Agua do Aquaterrário não aguenta nem 24h

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quinta dez 03, 2009 4:33 pm

A malta já te deu as dicas...precisas mesmo de um BOM filtro...agora depende do que quiseres gastar....também te posso ajudar um pouco...vou tentar colocar aqui post sobre o filtro que eu fiz...só tive de comprar uma bomba e os materiais filtrantes, ficou.me por cerca de 45 eur o filtro e tem débito de 900 L/h.

Cumps
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta dez 04, 2009 12:01 am

Tenho um aquario de mais ou menos 18l (eu sei que não chega para muito tempo mas as minhas 2 tartarugas ainda são pequenas), vi um filtro interior para aquários de 60l a fazer 300l/h, é bom para o efeito?
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sexta dez 04, 2009 12:42 am

Allistor, como já foi dito aqui um bom filtro é caro,quando se fala em bom filtro tem a ver c/ caudal medido em l/h, mas um filtro é tanto melhor quão melhor forem os materiais filtrantes (trap´s bacteriologicas e o diabo a 7), e isso pode ser uma dor de cabeça, no caso das Tartas nem é... Eu sou suspeito, gosto e tenho 2 EHEIM o 2215 e o 2217 resp. 600 e 1000l/h. p/ o 1º aqua +-100l e 2º +-170l.
Outra questão que ja te foi dito e esta correcto em teoria 10X os litros do aqua, certo, com uma boa escolha de materiais podemos baixar, não muito, esse rácio.
Proponho-te o seguinte (a disponibilidade financeira é tua) escolhe primeiro o aqua em função dos animais.
Tens 2 Corcundas, se forem femeas podem em 4/5 anos atingir perto de 20 cm, segundo o autor que melhor conhço precisarias de um aqua c/ 1.6 METROS, pois é, ás vezes o optimo é inimigo do bom.
1º Aqua, estimamos os litros, depois Filtro e materiais, ok? :wink:
P.S. desaconselho-te a construires teu aqua, de qualquer forma a espessura do vidro é em função da coluna de agua, ex:50cm de altura= 8mm :wink: (não sei se está exacto, existem tabelas que os fab. devem respeitar).
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sexta dez 04, 2009 1:34 am

Obrigada Jorginho.

Fiquei com uma boa ideia para o investimento que vou fazer...

Já agora, em principio vou mesmo optar por um filtro de maior qualidade já que em principio já sei onde vou condeguir arranjar um aquario feito à medida e em principio vai se de 200 litros e nao vai ficar muito alem dos 100€. A ver vamos se estas minhas tartas encontram um lar decente.

Obrigado a todos os contribuintes para esta causa :wink:

PS: Mandei o filtro que tinha à fava e resultado: passadas 24h a agua ta limpinha :idea: :roll:
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sexta dez 04, 2009 1:37 am

Allistor Escreveu:Obrigada Jorginho.

Fiquei com uma boa ideia para o investimento que vou fazer...

Já agora, em principio vou mesmo optar por um filtro de maior qualidade já que em principio já sei onde vou condeguir arranjar um aquario feito à medida e em principio vai se de 200 litros e nao vai ficar muito alem dos 100€. A ver vamos se estas minhas tartas encontram um lar decente.

Obrigado a todos os contribuintes para esta causa :wink:

PS: Mandei o filtro que tinha à fava e resultado: passadas 24h a agua ta limpinha :idea: :roll:
Obrigadinha não, se vais p/ um aqua desse tamanho manda mashé fotos! :D
<p>Paulo Jorge</p>
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sexta dez 04, 2009 1:43 am

Podes crer que vou mesmo Jorge.

É com muit gosto que vejo esta comunidade a partilhar as fotos da bichanada. Só não mostro como está agora porque me envergonho de as tartas estarem nesta situação :oops: amanha mesmo vou me informar do orçamento para o aquario e se nesta ilha existe alguém a vender filtros de tão boa qualidade :wink:

Cumps
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 9:57 am

Atenção às dicas de mandar o homem construir o aquário. Quem já experimentou sabe que não é fácil...e desse tamanho com 8mm ou 10 mm de espessura, o vidro vai ficar pouco caro, tou mesmo a ver...

Ah! não compres vidro normal! (sem tratamento)

Não sei qual o mais indicado, mas há o vidro laminado e o vidro temperado.
jorginho11
Membro Veterano

sexta dez 04, 2009 11:27 pm

FrankieGecko Escreveu:Atenção às dicas de mandar o homem construir o aquário. Quem já experimentou sabe que não é fácil...e desse tamanho com 8mm ou 10 mm de espessura, o vidro vai ficar pouco caro, tou mesmo a ver...

