelmente a cadela já o teria visto em ocasiões anteriores a pass(e)ar na estrada à frente dela (que está por detrás de uns muros mas que vê quem perto passa.

Então correcto será recompensá-la por ter vindo. Mas treiná-la melhor com a situação de "aqui" e neste caso recompensá-la com bombom!
Mas sempre? Para que ela pense que será sempre melhor ficar ao pé do dono?

Agradeço aos que responderam à minha questão, e continuar a tentar passar entre as balas!
Dolphy neste momento tem, na minha opinião todos os conselhos necessários a mudar o comportamento do seu cão... se quer treiná-lo vai ter de trabalhar nesse sentido ... em relação à recompensa eu aconselharia algo que lhe desperte o instinto de presa... parece que ele se sente bem em correr atrás de algo... por isso quando o chama e ele está quase a chegar ao pé de si atire uma bola (se ele gostar de bolas) na direcção oposta à que ele está a vir, de modo a ele passar por si e ir apanhar a bola, quando tingir a eficácia que a Claudia descreveu, comece a manter a bola na sua mão peça um senta à chegada, quando o fizer atire a bola... se continuar com uma boa reacção à chamada comece a atirar a bola umas vezes e outras não aleatoriamente como disse a claudia...se não gostar nada disto comece a andar com o cão à trela... é apenas mais uma opinião.

Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 12:32 pm

Só para completar - a meu ver, há diferenças entre o treino para dono comum e treino para competição ou funções específicas.

Só uma pequena discordância - que pode diferir é o tipo de comportamentos pretendidos, a perfeição técnica ou a rapidez de execução, não o grau de cumprimento ou incumprimento do comando.

Um dono certamente não quer que o seu cão faça o junto na rua sempre a olhar para ele, ou com o ombro sempre junto ao seu joelho esquerdo, mas quer concerteza, e deve ser exigente nisso, que o cão não ande sempre a puxar-lhe a trela.
doglover80
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 12:49 pm

SeaLords Escreveu: Já agora, e relativamente a estas coisas de treinos
zeca2 Escreveu:Para um treino mais consolidado, o cão deve passar por 3 fases- motivação na aprendizagem; depois, obrigação - deve obedecer mesmo que não queira; finalmente obrigação mas com reintrodução da recompensa.
É este o cerne da questão. O pessoal dos bolinhos ainda não percebeu a diferença entre educar e amestrar cães. Os métodos 100% positivos (como eles dizem) são bons para amestrar cães (e golfinhos, e araras, e etc). Só que as pessoas não são palhaços ... Eu quando quero que o cão saia do sofá, o cão sai do sofá porque eu quero e não porque entretanto lhe atirei um osso para o chão para o distrair. Vá lá que lá se vão descosendo
Se a opção passar por andar na rua sem comida ou churro então é que é caput certo.
:lol: :lol: :lol:
O pessoal dos bolinhos... :lol: :lol: :lol:

Ok o pessoal dos bolinhos já percebeu que o pessoal contra os bolinhos não vale os calos nos dedos por isso, eu, do pessoal dos bolinhos a partir de agora vou responder apenas à questões de treino ou melhor à questão do tópico e o resto quem quiser questionar que questione porque na verdade ensinam-se cães apenas com reforço positivo e castigo negativo sem problemas... ou melhor com os problemas do costume.

Todas as técnicas usadas para treinar um cão são finitas, ou seja o cão realiza X vezes o comportamento e depois deixa de o fazer... é um facto, ou corrige de novo o cão ou recompensa de novo, a escolha é sua... manda o cão sair porque você é que manda, mas vai chegar um dia que tem de lhe mostrar que manda outra vez... porque ele vai esquecer-se... da mesma forma que eu mando-o sair e vai chegar um dia que vou ter de recompensar de novo esse omportamento... as limitações de uns são as limitações dos outros em termos de eficácia.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 12:58 pm

zeca2 Escreveu:
aisd Escreveu:
Apenas para salientar que o dono comum pode não achar necessário um treino mais consolidado.
Há comandos que, na vida quotidiana, podem evitar acidentes em que esteja em causa a vida do próprio cão, de outros cães ou inclusive de pessoas. Casos da chamada e do deita. Na minha opinião, estes deveriam ser o mais consolidados possível.

Mas é claro que o que cada dono acha necessário só lhe diz respeito a ele.
Pois por isso é que devia ler mais acerca de treino apenas com reforço positivo e castigo negativo, porque em alguns sites estão artigos de pessoas que educam cães para cães de assistência apenas com estes métodos, e deslocam-se em cadeiras de rodas... uma das coisas que se necessita que seja bem ensinada é a chamada... porque não podem correr atrás do cão e ele sabe isso.
zeca2
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 1:17 pm

Pois se devia ler mais, leia, meu caro amigo, não serei eu quem o impedirei... aliás acho muito bem que você decida o que deve ou não fazer... sempre é melhor que andar a dizer aos outros o que devem ou não ler...
doglover80
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 4:11 pm

zeca2 Escreveu:Pois se devia ler mais, leia, meu caro amigo, não serei eu quem o impedirei... aliás acho muito bem que você decida o que deve ou não fazer... sempre é melhor que andar a dizer aos outros o que devem ou não ler...
Não estava a falar de mim... mas tenha a certeza que leio, e muita coisa diferente, para poder decidir qual a melhor... :wink:
doglover80
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 4:25 pm

Gypsfulvus Escreveu:
doglover80 Escreveu:
zeca2 Escreveu:Pois se devia ler mais, leia, meu caro amigo, não serei eu quem o impedirei... aliás acho muito bem que você decida o que deve ou não fazer... sempre é melhor que andar a dizer aos outros o que devem ou não ler...
Não estava a falar de mim... mas tenha a certeza que leio, e muita coisa diferente, para poder decidir qual a melhor... :wink:
Espero bem que sim, que esse é o caminho do conhecimento e não passar a vida com a cabeça na toca a chamar ignorantes aos outros.
Claro estamos perfeitamente de acordo.

Mais um bom tópico para dizer pela terceira vez que por mais que irrite a algumas pessoas que eu deixe as minhas opiniões aqui vou continuar a fazê-lo, tenho muita pena mas continuarei a ajudar donos de cães da forma que acho correcta, e alertarei para o que acho nefasto.
zeca2
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 5:17 pm

por mais que irrite a algumas pessoas que eu deixe as minhas opiniões aqui vou continuar a fazê-lo, tenho muita pena mas continuarei a ajudar donos de cães da forma que acho correcta
Eu cá acho muito bem. Amande-lhe com uns manuais e uns artigos "científicos", arrefinfe-lhe com uns vídeos do youtube - o mundo será mais feliz, você dormirá mais tranquilo, todos lucram.

Não sei porque é que alguém se há-de irritar com isso.
Responder

Voltar para “Cães”