caes de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 22, 2003 8:50 pm

Olá!
Eu adoro cães e tenho uma casa grande e estou a pensar em comprar um cão mas de preferencia de guarda mas dócil para a família e pessoas amigas. Eu gostaria de saber qual a raça mais adequada pra este tipo de função. Se me podessem ajudar agradecia.....
oi,

Existem imensas raças que se preenchem esses requesitos, mas esse grupo pode-se estreitar muito se por exemplo:

- viver num apartamento
- Não ter muito tempo disponível para acções de socialização ( bastante intensivas em cachorro), para treino de obediência, para passeios longos em corrida num sitio seguro.
- Pensar em alojar o cão apenas no quintal sem grande contacto com os donos
- se não tiver experiência com cães grandes e dominantes
- se não tiver experiência nenhuma com cães
- se não tem fisico nem firmeza de caracter para dominar um cão de guarda
- Se o cão ficar dentro de casa e você tiver a mania das limpezas ( cuidado com o babar dos dogos e o pêlo dos mais felpudinhos...)
- etc...

Cada raça é diferente e com necessidades também diferentes. Eu dou-lhe um exemplo: Um Cão de montanha não suportaria estar alojado num apartamento, mas um dobermann ou boxer já suportaria bem. Se quer um cão que acolha bem os seus convidados tem que o socializar muito bem, mas também escolher uma raça menos independente, um Serra por muito sociável que seja, não vai andar a pedir festas a ninguém, cumprimenta e depois vai á sua vida. Há muitas raças que mantém essa distância...

O meu conselho é pesquisar na net sobre as raças que mais gosta e depois fazer uma visitinha aos criadores.

Cães de guarda são quase todos, até um pincher miniatura ou um yorky, tudo depende do que pretende.
Malubas
Membro
Registado: terça ago 05, 2003 8:35 pm
Localização: Casal de Esquilos,1 cadela Cane Corso,1 Dálmata castanha,5 tartarugas,3 Cágados ,2 aquas.

segunda set 22, 2003 9:32 pm

bom tive a ler o que disseram e até agora todos têm razão. acho que deve optar por um rafeirito de pequeno/médio porte para começar a aprender a distinguir certos hábitos dos cães etc... quando já começar a perceber como eles levam a vida aí sim pode ter um de grande porte. Mas uma coisa muito importante é a sociabilização com outros cães e pessoas. e pode ter a certeza que tem um grande amigo para a vida. quanto a ser um cão de guarda todos os cães o são desde que o dono seja bom para eles e saiba retribuir o carinho e o afecto que eles nos dão. Abraços para todos
Responder

Voltar para “Cães”