DÚvida sobre vitamina ad3E

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Periquita007
Membro
Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm

segunda nov 30, 2009 10:08 pm

ACHO que é assim o nome daquela vitamina..

Caros foristas gostaria de saber as vantagens de dar essa tal de ad3e ás minhas aves..( mais precisamente para quê que serve essa vitamina)porque até ao momento para mim era desconhecida)

E já agora quais as aves que poderei dar esta vitamina..

Cumprimentos :D
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda nov 30, 2009 11:46 pm

Tanto quanto sei pode dar a todas as aves.

Serve para estimular a reprodução. Mas se as suas aves tiveram uma dieta equilibrada, livres de parasitas e não tiverem problemas em criar, então de pouco lhe serve.
;)
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça dez 01, 2009 12:26 am

Bem, quanto a não fazer nada perante uma alimentação equilibrada, não concordo.
Quando criava canários, tinha-os numa zona especial para eles, dava-lhes uma alimentação super equilibrada, rica em verduras, fruta e as mais variadas papas e notava diferença aos casais que dava as vitaminas de forma correcta ( começava 15 dias antes de colocar o ninho, assim que os juntava) com os outros casais a quem não dava, ou até, aqueles que colocava o ninho logo que os juntava pois estavam com vontade e começavam logo a dar sinal de querer fazer ninho.
Os casais a quem dava as vitaminas, tinham posturas de 5 a seis ovos, safando na maioria das vezes 5 passarinhos e muitas vezes os 6, os outros, que tinham a mesma alimentação mas não tinham as vitaminas ou começava a dar um ou dois dias antes do primeiro ovo, já tiravam só 2 ou 3 passarinhos, às vezes 4 mas havia sempre um mais pequeno, que ficava atrasado em relação aos outros...
Foi isso que me apercebi no segundo ano em que criei canários e nos anos seguintes fiz sempre correctamente e no ultimo ano que criei, quase todos os casais tiravam ou cinco ou seis passarinhos.
Só deixava fazer 3 ou 4 posturas por ano, e todos eles viveram mais uns anos depois de os dar ao meu sogro...
Eu além das vitaminas, na época de criação, fazia um esforço por dar diariamente, serralhas, também uma excelente fonte de nutrientes.

Pode ter sido coincidência, mas esta foi a minha experiência, claro que não fiz muitas vezes a experiência de não dar, pois quando achei que isto seria o melhor, não tornei a não dar as vitaminas...

Está quase na hora de começar a pensar em preparar os casais ( mais um mês), definir quem se junta com quem, colocar na mesma gaiola de forma a verem-se mas separados. Depois.... boas criações.
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

terça dez 01, 2009 3:53 pm

pois eu comecei à pouco tempo com os canarios e no primeiro ano dos 9 ovos(2 posturas)sairam 7 pasaros sem vitaminas e com folha de alface todos os dias. :D
no ano passado com vitaminas e folhas de alface 1 vez por semana 0 passaros(todas as crias morreram)então comecei a dar fp20-20 e ñ tirei nenhuma cria. :cry:
este ano ja comecei a dar ad3E e ja os juntei mas com a separação entre eles e em janeiro vou tirar esta separação e ver o que isto vai dar.
alguem pode opinar sobre isto???
alguma coisa que deva ser feita???
so eu sei porque ñ fico em casa
Zahn
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 4:39 pm

zeze, parece que se tratou duma infeliz coincidência.

Para este ano faça-lhes tratamento a FP20/20 e AD3E.

Na primeira semana de vida das crias tenha atenção ao que dá aos pais. Frutas e legumes em demasia podem causar diarreias fatais nos bebés. Na minha opinião durante esse tempo deixava-os apenas a mistura de sementes e papa para criação e logo juntava outros suplementos quando começassem a abrir os olhos.

Boa sorte com isso.
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

terça dez 01, 2009 5:42 pm

pois eu tambem acho que foi coincidencia
e o que estou a fazer agora ta certo???
vou dar o fp20-20 quando as canarias comecarem a fazer os ninhos.
nas primeiras criações faltou dizer que a papa que dei as crias era ovo ralado com um fortificante amarelo que contem ja ovo e outros contudos.
so eu sei porque ñ fico em casa
Zahn
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 5:51 pm

Eu daria o AD3E umas duas semanas antes de juntar os casais e o FP20/20 quando começarem a fazer os ninhos, como disse.

Cuidado com o ovo. Isso de um dia para o outro pode criar salmonelas que são fatais às crias. Eu aí ficava-me pela papa.
Responder

Voltar para “Aves”