COELHO "VIROU" PORCALHÃO (III)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PINTEZ
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2009 12:19 pm

quarta dez 02, 2009 4:00 pm

Para os que fizeram o favor de ler, responder e tentar ajudar na edição II, os meus agradecimentos e a informação de que o Niko curou completamente o "fundo das costas" e as patinhas, já tem muito pelo a crescer, e um ainda meio pompom no seu lugar.
O que não consigo é que volte a usar o wc... já lhe comprei um novo, maior, tipo iglo, com tecto e tudo (não fosse ter frio... :roll: ), mas continua a fazer TUDO no chão. Agora tem o velho dentro da gaiola (que ele põe na vertical logo que pode), o novo fora, e faz ao lado...
Alguma ideia?
Obrigada!
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quarta dez 02, 2009 4:24 pm

Conseguiu descobrir a origem? A incontinência faz algum sentido no contexto?

Não sei o que tem feito para conseguir que ele utilizasse o WC, mas a semana passada adquiri um novo para a minha coelha e bastou-me colocar algum do litter antigo no novo WC. Se me disser o que costuma fazer, pode ser que consiga ajudar.
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
PINTEZ
Membro Júnior

quarta dez 02, 2009 4:43 pm

Infecção urinária... Houve de facto um período, não de incontinência pura, mas em que ele deixava, por vezes, um rasto de pinguinhas. Á água termal fez maravilhas, muito obrigada!
Já fiz de tudo, litter velho nos wc's, lavei com detergente amoniacal, que tinha deixado de usar logo de princípio, porque era xixi fora do sítio pela certa... Continuo a ter litter espalhado no chão da gaiola, porque a coisa ainda está sensível, e no dia que resolvi tirar deu ensopadela. Continua a fazer perto da taça de comida, mas não é para reclamar ração nova,como já referi na II parte. O caso é que nem no velho, nem no novo: dentro da gaiola ao pé da comida e no chão sem sítio definido, hoje aqui, amanhã ali...
Loriath
Membro Veterano

quarta dez 02, 2009 4:48 pm

Ainda bem que resultou :)

Já tentou lavar toda a gaiola e tirar apenas o litter do WC? De modo a que o WC seja o único com cheiro (passando só por água quente para tirar resíduos)?

Ao pé da comida pode ser a tal questão que referi, com a excitação de ver a ração pode ainda não ter curado a incontinência e deixar cair umas pinguinhas. Ou então marcar a comida como sendo dele.
PINTEZ
Membro Júnior

quarta dez 02, 2009 5:04 pm

Já lavei a gaiola toda com sabão neutro, desinfectei (?) com álcool, tirei ´pázinhas de xixi e bolinhas do chão para os wc's, e nada. O problema é que toda a minha cozinha e toda a gaiola dele são uns enormes wc's, sem litter... Não tenho é maneira de não lavar decentemente o chão da cozinha, ou o chão fica uma nódoa pegad. Adoptei o sistema de lavar com um detergente qualquer, prévia aspersão com álcool, e nada :cry:
Loriath
Membro Veterano

quarta dez 02, 2009 5:11 pm

E detergentes à base de vinagre? Já cheguei ao cúmulo de pôr vinagre em todo o lado menos no WC (além de que ajuda bastante a tirar as manchas) e foi uma das coisas que ajudou.

Resumidamente o que fiz com a minha, que achava que o quarto devia ser um campo minado:
- lavar toda a gaiola com um detergente à base de vinagre (nunca com lixívia, pois os coelhos gostam do cheiro - vá-se lá perceber, eu só consigo tossir)
- não lavar o WC a não ser com água quente para não remover os cheiros
- colocar vinagre nas zonas mais caóticas
- colocar os cocós e xixis no WC quando eram feitos no sítio errado e prendê-la na gaiola durante 15min quando a via a fazer
- colocar um pouco de litter antigo no WC lavado com água e junto do novo litter
PINTEZ
Membro Júnior

quarta dez 02, 2009 5:23 pm

Vou experimentar, o vinagre... e se calhar umas gotinhas de lixivia nos wc's, para ter a dose completa! Castigos acho que já nem percebe, porque como está tipo torpedeiro......
Obrigada mais uma vez. Depois contarei o resultado
PINTEZ
Membro Júnior

quarta dez 09, 2009 2:16 pm

Passaram 6 dias, e acreditem ou não, ainda não fez 1 bolinha ou um xixi nos sítios certos. Vinagre no chão, pingos de lixivia nos wc's, nada. O caso é que já temos princípio de vermelhidão nas pernas outra vez. Estou a ficar desesperada!...
Loriath
Membro Veterano

quarta dez 09, 2009 7:00 pm

Já considerou castrá-lo?
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta dez 09, 2009 7:11 pm

apesar de não ter melhores respostas que a loriath, porque já cobriu quase todos os pontos, já considerou usar vet-bed na gaiola? Não é o substrato ideal, mas absorve tudo, não deixa que fique xixi para queimar.
Como disse, não é de todo o ideal, mas pode resolver o problema a curto prazo.
Loriath
Membro Veterano

quarta dez 09, 2009 9:51 pm

búzio, segundo percebi o grande problema é que ele faz os xixis e cocós por toda a casa e não apenas na gaiola.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta dez 09, 2009 10:01 pm

Sim, eu percebi isso, mas nesse caso não será melhor resguardar o coelho um bocadinho mais?
PINTEZ
Membro Júnior

quinta dez 10, 2009 9:38 am

búzio, o que é vet-bed? Ignorância...
De facto, só desde que apareceu o problema do "butt scald" o tenho deixado TODO o dia fora da gaiola, na tentativa infrutífera de o evitar.

Loriath, não considerei castrá-lo porque segundo o vet o problema não é marcação de território e sim do tracto urinário. As já famosas pedras nos rins, ou outro qualquer. Neste momento, e perante os factos, acho que o problema é que perdeu o olfacto...
Loriath
Membro Veterano

quinta dez 10, 2009 1:58 pm

Se assim é, infelizmente não me parece algo que se possa controlar. Quando o problema não é comportamental não se pode tentar influenciar o comportamento para que mude.

O vet bed é um absorvente usado em casos em que o animal tem de estar livre de zonas com urina (por exemplo quando há operações). É como se fosse uma fralda, mas versão "tapete".
Responder

Voltar para “Exóticos”