Ah! não compres vidro normal! (sem tratamento)

Não sei qual o mais indicado, mas há o vidro laminado e o vidro temperado.
Frank, desculpa, não percebi, eu desaconselhei-o a construir...
Caso não tenha ficado claro que fique agora, alguem aconselhou?!?... :?
<p>Paulo Jorge</p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado dez 05, 2009 12:32 am

Boas

Eu por acaso aconselho a comprar o vidro e fazer o próprio aquario.
Não tem muito que saber, não é dificil, basta ter um bocadito de jeito pra bricolagem e sai mais barato de certeza do que comprar numa loja.
Mas é uma questão de ir a uma vidraceira e pedir um orçamento para os vidros e muitas até o montam, basta pedir orçamento e comparar, não perde nada com isso.
jorginho11
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 12:46 am

element Escreveu:Boas

Eu por acaso aconselho a comprar o vidro e fazer o próprio aquario.
Não tem muito que saber, não é dificil, basta ter um bocadito de jeito pra bricolagem e sai mais barato de certeza do que comprar numa loja.
Mas é uma questão de ir a uma vidraceira e pedir um orçamento para os vidros e muitas até o montam, basta pedir orçamento e comparar, não perde nada com isso.
Respeito, quem sou eu, mas discordo, exemplifico: meu 1º aqua 850x400x400+ EHEIM 2215 na SCAL*ARE, 170€, meu 2º 900x500x500+EHEIM 2217---ambos c/ praias e o 2º c/ semi-tampa de correr em calha--- na mesma empresa, 220€, ambos c/ todos os materiais filtrantes, (muitos terrarios vi em Santarem feitos p/ eles...) considero relativamente em conta, feito por profissionais e sem riscos fisicos ou monetarios, o 1º em 6mm o 2º em 8mm... :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
element
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 1:17 am

Jorginho, tem todo o direito em discordar, não podemos ter todos a mesma opinião... :wink:

Mas se eu lhe disser que os vidros para um aqua de 85x40x40 em vidro de 6mm com arestas polidas não fica por mais de uns 45/50€? Mais uma bisnaga de silicone proprio para aquas por 6€, tenta fazer um ou opta por pagar muito mais?

E é precisso ter atenção que só o laminar as arestas para esses vidros irão custar uns 20€, portanto retire os 20€ aos 45/50 e aumente-lhe 4€ de cantoneiras de plastico, por uns 30€ fica com um aqua desses feito por si.
jorginho11
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 1:26 am

element Escreveu:Jorginho, tem todo o direito em discordar, não podemos ter todos a mesma opinião... :wink:

Mas se eu lhe disser que os vidros para um aqua de 85x40x40 em vidro de 6mm com arestas polidas não fica por mais de uns 45/50€? Mais uma bisnaga de silicone proprio para aquas por 6€, tenta fazer um ou opta por pagar muito mais?

E é precisso ter atenção que só o laminar as arestas para esses vidros irão custar uns 20€, portanto retire os 20€ aos 45/50 e aumente-lhe 4€ de cantoneiras de plastico, por uns 30€ fica com um aqua desses feito por si.
Se pensassemos todos igual o Pais não avançava, PÉRA AI, SERÁ?... :D :D :D
Agora a serio, pagava, colocar silicone não é tão facil como possa parecer, falo p/ experiencia propria, o vidro vem sem arestas cortantes, a praia colada, c/ "pedra" colada, não corremos riscos de partir nada, enfim... No caso do ex., do meu 1º só o aqua foram 70€, paguei c/ gosto, confesso. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
element
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 1:35 am

Ok percebo.
Mas eu confesso, a mim dá-me muito mais gozo fazer os meu proprios aquas e terrários. Desde o projecto para vidro ou madeira até ás cantoneiras ou sancas/perfis a tapar as calhas ou arestas, passando pela iluminação e suportes... a mim dá-me mesmo prazer construi-los.
:wink:
jorginho11
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 1:37 am

element Escreveu:Ok percebo.
Mas eu confesso, a mim dá-me muito mais gozo fazer os meu proprios aquas e terrários. Desde o projecto para vidro ou madeira até ás cantoneiras ou sancas/perfis a tapar as calhas ou arestas, passando pela iluminação e suportes... a mim dá-me mesmo prazer construi-los.
:wink:
Tambem entendo, e é rigorosamente nosso, eu só desenho os meus, calão!... :D
P.s. faço é a instalação electrica e as estantes onde os tenho...
<p>Paulo Jorge</p>
FrankieGecko
Membro Veterano

segunda dez 07, 2009 2:07 am

Peço desculpa :cry: só agora vi que não estava a conselhar construir o aquário. sinceras desculpas.

Peço ao user que gosta de fazer os aquários para me dizer que tipo de vidro compra, onde o compra e se puder disponibilizar tuturial da construcção de um aquário com mais de 150L, a malta só agradece e aprende, eu por mim e experiência própria, concluí que construir um aquário não deve ser fácil, pois tive dificuldades em colar e vedar um aquário antigo que estava partido.
Silicone de aquario por esse preço?? :lol: onde? :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”